LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO. Breve histórico 1842-1843 Ada Lovelace Luigi Menabrea Charles Babbage TradutorMemóriasMáquina analítica.

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Transcrição da apresentação:

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

Breve histórico Ada Lovelace Luigi Menabrea Charles Babbage TradutorMemóriasMáquina analítica

Breve histórico Década de 40 Primeiros computadores elétricos Assembly

Breve histórico Década de , Konrad Zuse - Plankalkül 1943 – Plankalkül ENIAC coding system C-10

Breve histórico Década de 50 FORTRAN - FORmula TRANslator; LISP - LISt Processor; COBOL - COmmon Business Oriented Language

Breve histórico 1951 – Regional Assembly Language 1952 – Autocode 1954 – FORTRAN 1955 – FLOW-MATIC 1957 – COMTRAN 1958 – LISP 1958 – ALGOL – FACT 1959 – COBOL 1962 – APL 1962 – Simula 1964 – BASIC 1964 – PL/I 1970 – Pascal 1970 – Forth 1972 – C 1972 – Smalltalk 1972 – Prolog 1973 – ML 1978 – SQL 1983 – Ada 1983 – C – Eiffel 1987 – Perl 1989 – FL (Backus) 1990 – Haskell 1991 – Python 1991 – Java 1993 – Ruby 1993 – Lua 1994 – ANSI Common Lisp 1995 – JavaScript 1995 – PHP 2000 – C# 2008 – JavaFX Script

CONCEITOS BÁSICOS

Abstração Modularização

CONCEITOS BÁSICOS Abstração Faz-se uso deste conceito ao abstrair as coisas do mundo real e pegar somente o que for relevante para sua classe.

CONCEITOS BÁSICOS Modularização Este é um conceito aplicado quando se trabalha em equipe. O programador pode trabalhar em uma classe enquanto outros programadores fazem outras partes da aplicação.

CONCEITOS BÁSICOS Classes O que são? Estrutura Métodos Métodos: parâmetros Métodos: sobrecarga Atributos Herança e derivação Polimorfismo Interfaces Associações

CONCEITOS BÁSICOS Classes Descrição de um grupo de objetos por meio de um conjunto uniforme de atributos e serviços. Uma classe é um conjunto de objetos que compartilham as mesmas operações.

CONCEITOS BÁSICOS Classes O que são? É uma estrutura de dados que combina estado (campos) e comportamentos (métodos e outros membros).

CONCEITOS BÁSICOS Classes Estrutura constantes, campos, métodos, propriedades, indexadores, eventos, operadores, construtores, destrutores e tipos.

CONCEITOS BÁSICOS Classes Métodos Métodos são declarados dentro de uma classe para representar as operações que os objetos pertencentes a esta classe podem executar. Um método é a implementação de uma rotina, ou seja, o código propriamente dito.

CONCEITOS BÁSICOS Classes Métodos Parâmetros São usados para passar valores ou variáveis por referência para os métodos. Sobrecarga Permite que métodos numa mesma classe tenham o mesmo nome mas assinaturas diferentes.

CONCEITOS BÁSICOS Classes Atributos Um atributo é um dado para o qual cada objeto tem seu próprio valor. Atributos são, basicamente, a estrutura de dados que vai representar a classe.

CONCEITOS BÁSICOS Classes Herança e derivação A herança é um relacionamento pelo qual uma classe, chamada de sub- classe, herda todos comportamentos e estados possíveis de outra classe, chamada de super-classe ou classe base. Uma classe derivada é uma especialização da classe base.

CONCEITOS BÁSICOS Classes Polimorfismo A princípio a partir do qual as classes derivadas de uma única classe base são capazes de invocar os métodos que, embora apresentem a mesma assinatura, comportam-se de maneira diferente para cada uma das classes derivadas.

CONCEITOS BÁSICOS Classes Interfaces As interfaces são padrões definidos através de contratos ou especificações.

CONCEITOS BÁSICOS Classes Associações É o mecanismo pelo qual um objeto utiliza os recursos de outro. Pode tratar-se de uma associação simples ou de um acoplamento.

CONCEITOS BÁSICOS Objetos Representa uma instância de uma classe.

PERGUNTINHAS

ESCREVENDO UMA CLASSE

Exemplificando Crie uma classe chamada Pessoa e outras duas chamadas Física e Jurídica, que herdam de Pessoa, preencha com os atributos e métodos.