A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estilo Modernismo Arquitetura e Urbanismo Turma: 1b Professor Glaucos 02 de outubro de 2017 Henrique rgm: Hugo Nogueira rgm: Sthefanie Aparecida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estilo Modernismo Arquitetura e Urbanismo Turma: 1b Professor Glaucos 02 de outubro de 2017 Henrique rgm: Hugo Nogueira rgm: Sthefanie Aparecida."— Transcrição da apresentação:

1 Estilo Modernismo Arquitetura e Urbanismo Turma: 1b Professor Glaucos 02 de outubro de 2017 Henrique rgm: Hugo Nogueira rgm: 17823421 Sthefanie Aparecida rgm::18548946

2 O modernismo: Produto das transformações sofridas pelo Brasil nas duas primeiras décadas do século 20, o período modernista brasileiro começou com a Semana de Arte Moderna de 1922. Ele evolui em três gerações, marcadas pela busca de inovações capazes de amadurecer a literatura nacional. As agitações da primeira década do século XX se tornaram mais evidente nos anos 1920 quando a "República do café com leite" passou a dar sinais de desgaste. O contexto da crise da república no Brasil se deu no período dos "anos loucos", bastante ricos do ponto de vista cultural. Era o período pós-guerra, e o continente europeu comemorava o fim do conflito e experimentava a efervescência intelectual. A arte moderna nasceu dessas várias tendências, e se espalhou pelo mundo inteiro com o Futurismo, o Expressionismo e o Cubismo. Nesse cenário de inquietações e questionamentos se organiza a Semana da Arte Moderna: movimento artístico, social e político, que aconteceu nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922. Este evento que revolucionou a cultura brasileira foi uma tentativa de jovens artistas, cansados da literatura inspirada nas escolas de belas artes francesas ao gosto burguês, mostrarem o que estavam fazendo de novo no país, visto que, essa inovação já acontecia na Europa. Enfim, inspirados por novas ideias, pretendiam romper com os velhos padrões estéticos que vigoraram no século XIX.

3

4 (1922-1930) seus expoentes máximos são Mário de Andrade (1893-1945) e Oswald de Andrade (1890-1954). Tida como iconoclasta, caracterizou-se pela negação do passado, pelo caráter destrutivo de suas propostas, pelo nacionalismo e pela valorização do cotidiano como matéria prima da Literatura. A redescoberta da realidade brasileira e do coloquialismo também marcam sua produção

5 Segunda geração (1930-1945) fase de consolidação do Modernismo no Brasil. Na poesia, autores como Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) e Cecília Meireles (1901-1964) apresentam preocupação acentuada com a análise do ser humano e suas angústias – reflexo da sociedade em crise, na qual é essencial indagar o sentido da existência.

6 Prosa o neorrealismo do romance regionalista apresenta a problematização da luta pela sobrevivência em uma sociedade dominada pela exploração e pelas intempéries. Esse tema aparece, por exemplo, nas obras de ficção de Graciliano Ramos (1892-1953), José Lins do Rego (1901-1957), Rachel de Queiroz (1910-2003) e Jorge Amado (1912- 2001).

7 Terceira geração (1945-1960) um de seus representantes é João Guimarães Rosa (1908-1967), criador de uma prosa universal, em que o sertão é palco para discussão de dramas humanos, narrados em linguagem poética e inventiva. Outro representante é a escritora Clarice Lispector (1920- 1977), que aparece com uma literatura introspectiva, marcada pela quebra da linearidade discursiva e pela epifania. Também se destaca João Cabral de Melo Neto (1920-1999), cuja obra caracteriza-se pelo rigor formal, pelo equilíbrio e pela busca da significação máxima da palavra.

8 CURIOSIDADES

9 Curiosidades Com o que ficar atento? As transformações significativas pelas quais passaram a sociedade brasileira – especialmente nas décadas de 60 e 70 – criaram o conceito de pós-Modernismo e fizeram emergir tendências literárias como o Concretismo, a Poesia Práxis. Além disso, observa-se que, ao revolucionar as artes, a literatura, a música e a arquitetura no Brasil, o Modernismo inspirou e possibilitou o surgimento de movimentos posteriores, como o Cinema Novo, o Tropicalismo e o Teatro de arena.

10 Com o que ficar atento? As transformações significativas pelas quais passaram a sociedade brasileira – especialmente nas décadas de 60 e 70 – criaram o conceito de pós-Modernismo e fizeram emergir tendências literárias como o Concretismo, a Poesia Práxis. Além disso, observa-se que, ao revolucionar as artes, a literatura, a música e a arquitetura no Brasil, o Modernismo inspirou e possibilitou o surgimento de movimentos posteriores, como o Cinema Novo, o Tropicalismo e o Teatro de arena.

11 Qual foi o primeiro momento modernista? 1° Momento modernista Com início em 1922 e término em 1930, esse período é profundamente marcado por uma conturbação e uma crítica aos ideais parnasianos, no qual os escritores buscam solidificar o movimento renovador e, ainda, repensar a história e a literatura brasileira. Nessa busca de uma definição literária, surgem manifestos e revistas que são: Klaxon – mensário de Arte Moderna. Manifesto Pau-Brasil – Por Oswald de Andrade – propõe uma literatura extremamente vinculada à realidade brasileira. Verde-Amarelismo – como uma resposta ao nacionalismo do Pau-Brasil – apresentava uma proposta um nacionalismo primitisvista e ufanista. Manifesto Regionalista – procura desenvolver o sentimento de unidade do Nordeste nos novos moldes modernistas. Revista de Antropofagia – uma nova etapa do nacionalismo Pau-Brasil em resposta ao Verde-Amarelismo.


Carregar ppt "Estilo Modernismo Arquitetura e Urbanismo Turma: 1b Professor Glaucos 02 de outubro de 2017 Henrique rgm: Hugo Nogueira rgm: Sthefanie Aparecida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google