Eletromagnetismo Parte da física que estuda as propriedades elétricas e magnéticas da matéria, em particular as relações estabelecidas entre elas. Denomina-se.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Colégio Planeta Educacional Equipe de Física Professor Regis
Advertisements

MAGNETISMO.
Eletromagnetismo Campo Magnético 1.
Física A – Aula 40 Campo Magnético Ímãs:
AURORA POLAR A aurora polar é um fenômeno óptico composto de um brilho observado nos céus noturnos nas regiões polares, em decorrência do impacto de partículas.
Magnetismo.
MAGNETISMO: É a propriedade de certos materiais atraírem pedaços de ferro.  ÍMÃS  :  São pedaços  de metais  ferrosos que  têm a propriedade de se atraírem ou 
ÍMÃS: ATRAÇÃO DE CERTOS MATERIAIS (FERRO)
Professor: Diones Charles
Eletromagnetismo 2 meio ambiente Noções Básicas Sobre Campo Magnético
A Aurora Boreal Composta por: Carl Orff, em 1936 Executada pela: Orquestra Sinfônica de Boston Música: Carmina Burana Abertura: Ó Fortuna.
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA
Magnetismo Professor John Disciplina Física E.
FENÔMENOS MAGNÉTICOS E PROPRIEDADES MAGNÉTICAS DA MATÉRIA
Descoberta dos Imãs Os gregos descobriram na região onde hoje chamamos de Turquia, um minério com capacidade de atrair ferro e outros minérios semelhantes.
Professor: Diones Charles
Prof º Ms. Clóvis Piáu HENEINE, I.F. Biofísica Básica, Teoria dos Campos Toda matéria emite um campo, que é energia. Essa energia se manifesta com.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física MOTOR ELÉTRICO.
Experiências mostram que todo ímã possui dois polos, denominados norte e sul (inseparáveis), e que possuem propriedades de atração e repulsão quando.
III. Luz 1.2 Luz e ondas. A luz resulta da vibração de uma propriedade elétrica e outra magnética sendo por isso, uma onda eletromagnética. 1.2 Luz e.
O nome aurora boreal foi dado pelo astrônomo Galileu Galilei em homenagem à deusa romana Aurora (do amanhecer) e seu filho Boreas.- Além do planeta Terra,
CONVERSÃO DE ENERGIA Prof. Dr. Giuliano Pierre Estevam Engenharia Elétrica
Propriedades do imã Pólos de um ímã: Regiões onde as ações magnéticas são mais intensas. Qualquer ímã possui 2 pólos, denominados pólo norte ( N ) e pólo.
ELETRICIDADE Cargas Elétricas Campo Elétrico Potencial Elétrico Corrente Elétrica ELETROSTÁTICA ELETRODINÂMICA.
MAGNETISMO De que consiste as bússolas nos dias de hoje? Consiste de uma agulha de aço magnetizada podendo girar livremente em torno de um eixo vertical.
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Aluna: Adrielly Gama e Amanda Almeida
Ciências da Natureza e suas
Venha conhecer as diferentes FORMAS DE ENERGIA!
REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS, ESCALAS E PROJEÇÕES Noções básicas
CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CA
PLANETA TERRA FORMA E MOVIMENTOS.
Eletromagnetismo Propriedades dos ímãs Campo de indução magnética.
PROJETO P5 Clique para iniciar....
Professor Bruno Nascimento
O que é imã? Polos Magnéticos Campo magnético
ELETROMAGNETISMO E CIRCUITOS MAGNÉTICOS
Frente 1: Modelos atômicos
Sistemas de Controle III N8SC3
Ciências da Natureza e suas
Fundamentos de Eletricidade
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
e.e.e.f.m. profª Filomena quitiba
O Sol e a Heliosfera.
Definição O potencial elétrico é uma grandeza escalar, que mede a energia potencial elétrica existente em um sistema, por unidade de carga de prova. A.
MAGNETISMO ELETROMAGNETISMO.
A Aurora Boreal Música: Carmina Burana – Carl Orff
Aula 12: Lei de Ampère, Lei de Faraday e Lei de Lenz
Aula 11: Lei de Biot e Savart
O QUE É ELETRICIDADE? São todos os efeitos causados em decorrência do movimento dos elétrons.
Lorena Rodrigues Ramos Tatiana Sopko
Fusão e Fissão.
Física IV CAMPO MAGNÉTICO Prof. Alexandre W. Arins.
Eletromagnetismo.
1º/2017 ELETRICIDADE E SEUS CONCEITOS AULA Nº 6
Eletromagnetismo Campo Magnético 1.
Física IV CAMPOS MAGNÉTICOS E CORRENTE ELÉTRICA
Magnetismo terrestre A Terra se comporta como um enorme ímã, com o polo magnético sul localizado nas imediações do norte geográfico e o polo magnético.
A Aurora Boreal Poema: Aurora Boreal – António Gedeão.
Física IV CAMPO MAGNÉTICO Prof. Alexandre W. Arins.
CORRENTE ELÉTRICA Líquido Gás Sólido.
Coordenadas polares Observações:
Espetro eletromagnético
Indução Eletromagnética
Eletromagnetismo Campo elétrico e campo magnético
CAMPO GRAVITACIONAL E ELÉTRICO
Transmissão de Calor FÍSICA TERMOLOGIA. Condução Térmica Definição: Definição: Propagação de calor em que a energia térmica é transmitida de partícula.
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
CIRCUITOS ELÉTRICOS EM CA Fonte: profezequias.net.
Transcrição da apresentação:

Eletromagnetismo Parte da física que estuda as propriedades elétricas e magnéticas da matéria, em particular as relações estabelecidas entre elas. Denomina-se eletromagnetismo a disciplina científica que estuda as propriedades elétricas e magnéticas da matéria e, em especial, as relações que se estabelecem entre elas.

A teoria eletromagnética é muito usada na construção de geradores de energia elétrica, dentre estes destacam-se os alternadores ou geradores de corrente alternada, que propiciam maior rendimento que os de corrente contínua por não sofrerem perdas mediante atrito.

As ondas eletromagnéticas são uma combinação de um campo elétrico e de um campo magnético, propagam-se simultaneamente através do espaço transportando energia.

Campo Eletromagnetico Em elétrica cada carga cria em torno de si um campo elétrico, de modo análogo o imã cria um campo magnético, porém num imã não existe um mono-pólo assim sempre o imã tem a carga positiva e a negativa.

Imãs Os ímãs artificiais são, normalmente, barras de ferro ou aço às quais se transmite a propriedade magnética. Eles levam vantagem sobre os ímãs naturais por terem maior poder atrativo e, também porque podem receber a forma mais conveniente ao seu uso.

Todo ímã apresenta duas regiões distintas, denominadas pólos, que possuem comportamentos opostos: pólo norte e pólo sul. No interior do ímã, as linhas de campo vão do pólo sul para o pólo norte. Nesse caso, sua representação é um conjunto de linhas paralelas igualmente espaçadas e igualmente orientadas.

Aurora Boreal e Austral As auroras boreal e austral são fenômenos visuais que ocorrem nas regiões polares de nosso planeta. Podem ser visualizadas, no período noturno ou final de tarde, a olho nu nas regiões onde ocorrem.

São verdadeiros shows de luzes coloridas e brilhantes, que ocorrem em função do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra.