A Magia das Lendas na Biblioteca Escolar. Out./2009Biblioteca Escolar- Agrupamento de Escolas nº 1 de Beja Lendas IIIImaginação MMMMagia HHHHerança.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OUSE A CRER!!!.
Advertisements

Bem-aventurados os que choram porque serão consolados
Conta uma antiga lenda que na Idade Média
Persista, lute. Conta uma antiga lenda que na Idade Média um homem foi injustamente acusado de ter assassinado uma mulher.
Ciclo B 26 de Agosto de 2012 XXI Domingo do Tempo Comum Música gregoriana.
Segurança na internet Faz corresponder o perfil à pessoa certa. A professora bibliotecária: Carla Vanessa Proença Sequeira Baseado no livro de Atividades.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Diferença entre Lenda e Mito
A Liturgia inicia a vida pública de Jesus com o BAPTISMO DE JESUS.
“Jesus respondeu: O Reino de Deus não vem de modo visível.” Lucas
O que é um padre? O que é ser padre?. Sacerdote Presbítero Ministro Padre Pastor.
O REINO ESTÁ ENTRE VÓS evangelho de Lucas O REINO ESTÁ ENTRE VÓSGalileia FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU O “Shemá Israel” canta-se nas sinagogas.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 8º Ano U Abordagem histórica dos jogos populares, de salão e esportivos Participação:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 8º Ano U Abordagem histórica dos jogos populares, de salão e esportivos Participação:
Cidade de Santa Fé, estado do Novo México, Estados Unidos
Tita, a coelhinha diferente…
Salmos, cap 134 e 135.
OS GÊNEROS TEXTUAIS DO CINEMA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
PREPARAR A CATEQUESE.
A narrativa fantástica
Educação e Sensibilização Patrimonial Por todos deve ser protegido.
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
EB1/JI da Restauração 25 de Fevereiro a 7 de Março
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Celebrar e Crescer na Fé
Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna Lisboa
Código estabelecimento
AUTOMÁTICO MILAGRE...SERÁ?.
Exposição Bíblica EVANGELHO DE JOÃO.
Introdução O presente trabalho tem o objetivo de apresentar informações sobre o tema “Gênero textual”. Nele serão encontradas definições e exemplos de.
Código estabelecimento
#SQN. #SQN O que você seria capaz de fazer para ter o seu nome conhecido em todo o mundo? O que é necessário para se tornar famoso e ter seu nome lembrado.
Análise global / Recapitulação
A Gulosa.
E foi elaborado por Dr. Sérgio Menezes
Conectados pela alma.
Relações entre Pais e Filhos.
E onde está o fio da meada?
OUSE!!!.
Estorinha Chinesa.
MEMÓRIAS LITERÁRIAS. Memória ou Memórias ? MEMÓRIA é “aquilo que ocorre ao espírito como resultado de experiências já vividas; lembrança, reminiscência”.
As primeiras manifestações religiosas.
Introdução aos estudos Históricos
Operação do espírito santo em santificação
Conectados pela alma.
Cidade de Santa Fé, estado do Novo México, Estados Unidos
TEXTOS DE TRADIÇÃO ORAL
Liga-te à Festa.
Actividades Marketing:
Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina.
Conteúdo Gênero textual
AS ESTAÇÕES.
Cuide do seu Falar....
Bom, quando li o primeiro desafio, do que seria realmente útil para a intuição receber, veio logo em minha mente a doação de livros. O poder da leitura.
O Vaso Chinês CLIC >>>>>.
Cidade de Santa Fé, estado do Novo México, Estados Unidos
Cidade de Santa Fé, estado do Novo México, Estados Unidos
Conectados pela alma.
Cuide do seu Falar....
Introdução aos estudos Históricos
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
Enquanto medita a mensagem, observe estas
OUSE A CRER!!!.
O REINO ESTÁ ENTRE NÓS O REINO ESTÁ ENTRE NÓS DOMINGOS DOMINGO 15
O Vaso Chinês CLIC >>>>>.
Transcrição da apresentação:

A Magia das Lendas na Biblioteca Escolar

Out./2009Biblioteca Escolar- Agrupamento de Escolas nº 1 de Beja Lendas IIIImaginação MMMMagia HHHHerança CCCCultura TTTTradição …

Out./2009Biblioteca Escolar- Agrupamento de Escolas nº 1 de Beja Lenda [ latim: Legenda, “coisas que devem ser lidas”] Originalmente, a palavra designava ”histórias de santos” mas o seu sentido estendeu-se e passou a significar uma história ou tradição oriunda de tempos imemoriais e popularmente aceite como verdade.

Out./2009Biblioteca Escolar- Agrupamento de Escolas nº 1 de Beja Origem de uma cidade, a sua identidade e testemunhos Herançamuçulmanaface à ocupação de uma região de uma região Relatos de batalhas,acontecimentosheróicosou inexplicáveis inexplicáveis Vidas de reis,guerreiros,santos.Culturareligiosa,crençaspopulares

Out./2009Biblioteca Escolar- Agrupamento de Escolas nº 1 de Beja Principais características: narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos carácter fantástico e/ou fictício

Out./2009Biblioteca Escolar- Agrupamento de Escolas nº 1 de Beja combina factos reais e históricos com factos irreais, produto da imaginação fornece explicações para acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais que não têm explicações científicas comprovadas.

Out./2009Biblioteca Escolar- Agrupamento de Escolas nº 1 de Beja Propostas de leitura Contos e Lendas do Antigo Egipto Contos e Lendas da Idade Média

Out./2009Biblioteca Escolar- Agrupamento de Escolas nº 1 de Beja

Out./2009Biblioteca Escolar- Agrupamento de Escolas nº 1 de Beja

Out./2009Biblioteca Escolar- Agrupamento de Escolas nº 1 de Beja

Out./2009Biblioteca Escolar- Agrupamento de Escolas nº 1 de Beja

Out./2009Biblioteca Escolar- Agrupamento de Escolas nº 1 de Beja

Out./2009Biblioteca Escolar- Agrupamento de Escolas nº 1 de Beja A Lenda do Galo de Barcelos O Senhor do Galo de Barcelos e o Milagre do Enforcado ou

Há muitos anos um peregrino galego passou em Portugal a caminho de Santiago de Compostela para pagar uma promessa e hospedou-se numa estalagem minhota. Como levava um grande farnel e fazia pouca despesa, o hospedeiro, que era muito ganancioso, entregou o honrado peregrino à polícia acusando-o de roubo. O pobre peregrino, sem que ninguém o defendesse, pois era desconhecido naqueles sítios, foi condenado à morte por enforcamento. Como última vontade, o galego pediu que o levassem até ao juiz que o tinha condenado. Quando o galego chegou a casa do juiz, ele estava com os seus amigos num grande banquete. Voltou a dizer-lhe que estava inocente e uma vez mais, ninguém acreditou nele... Então no seu desespero, reparou num galo assado que estava numa travessa em cima da mesa, pronto a ser comido, e disse: - É tão certo eu estar inocente como certo é esse galo cantar quando me enforcarem.

Out./2009Biblioteca Escolar- Agrupamento de Escolas nº 1 de Beja Todos se riram da afirmação do homem mas, resolveram não comer o galo. Quando chegou a hora de o enforcarem, o galo assado levantou-se e cantou mesmo! O juiz correu até ao sítio onde ele estava prestes a ser enforcado e mandou soltá-lo imediatamente. Hoje, o galo de Barcelos, de barro colorido, é conhecido até no estrangeiro e lembrará para sempre esta lenda. Para além da tradição e também a perpetuá-la, está a estátua de nosso Senhor do Galo, dentro de um nicho que se encontra no cimo de uma linda colina, mesmo ao sair de Barcelinhos.

Out./2009Biblioteca Escolar- Agrupamento de Escolas nº 1 de Beja Actividade: Competências:  Desenvolver a capacidade de síntese  Exercitar a memória e a capacidade de audição  Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa  Utilizar formas de comunicação diversificadas Finalidade: Elaboração de um powerpoint da lenda

Out./2009Biblioteca Escolar- Agrupamento de Escolas nº 1 de Beja Tarefas a realizar:  1ª - Seleccionar as imagens mais adequadas para identificar cada uma das personagens, espaços e momentos da acção.  2ª - Criar um powerpoint com essas imagens, recontando a lenda.  3ª - Fazer o upload do trabalho realizado no SlideBoom (

Out./2009Biblioteca Escolar- Agrupamento de Escolas nº 1 de Beja Personagens  Peregrino  Juiz  Galo  Estalajadeiro  Polícia Espaços da acção  Cidade de Barcelos  Estalagem  Casa do Juiz  Praça da cidade Momentos da acção  Banquete  Forca

Out./2009Biblioteca Escolar- Agrupamento de Escolas nº 1 de Beja Bom trabalho! Os professores bibliotecários Carla Valente e Luís Contente