CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Programa Fundamental – Tomo I - 26/5/2014 CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Estudo Sistematizado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Deus Módulo III Objetivo Geral
Advertisements

DEUS Você acredita em DEUS?.
RETROSPECTIVA Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo: contexto histórico; conceito; tríplice aspecto; Módulo II – A Codificação Espírita: Hydesville.
Módulo III - DEUS Objetivo Geral
Federação Espírita Brasileira
Deus Módulo III Objetivo Geral
DEUS.
Marta/2007.    (Emmanuel: Emmanuel,cap. 15) Allan Kardec:A Gênese, I/1.
Módulo VII: Pluralidade dos mundos habitados Objetivo Geral:
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Módulo III – Roteiro 3 Atributos da Divindade e Providência Divina
Módulo III – Roteiro 4 Atributos de Deus A Providência Divina
Aula de hoje: Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida.
Deus e a Criação do Universo
L.E- 55 – TODOS OS GLOBOS QUE CIRCULAM NO ESPAÇO SÃO HABITADOS? - “Sim, e o homem terreno está bem longe de ser, como acredita, o primeiro em inteligência,
CENTRO ESPÍRITA VINHAS DO SENHOR Grupo de Estudos “Caminhando com o Espiritismo” DEUS: inteligência suprema e a causa primeira de todas as coisas 3º. caminhar.
“As crianças são às vezes tentadas a zangar-se quando lhes são feitas restrições; mas, mais tarde na vida, elas bendirão os pais pelo fiel cuidado e.
Centro Espírita Allan Kardec ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita) aula do dia 12/05/2014 RETROSPECTIVA Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo:
Módulo VII Roteiro 5 Diferentes categorias de mundos habitados
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC ESDE (ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA) AULA DO DIA 15 DE SETEMBRO DE 2014 MÓDULO VI - REENCARNAÇÃO Roteiro 1: Fundamentos.
E SPIRITISMO OU D OUTRINA E SPÍRITA : CONCEITO E OBJETO Tomo: 1 Módulo: 1 Roteiro: 2 1.
Estudo Mensal de Março de 2010
Deus e o sofrimento humano Lição 04 O livro de Jó.
ROTEIRO DEUS AS LEIS DE DEUS COMPREENSÃO ESPÍRITA DE DEUS
O LIVRO DOS ESPÍRITOS 1ª PARTE DAS CAUSAS PRIMÁRIAS.
BASES DA DOUTRINA ESPÍRITA.
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Programa Fundamental – Tomo I
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC ESDE (ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA) AULA DO DIA 13 DE OUTUBRO DE 2014 MÓDULO VII – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
O LIVRO DOS ESPÍRITOS DAS CAUSAS PRIMÁRIAS DA CRIAÇÃO 1ª P Cap. III
SINAIS DE UM CORPO DESATIVADO!
O LIVRO DOS ESPÍRITOS DAS CAUSAS PRIMÁRIAS
Tomo: 2 - Módulo:XIV Roteiro: 3
O LIVRO DOS ESPÍRITOS TRADUÇÃO DE GUILLON RIBEIRO.
Tomo: 1 - Módulo: III Roteiro: 2
Caridade e amor ao próximo
Tomo: 2 - Módulo:XIV Roteiro: 1
Tomo: 1 - Módulo:VII Roteiro: 2
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto
Tomo: 2 - Módulo:XI Roteiro: 1
Tomo: 1 - Módulo:IX Roteiro: 3
Tomo: 1 Módulo: III Roteiro: 1
Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 4
Tomo: 2 - Módulo:XVII Roteiro: 3
Justiça e direitos naturais
Tomo: 1 - Módulo:VIII Roteiro: 1
Tomo: 1 - Módulo: III Roteiro: 2
Tomo: 1 - Módulo:VII Roteiro: 1
Tomo: 1 - Módulo:VIII Roteiro: 1
Tomo: 1 Módulo: III Roteiro: 1
Tomo: 2 - Módulo:XVII Roteiro: 3
Penas e gozos terrestres
Caridade e amor ao próximo
Elementos constitutivos do Universo
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Atributos da divindade
Tomo: 2 - Módulo:X Roteiro: 4
Atributos da divindade
Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 4
Federação Espírita Brasileira Módulo XIV: Lei de Igualdade
Programa Fundamental – Tomo I Módulo II – A Codificação Espírita
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
MÓDULO VII PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS
A MISERICÓDIA DIVINA e O SUICÍDIO Sandra Teixeira,28/10/15.
O Espiritismo.  DEUS, INTELIGÊNCIA SUPREMA, CAUSA PRIMEIRA DE TODAS AS COISAS JESUS, O GUIA E MODELO KARDEC, A BASE FUNDAMENTAL.
PROGRAMA FUNDAMENTAL Módulo X: Lei de liberdade CEDECK Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.
Federação Espírita Brasileira Módulo XVIII: Esperanças e Consolações
Preexistência de Cristo
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
Transcrição da apresentação:

CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Programa Fundamental – Tomo I - 26/5/2014 CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Programa Fundamental – Tomo I - 26/5/2014 Módulo III – Roteiro 2 - DEUS Apresentar Deus como a inteligência suprema e a causa primeira de todas as coisas. Objetivo Geral

Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus? “Num axioma que aplicais às vossas ciências: não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão responderá.” LE: Questão 4 Resposta dos Espíritos

O Universo existe logo tem uma causa.

Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus? Para crer em Deus basta se lance o olhar sobre as obras da Criação. O Universo existe, logo tem uma causa. Duvidar da existência de Deus é negar que todo efeito tem uma causa e avançar que o nada pôde fazer alguma coisa. LE: Questão 4 Comentário de Kardec

Via-Láctea... nossa galáxia

Sistema solar

Poder-se-ia encontrar nas propriedades íntimas da matéria a causa primeira da formação das coisas? “Mas, então, qual seria a causa dessas propriedades? É preciso sempre uma causa primeira” LE: Questão 7 Resposta dos Espíritos

Onde se vê, na causa primeira, uma inteligência suprema e superior a todas as inteligências? “Tendes um provérbio que diz: Pela obra se conhece o autor. Pois bem! Vede a obra e procurai o autor. É o orgulho que gera a incredulidade. O homem orgulhoso nada admite acima de si e é por isso que se julga um espírito forte. Pobre ser, que um sopro de Deus pode abater!” LE: Questão 9 Resposta dos Espíritos

A crença instintiva na existência de um poder sobre-humano, que levou todos os povos, em todos os tempos, a adorar um poder supremo é uma prova da existência de Deus. Provas da existência de Deus 1) Sentimento instintivo da crença em Deus. KARDEC, Allan. A gênese. Cap. 2, item 7, p. 35.

Todo efeito inteligente deriva de uma causa também inteligente. Atribuir a formação primária ao acaso é insensatez, pois que o acaso é cego. Um acaso inteligente já não seria acaso. Provas da existência de Deus 2) A Lei de Causa e Efeito.

A insuperável inteligência da estrutura total da natureza, em seus mínimos detalhes, revela a existência de um poder inteligente. Pela Obra se deduz a inteligência do Autor. Provas da existência de Deus 3) A obra harmônica do Universo e seus sistemas.

Jesus: “Deus é nosso Pai”. Os Espíritos Superiores: “Deus é a inteligência suprema, causa primária [primeira] de todas as coisas.” Provas da existência de Deus 4) As revelações por mensageiros divinos.

Deus à Luz da Doutrina Espírita...  Ao conceituar Deus como “A inteligência suprema, causa primária [primeira] de todas as coisas”, Ele deixa de ser visto como um deus antropomórfico, parcial e vingador, apresentado pelas religiões de um modo geral. KARDEC, Allan. O livro do espíritos. Questão 1, p.

 A existência de Deus é, pois, uma realidade comprovada não só pela revelação, como pela evidência material dos fatos [...] (GE:II-7). Conclusões KARDEC, Allan. A gênese. Cap. 2, itens 6-7, p  [...] Deus não se mostra, mas se revela pelas suas obras. (GE:II-6)