Sistema Locomotor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TECIDO CARTILAGINOSO E ÓSSEO
Advertisements

Disciplina Educação Física
Locomoção: ossos e músculos
ELEMENTOS DE ANATOMIA HUMANA
AULA RESUMO EM POWER POINT
ANATOMIA DA CABEÇA.
ANEXOS EMBRIONÁRIOS Vera Andrade, 2016.
Somos feitos de quê? ciências 8º anO
Sistema circulatório Carlos Fonseca Nº5 C.E.F. A circulação fechada Nos homens, assim como nos outros vertebrados, a circulação é do tipo fechada, isto.
Os ossos do Corpo Humano E.E.Ernesto Solon Borges Prof. Afonso Prof. Ste: José Alberto Ciências 8ºEF Aluno: Cláudio.
Tecido Ósseo Serviço de Medicina Nuclear e Imagem Molecular Hospital Universitário Antônio Pedro Universidade Federal Fluminense.
Sistema Cardiovascular !. O sistema circulatório ou cardiovascular é responsável pelo transporte de substâncias como, por exemplo, gases, nutrientes,
Sistema Muscular.
Sistema circulatório.
Sistema Cardiovascular
Avaliação do Sistema Musculoesquelético
Sistema Esquelético.
SISTEMA TEGUMENTAR Profa. Thâmara Alves.
Sistema Muscular.
PROFESSORA : ANA CAROLINA
Sistema esquelético e muscular
Tecido Epitelial. Tecido Epitelial Microvilosidades Aumentam a superfície de contato com as substâncias Tecido Epitelial Microvilosidades Aumentam.
SEMIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR DE CÃES E GATOS
Conteúdo Pág. 94 à 103. Conteúdo Pág. 94 à 103.
Tecido nervoso.
HISTOLOGIA Página 111.
ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO - CÉLULAS
Fisiopatologia dos Sistemas
Sistema esquelético.
Sistema Muscular.
INTRODUÇÃO À ANATOMIA HUMANA Prof. Marco Aurélio S. Bonvino
Tecido Epitelial e Conjuntivo
Tecidos Muscular e Nervoso
Sistema eSQUELÉTICO Aula 11. Sistema Urinário
Laboratório Morfofuncional – FEMA
Sistema esquelético Profª. Ms. FABIANA RIBEIRO DA MATA.
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA
ASPECTOS MORFOLÓGICOS DA MUSCULATURA DOS PEIXES
Histologia Humana.
SISTEMA NERVOSO REVISÃO DA ANATOMIA E FISIOLOGIA
Tecidos epitelial, muscular e nervoso - Exemplos e características
Músculos Características do Tecido Muscular:
Músculos Características do Tecido Muscular:
SISTEMA MUSCULAR.
Organização da postura e do movimento
TECIDOS Histologia é a ciência que estuda os tecidos do corpo humano.
ANATOMIA HUMANA ADRIANA LOURENÇÃO
QUIZ DE CIÊNCIAS.
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
Características gerais dos seres vivos
Professora: Luciana Ramalho 2018
TECIDO ÓSSEO SIMULADO DE HISTOLOGIA
1ª semana desenvolvimento embriológico
Tecido Muscular.
Sangue Vera Andrade, 2017.
SISTEMA LOCOMOTOR OSSO-MÚSCULO-NEURÔNIO
Ossos.
Tecido Adiposo Unilocular (Adulto) Multilocular (Fetal)
SISTEMA NERVOSO.
TECIDO CONJUNTIVO Classificação Denso Frouxo Modelado Não-modelado
Prof.ª: Esp. Leidiane Campos Barcelos
Introdução à Anatomia do Aparelho Locomotor II
Estudo dos tecidos.
Histologia Animal Definição: estudo dos tecidos (conjunto de células diferenciadas e adaptadas à uma determinada função) em animais. Tipos básicos de Tecidos.
1. É função do tecido epitelial:
Revisão para o teste de Ciências
E eu sou Hugo! Vamos começar falando sobre o sistema respiratório.
Histologia do Aparelho Músculo-Esquelético
Introdução à Anatomia do Aparelho Locomotor
REVISÃO Anatomia Humana Sistêmica RFM 0012
Transcrição da apresentação:

Sistema Locomotor

Anatomia do Aparelho Locomotor SISTEMA ESQUELÉTICO SISTEMA ARTICULAR SISTEMA MUSCULAR PASSIVO UNIÃO ATIVO

CABEÇA ESQUELETO APENDICULAR ESQUELETO APENDICULAR PESCOÇO TRONCO MEMBROS INFERIORES MEMBROS SUPERIORES ESQUELETO AXIAL

Sistema Esquelético Dividido em duas porções Esqueleto Axial ou Mediano OSSOS DO CRÂNIO (frontal, parietais, occipital, temporais, nasais, zigomáticos, esfenóide) OSSOS DO PESCOÇO (vértebras cervicais) OSSOS DO TRONCO (esterno, costelas, vértebras torácicas e lombares)

SISTEMA ESQUELÉTICO Funções: Arcabouço de sustentação Movimento Proteção de órgãos vitais (encéfalo) Armazenamento de íons (cálcio, fósforo) Hematopoiese

OSSOS LONGOS

OSSOS LAMINARES

OSSOS LAMINARES

OSSOS CURTOS

OSSOS IRREGULARES

OSSOS PNEUMÁTICOS

OSSOS SESAMÓIDES Patela

Constituição Histológica 1- CÉLULAS + 2- MATRIZ – INORGÂNICA E ORGÂNICA (Fibras de colágeno tipo I + SFA)

1. CÉLULAS Osteoblastos: sintetizam a parte orgânica da célula. Ao m.o. só visualizam-se os núcleos. Ao m.e. as organelas mais desenvolvidas são o REG e o Golgi (síntese proteica de colágeno I e SFA) Osteócitos: encontram-se no interior da na matriz óssea, nas lacunas das quais partem canalículos. Cada lacuna contém 1 osteócito Osteoclastos: reabsorvem o tec. ósseo. São células grandes irregulares e multinucleadas (de 6 a 50 núcleos). É um conjunto de macrófagos. Os osteoblastos localizam-se em depressões do tec. ósseo – Lacunas de Howship.

Osso Imaturo

Osso longo imaturo Matriz óssea

Osteoclastos

Osso longo maduro

PERIÓSTEO E ENDÓSTEO Revestem as superfícies externas e internas dos ossos: Periósteo – tecido conjuntivo denso Endósteo – tecido conjuntivo frouxo – reveste o osso esponjoso, o canal medular, os canais de Havers e Volkmann

VARIEDADES DE TECIDO ÓSSEO HISTOLOGICAMENTE Tecido ósseo primário (ou imaturo), no adulto é raro só existe nas suturas cranianas e alvéolos dentários; Tecido ósseo secundário (ou maduro), é encontrado no adulto. Possui fibras colágenas organizadas em lamelas (camadas concêntricas) ao redor de canais de vasos (sistemas de Havers).

Osso Longo e Sistema de Havers

Ossificação

Ossificação O processo de formação dos ossos é chamado de ossificação Existem 2 processos de ossificação: Ossificação intramembranosa – formada a partir de uma membrana conjuntiva Ossificação endocondral – formada a partir de um modelo de cartilagem hialina que é substituída por tecido ósseo.

Ossificação Intramembranosa Ocorre nos ossos do crânio; Inicia-se na fase fetal quando a calota craniana possui uma camada membranosa (mesênquima); Células mesenquimais Osteoblastos (matriz) Osteócitos

Ossificação Intramembranosa Mesênquima Osteblastos Osteócitos Matriz (osteóide) Tecido ósseo primário Fibra colágena

Ossificação Intramembranosa

Ossificação Endocondral É formada a partir de um modelo cartilaginoso existente que lembra o formato do futuro osso; Ocorre em ossos longos;

Ossificação Endocondral 1– Os condrócitos se hipertrofiam e morrem na diáfise iniciando a calcificação; 2 – No local forma-se uma cavidade (morte dos condrócitos) e os vasos do periósteo começam a invadir este local (trazem células indiferenciadas); 3 – Aparece um anel de tecido ósseo no centro da futura diáfise; 4 – A cavidade irá originar a medula óssea.

Ossificação Endocondral 5 - Este processo evolui e forma-se uma tecido cartilaginoso entre a diáfise e a epífise, o Disco Epifisário ou cartilagem de conjugação. É a partir desse disco que o osso cresce.

Ossificação e disco epifisário Detalhe mostrando a epífise óssea e a região do disco epifisário

Disco epifisário Zona de cartilagem em repouso Zona de cartilagem seriada Zona de cartilagem hipertrófica Zona de cartilagem calcificada Zona de ossificação

Remodelação óssea Formação de um coágulo de sangue – proliferação do periósteo Formação de cartilagem a partir do tecido conjuntivo (periósteo e do sangue) Formação do calo fibrocartilaginoso Ossificação da cartilagem – Formação do calo ósseo. Fratura reparada

NUTRIÇÃO - O suprimento sangüíneo é abundante. - O periósteo é uma membrana conjuntiva que reveste externamente os ossos, com exceção das superfícies articulares. - Suas artérias penetram no osso irrigando-o e distribuindo-se pela medula óssea.

CRESCIMENTO ÓSSEO - Crescimento em comprimento é função da cartilagem epifisial!! - Crescimento em espessura é função do periósteo!!

ANATOMIA RADIOLÓGICA

ANATOMIA RADIOLÓGICA

ANATOMIA RADIOLÓGICA

ANATOMIA RADIOLÓGICA

ANATOMIA RADIOLÓGICA

ANATOMIA RADIOLÓGICA

ANATOMIA RADIOLÓGICA

ANATOMIA RADIOLÓGICA

ANATOMIA RADIOLÓGICA

ANATOMIA RADIOLÓGICA

ANATOMIA RADIOLÓGICA

FRATURA DO COLO DO FÊMUR

O SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO Propriedades dos músculos: Elasticidade ------------------- Distensão Contratilidade ----------------- Contração (Isotônica, Isométrica e Isocinética) Tonicidade -------------------- Tônus “Os músculos são os motores que permitem as alavancas do esqueleto moverem-se ou mudar de posição”.

TIPOS DE MÚSCULOS Tecido Muscular Estriados ou Esquelético - Responsáveis pelos movimentos voluntários; Tecido Muscular Liso ou Visceral - Pertence à vida de nutrição (digestão, excreção, etc); involuntários; Músculo Cardíaco ou Miocárdio - Vermelho e estriado, porém, involuntário.

ESTRUTURA DO SISTEMA MÚSCULO ESQUELÉTICO I - FUNÇÕES DO MÚSCULO ESTRIADO OU ESQUELÉTICO Movimento e a manutenção da postura; Produção de calor; Proteção e a alteração da pressão para auxiliar a circulação; Absorventes de choques para proteger o corpo.

II - MICROESTRURA DOS MÚSCULOS ESQUELÉTICOS O tecido muscular não é constituído apenas por FIBRAS MUSCULARES. Há também o TECIDO CONJUNTIVO que as envolve e se prolongam, formando os TENDÕES ou APONEUROSES que fixam o músculo a um osso.

“O SARCÔMERO É A UNIDADE CONTRÁTIL BÁSICA DO MÚSCULO”.

CONSTITUIÇÃO HISTOLÓGICA DA FIBRA MUSCULAR

MECÂNICA DE CONTRAÇÃO “A ação responsável pela contração do músculo ocorre dentro do sarcômero, com as pontes cruzadas dos filamentos de miosina, puxam, soltam e reconectam-se aos locais específicos no filamento de actina”.

SISTEMA NERVOSO E CONTROLE DA ATIVIDADE MUSCULAR UNIDADE MOTORA = UNIDADE BÁSICA NEUROMUSCULAR 250 milhões de fibras musculares para 420 mil nervos motores. OLHO = 1 motoneurônio enerva 10 fibras musculares QUADRÍCEPS = 1 motoneurônio enerva 150 fibras musculares

EXERCÍCIOS