O RAÇÃO S UBORDINADA A DJETIVA. Exerce o papel de um adjetivo da Oração Principal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adjunto adnominal, aposto, complemento nominal e vocativo
Advertisements

Orações Subordinadas Adjetivas 8ª Série.
Revisão – termos da oração
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
DISCIPLINA: Português
Termos Associados ao Nome
TERMOS ESSENCIAIS TERMOS INTEGRANTES TERMOS ACESSÓRIOS
TERMOS ACESSÓRIOS E VOCATIVO
Orações subordinadas adjetivas
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
Pronomes Relativos.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 20. Termos Determinantes do Verbo Complementos Verbais AULA.
Oração subordinada adjetiva Observe os enunciados 1- Eles viajaram para as cidades que ficam no litoral. Eles viajaram para cidades litorâneas. 2- A empresa.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 13. Pronomes AULA DIGITAL.
Orações subordinadas adjetivas. Têm valor e função próprios de ADJETIVO Têm valor e função próprios de ADJETIVO Assistimos a cenas deprimentes. Assistimos.
CRASE Crase é o nome dado à fusão de a + a (as). Ela é indicada pelo ACENTO GRAVE ` Ex.: Ele vai a + a igreja = Ele vai à igreja.
Pronomes relativos Eu vi as árvores. Você cortou as árvores. Eu vi as árvores que você cortou. pronome relativo A segunda oração repete um nome (o substantivo.
Análise Sintática Professora Fernanda Toniolo. Complemento Nominal É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se.
Matéria da Avaliação Trimestral 2º TRIMESTRE. Frase, oração e período.
ANÁLISE SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS NIXSON MACHADO.
Orações Subordinadas adjetivas
Gerúndio Pronome relativo e Pronome indefinido
PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios
Determinantes e pronomes possessivos
Sintaxe II – coordenação e subordinação
Funções sintáticas Constituintes do predicado
Classes fechadas de palavras
SUJEITO Função sintática desempenhada por um grupo nominal que concorda com o verbo em pessoa e número. Exemplo: Os meus pais zangavam-se sempre que eu.
ALUNO:DOUGLAS DE SOUZA BONIN / N:9 MARCELO SOUZA SANTOS / N:19
Classes de palavras: SUBSTANTIVOS e ADJETIVOS.
Orações Subordinadas Substantivas
Funções da particula Que
Prof. Zaine Santos - Escola Villare
Classes de palavras: o pronome e o determinante
Constituintes frásicos
CRASE.
Era uma vez... Havia uma vez uma ilha, onde viviam todos os sentimentos e valores do homem: o Bom Humor, a Tristeza, a Sabedoría... como também todos.
APRENDENDO A VIVER.
Havia uma ilha, onde viviam todos os sentimentos e valores humanos.
Orações subordinadas substantivas
A I muito Exemplo-chave do Advérbio de intensidade: 5ª Exposição
A depois O Exemplo-chave do Advérbio de ORDEM: 11ª Exposição
ORAÇÕES SUBORDINADAS E ADJETIVAS
ERA UMA VEZ... Havia uma ilha, e lá viviam todos os sentimentos
ARTIGO EDUCAÇÃO VICENTINA - SANTA LUZIA PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Prof.: Benedito Salazar Sousa
Letras Módulo VI - Sintaxe I
Professora Michela Lara. É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se.
Funções sintáticas.
Era uma vez uma flor ... Era uma vez uma flor que nasceu no meio das pedras. Quem sabe como, conseguiu crescer e ser um sinal de vida no meio de tanta.
Quando não usar a vírgula
Complmento OblÍquo e Predicativo do Sujeito
LÍNGUA PORTUGESA Prof. Deivis Luís André Pronomes Relativos.
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
Vírgula.
1- Classifique as orações subordinadas adjetivas:
COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO
Vírgula Regras de uso no período simples
Açúcar.
Colocação Pronominal Profª.: Suzete Beppu.
Orações subordinadas adjetivas
LÍNGUA PORTUGESA Prof. Deivis Luís André Pronomes Relativos.
Pronome Relativo usos.
Subordinadas Substantivas e Adjetivas
Como Esquecer ?.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Bem Vindos ao primeiro QUIZ de Língua Portuguesa da professora Cláudia Oliveira!
Transcrição da apresentação:

O RAÇÃO S UBORDINADA A DJETIVA

Exerce o papel de um adjetivo da Oração Principal.

R ECEBERAM APLAUSOS SURPREENDENTES. / QUE SURPREENDERAM. B EATRIZ É UM CRIANÇA CATIVANTE. / QUE CATIVA. F OI UMA ATITUDE OFENSIVA. / QUE OFENDEU.

L IGA - SE A UM NOME OU PRONOME DA O RAÇÃO P RINCIPAL. ( PALAVRA ANTECEDENTE ) Onde está a vela do barco que o mar engoliu? Nem tudo que reluz é ouro. Já chegou a encomenda que você esperava. Há certas aranhas cujas teias parecem verdadeiros fios de prata. Ele que se esforçou mais nada ganhou.

I NICIA - SE POR UM PRONOME RELATIVO : QUE QUEM ( O, A ) QUAL,( OS, AS ) QUAIS, CUJO ( A, OS, AS ), ONDE, QUANTO ( A, OS, AS ). Ex.: Marcela toma as sopas que lhe oferecem. Este é o motivo pelo qual desisti do torneio. Ele empurrava a carreta sobre a qual estava o caixão do defunto. Havia uma pessoa por quem eu não queria ser visto. Há palavras cuja origem é obscura. Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá. É teu tudo quanto aqui existe.

V EM APÓS A O RAÇÃO P RINCIPAL OU PODE VIR INTERCALADA NELA. Ex.: Há coisas que nos comovem. Ele tem amor às plantas, que cultiva com carinho. Ele, que trabalhou, não ganhou nada. Pedra que rola não cria limo.

D EPENDENDO DA REGÊNCIA VERBAL PODE OU NÃO ESTAR ACOMPANHADA DE PREPOSIÇÃO. Ex.: Há insetos que transmitem doenças. Havia canteiros por onde as crianças corriam. São amigas a quem quero bem. Leila é a advogada a quem me refiro. Ele trouxe as frutas de que preciso.

S UBSTITUIR O PRON. RELATIVO POR “ O ( A ) QUAL, OS ( AS ) QUAIS... + S UBSTANTIVO ” PARA A DESCOBERTA DA ORAÇÃO. Olhou a caatinga que o poente avermelhava. a qual caatinga amarela o poente avermelhava Aqui está o rapaz que passou no teste. o qual rapaz passou no teste O vulcão que parecia extinto deu sinal de vida. o qual vulcão parecia extinto

C LASSIFICAÇÃO Restritiva - restringe, particulariza o nome a que se refere. Sem ela a O. P. fica sem sentido. Ex.: Pedra que rola não cria limo. Ele tem olhos que seduzem.

Explicativa - explicita uma qualidade do termo a que se refere. Pode ser retirada do período.Vem separada da O.P. por vírgulas ou vírgula e ponto. Ex.: Deus, que é onipotente, está conosco. Abracei o campeão, o qual se mostrava emocionado.

O RAÇÃO S UBORDINADA A DJETIVA R ESTRITIVA  Tem valor sintático de adjunto adnominal.  Refere-se restritamente a poucos, a alguns elementos da palavra antecedente. Ex.: Eles viajaram para cidades que ficam no litoral fluminense. ( para algumas cidades do litoral fluminense )

O RAÇÃO S UBORDINADA A DJETIVA E XPLICATIVA  Tem valor sintático de aposto explicativo.  Refere-se a todos os elementos contidos na palavra antecedente explicitando uma característica que lhes é própria. Ex.: Os oceanos, que nos fornecem alimentos, estão sendo poluídos. ( todos os oceanos nos fornecem alimentos)

P EDEM O R.S UB. A DJETIVA R ESTRITIVA OS SEGUINTES PRONOMES DEMONSTRATIVOS : O, A, OS, AS EQUIVALENDO A ISTO, ÀQUILO, ÀQUELE ( S ), ÀQUELA ( S ). Ex.: Leve o (= aquilo) que lhe pertence. É esta a (= aquela ) que você quer? Não pensei no (= naquilo) que me disse. Gostei das ( = daquelas ) que estavam pintadas. Eu me refiro ao ( = àquele ) que viajou.

T AMBÉM SÃO O RA. S UB. A DJETIVAS R ESTRITIVAS AS QUE SÃO INTRODUZIDAS PELO ADVÉRBIO COMO ( = POR QUE, PELO QUAL, PELA QUAL ). Ex.: Admiro o modo / como ( = pelo qual modo ) Marcelo trabalha na empresa. Não reproduzo suas palavras da maneira / como ( = pela qual maneira ) as enunciou.