MOVIMENTO POPULACIONAIS EXTERNO Professor: Willson Carolina Aquino N:4 7anoA Luiza Straub 15.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MIGRAÇÕES.
Advertisements

MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
Geografia - Bandeiras. 1 - Será que consegues identificar o país a que pertence esta bandeira? a) Polónia b) Eslovénia c) Eslováquia d) República Checa.
União Europeia para os mais novos
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Migrações 2º EM – 2015 Jeferson. Migração Deslocamento populacional representativo que possui diversas causas. Problemas Políticos;  Curdos, Palestinos.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS: I) Introdução: a) Evolução histórica: b) Distinção com relação aos Estados c) OI versus ONGs: II) Personalidade jurídica:
BRASIL: OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTOS Luiz Fernando Furlan Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
A gênese geoeconômica do território brasileiro
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
A Imigração Nomes: Bruna Grasel e Bruna Moenke.. República Velha  Foi o período que foi de 1889 a 1930  Este período da História do Brasil é marcado.
Europa: aspectos humanos Aulas Apostila 4 3°EM 1.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Migração.  A migração é um elemento importante para o crescimento da população e da força de trabalho de uma área  A migração internacional e interna.
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
9º ANO – LICEU ALBERT SABIN - GEOGRAFIA POPULAÇÃO MUNDIAL.
GEOGRFIA. A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO A constituição do território brasileiro no período colonial A economia colonial e o uso do território.
CRESCIMENTO E ESTRUTURA.
MIGRAÇÕES CIC/2017 GEOGRAFIA.
População.
“A Olhar o Mundo” Comportamentos demográficos.
Os Últimos Anos do Estado Novo
A QUESTÃO DA TERRA NO BRASIL
O Antigo Regime em Portugal
A 1º Guerra Mundial.
BLOCOS ECONÔMICOS REGIONAIS
CAUSAS DA EMIGRAÇÃO PORTUGUESA
A presença portuguesa em África
GEOGRAFIA DOS TRANSPORTES
O que é região? Regionalização
Disciplina: Geografia
CONCEITOS, FLUXOS E DRAMAS
Mar Mediterrâneo, um cemitério de migrantes!
Revisão TSE 8 ano geografia
Ensino Fundamental, 8º Ano
MIGRAÇÕES.
A Urbanização Brasileira
O Apogeu da Europa.
AS MIGRAÇÕES A mobilidade é uma característica de todos os povos e em todos os tempos e é realizado para equilibrar demograficamente as regiões do mundo.
Distribuição e contrastes nos indicadores demográficos
Movimentos Migratórios
Mar Mediterrâneo, um cemitério de migrantes!
A gênese geoeconômica do território brasileiro
Migração no Brasil: o caso nordestino
DESAFIOS PARA UM COMÉRCIO EXTERIOR COMPETITIVO
As migrações em Portugal
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA.
Reflexos das migrações no Brasil e no mundo
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
A história das grandes migrações populacionais para o Brasil remonta ao período colonial, quando entraram no território brasileiro milhões de colonizadores.
Mar Mediterrâneo, um cemitério de migrantes!
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Mar Mediterrâneo, um cemitério de migrantes!
A história das grandes migrações populacionais para o Brasil remonta ao período colonial, quando entraram no território brasileiro milhões de colonizadores.
Os principais fluxos migratórios
REGIÃO SUL 7 ano CARACTERÍSTICAS GERAIS PROF.ªROSELI BARAÇAL.
2. 2 Curitiba / PR Curitiba / PR 3.
Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Industria.
Os grandes ciclos migratórios
Evolução da população portuguesa
9º ano – GENSA 2018 Prof.: Carla rampanelli demari
O Parlamento Europeu, a voz dos cidadãos
Caracterização dos diferentes grupos de países a nível económico
IDEIAS ESSENCIAIS O consumo de energia é um indicador utilizado com frequência para mostrar o estádio de desenvolvimento de um país ou região. A distribuição.
Mar Mediterrâneo, um cemitério de migrantes!
CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
GEOGRAFIA 7º ANO Profª Márcia SUDESTE.
Transcrição da apresentação:

MOVIMENTO POPULACIONAIS EXTERNO Professor: Willson Carolina Aquino N:4 7anoA Luiza Straub 15

EMIGRAÇÃO Emigração(conceito):Saída espontânea de um país (definitiva ou não ). Essa saída ocorre por diversos motivos, os principais são: busca de melhores condições de vida, procura de emprego, fuga de uma área de desastre natural ou existência de guerras.Os emigrantes costumam buscar regiões com alto índice de urbanização, pois procuram boas condições de vida. PAÍS DE DESTINO DOS EMIGRANTES BRASILEIROS NÚMERO DE EMIGRANTES EUA PORTUGAL ESPANHA JAPÃO ITÁLIA REINO UNIDO FRANÇA ALEMANHA SUIÇA AUSTRÁLIA CANADÁ ARGENTINA8.631 BOLÍVIA7.919 IRLANDA6.202

IMIGRAÇÃO Imigração e quando acontece a entrada de estrangeiros em um pais para trabalhar ou fixar moradia sento temporario ou provizorio A imigração no Brasil teve início em 1530 com a chegada dos portugueses, que vieram com o objetivo de dar início ao plantio de cana- de-açúcar. Imigrantes de outros países comesaram a vir pra cá no comeso do seculo XIX principalmente europeus, vieram para o Brasil em busca de melhores oportunidades de trabalho. Na decáda de 1820, muitos imigrantes suíços foram para a cidade de Nova Friburgo (atual Rio de Janeiro). Neste mesmo período os alemães começaram a chegar à Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Vinheram muitos italianos para o Brasil, muitos foram para São Paulo trabalhar no comércio, na industria ou na lavora de café no seculo XIX Começaram a chegar ao Brasil os japoneses em Atualmente os paises que resebem mais imigrantes são:Estados Unidos,Rusia,Alemanha,Ucrânia e França

MIGRAÇÃO Migração(conceito): Migração internacional – que ocorre de um país para outro.Migração interna – que ocorre dentro de um mesmo país, dividida em: Migração inter-regional: que ocorre de um Estado para outro. Migração intra-regional; que ocorre dentro do mesmo Estado. Levando em consideração o tempo de permanência do migrante: Migração definitiva – em que o migrante passa a morar permanentemente no local para o qual migrou. Migração temporária – em que o migrante mora apenas por um período determinado no lugar para o qual migrou, como é o caso dos boias- frias.

MIGRAÇÃO A grande maioria das migrações pelo território brasileiro estão associadas a fatores econômicos.Quando terminou o ciclo da cana de açúcar e teve início o ciclo da mineração, em Minas gerais, houve um enorme deslocamento de pessoas e intenso processo de urbanização no novo centro econômicos do país.

PROCESSO MIGRATÓRIO DO PAÍS O processo migratório aconteceu no Brasil especialmente a partir do final do século XIX, isso fez com que a população crescesse muito rápido. Em 50 anos a população cresceu mas de 4 milhões. A grande parte dos imigrantes são da Europa. Após 1930 ocorreram melhorias na vida de boa parte da população do Brasil, exemplo: na saúde(com campanhas de vacinação)e sanitárias com ampliação da rede de esgoto e água A relação entre a imigração e a emigração resulta no “saldo migratório’’ utilizado para ajudar na caracterização da população de um determinado território(país, continente, etc).Se a imigração for maior que a emigração diz-se que o saldo migratório foi positivo(pois saíram menos indivíduos do país do que entraram),se ocorrer o contrário, o saldo migratório foi negativo. Ou ainda, o saldo migratório pode ser nulo quando ambos os movimentos populacionais se igualaram

BIBLIOGRAFIA Sua Pesquisa.com Brasil Escola Historia do Brasil.net Livro Jornadas.geo 7ano