Pontuação - Vírgula A vírgula é usada para indicar a separação entre termos independentes entre si, quer no período, quer na oração. Por indicar o que.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COORDENAÇÃO 7.º ano. A coordenação é um processo de articulação de palavras, grupos de palavras ou orações que se apresentam no mesmo nível e, por isso,
Advertisements

ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
Professora: Janaina Rigo Caierão.  Este, esta, estes, estas, isto → indicam o que está próximo de quem fala/escreve (locutor)  No texto → referem-se.
ORAÇÕES SUBORDINADAS Turma: ADM3AM Prof: Chico Arruda.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS Tem função de adjunto adverbial. Pode indicar: causa, consequência, comparação, condição, concessão, proporção, conformidade,
Revisão para Fuvest PORTUGUÊS.
PONTUAÇÃO.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS Tem função de adjunto adverbial. Pode indicar: causa, consequência, comparação, condição, concessão, proporção, conformidade,
Período composto por coordenação
TERMOS ASSOCIADOS AO VERBO OBJETO DIRETO OBJETO INDIRETO ADJUNTO ADVERBIAL AGENTE DA PASSIVA.
 O ponto é o sinal de pontuação que se utiliza para marcar a pausa maior que pode ser conseguida dentro de um texto escrito. Com ele, a pausa é marcada.
Período simples X Período composto ► Os alunos esperavam a sua vinda. (verbo = oração) Período simples ► Os alunos esperavam que você viesse. (oração)
Sinais de Pontuação Técnicas de Comunicação Oral e Escrita Profa. Solange Lara.
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM Uma análise de exemplos de desvios gramaticais e de convenção da escrita.
Regras de pontuação Raysa ferreira.
SINTAXE Frase, Oração e Período.
FRASE SIMPLES E FRASE COMPLEXA
PERÍODO COMPOSTO 3º ANO - EM.
Imprimir Separado. Depois começar a imprimir frente e verso.
Sintaxe do período simples
Sintaxe II – coordenação e subordinação
Funções sintáticas Porto Editora.
ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS
Funções sintáticas.
Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração
Sintaxe do período simples
Orações Subordinadas Substantivas
Orações coordenadas Profs.: Luiz Henrique Lemos e Rodrigo Dutra
VÍRGULA A principal função da vírgula é separar elementos, marcando assim pequenas pausas no discurso. Dica 1: A vírgula separa itens enumerados ou elementos.
Redação: Coesão e coerência
A A GRAU A S = I i M S muito A O T N I L E inclusão I D hoje aqui
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS
ORAÇÕES SUBORDINADAS E ADJETIVAS
PAUTA: A pontuação nas orações coordenadas.
CONCORDÂNCIA VERBAL Estudar a concordância verbal é, basicamente, estudar o sujeito, pois é com este que o verbo concorda. Se o sujeito estiver no singular,
Revisão para a P2 9º ANO.
Coordenação e subordinação
ORAÇÕES COORDENADAS ASSINDÉTICAS E SINDÉTICAS   ORAÇÕES: frases que apresentam verbo explícito ou subentendido. ORAÇÕES COORDENADAS: são ligadas uma à.
Pontuação.
1. (Para)Textos 9. º Ano Coordenação e Subordinação.
Relações Sintáticas. Prof. Fernando Lira.
1º ano B ALUNAS: ALUNAS: AMANDA, VIVIANE PROFª JULIANA SASSI
Funções sintáticas.
Letras Módulo VII - Sintaxe II
Professora Michela Lara. É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se.
Período composto por coordenação
Grupo: Daniel Costa Diana Bellas Karine Bellas Marcela Bellas
Conto Contigo 8.
RELAÇÕES SINTÁTICAS PERÍODO COMPOSTO
Figuras de Construção ou sintaxe
LÍNGUA PORTUGESA Prof. Deivis Luís André Pronomes Relativos.
Letras Módulo VII - Sintaxe II
Coordenação e subordinação
Vírgula.
Conjunção Introdução.
Sintaxe do período simples
PONTUAÇÃO . (ponto) - para marcar final de frases.
COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO
Vírgula Regras de uso no período simples
Gramática Orações coordenadas sindéticas e assindéticas.
Prof.ª Fernanda – sexto ano
Funções sintáticas Porto Editora.
REVISANDO TERMOS Prof.ª Eryka Rosa
Orações subordinadas adjetivas
Coordenação e subordinação
Este dia conversava com um amigo e ele falou que tinha saudade de uma ex-namorada. Ele falou na saudade que tinha dela e ao mesmo tempo no medo de encontrá-la.
SUBSTANTIVOS Profª Juliana Prado.
Funções Sintáticas Pronomes Relativos.
ORAÇÕES COORDENADAS X ORAÇÕES SUBORDINADAS
Dificuldades da Língua Portuguesa
Transcrição da apresentação:

Pontuação - Vírgula A vírgula é usada para indicar a separação entre termos independentes entre si, quer no período, quer na oração. Por indicar o que já está separado, a vírgula não pode ser empregada entre os termos que mantêm entre si uma estreita ligação. Seria erro grave, portanto, colocá-la entre * o sujeito e o verbo: Cada instante da vida é um passo rumo à morte. * o verbo e o complemento: A prosperidade faz poucos amigos.

* o nome e seu adjunto adnominal ou complemento nominal: “A mais nobre missão do ser humano é prestar sua ajuda ao semelhante...” (Sófocles) * a oração subordinada substantiva e a oração principal: O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever. (Almirante Barroso) Quem não gosta do Brasil não me interessa. (Gilberto Amado)

Usa-se a vírgula para separar * Termos que exercem a mesma função sintática: “Ela tem sua claricidade, seus caminhos, suas escadas, seus andaimes.” (Cecília Meireles) * Orações coordenadas assindéticas: “Examinou o polvarinho e o chumbeiro, pensou na viagem, estremeceu.” (Graciliano Ramos)

* Orações coordenadas sindéticas, salvo as introduzidas pela conjunção e: “Cessaram as buzinas, mas prosseguia o alarido nas ruas.” (Manuel Antônio de Almeida) * Aposto explicativo: “Conhecia também o marido, seu Ramalho, sujeito calado, sério, asmático, eletricista da Nordeste.” (Graciliano Ramos) * pleonasmo, polissíndeto e repetições: “Tornou a andar, a andar, a andar.” (Machado de Assis)

* Vocativo: “Dom Casmurro, domingo vou jantar com você.” (Machado de Assis) * Orações subordinadas adjetivas explicativas: “Calçava sapatos de duraque, rasos e velhos, a que ela mesma dera alguns pontos.” (Machado de Assis) * Orações intercaladas: “A rosa, disse o Gênio, é a tua infância.” (Augusto Meyer) * Orações subordinadas adverbiais deslocadas: “Assim como a abelha fabrica mel no coração negro do jacarandá, a doçura está no peito do mais valente guerreiro.” (José de Alencar)

* Nas datas, o nome do lugar: São Paulo, 11 de dezembro de * Partículas e expressões de explicação, correção, continuação, conclusão, concessão: Sairá amanhã, aliás, depois de amanhã. * Para indicar, às vezes, a elipse do verbo: “Em frente, um gramal vastíssimo.” (Raul Pompéia)