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Século XIX
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Século XIX Contexto: Desenvolvimento tecnológico
Influência da rev. Industrial Perspectiva otimista Ex: positivismo – Caminhando para um estado mais desenvolvido através da ciência ; Hegel – Concepção dialética, a história tem um sentido (objetivo), é uma junção de teses e antíteses gerando sínteses que virarão, futuramente, outras teses. Críticas ao racionalismo exacerbado do iluminismo Ex: Romantismo – valoriza a arte, sentimento e não a razão ; Schopenhauer – A razão só faz sentido pois existem instâncias anteriores à ideia de razão, que foram ignoradas pelo homem.
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Século XIX Teorias: Evolucionismo (Darwin): Destrói a noção de ordem das espécies, espécies fazem mutações aleatórias que podem ser tanto positivas como negativas. Ambiente pode influenciar ou não essas mutações. Homem não é a espécie mais adaptada, não somos um ser pronto e acabado. Psicanálise (Freud) – Não existe somente uma ação pronta, existe um consciente e um subconsciente. Compara com um iceberg, a consciência é somente a ponta do iceberg. Ataques à centralidade e à noção de essência imutável do ser humano
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Século XIX Correntes: Romantismo
Idealismo: Não se pode falar de objetos, somente da ideia. Marxismo Positivismo Utilitarismo e pragmatismo: Ética e conhecimento, não tem verdade absoluta
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Georg W. F. Hegel Perspectiva histórica
História como desenvolvimento da razão (ou espírito “geist”) História com sentido
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Georg W. F. Hegel Razão como algo que se desenvolve em processo
(e não como estrutura dada e permanente) Consciência individual só é possibilitada pelo reconhecimento do outro e nas relações com a natureza. Na história é possível apontar diferentes estágios no desenvolvimento dessas relações e da consciência. Ex: Dialética do senhor e do escravo
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Georg W. F. Hegel Movimento dialético
Tese / Antítese / síntese (sucessivamente)
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Georg W. F. Hegel Momentos do espírito: Graus do espírito subjetivo
Indivíduo, sociedade, Deus Graus do espírito subjetivo Consciência, autoconsciência, Razão Graus do espírito objetivo (concretizações sociais): Direito, moralidade, eticidade Estado: Desenvolvimento mais completo (racional)
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Georg W. F. Hegel Ex: . Do “cada um por si” até a noção de igualdade e fraternidade . Das determinações hierárquicas que não reconhecem os direitos dos subordinados, dos sistemas escravocratas, das moralidades restritas a cada comunidade até os direitos universais . Das famílias, passando pelas tribos, Pólis, impérios, feudos até os Estados Nacionais . Da compreensão dos primeiros seres humanos até a nossa. Analogia com o crescimento de cada indivíduo, e comparação com outras espécies
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Georg W. F. Hegel A história culminaria no desenvolvimento da consciência do espírito absoluto, que seria justamente a obra de Hegel. A sua obra seria a revelação consciente de todo esse processo, com a autocompreensão do espírito absoluto. Sendo assim, seria o fim da história
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Século XIX Tem a ver com:
Futuro, desenvolvimento técnico, otimismo e pessimismo Romantismo: razão x sentimentos; crítica ao tecnicismo Movimento dialético em diversas situações Questão do reconhecimento do outro (ex: minorias, questão racial e de classes) Razão como processo (Hegel e Freud) – maioridade penal, educação
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