Trabalho de Geografia Alunas: Helem Caroline e Ana Carolina Série: 7°ano “A” Professora: Meiriele.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MIGRAÇÕES.
Advertisements

Migrações internas no Brasil
Escola: Coopen Aluno: Eduardo Filho Série: 5° ano - vespertino.
Fonte: Organização Internacional para Migração
Fonte: Organização Internacional para Migração
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
Imigração Alemã no Brasil
REGIÃO SUL A menor das regiões do IBGE A terceira mais populosa
Geografia do Canadá. O território canadense O elevado nível de vida e a intensa relação com os Estados Unidos Em virtude disso, a população do país desfruta.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
O território brasileiro sempre teve essa configuração?
Trabalho de Geografia ● Aluna: Priscila N:10 ● Tema: Diversidades étnicas do Brasil.(Miscigenação)
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
CORREÇÃO Tarefas capítulo 5. PÁGINA 109 EXERCÍCIOS 1 - A País O meio natural e a sua importância no desenvolvimento econômico EUA Os EUA possuem poucas.
A imigração Nomes: Laura e Sofia Turma: 993 Professora: Rafaela Rech Matéria: História.
Trabalho de geografia Nome: Matheus, Alesandro 8ºano 14/04/11 prof:Patricia.
A formação do território brasileiro Prof. Thiago Britts 7° Ano.
A população mundial A população brasileira A POPULAÇÃO MUNDIAL GEOGRAFIA A população mundial atingiu uma marca de 7,2 bilhões de habitantes, número que.
PERGUNTADOS GEOGRAFIA. A no final do séc. XVIII, para o escoamento das indústrias. B no séc. XX, quando várias cidades surgiram ao redor delas. C a partir.
Povos Europeus no Brasil Feito por Gustavo-n°8 Guilherme Pek-n°6 Luis Renato-n°16 7 ano B Colégio Maria Imaculada.
MOVIMENTO POPULACIONAIS EXTERNO Professor: Willson Carolina Aquino N:4 7anoA Luiza Straub 15.
Urbanização brasileira. A urbanização é um dos traços fundamentais da modernidade. Há urbanização quando o crescimento da população urbana supera o da.
Povos Europeus no Brasil Cezar Goes nº5 Gabriela Monteiro nº9 Livia Parra nº13 7ºA Wilson Forti - geografia.
SEMINÁRIO O século XIX e a reorganização geopolítica nas Guianas ou Amazônia Caribenha. As diversas formas de produção e transmissão de conhecimentos sobre.
Geografia Região Sudeste (I): a construção de espaços geográficos Fabrício Rodrigues.
CAPÍTULO 2 – QUEM SÃO OS BRASILEIROS?
CRESCIMENTO E ESTRUTURA.
Industrialização.
Geografando Mato Grosso: A história e a Geografia de Mato Grosso em sala de aula LEPEGA/CAGEO/UFMT/CUA Aula inaugural.
Leonardo número 16 e Rafael número 22
Não sendo povos homogêneos, mas marcados pela pluralidade, os indígenas se diferem em várias línguas e práticas que, portanto, já faziam parte da.
MIGRAÇÕES – A População em movimento
Geo – Terra Graphien – Descrever
Características da agricultura no Brasil
Módulo 29 – Crises dos séculos XIV e XV
Escola Estadual Ernesto Solon Borges Aluna: Laura de Oliveira Bueno Professor: Edson 1 ° ano “A”- Matutino Bandeirantes, 17 de Agosto de 2017.
A região Sul do Brasil.
Os Imigrantes Portugueses
8 ano Oceania e Antártica
Expansão do território e
Apogeu e declínio da influência europeia
Fatores que exercem influência no clima europeu Posição geográfica- terras localizadas em médias e altas latitudes; Maritimidade. Corrente do.
Colonização da América portuguesa
Conceitos Demográficos
Austrália Nomes dos alunos :Marlyson,Leticia,Paula e Maydilla.
Cultura Afro-brasileira
A região Sul do Brasil.
Crescimento vegetativo ou natural
A COLONIZAÇAO NA AMÉRICA PORTUGUESA
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
A CONQUISTA E A COLONIZAÇÃO ESPANHOLA NA AMÉRICA.
Diversidade étnica e cultura
GeoHumana – Migrações Professor Mário Jorge.
Cap. 2 – O mundo no Brasil.
O que é região? Regionalização
Migrantes:Busca por uma vida melhor
As migrações em Portugal
FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA.
A CULTURA MEDIEVAL PORTUGUESA
A imigração no Brasil Italianos, alemães, japoneses e outros povos.
Geografia Aula 02: Geografia da população. Aula 02 – Geografia da população 1. Distribuição da população no Brasil e no mundo 2. Movimentos migratórios.
Crescimento da População Brasileira
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
FORMAÇÃO TERRITORIAL DOS EUA
Colégio da Polícia Militar- Unidade VI. Humanismo ■O humanismo foi um movimento intelectual iniciado na Itália no século XV com o Renascimento e difundido.
O novo Colonialismo. Desde a última grande crise alimentar, governos e empresas de nações ricas tem comprado ou arrendado terras férteis de países em.
PROFESSORA BEATRIZ FERREIRA DA COSTA GEOGRAFIA MIGRAÇÕES – A População em movimento.
“ O CONTINENTE AMERICANO  É o segundo continente mais extenso do mundo com 42 milhões de km2;  Faz fronteira com os Oceanos Atlântico e Pacífico;
Transcrição da apresentação:

Trabalho de Geografia Alunas: Helem Caroline e Ana Carolina Série: 7°ano “A” Professora: Meiriele

Influência dos imigrantes na cultura brasileria A imigração teve início no Brasil a partir de 1530, quando começou a estabelecer-se um sistema relativamente organizado de ocupação e exploração da nova terra. A tendência acentuou-se a partir de 1534, quando o território foi dividido em capitanias hereditárias e se formaram núcleos sociais importantes em São Vicente e Pernambuco. Foi um movimento ao mesmo tempo colonizador e povoador, pois contribuiu para formar a população que se tornaria brasileira, sobretudo num processo de miscigenação que incorporou portugueses, negros e indígenas.

Imigração Portuguesa A criação do governo-geral em 1549 atraiu muitos portugueses para a Bahia. A partir de então, a migração tornou-se mais constante. O movimento de portugueses para o Brasil foi relativamente pequeno no século XVI, mas cresceu durante os cem anos seguintes e atingiu cifras expressivas no século XVIII. Embora o Brasil fosse, no período, um domínio de Portugal, esse processo tinha, na realidade, sentido de imigração. A descoberta de minas de ouro e de diamantes em Minas Gerais foi o grande fator de atração migratória. Calcula-se que nos primeiros cinquenta anos do século XVIII entraram só em Minas, mais de pessoas.

Imigração Italiana A imigração italiana no Brasil foi intensa, tendo como ápice a faixa de tempo entre os anos de 1880 e A maior parte dela se concentrou na região do estado de São Paulo. Os italianos começaram a imigrar em número significativo para o Brasil a partir da década de Foram impulsionados pelas transformações socioeconômicas em curso no Norte da península itálica, que afetaram sobretudo a propriedade da terra. Um aspecto peculiar à imigração em massa italiana é que ela começou a ocorrer pouco após a unificação da Itália (1861), razão pela qual uma identidade nacional desses imigrantes se forjou, em grande medida, no Brasil. O século XIX foi marcado por uma intensa expulsão demográfica na Europa. O alto crescimento da população, ao lado do acelerado processo de industrialização, afetaram diretamente as oportunidades de emprego naquele continente.

A imigração alemã no Brasil foi o movimento migratório ocorrido nos séculos XIX e XX de alemães para várias regiões do Brasil. As causas deste processo podem ser encontradas nos frequentes problemas sociais que ocorriam na Europa e a fartura de terras no Brasil. Atualmente, estima-se que 5 milhões de brasileiros têm ao menos um antepassado alemão. Os alemães, atrás apenas dos italianos, formam a principal etnia no Sul do Brasil. Em 1818, o primeiro grupo de imigrantes alemães que chegou ao Brasil, fixou-se no sul da Bahia. No entanto, a primeira colônia fundada pelos alemães foi no extremo sul do país, em São Leopoldo, hoje, região metropolitana da capital gaúcha. Os alemães vieram pensando em conseguir uma vida melhor no Brasil, já que estas não eram exatamente as condições que encontravam na Alemanha. Imigração Alemã

Imigração Espanhola A grande imigração espanhola só começou em fins do século XIX, devido ao agravamento dos problemas socioeconômicos na Espanha. A presença espanhola em terras brasileiras acontece desde o início da colonização do Brasil. Porém, só se pode falar de uma efetiva imigração organizada de espanhóis para o Brasil a partir do final do século XIX. A imigração espanhola no Brasil é quase sempre ignorada ou tratada com obscuridade pela historiografia brasileira. De maneira geral, quando se fala em imigração no Brasil, destaca- se a imigração italiana, enquanto outros grupos de imigrantes, como os espanhóis, são tratados de forma pouco aprofunda. Porém, no contexto da imigração no Brasil, os espanhóis figuravam como o terceiro maior contingente de imigrantes recebidos pelo Brasil, perdendo apenas para os italianos e os portugueses, e bem a frente dos alemães e japoneses.

Imigração Japonesa A imigração japonesa no Brasil começou no início do século XX, através de um acordo entre o governo japonês e o brasileiro. Atualmente, o Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão com cerca de 1,5 milhão de nikkeis (termo usado para denominar os japoneses e seus descendentes). O Japão estava superpovoado no século XIX. O país tinha ficado isolado do Mundo durante os 265 anos do período Edo (Xogunato Tokugawa), sem guerras, epidemias trazidas do exterior ou emigração. Com as técnicas agrícolas da época, o Japão produzia apenas o alimento que consumia, sem praticamente formação de estoques para períodos difíceis. Qualquer quebra de safra agrícola causava fome generalizada.