A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ECONOMIA GERAL I ADMINISTRAÇÃO PROF. DR. JOSÉ NAZARENO ARAÚJO DOS SANTOS UFPA/ICSA/FACECON 2018.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ECONOMIA GERAL I ADMINISTRAÇÃO PROF. DR. JOSÉ NAZARENO ARAÚJO DOS SANTOS UFPA/ICSA/FACECON 2018."— Transcrição da apresentação:

1 ECONOMIA GERAL I ADMINISTRAÇÃO PROF. DR. JOSÉ NAZARENO ARAÚJO DOS SANTOS UFPA/ICSA/FACECON 2018

2 Referência:

3 Conceitos Fundamentais: Qual o motivo para estudar Economia?

4 Conceitos Fundamentais: O que é a Economia? Diversas visões: Visão geral: Atividade Econômica ≠ Condições Econômicas; Trata da vida das pessoas?; Visão Neoclássica: “A ciência que estuda o comportamento humano como uma relação entre fins e meios escassos que têm usos alternativos” (Robbins, 1932) Estudo da escolha racional; O que define é a abordagem teórica e não o objeto de estudo.

5 Conceitos Fundamentais: O que é a Economia? Relação com o dinheiro; Deriva uma grande área da Economia → Economia Financeira: ↓ Indústria Financeira → Não equivale à Economia ↓ Pequena parte dela Maneira mais comum de se obter dinheiro: Emprego! Para compreender melhor, devemos ter informações, sobre: Qualificações; Inovações tecnológicas; Comércio internacional.

6 Conceitos Fundamentais: O que é a Economia? Salários e condições de trabalho → afetados por decisões políticas ↓ No Brasil a atual Reforma Trabalhista é um bom exemplo disso! ↓ As guerras civis também podem afetar relações de trabalho nos países destinos dos refugiados. Transferências de Dinheiro: Pode se dá de forma individual ou coletiva, por meio de dinheiro ou bens. No âmbito familiar ou ciclo de amizade; Doações voluntárias a desconhecidos. Transferências governamentais: Subsídio aos pobres → Benefícios; Auxílio a grupos considerados vulneráveis...→ Estado de bem-estar social → Progressividade dos T

7 Conceitos Fundamentais: O que é a Economia? Portanto, o emprego ou as transferências lhe dão acesso aos recursos ↓ CONSUMO ↓ BENS → Satisfação de necessidades básicas (alimentos, ↓ ↓ roupas, etc.) SERVIÇOS Necessidades mentais “superiores” (livros, ↓ computadores, etc.) (Viagem de ônibus, corte de cabelo, etc.) Então, o consumo, que corresponde a boa parte dos estudos de Economia, corresponde a como as pessoas alocam dinheiro entre diferentes tipos de bens e serviços. Como fazem suas escolhas? O que as influenciam? Como avaliam as empresas?...

8 Conceitos Fundamentais: O que é a Economia? Como bens e serviços chegam ao consumidor? Em ultima instância, precisam ser produzidos. Trabalho ↔ Capital ↓ ↓ Homens Máquinas É importante destacar que existem fatores de ordem prática que necessitam ser observados no que tange à produção de bens e serviços: Como a fábrica se organiza fisicamente? Como se controla trabalhadores ou se relaciona com sindicatos? Como melhorar as tecnologias utilizadas? Isso tudo tem sido apontado como poderosas causas de mudanças sociais ao longo da história → Revolução Industrial.

9 Conceitos Fundamentais: O que é a Economia? O tema dos estudos econômicos deveria ser a economia — a qual envolve dinheiro, trabalho, tecnologia, comércio internacional, impostos e outras coisas relativas às formas como produzimos bens e serviços, distribuímos os rendimentos gerados nesse processo e consumimos as coisas assim produzidas — em vez de “a vida, o universo e tudo mais” (ou “quase tudo”), como pensam muitos economistas. Logo, a melhor definição de estudos econômicos é aquela em que se tem a melhor explicação possível de vários fenômenos econômicos, e não uma “prova” constante de que uma determinada teoria econômica pode explicar não apenas a economia, mas “tudo”.


Carregar ppt "ECONOMIA GERAL I ADMINISTRAÇÃO PROF. DR. JOSÉ NAZARENO ARAÚJO DOS SANTOS UFPA/ICSA/FACECON 2018."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google