Computação Móvel História da Ciência e Tecnologia – ADS Professor: Kleber Manrique Trevisani Ana Luiza Lima Carolina Pedrosa Diana Ferreira Marielly Barros.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Assistente Técnico SENAI/PA. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL HISTÓRIA Criado em 22 de janeiro de 1942, pelo decreto-lei do então presidente.
Advertisements

Avaliação Trimestral do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal 5º Ciclo Agosto a Outubro de 2013 Avaliação Trimestral.
ANATEL DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA COMUNICAÇÕES MÓVEIS NO BRASIL TELEXPO WIRELESS 2002 SÃO PAULO – DE SETEMBRO DE 2002 Luiz Tito Cerasolli Conselheiro.
Controladores Single-loop e Multi-loop
Alex Santos Elizeu da Silva José Sousa Luiz Felipe Marcele Damires.
APRESENTAÇÃO: Empresa de consultoria de engenharia focada em eficiência energética . Objetivo principal é reduzir os valores das contas de água e energia.
SEMINÁRIO TÉCNICO Novos Produtos Impulsionados pela Impressão Digital Impresso interativo: Conectando o impresso às mídias eletrônicas.
Alunos: Eduardo F. Sovrani, Gian Carlos Mencatto, João Vinicius Ferreira.
Professor: Kleber Trevisani Alunos: Paulo Roberto Guelfi, Gisele de Oliveira e Marcela. História da Ciência e Tecnologia.
São memórias absolutamente indispensáveis ao funcionamento do sistema informático (ROM e RAM) Memória ROM Memória RAM Memórias Principais.
INOVAÇÕES DA TECNOLOGIA WIRELESS (REDES SEM FIO) Wellington Martins – Prova de Métodos Pedagógicos.
O que é tecnologia e por que elas são essenciais.
APRESENTAÇÃO: EMPRESA DE CONSULTORIA DE ENGENHARIA FOCADA EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. OBJETIVO PRINCIPAL É REDUZIR OS VALORES DAS CONTAS DE ÁGUA E ENERGIA.
Informática - Biodiversidade. Introdução Os Telefones Móveis surgiram com a necessidade do homem de agilizar sua comunicação com o mundo, principalmente.
PROJETO DE REDE ESTRUTURADA DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA ESTADUAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE NO MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO – MS Estudante: Laira.
Sistemas Operacionais de Rede
PRESENTE E PERSPECTIVAS
Métodos de Validação de Arquivos para Armazenamento em Nuvens
MAYA – ROBÔ TRANSPORTADOR Resultados e Discussões
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
Projeto Estruturado de Redes
Curso de Graduação em Administração Informática Básica - Unidade 1
Tecnologias Atuais de Redes
PLC – PowerLine Communications
Redes de Telecomunicações I
Evolução dos Sistemas de Comunicação de Dados
Disciplina: Manutenção e organização de Computadores
Sistema Decca de Navegação
Tema 5 – Arquitetura de Banco de Dados
Entrevistas Sobre Steve Jobs
A Gestão Através Das Novas Tecnologias
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store.
Celulares.
Funções de um computador
Soluções de Mobilidade
Programação para Internet Rica- CCT0081
Endereçamento IP.
INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS
Criado por : José douglas
Funcionalidades RPortal plataforma 100% SaaS gestão eletrônica de documentos controle de validade e versionamento visualização de documentos via.
Redes de Computadores Alan Santos.
Representação dos dados
Características da indústria em Portugal
PERIODIZAÇÃO DA RELAÇÃO SOCIEDADE X NATUREZA
Luis Fernando Fachinelli Caique Maciel
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store.
Vendas Call Center.
Tecnologia Móvel iOS.
III Fórum de Oportunidades em Televisão Digital Interativa TVDI 2005
Curso Técnico em Informática
Sistema Parametrizável de Pesquisa 
Porque Formar Engenheiros Obsoletos - Um Caso de Estudo
INSTALAÇÃO DE REDES DE COMPUTADORES
Redes - Cabeamento Marcelo Laffranchi.
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store.
Computação e Informática
33º Encontros Tele.síntese Os efeitos no mercado das novas políticas governamentais Jorge Salomão Pereira CEO
Modbus Bernardo da cunha borges Guilherme Garcia gimenez
Grandes Desafios da Informática
Logística e Gerenciamento da
Características da indústria em Portugal
Prof. Wilian Soares Lacerda DCC - UFLA
Características da indústria em Portugal
Trabalho de Redes Industriais
A HISTÓRIA DO COMPUTADOR
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store.
INTERNET DAS COISAS Prof. André Aparecido da Silva.
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Transcrição da apresentação:

Computação Móvel História da Ciência e Tecnologia – ADS Professor: Kleber Manrique Trevisani Ana Luiza Lima Carolina Pedrosa Diana Ferreira Marielly Barros

Surgimento dos dispositivos móveis. Inicio da computação em dispositivos móveis Tecnologia de rede (3G, 3.5G, etc) Aplicação para computação móvel Desafios da computação móvel Sumário

Surgimento dos dispositivos móveis Do Surgimento aos dias atuais. A primeira proposta de um telefone móvel surgiu em 1947, dois anos após a segunda guerra mundial. Na época a tecnologia não era disponível, só veio a ser comercializada em 1956, quando a Ericsson lançou o Ericsson MTA (mobile telephny A) Fonte: kdezinho.blogospot.com.br 3

Em 1973, foi lançado pela Motorola, o que seria a base a telefonia móvel atual: Dynatac 8000X Levou dez anos para Motorola lançá-lo ao mercado. Fonte:

CONCEITO DE COMPUTAÇÃO MÓVEL Características dos dispositivos móveis: Pequenos em tamanho; Capacidade de memória e processamento limitada; Baixo consumo de energia; Conectividade limitada; Curto tempo de inicialização; Monitoramento de nível de energia para prevenção de perda de dados; Armazenamento local e/ou remoto Sincronização de dados com outros sistemas.

Dos anos 90 para os dias atuais houve muitas mudanças. Acesso a qualquer lugar a qualquer momento. Fonte: FUCAPI tecnologia na amazônia.

Inicio da computação em dispositivos móveis Em 1997 houve uma primeira tentativa de se construir acessos do telefone móvel à internet, mas as velocidades de transmissão, o tamanho dos visores, assim como o conteúdo disponível, e o uso era limitado.

Evolução dos aparelhos de celular A tecnologia dos aparelhos evoluiu incrementalmente até que por volta de 2006 a Apple, até então ausente no mercado de telefonia, lançou o equipamento que determinaria as novas bases para a competição atual: o iPhone. Fonte:

Tecnologia de rede O que é 1 G? Celulares com 1 G Fonte:

O que é 2G? Celulares com 2G Fonte:

O que é 3G? Celulares com 3G Fonte:

O que é 4G ? Celular com 4G

Aplicação para computação móvel ● Aplicações horizontais ● Aplicações horizontais genéricas ● Aplicações verticais.

Aplicações horizontais ● Correio Eletrônico ou . ● Comunicação Eletrônica via Paging. ● Aplicação em automação de vendas. ● Multimídia

Aplicações horizontais genericas ● Acesso à banco de dados de um servidor de Informação ● CAD – Computer Aided Dispatcher – Envio auxiliado por computador. ● Aplicações para usuários móveis dentro de edifícios. ● Aplicações marítimas ● Aplicações baseadas em GPS e GLS ● Aplicações para cobertura de desastres (Polícias, Bombeiros e Ambulâncias)

Aplicações verticais ● Indústrias Financeira – Seguros. ● Aplicações em hospitais. ● Aplicações em Empresas de transporte. ● Aplicações em Indústrias de linhas aéreas e estradas de ferro.

Desafios da computação móvel. Desafio ao uso de redes sem fio. Limitações de Energia. A qualidade da comunicação é inferior à comunicação com fio. Conexão sem fio são perdidas pela mobilidade. A quantidade de dispositivos varia. Risco de Segurança.

Habilidade de mudar de localização. As informações dependem da localizações configuradas. Portabilidade dos dispositivos.

Características Interface limitada Processamento Comunicação Energia

O triple da computação móvel Processamento + Mobilidade + Comunicação sem fio.

Referências APLICAÇÕES DE COMPUTAÇÃO MÓVEL. Disponível em Acesso em 12 mar 2013 FIGUEIREDO, C. M. Seródio NAKAMURA, Eduardo. COMPUTAÇÃO MÓVEL: NOVAS OPORTUNIDADES E NOVOS DESAFIOS. Disponível em Acesso em 07 mar PINTO, Pedro. TECNOLOGIAS 1G, 2G, 2.5 G, 3G e 4G. Disponível em Acesso em 18 mar SCHARDOSIM, A. Jacob. TECNOLOGIA. Disponível em Acesso em 12 mar SILVA, F. J. da Silva e, LOPES R. Fernandes. COMPUTAÇÃO MÓVEL: OPORTUNIDADES E DESAFIOS COMUNICAÇÃO SEM FIO DESAFIOS DA COMPUTAÇÃO MÓVEL. Disponível em Acesso em 06 mar 2013.