Conto psicológico No conto psicológico, é comum as reflexões e os dilemas serem provocados por fatos triviais, corriqueiros, aparentemente sem importância.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS
Advertisements

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM II Professora: Luciana Campos Aula 4 –
Contexto histórico - “A modernidade”
Parnasianismo Principais Aspectos.
COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO Prof. Filipe Carota.
Correntes atuais em Psicologia. Comportamentalismo  Também conhecido como Behaviorismo  Surgiu por volta de 1900  Principais autores: Watson, Skinner.
Texto narrativo É um relato de um acontecimento ou uma série de acontecimentos, reais ou imaginários; Exemplos de textos narrativos: conto, novela, romance,
Apresentação de relatórios técnico científicos
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades;
Fonte: Degraus Iniciáticos Fonte:
CRÔNICA A CRÔNICA É UM GÊNERO DISCURSIVO QUE TEM COMO MATÉRIA-PRIMA A REALIDADE, O COTIDIANO, MAS NÃO É MERA REPRODUÇÃO DO REAL. O CRONISTA SE INSPIRA.
Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática
TIPOLOGIA TEXTUAL - A NARRAÇÃO
A narrativa fantástica
Outros recursos da linguagem Barroca
Quem foi? Shakespeare é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de.
NATURALISMO.
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO
Estilo Modernismo Arquitetura e Urbanismo Turma: 1b Professor Glaucos 02 de outubro de 2017 Henrique rgm: Hugo Nogueira rgm: Sthefanie Aparecida.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Ciências da Natureza e suas
Algumas notas sobre escrita e autoria
Pulsão e Destino das Pulsões
Ciência, Tecnologia e Análise do Comportamento
Algumas notas sobre escrita e autoria
Escolha o fundo e a cor das letras
Psicanálise.
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ ALVES RIBEIRO
Colégio Maria Imaculada
COLOQUE O TÍTULO AQUI COLOQUE O TÍTULO AQUI COLOQUE O TÍTULO
Ensino e aprendizagem de História para Ensino Fundamental II
Linha do Tempo 1960-Fundação Getulio Vargas produziu material avaliativo para o Ensino Médio em todas as áreas Criada a Prova Brasil.
Novela brasileira O que é?.
O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.
HOMEM CULTURA E SOCIEDADE
CONTO E CRÔNICA.
Trabalho apresentado a disciplina de literatura sob orientação das professoras Marilza Nunes A.Nascimento e Maria Aparecida Crivelli.
Literatura em Quadrinhos Ler brincando. Informações: O grupo: Bianca Costa Claudia Guiomar F. Teixeira Sara Texto de: Patrícia Kátia da Costa Pina Capítulo.
O MÉTODO científico NAS CIÊNCIAS HUMANAS
Texto narrativo.
Século XIX.
Século XIX.
FIGURAS GEOMÉTRICAS (06) Irene Alvina
O HOMEM O ser humano é um ser social.
Escolha o fundo e a cor das letras
História 6º ano.  Você já ouviu e contou muitas histórias. Nossas vidas formam uma história. A sua história faz parte da história de sua família, de.
Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social Módulo 06 – Aula 02
Propõe uma análise sobre “quem ele é” e “quem ele gostaria de ser” no futuro; uma reflexão sobre seus sonhos e planos.
Qualidade Total ISO ISO Introdução e histórico da norma ISO 9000 Edições das normas ISO Interpretação dos requisitos da ISO 9001 Ações necessárias para.
Recebeu influências para ser o que é hoje, de:
CORREÇÃO DE EXERCÍCIOS
A descoberta do inconsciente
9.º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II ( A,B,D)
MAX WEBER
Profª Jhéssica N. R de Araújo
APRENDA A CHAMAR A POLÍCIA – Luís F. Veríssimo
9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II ( A,B,D)
Conteúdo Gênero textual
APRENDA A CHAMAR A POLÍCIA – Luís F. Veríssimo
Max Weber  .
Literatura: usos e deinições
TRABALHO DE PORTUGUÊS TRABALHO DE PORTUGUÊS. CLARICE LISPECTOR.
Escolha o fundo e a cor das letras
Século XIX.
Século XIX.
Ciclo Narrativo Estudo.
Quem foi? Shakespeare é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de.
Características e contexto histórico. CONTEXTO HISTÓRICO  Como escola literária, as bases do sentimentalismo romântico e do escapismo pelo suicídio foram.
Realismo - Naturalismo Algumas Questões. Realismo-Naturalismo São escolas literárias com uma proposta bastante clara de observar e retratar de forma objetiva.
Transcrição da apresentação:

Conto psicológico No conto psicológico, é comum as reflexões e os dilemas serem provocados por fatos triviais, corriqueiros, aparentemente sem importância.

Tempo O tempo cronológico organiza-se de acordo com a sucessão dos acontecimentos. Ele é o mesmo para todos e pode ser objetivamente medido em segundos, minutos, horas, dias, meses, anos. Nos textos, ele é predominantemente no relato de ações. O tempo interior ou psicológico flui de acordo com o estado de espírito da personagem e possibilita que passado, presente e futuro se entrelacem livremente. Nos textos, ele é predominantemente no relato de lembranças, reflexões e sentimentos. Enquanto o tempo cronológico é representado linearmente, o tempo psicológico é representado dinamicamente.

presente futuro passado

Mesmo em um conto predominantemente psicológico, pode ser importante marcar com precisão algumas referências do tempo cronológico. Elas contribuem para a coerência do texto e para a sua compreensão pelo leitor. Ex.: “[...] deixavam-me ficar até umas 11 horas da noite `porta do pé de escada do sobrado onde marávamos, olhando ávida os outros se divertirem.” “Nesses três dias, ainda, minha irmã acedia ao meu sonho intenso de ser uma moça[...]e pintava minha boca de batom bem forte, passando também ruge nas minhas faces.”

Nos contos psicológicos, o foco não são as sequências de ação nem a descrição de espaços externos, e sim a investigação do mundo interior das personagens, em uma tentativa de mostrar os impulsos e anseios comuns a todos os seres humanos. Essa valorização, na literatura, dos aspectos mentais e emocionais surgiu no início do século XX e está relacionada a fatos históricos e a movimentos intelectuais ocorridos na época, entre eles o surgimento da psicanálise, método terapêutico criado por Sigmund Freud (1856-1939)

Curiosidade- Revolução literária A ficção de Clarice Lispector causou grande impacto no meio literário brasileiro. Apesar de única, mostra sintonia com as técnicas experimentais por outros escritores que revolucionaram a literatura na primeira metade do século XX, como o francês Marcel Proust (1871-1922), o irlandês James Joyce (1882-1941) e a inglesa Virginia Woolf(1882-1941). Professora Cíntia Aparecida