Cultivo de Peixes Ornamentais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro Ciência Lisboa, 7 de Julho A ciência ecológica e o desafio da sustentabilidade Helena Freitas Centro de Ecologia Funcional Departamento.
Advertisements

Ciclos Biogeoquímico O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento.
FÍSICA - NOTAS DE AULA Propagação de Calor.
IMPACTOS AMBIENTAIS EFEITO ESTUFA. O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre.
VIDA NA TERRA/ BIOSFERA. Existirá vida noutros locais do Universo para além do planeta Terra? Vida na Terra / Biosfera.
GESTÃO DE PROJETOS. 2. Guia PMBOK ® 2.1. Guia PMBOK ®. Histórico. Processo Elaboração e Revisões. Conteúdo e Estruturação (Áreas de conhecimento, Processos.
ECOLOGIA :. Ecologia Ecologia é o estudo das relações dos seres vivos entre si e com os componentes do ambiente. Ecologia: oikos = casa (E. Haeckel)
Matéria Orgânica do solo (m.o.s). Objetivos Proporcionar conhecimentos básicos sobre a origem e dinâmica da m.o. do solo; Conhecer suas características.
REVISÃO PARA EXAME Claudio Paris – Magrão 24/11/2010 twitter.com/prof_magrao MÓDULOS 10 a 14 APOSTILAS 3 e 4.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
Ecologia: conceitos básicos Disciplina: Ecologia Professor: Thiago Ruffo Curso Técnico em Meio Ambiente.
Fenômenos de Transporte Luciana Barreiros de Lima Aula 10.
Os peixes
Site: UNIDADE 4 Capítulo: 19 Site: Calorimetria.
Medidores de Temperatura
Estudo dos ecossistemas
Fonte: revista Recreio, maio de 2012
2014/15 Parque Aquático - Braga Grupo: Sara Iommarini Soraia Barbosa
MÓDULO 13 CALOR E A SUA PROPAGAÇÃO
COMEX EMPREENDEDORISMO
Fatores abióticos e plantas
DETERMINAÇÃO DE ECORREGIÕES MARINHAS NA MARGEM CONTINENTAL BRASILEIRA
Propriedades da Matéria
Eveline Cauzzo Badke.
Prof. Me. Cássio Resende de Morais
A maior parte do território brasileiro – 92%
Ambientes naturais de vida
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 6
GESTÃO DE MOVIMENTAÇÃO ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS
CONTROLE DE PRAGAS Ecologia dos insetos
HIDROGRAMA ECOLÓGICO Benedito C. Silva.
O Sol e a Heliosfera.
Oficina de Proteção Infantil
RESPIRAÇÃO CELULAR.
TEMPERATURA E CALOR Prof. Hebert Monteiro.
OS OCEANOS Ensino Fundamental II – 7º Ano Ciências Naturais
Localização e meio natural Entre as Grandes Regiões Brasileiras, a Centro Oeste é a única que não é banhada pelo Oceano. O Centro-Oeste é a segunda.
Substrato SOLO Em Pedologia (ciência que estuda os solos), o solo é o meio natural capaz de suportar o crescimento das plantas. É constituído essencialmente.
Prospecção Pesqueira Profª : Luciana Mendes Drª em Ciências Marinhas Tropicais
áreas diferentes podem estar sendo trabalhadas simultaneamente
Massas de ar.
A estruturação da personalidade
FÍSICA ÓPTICA AULA 5 -REFRAÇÃO DA LUZ
Professor : Neilton Satel
G1 Meios habitados por animais CienTIC 5 Ciências Naturais – 5. o ano.
Números inteiros juliana
Agrotóxicos Tecnologia de controle ambiental para evitar contaminação do solo.
Fundamentos de Psicologia Experimental Capítulo Capítulo - Aprendizagem Tema- Lei do Efeito e Condicionamento Operante Princípios Básicos.
Aquariofilia
Evolução Seleção Natural.
Conceitos básicos da ecologia
CAPÍTULO I Onde Existe Vida ?.
TROCA DE CALOR SENSÍVEL
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
Cadeias Alimentares.
Unidade 7 – Evolução Biológica
SERES VIVOS.
Colégio Klaxon TRABALHO TRIMESTRAL Aluno: Roberto Salgado Turma: ___EM.
CULTIVARES DE SOJA Agricultura I – Prof. Komatsu.
BIOQUÍMICA Ivanise Correia da Silva Mota
TATO O sentido do tato não se encontra em uma região específica, pois todas as regiões do organismo possuem mecanorreceptores responsáveis pela percepção.
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região. Prof. ANDRÉ LUÍS EUGÊNIO DE OLIVEIRA.
CAMPANHA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Introdução à Termologia Calor Sensível Trocas de Calor.
AULA 5: Plano Diretor do Aeroporto
Somos seres Bio Psico Sociais
ECOLOGIA GERAL - UFCD ECOLOGIA Os organismos da Terra não vivem isolados, eles interagem uns com os outros e com o meio ambiente. Ao estudo dessas.
Temperatura e Calor.
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima. Atmosfera A atmosfera, entre outras funções protege a superfície da Terra: A- Impactos de corpos celestes.
Transcrição da apresentação:

Cultivo de Peixes Ornamentais Prof.: Tarcísio Borges UNIDADE I - Aula 01 AQUARIOFILIA

AQUARIOFILIA

Em Geral Quer criar um mundo próprio? Então mergulhe no universo da aquariofilia. Cada aquário, seja pequeno ou grande, constitui um universo à parte. Uma variedade fantástica de cores e formas, uma diversidade de vida e comportamentos que nos cativam. A escolha de um aquário, dependem do gosto do aquariófilo pelos peixes. O clássico aquário de água quente goza de grande popularidade. Existe também a possibilidade de optar por um aquário de água fria ou água salgada.

O aquário de água fria Modersohn Lizzies  percas-sol Nestes aquários, os peixes são mantidos à temperatura ambiente. Os peixes vermelhos são habitantes típicos deste tipo de aquários, que constitui para as crianças e para os jovens a iniciação correta na aquariofilia, uma vez que é fácil de preparar e de manter.

O aquário de água salgada Cavalo Marinho Palhaço Black Um aquário de água salgada requer já certos conhecimentos específicos, assim como meios técnicos apropriados. Só é recomendado para um principiante, quando este dispõe de tempo necessário para se ocupar do aquário de forma intensiva. Dado que estes peixes têm em parte necessidades alimentares diferentes das dos peixes de água doce.

O aquário de água quente Os tipos mais usuais são o aquário de água quente com uma população variada e o aquário de biótopo. Num aquário de biótopo, reproduz-se o mais fielmente possível, o espaço vital de uma determinada região de origem. Palhaço Black Nos chamados aquários comunitários, são mantidos peixes tropicais de diferentes géneros/espécies e regiões de origem, cujos hábitos são parecidos.

Conselhos para preparação de um aquário Ao planificar o seu aquário, deve ter em conta os hábitos vitais originários dos peixes ornamentais, relativamente ao tamanho, à água e à decoração. Em geral, há que ter em consideração: quanto maior for o aquário, mais fácil se torna estabelecer um equilíbrio biológico ideal para os peixes. A regra empírica é: por cada centímetro de peixe, deverá haver 2 litros de água. 2

Conselhos para preparação de um aquário Mas atenção: os peixes territoriais necessitam de mais espaço. As plantas aquáticas são muito importantes.

Conselhos para preparação de um aquário As plantas aquáticas não só são decorativas, como também cumprem uma tarefa muito prática: produzindo oxigénio fomentando a decomposição das substâncias nocivas. oferecem a muitos peixes um local de desova criam zonas de refúgio formam limites naturais de um território. O aquário não deve ser instalado no vão das janelas, por causa do frio no Inverno e do calor no Verão.

Na próxima aula desta unidade veremos os riscos ambientais que podem ocorrer com aquicultura de ornamentais. 2 Bons Estudos!!!!