Desterritorializados: Potencialidades/Fragilidades/ Sofrimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Realização: Meta Instituto de Pesquisa de Opinião
Advertisements

Principais Ações do MDS para a População em Situação de Rua
POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
O nosso trabalho fala de uma ONG (Organização não governamental), que actua na zona de Lisboa. O objectivo do trabalho é dar a conhecer A Comunidade.
MULHERES SEM ABRIGO SOFREM MAIS DO QUE OS HOMENS Curso Formação Pedagógica de Formadores/as em Igualdade de entre Homens e Mulheres (inicial) Faro 2009.
O Programa ATITUDE – Atenção Integral aos Usuários de Drogas e seus familiares – é coordenado pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento.
FLOFAMOÇ Conceitos básicos  A flora e a fauna( relação )  Exploração excessiva dos recursos florestais e faunísticos  A flora e a fauna ameaçadas 
Qualificação Técnica do Trabalhador do SUS
PREVENÇÃO Promoção # Prevenção Promoção é mais amplo e visa desenvolvimento de pessoas, melhor entendimento e controle de sua saúde e bem estar; visa.
UNIDADES RECEBEDORAS DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS: CONCEITUAÇÃO E ESCLARECIMENTOS.
“Seminário Educação e Inclusão” Mesa Redonda: “As relações e competências das Instituições corresponsáveis pela Educação Especial do Espírito Santo”
II Seminário das Ações Estratégicas do PETI Oficina: Indicadores do Trabalho Infantil para compor os Diagnósticos Municipais - 77 municípios com alta incidência.
CONARES COMISSÃO ESPECIAL PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA DE CARREIRA PARA O SUS Elizabete Matheus e Fernanda Terrazas Assessoras do CONASEMS.
SAÚDE MENTAL GUARDA CIVIL MUNICIPAL Carolina de Moura Grando CRP 06/ SINDSEP.
NR 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ( )
DISCENTES: ALINE SILVA FRANCIELLY PEREIRA IAGO SOUZA RAYANE MENDES SAMARA CAETANO URIVÂVIA OLIVEIRA DOCENTE: HILMA BARRETO DISCIPLINA: PROCESSOS PSICOSSOCIAL.
Projeto: Da Rua Pra Casa QUEM SOMOS NOSSA HISTÓRIA AMAI – ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DE AMPARO AO MORADOR DE RUA, sediada à rua Orlando Moscoso, Nº 21 –
Estatuto da Criança e adolescente. Art. 1º Esta lei dispões sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Integral= Inteiro, total.
ATENÇÃO À SAÚDE DO ADOLESCENTE NA ATENÇÃO BÁSICA PROF(A): MA. CAROLINA VASCONCELOS.
Reabilitação da Rua de Santa Marta - Lisboa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação da atenção à saúde da.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Intervenções Estruturais no Centro Metropolitano
Agenda de trabalhos: -EPS: estabelecer sugestões de temas & modo de consulta da comunidade escolar.
Juan Carlos Esquivel Guerra
A experiência do Instituto Fazendo História com acolhimento familiar em São Paulo, Brasil SUGESTÃO: FALAR SOBRE O INSTITUO EM SI (MISSÃO, VISÃO E VALORES)
Michele Adriana Cintra Staub Orientadora Fabiana Ferreira Vargas
PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST O desenvolvimento de ações de Saúde.
Moradores de cortiço lutam pelo direito à moradia digna, porém não têm sucesso Na cidade de Santos, são mais de 18 mil pessoas que vivem em condições.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
_População de Rua Teresina Prefeitura de 1.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS -UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Melhoria da atenção.
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Equipe multidisciplinar CTDR joinville.
A qualificação da atenção ao usuário com diabetes
Relações entre trabalho e sofrimento, trabalho e identidade/subjetividade, trabalho e saúde. Regina Fiorati.
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Definição de Suicídio Suicídio é um gesto de autodestruição, realização do desejo de morrer ou de dar fim à própria vida. É uma escolha ou ação que tem.
Análise de texto Prof. rógi.
Os Principais Fluxos de Refugiados no Mundo
Dra Eugênia Rodrigues, MD, PhD
FELIZ DIA DAS MÃES! Na prática, todos nós sabemos o quanto o papel da mãe é essencial na família e para o desenvolvimento dos filhos. Pesquisas recentes.
Atitude de Vencedor.
Proteção Social de Assistência Social
I Seminário de Atenção Psicossocial da AP de Dezembro de 2017.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Análise de dados sobre crianças e adolescentes fora da escola
Conceito de Acidente Aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou.
Análise de dados sobre crianças e adolescentes fora da escola
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL
Fatores de Risco Transtornos mentais: depressão, uso de substâncias psicoativas(ex.: alcoolismo, crack); esquizofrenia, transtorno bipolar.
ECONOMIA GERAL I ADMINISTRAÇÃO PROF. DR. JOSÉ NAZARENO ARAÚJO DOS SANTOS UFPA/ICSA/FACECON 2018.
Linhas de Cuidados: uma breve introdução
Especializanda: Yosari Denys Zamora Orientadora: Niviane Genz
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Lenise Patrocinio Pires Cecilio
Secretaria Municipal de Saúde Maria Dalva Amim dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA REORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES.
Oficina de Serviço Social
9º ano – GENSA 2018 Prof.: Carla rampanelli demari
USO DE PSICOFÁRMACOS E ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DO USO RACIONAL: proposta de intervenção na Unidade da Estratégia Saúde da Família Anna Florência, Ponte.
O PROCESSO PARTICIPATIVO
LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990 Art. 3º A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento.
SAÚDE MENTAL Professora: Enfª Pedagoga Mayra Loiola.
Transcrição da apresentação:

Desterritorializados: Potencialidades/Fragilidades/ Sofrimento

“... grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória”. Caracterização do público que estamos falando: Decreto 7053, de 23/12/2009

Em Florianópolis:

Em Florianópolis Dos 785: Dos 785:

Situações diferenciadas deste público: Os que ficam na Rua circunstancialmente: rejeitam ser identificados como moradores da rua, se relacionam com os serviços ofertados por apavoramento. Os que estão na Rua recentemente: tentam se diferenciar dos demais como trabalhadores desempregados, buscam apoio psicossocial porque não querem continuar. Os que são da Rua permanentemente: a rua é o espaço de trabalho e de relações, vivem todas as fragilidades e recorrem aos serviços em última instância. O que unifica essas situações: As condições de vida extremamente precárias e a utilização da rua como abrigo ou forma de sobrevivência.

A Rua - abrigo e forma de sobrevivência: Ocupam os lugares centrais e comerciais como fonte dos recursos que necessitam: alimento, abrigo, trabalho e proteção. Adquirem o que necessitam como guardadores e lavadores de carros, pequenos furtos, pedindo dinheiro em faróis ou áreas com muita gente (exibem deficiência física, receita médica). Obtêm alimentação no serviço público ou nos lugares de distribuição gratuita. A dificuldade de acesso a higiene tem gerado muitas doenças.

Possibilidades: Potenciais: Qualificação, Terapias, Retornar ao lugar de origem, Trabalho, recuperar ou constituir família, Moradia Fragilidades: Quanto mais tempo na rua, maior o desgaste físico, mental em função da má alimentação, precariedade na higiene, uso de álcool e outras drogas, violência vindas da polícia, de seus companheiros e de trânsito. Desafio: Conhecer a realidade, realizar diagnósticos, tornar visíveis as condições em que vivem, propor ações de cunho participativo e organizativo (MNPR).