Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física MICROFONE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comunicação Receptor Transmissor
Advertisements

Electromagnetismo.
INDUÇÃO ELETRO MAGNÉTICA
INDUÇÃO ELETRO MAGNÉTICA
Curso Técnico Integrado em Informática Eletricidade Instrumental Leis de Kirchhoff Resistores e Código de Cores Prof. César Augusto.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física TELEFONE.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física TRANSFORMADOR.
Tipos de Energia Nomes: Christhian Sacramento Luiza Amâncio Turma: 501 Professora: Andrea Loureiro.
E NERGIA DETECTADA PELO OLHO. A S LÂMPADAS E TOCHAS FUNCIONAM TRANSFORMANDO ELETRICIDADE OU CALOR EM ENERGIA LUMINOSA. A LUZ É UMA SÉRIE DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física CONTROLE REMOTO.
Nomes : Ana Clara Ferreira e Ana Clara Duarte Turma: 502 Professora: Roberta Monis.
Medição de Fenômenos Biológicos COB 783 Aula IX. Transdutores Piezoelétricos ● Produz um sinal elétrico quando excitado mecanicamente ● Produz um sinal.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física ALTO-FALANTE.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física O APARELHO DE CD.
TIPOS DE ENERGIA Nomes: Lucas Medeiros e Igor de Sá Turma: 501 Professora: Andrea loureiro.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física MOTOR ELÉTRICO.
Experiências mostram que todo ímã possui dois polos, denominados norte e sul (inseparáveis), e que possuem propriedades de atração e repulsão quando.
III. Luz 1.2 Luz e ondas. A luz resulta da vibração de uma propriedade elétrica e outra magnética sendo por isso, uma onda eletromagnética. 1.2 Luz e.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física SUPERCONDUTORES.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física CHOQUE ELÉTRICO.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física ANTENA.
CONVERSÃO DE ENERGIA Prof. Dr. Giuliano Pierre Estevam Engenharia Elétrica
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Começa às 20h! #TopoDoENEM.
Ciências da Natureza e suas
Eletrotécnica II – Sensor de Efeito HALL
Eletrodinâmica Equipe: Roberta Ticianne / Maria Eduarda.
Ciências da Natureza e suas
ACELERÔMETROS Eduardo Baggio Eduardo De la Vega João Felipe Beja
SEL 329 – CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
Ciências da Natureza e suas
Professor Bruno Nascimento
ELETROMAGNETISMO E CIRCUITOS MAGNÉTICOS
Ciências da Natureza e suas
Física Questão do Enem Nome: Jerri Bourguignon Junior Ano: 2º M04 Professor: Xavier (Lucas)
Sistemas de Controle III N8SC3
Ciências da Natureza e suas
Máquinas Térmicas Turbinas.
SEL 329 – CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
Ciências da Natureza e suas
Ligação metálica.
Ciências da Natureza e suas
LINHAS OU REDES DE ATRASO FUNÇÃO DE UMA LINHA OU REDE DE ATRASO Todos os circuitos eletrônicos do osciloscópio produzem atraso na transmissão.
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Piezeletricidade Everton Amigoni Chinelatto
Nome: joão Pedro BARBOSA TURMA: 502 PROFESSORA: ROBERTA MONIS
Sistemas de entrada e saída. Aplicações
Ondulatória 2º BIMESTRE.
SEL 329 – CONVERSÃO ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
Cap. 31 Indução e Indutância 1)INTRODUÇÃO (Leis da Física e Simetria) (Cap 29) Espira com Corrente + campo Magnético  Torque (motor elétrico) “Se girarmos.
Unidade 5 CAPÍTULO 29 – Ondas e Som
O QUE É ELETRICIDADE? São todos os efeitos causados em decorrência do movimento dos elétrons.
RELÉS.
Lorena Rodrigues Ramos Tatiana Sopko
Atividades 1: Alimentação
Corrente elétrica e diferença de potencial
CIRCUITOS ELÉTRICOS. Circuito elétrico é uma composição de dispositivos elétricos conectados entre si por materiais condutores e ligados a uma fonte de.
Ressonância Série Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
AULA 10 ARISTIDES CIPRIANO LEI DE FARADAY
Indução Eletromagnética
Física IV CAMPOS MAGNÉTICOS E CORRENTE ELÉTRICA
Física - Anglo 9° ano Professor Ricardo ( Jack)
CORRENTE ELÉTRICA Líquido Gás Sólido.
Indução Eletromagnética
Gerador Elétrico. Gerador Elétrico Lei de Lenz O sentido da corrente induzida é tal que o campo que ela produz se opõem à variação do fluxo magnético.
PROPRIEDADES DO SOM. SOM O som existe apenas quando determinados tipos de perturbações no meio físico agem sobre o sistema auditivo, desencadeando um.
Matéria X Energia Profª. Daniela.
Funcionamento Do TFT-LCD Módulo - Básico -
CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CA Fonte: profezequias.net.
Transcrição da apresentação:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física MICROFONE

O microfone é um dispositivo eletromecânico utilizado para converter o som - energia mecânica - em energia elétrica. Os microfones têm muitas aplicações, como por exemplo nos telefones, gravadores de fita, aparelhos auditivos e nas transmissões de rádio e televisão. Os modelos convencionais possuem um diafragma que vibra de acordo com as pressões exercidas pelas ondas sonoras. A conversão de energia sonora em sinal elétrico pode ser efetuada de diversas maneiras, sendo mais comuns os processos empregados nos microfones de carvão, de bobina móvel, de fita metálica, de cristal e nos modelos eletrostáticos. O microfone é um dispositivo eletromecânico utilizado para converter o som - energia mecânica - em energia elétrica. Os microfones têm muitas aplicações, como por exemplo nos telefones, gravadores de fita, aparelhos auditivos e nas transmissões de rádio e televisão. Os modelos convencionais possuem um diafragma que vibra de acordo com as pressões exercidas pelas ondas sonoras. A conversão de energia sonora em sinal elétrico pode ser efetuada de diversas maneiras, sendo mais comuns os processos empregados nos microfones de carvão, de bobina móvel, de fita metálica, de cristal e nos modelos eletrostáticos.

O microfone de carvão consiste basicamente em um diafragma, uma determinada quantidade de carvão granulado e uma fonte de energia elétrica em corrente contínua. As vibrações do diafragma, provocadas pelas ondas sonoras, são transferidas aos grânulos de carvão, fazendo variar o valor médio de sua resistência elétrica. Os sinais elétricos resultantes correspondem às ondas sonoras captadas pelo diafragma. Apesar de não apresentarem alta fidelidade, os microfones desse tipo têm custo baixo e grande durabilidade.

O microfone de bobina móvel funciona com base no eletromagnetismo. Uma bobina móvel, presa à face posterior do diafragma, vibra no campo magnético de um ímã permanente, conforme as pressões das ondas sonoras. Esse movimento relativo induz nos fios da bobina uma corrente variável. O modelo de fita metálica funciona de maneira semelhante. Uma fita de metal, suspensa entre os pólos de um ímã permanente, funciona como diafragma. O microfone de bobina móvel funciona com base no eletromagnetismo. Uma bobina móvel, presa à face posterior do diafragma, vibra no campo magnético de um ímã permanente, conforme as pressões das ondas sonoras. Esse movimento relativo induz nos fios da bobina uma corrente variável. O modelo de fita metálica funciona de maneira semelhante. Uma fita de metal, suspensa entre os pólos de um ímã permanente, funciona como diafragma. O microfone de cristal utiliza o efeito piezoelétrico; quando um pedaço de sal de Rochelle é precionado ou torcido, cria-se entre duas de suas faces uma diferença de potencial. A incidência de uma pressão alternada (criada pela vibração das ondas sonoras) gera então nesse cristal uma corrente elétrica alternada, com impulsos correspondentes a essas vibrações.

O microfone eletrostático é na realidade um condensador composto de duas placas, uma fixa e outra móvel. Com a vibração da placa móvel (que exerce a função do diafragma), aumenta o valor médio da capacidade do condensador, acrescentando-se uma corrente alternada à voltagem original do dispositivo. Esses impulsos adicionais estão diretamente relacionados com o movimento vibratório do diafragma. A capacidade de resposta de um microfone é determinada submetendo-se o aparelho a várias freqüências de som de mesma intensidade e registrando-se a saída elétrica resultante. Os dois grupos de valores obtidos são indicados graficamente: a freqüência e a saída elétrica relativa. Se o gráfico de resposta de freqüência apresenta uma linha horizontal, isso significa que o microfone produz o mesmo sinal elétrico para todas as freqüências.