2ª Parte. Músculo Estriado Esquelético: Classificação – Quanto à Função Muscular Agonistas: representa o principal músculo envolvido com um movimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BOCA A boca é revestida por uma membrana mucosa de epitélio escamoso estratificado queratinizado.
Advertisements

TERMOS DE POSIÇÃO E DIREÇÃO
OSSOS DO CRÂNIO.
Osso lacrimal ou únguis
ANATOMIA HUMANA MÚSCULOS
Toxina Botulínica no terço inferior da face
SISTEMA ESQUELÉTICO.
MÚSCULOS CUTÂNEOS DA CABEÇA
Face anterior Corresponde à fossa subescapular (músculo infra-escapular). Ângulo inferior da omoplata é facilmente palpável (situa-se ao nível do.
Mandíbula Ramo Face Lateral Texto Ramo.
ELISETE KEHRWALD ROSIMERI VICENTE DA SILVA
Anatomia dos ossos da cabeça e do pescoço
Ossos, Músculos e Articulações (Anatomia)
Prof. Murilo C. S. Ferreira
Sistema Muscular (miologia)
DISTRIBUIÇÃO PERIFÉRICA DO NERVO TRIGÊMEO - NERVO MANDIBULAR
ANATOMIA HUMANA SECÇÕES ANATÔMICAS PLANOS E EIXOS ANATÔMICOS
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADE
Adalberto Merighi Prof. Me. José Francisco Fonzar.
NERVO TRIGÊMEO.
Face A face constitui um maciço ósseo que se situa por diante e para baixo do crânio. Nela estão situados os órgãos do sentido e o início do aparelho respiratório.
DISTRIBUIÇÃO PERIFÉRICA
Nervos Crânianos Pós Graduação Lato Sensu Universidade Metodista
ARQUITETURA DO ESQUELETO FACIAL
Músculos que agem na coluna cervical, torácica e lombar
MÚSCULOS CABEÇA TRONCO.
Músculos da Expressão Facial
Maxila e Mandíbula Arquitetura e topografia alvéolo-dental
Articulação temporomandibular
Saúde do Trabalhador SISTEMA LOCOMOTOR.
1º parte.
ANATOMIA DO SISTEMA ESQUELÉTICO
EVA MARIA DE MORAIS CASTANHA
Inervação sensitiva e motora da face
MIOLOGIA SISTEMA MUSCULAR.
Músculos da órbita Ana Cristina Antunes.
NOÇÕES DE ANATOMIA DO GLOBO OCULAR, ÓRBITA E ANEXOS OCULARES
Anatomia do Membro Superior
Músculos: Cabeça e Face
PROF. ESP. CÉSAR ADRIANO DIAS VECINA
Artéria carótida externa (ramos colaterais) laringe tiróide r. infrahioideu r. esternocleido- mastoideu a. laríngea sup. r. cricoideu r. glandular ant.
SISTEMA NERVOSO 3ª parte. Espaço entre as meninges.
Sistema Digestório Aproveitamento pelo organismo de substâncias estranhas, ditas alimentares, que asseguram os processos vitais Aproveitamento pelo organismo.
E o que são as c cc cartilagens? Vamos então fazer uma pequena viagem pelos ossos do nosso corpo… tecido mais maleável que o tecido ósseo. …não havia ossos.
PROFESSORA : ANA CAROLINA
Sistema esquelético e muscular
ANATOMIA TOPOGRÁFICA APLICADA À FISIOTERAPIA
Prof. Murilo C. S. Ferreira
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Profa Hilana Rickli Fiuza Martins
ANATOMIA TOPOGRÁFICA APLICADA À FISIOTERAPIA
AULA 4: PLANOS PROFUNDOS DA CABEÇA
AULA 2 PESCOÇO: Introdução, esqueleto, fáscia cervical e músculos do pescoço Tirapelli.
ANATOMIADECABEÇAEPESCOÇO. INTRODUÇÃO A cabeça humana é constituída por ossos que se encaixam, constituindo o crânio cuja função é proteger o encéfalo.
ANATOMIA TOPOGRÁFICA DA CABEÇA
RCG 0147 Morfologia da cabeça e do pescoço 2017
Inara Lima. Etimológico:  Grego: Ana = em partes + Tomein = cortar  Latim: dis = em partes + secare = seccionar (cortar) Cortar separando em partes.
MÚSCULOS DO MEMBRO SUPERIOR
O QUE É CRÂNIO? É a caixa óssea que protege o encéfalo¹ e órgãos da face, como também dá suporte aos músculos da face. ¹ Conjunto do tronco cerebral,
Seios venosos da dura-máter
2ª SÉRIE CARMO 2004 Professora: Gisella Monerat
É entre a 5ª e 9ª semana de gravidez que ocorre a maioria das alterações importantes na face em desenvolvimento. Os arcos faríngeos (branquiais), originários.
Aparelho Faríngeo. Estruturas embrionárias que contribuem na formação da cabeça e pescoço Da 4ª à 7ª semana de vida intra uterina.
Seios venosos da dura-máter
ANATOMIA TOPOGRÁFICA APLICADA À FISIOTERAPIA
AULAS 3 e 4: PLANOS SUPERFICIAIS E PROFUNDOS DA CABEÇA
ANATOMIA TOPOGRÁFICA APLICADA À FISIOTERAPIA
Transcrição da apresentação:

2ª Parte

Músculo Estriado Esquelético: Classificação – Quanto à Função Muscular Agonistas: representa o principal músculo envolvido com um movimento. Ex: músculos anteriores do braço – produzindo a Flexão do Antebraço. Antagonistas: músculo que se opõe ao trabalho do agonista, com objetivo de regular a rapidez ou potência de ação desse músculo. Ex: Mm. Posteriores do Braço, durante a Flexão do Antebraço produzida pelos Mm. Anteriores do Braço. Sinergistas: sua ação elimina um movimento indesejável executado pelo agonista. Ex: Mm. Extensores do Carpo impedindo a flexão do pulso pelos Mm flexores dos dedos quando da flexão das falanges. Fixadores: atuam secundariamente durante o movimento de um agonista para determinar o equilíbrio do corpo. Ex: Mm. do Dorso agindo sobre a coluna, quando o indivíduo abaixa-se para apanhar algo no chão.

Músculo Estriado Esquelético: Classificação - Quanto à Situação Os músculos estriados esqueléticos podem ser separados quanto à situação, levando-se em consideração a disposição deles em relação à fáscia muscular de revestimento. Superficiais: são músculos que encontram-se localizados acima da fáscia muscular de revestimento em contato íntimo com face profunda da pele onde se fixam por um dos Tendões. Profundos: Estão situados abaixo da fáscia muscular de revestimento e não possuem fixação na pela. (PUTZ; PABST, 2000.)

PRINCIPAIS GRUPOS MUSCULARES

 Epicrânio Estica e traciona para trás o couro cabeludo e a pele das têmporas, eleva as sobrancelhas, enruga a fronte e amplia os olhos (espressão de medo e horror).  Prócero Corruga a pele da fronte e aproxima sobrancelhas. Corruga a pele da fronte e aproxima sobrancelhas.  Corrugador do supercílio Corruga a pele da fronte e eleva as sobrancelhas.  Orbicular do olho Fecha as pálpebras. Fecha as pálpebras.  Zigomático maior Sorriso (movimentando os lábios e a asa do nariz).  Zigomático menor Sorriso (movimentando os lábios e a asa do nariz).  Risório Sorrir sem mostrar os dentes.  Orbicular da boca Fecha os lábios.  Platisma Abaixa a mandíbula e estende a pele da parte inferior da face e a do pescoço. MÚSCULOS DA EXPRESSÃO FACIAL

EXPRESSÃO FACIAL Bucinador Maxila e mandíbula Orbicular boca abaixa mandíbula e lábio inferiorComprime a bochecha Bucinador Maxila e mandíbula Orbicular boca abaixa mandíbula e lábio inferiorComprime a bochecha Platisma Fáscia do pescoço e tórax e inserção na Mandíbula Platisma Fáscia do pescoço e tórax e inserção na Mandíbula Mentual nasce na Mandíbula e no Orbicular boca (Protrai e lábio inferior) Mentual nasce na Mandíbula e no Orbicular boca (Protrai e lábio inferior) Abaixador lábio inferior nasce na Mandíbula e Orbicular boca (Abaixa lábio inferior) Abaixador lábio inferior nasce na Mandíbula e Orbicular boca (Abaixa lábio inferior) Abaixador ângulo boca e Mandíbula nasce no Orbicular boca, abaixa o canto boca Abaixador ângulo boca e Mandíbula nasce no Orbicular boca, abaixa o canto boca Risório Fáscia da bochecha e Orbicular boca puxa o angulo boca lateralmente. Risório Fáscia da bochecha e Orbicular boca puxa o angulo boca lateralmente. Zigomático maior Zigomático menor nasce no músculo Orbicular boca e insere no osso zigomático (Levanta canto boca) Zigomático maior Zigomático menor nasce no músculo Orbicular boca e insere no osso zigomático (Levanta canto boca) Levantador do lábio superior e asa do nariz, Levanta e lábio e asa do nariz Levantador do lábio superior e asa do nariz, Levanta e lábio e asa do nariz Orbicular da boca nasce na Fáscia dos lábios e Mucosa dos lábios ( Fecha e enruga lábios) Orbicular da boca nasce na Fáscia dos lábios e Mucosa dos lábios ( Fecha e enruga lábios) Nasal nasce na Maxila cartilagem nasal Aponeurose nariz (Alarga e fecha as narinas). Nasal nasce na Maxila cartilagem nasal Aponeurose nariz (Alarga e fecha as narinas). Orbicular das pálpebras: nasce na órbita (Fecha a rima do olho) Orbicular das pálpebras: nasce na órbita (Fecha a rima do olho) Epicrânio Aponeurose do frontal e occipital Pele e sobrancelha (enruga a testa e couro cabeludo Epicrânio Aponeurose do frontal e occipital Pele e sobrancelha (enruga a testa e couro cabeludo

MÚSCULOS DA FACE

Epicrânio O Epicrânio é uma vasta lâmina musculotendinosa que reveste o vértice e as faces laterais do crânio, desde o osso occipital até a sobrancelha. É formado pelo ventre occipital e pelo ventre frontal e estes são reunidos por uma extensa aponeurose intermediária: a gálea aponeurótica. * Ventre Occipital Origem: 2/3 laterais da linha nucal superior do osso occipital e processo mastóide Inserção: Gálea aponeurótica Inervação: Ramo auricular posterior do nervo facial Ação: Trabalhando com o ventre frontal traciona para trás o couro cabeludo, elevando as sobrancelhas e enrugando a fronte * Ventre Frontal Origem: Não possui inserções ósseas. Suas fibras são contínuas com as do prócero, corrugador e orbicular do olho Inserção: Gálea aponeurótica Inervação: Ramos temporais Ação: Trabalhando com o ventre occipital traciona para trás o couro cabeludo, elevando as sobrancelhas e enrugando a fronte. Agindo isoladamente, eleva as sobrancelhas de um ou de ambos os lados MÚSCULOS DO CRÂNIO

Prócero Origem: Fáscia que reveste a parte mais inferior do osso nasal e a parte superior da cartilagem nasal lateral. Inserção: Pele da parte mais inferior da fronte entre as duas sobrancelhas. Inervação: Ramos bucais do nervo facial. Ação: Traciona para baixo o ângulo medial da sobrancelha e origina as rugas transversais sobre a raiz do nariz

Corrugador do supercílio Origem: Extremidade medial do arco superciliar Inserção: Superfície profunda da pele Inervação: Ramos temporal e zigomáticas do nervo facial Ação: Traciona a sobrancelha para baixo e medialmente, produzindo rugas verticais na fronte. Músculos da expressão da carranca e do sofrimento.

Orbicular do olho Este músculo contorna toda a circunferência da órbita. Divide-se em três porções: palpebral, orbital e lacrimal Lacrimal – Quando pisca o olho; Palpebral – Quando fecha os olhos suavemente; Orbital – quando fecha os olhos com força. Origem: Parte nasal do osso frontal (porção orbital), processo frontal da maxila, crista lacrimal posterior (porção lacrimal) e da superfície anterior e bordas do ligamento palpebral medial (porção palpebral) Inserção: Circunda a órbita, como um esfíncter Inervação:Ramos temporal e zigomáticas do nervo facial Ação: Fechamento ativo das pálpebras

Zigomático maior Origem: Superfície malar do osso zigomático Inserção: Ângulo da boca Inervação: Ramos bucais do nervo facial Ação: Traciona o ângulo da boca para trás e para cima (sorriso largo)

Zigomático menor Origem: Superfície malar do osso zigomático. Inserção: Lábio superior (entre o levantador do lábio superior e o zigomático maior. Inervação: Ramos bucais do nervo facial. Ação: Auxilia na elevação do lábio superior e acentua o sulco nasolabial (sorriso tímido).

Risório Origem: Fáscia do masseter Inserção: Pele no ângulo da boca Inervação: Ramos mandibular e bucal do nervo facial Ação: Retrai o ângulo da boca lateralmente (riso forçado)

Orbicular da Boca Origem: Parte marginal e parte labial Inserção: Rima da boca Inervação: Ramos bucais do nervo facial Ação: Fechamento direto dos lábios

Músculo platisma Inserção Superior: Camada profunda da derme da região mentoniana, borda inferior do corpo da mandíbula, comissura labial e linha oblíqua externa da mandíbula. Inserção Inferior: Camada profunda da derme da região subclavicular e acromial. Inervação: Nervo Facial (7º par craniano). Ação: Fixo Superior - Eleva a pele do tronco superior e forma rugas transversais do pescoço; Fixo Inferior - Baixa a pele da região mandibular; Observações: Músculo da agressividade da birra e do espanto; Único músculo mímico do pescoço. MÚSCULOS DA EXPRESSÃO FACIAL

MÚSCULOS MASTIGADORES 1 - Temporal 1 - Temporal 2 - Masseter 2 - Masseter 3 - Pterigóideo Medial 3 - Pterigóideo Medial 4 - Pterigóideo Lateral 4 - Pterigóideo Lateral