CONCORDÂNCIA VERBAL COMPOSTO. Sujeito composto Regra geral: o verbo vai para o plural. Ex.: João e Maria foram passear no bosque.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Concordância Verbal.
Advertisements

Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
ESQUEMA DE ESTUDO CONCORDÂNCIA VERBAL.
Concordância Verbal Concordância é o modo pelo qual as palavras alteram suas terminações para se acomodarem a outras palavras. A concordância verbal trata.
CONCORDÂNCIA VERBAL PROFESSORA: JOSIANE.
Sujeito Composto Verbos no plural casos.
Apostila 3 página 207 – módulo 19 CONCORDÂNCIA VERBAL
CONCORDÂNCIA VERBAL REVISÃO.
Concordância verbal coletivo Verbo no singular
Concordância verbal ·Regra geral: O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Ex: Bancários iniciam campanha eleitoral.
CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre entre o verbo e o sujeito.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Concordância verbal Prof. Aramis de Cássio Língua Portuguesa
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito.
CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM PESSOA E NÚMERO. EXEMPLO: Nós fomos ao cinema. Os anúncios saíram com atraso.
CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL Um helicóptero sobrevoou a região. Sumia na estrada poeirenta a última boiada da fazenda. Nós nunca discordamos de você.
CONCORDANCIA VERBAL. A regra básica da concordância verbal manda que o verbo concorde com o sujeito gramaticalmente. O verbo, porém, pode concordar, por.
Concordância Verbal O verbo concorda em número e pessoa com o núcleo do sujeito simples posposto ou anteposto.
Observar o valor que a conjunção exprime. Qual a diferença de se usar “ou” e “e”? Período composto por coordenação.
Regra geral O verbo concorda com o núcleo do sujeito, mesmo que o sujeito apareça DEPOIS do verbo. Concordância verbal.
Pronome pessoal. Tanto na fala quanto na escrita estão envolvidas três pessoas do discurso: a 1ª pessoa: aquele que fala (eu, nós), o locutor; a 2ª pessoa:
Verbo + palavra SE. 1º. caso Verbo na voz passiva sintética VTD + se.
Matéria da Avaliação Trimestral 2º TRIMESTRE. Frase, oração e período.
Classes de palavras: o verbo
GRAMÁTICA 1ª série – 2º trimestre (ênfase para o PAS/UEM)
Funções sintáticas Porto Editora.
Concordância Verbal.
Prof. Deivis Luís André.
Concordância verbal: VERBO SER
Oração Sem Sujeito: é formada apenas pelo predicado e articula-se a partir de um verbo impessoal. Observe a estrutura destas orações:    É possível constatar.
CRASE.
língua portuguesa 3º ano - ensino médio
Exercícios.
VÍRGULA A principal função da vírgula é separar elementos, marcando assim pequenas pausas no discurso. Dica 1: A vírgula separa itens enumerados ou elementos.
Orações subordinadas substantivas
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
CONCORDÂNCIA VERBAL Estudar a concordância verbal é, basicamente, estudar o sujeito, pois é com este que o verbo concorda. Se o sujeito estiver no singular,
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Classes de palavras: o verbo
REVISÃO DE CONTEÚDO PERÍODO COMPOSTO.
Escola Básica E Secundária de Salvaterra de Magos
Prof.: Benedito Salazar Sousa
PROFª MARCELA DE AZEVEDO MASALA
REVISÃO DE CONTEÚDO PERÍODO COMPOSTO.
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
Ou um estado.
Professora Michela Lara. É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se.
Concordância verbal e concordância nominal
Segurança do Trabalho Módulo I - Comunicação e Expressão
Concordância e variação linguística
Funções sintáticas.
VERBOS Verbos – são palavras variáveis que exprimem acções, estados ou processos, representados no tempo.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Concordância Verbal Regra Geral: o verbo concorda com o sujeito ao qual se refere: Marcos e Ana viajarão nas férias. Sujeito Composto posposto ao verbo:
Vírgula.
CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL
HÁ… ou… À?.
Concordância Nominal Prof: Juliano Zamperete.
Ou um estado.
Colocação Pronominal Profª.: Suzete Beppu.
Funções sintáticas Porto Editora.
CONCORDÂNCIA VERBAL Eliany Rodrigues Molinari. Concordância Verbal  O núcleo do sujeito – ideia básica transmitida  Extensão variável (uma ou várias.
Unidade 4 VERBOS.
Palestrante: Ev. Nivaldo Ximenes 1 Valores Centrais no Matrimônio Lc Sl 128.
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Colocação Pronominal Estudo da posição adequada dos pronomes oblíquos átonos (me, te, se, o, a, lhe, os, as,lhes, nos e vos)
CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL
Transcrição da apresentação:

CONCORDÂNCIA VERBAL COMPOSTO

Sujeito composto Regra geral: o verbo vai para o plural. Ex.: João e Maria foram passear no bosque.

VERIFICAÇÃO LÓGICA PESSOAS DIFERENTES 1ª: PRESENÇA DO EU 2ª: PRESENÇA DO TU PESSOAS IGUAIS 1ª LIGAÇÃO POR E; 2ª LIGAÇÃO POR OU; 3ª LIGAÇÃO POR NEM; 4ª LIGAÇÃO POR COM; 5ª OUTRAS LIGAÇÕES

PESSOAS DIFERENTES: EU 1) Os núcleos do sujeito são constituídos de pessoas gramaticais diferentes- o verbo ficará no plural seguindo-se a ordem de prioridade: 1ª, 2ª e 3ª pessoa.  Ex.: Eu (1ª pessoa) e ele (3ª pessoa) nos tornaremos ( 1ª pessoa plural) amigos. O verbo ficou na 1ª pessoa porque esta tem prioridade sob a 3ª.

PESSOAS IGUAIS: TU Ex: Tu (2ª pessoa) e ele (3ª pessoa) vos tornareis ( 2ª pessoa do plural) amigos. O verbo pode ficar na 2ª pessoa, porque esta tem prioridade sob a 3ª. OU O verbo pode ficar na 3ª pessoa, forma preferida no Brasil Ex.: Tu e ele se tornarão amigos.(3ª pessoa do plural)

PESSOAS IGUAIS: LIGAÇÃO POR E I) QUALIDADE DO NÚCLEO: A) SINÔNIMOS Os núcleos do sujeito são sinônimos (ou quase) e estão no singular - o verbo poderá ficar no plural (concordância lógica) ou no singular (concordância atrativa). Ex.: A angústia e ansiedade não o ajudavam a se concentrar. A angústia e ansiedade não o ajudava a se concentrar. A decência e honestidade é coisa rara nessa sociedade.

PESSOAS IGUAIS: LIGAÇÃO POR E I) QUALIDADE DO NÚCLEO: B) GRADAÇÃO: Quando há gradação entre os núcleos- o verbo pode concordar com todos os núcleos (lógica/ ligação com E) ou apenas com o núcleo mais próximo (atrativa/ ligação apenas com vírgulas). Ex.: Uma palavra, um gesto e um olhar bastavam./ Uma palavra, um gesto, um olhar bastava. Exemplo: A angústia, a solidão, a falta de companhia levou-o ao suicídio. / A angústia, a solidão e a falta de companhia levaram-no ao suicídio.

PESSOAS IGUAIS: LIGAÇÃO POR E I) QUALIDADE DO NÚCLEO: B) SUJEITOS NO INFINITIVO O verbo vai para o plural se os infinitivos forem antônimos ou determinados por artigos. Exemplo: Correr e caminhar devem ser exercícios diários. O falar e o calar refletem domínio de pensamento. Caso os infinitivos não aparecerem determinados o verbo poderá ficar no singular. Exemplo: Correr e caminhar é um ótimo exercício.

PESSOAS IGUAIS: LIGAÇÃO POR E I) QUALIDADE DO NÚCLEO: C) SUJEITO RESUMITIVO: Quando os sujeitos forem resumidos por nada, tudo, ninguém... - o verbo concorda com o aposto resumitivo. Ex.: Os pedidos, as súplicas, o desespero, nada o comoveu. Pais, mães, professores, ninguém faltou à reunião.

PESSOAS IGUAIS: LIGAÇÃO POR E II) POSIÇÃO Os núcleos do sujeito estão coordenados assindeticamente ou ligados por e - o verbo concordará com os dois núcleos. Ex.: A jovem e a sua amiga seguiram a pé. Se o sujeito estiver posposto, permite-se a concordância por atração com o núcleo mais próximo do verbo ou concordância com os dois núcleos. Ex.: Seguiria a pé a jovem e a sua amiga.

PESSOAS IGUAIS: LIGAÇÃO POR OU A) se houver ideia de exclusão, o verbo fica no singular. Exemplos: João ou Pedro será o novo gerente. B) se houver ideia de retificação (correção) o verbo fica no plural. O ladrão ou os ladrões não deixaram nenhuma pista para os policiais. C)se não houver ideia de exclusão o verbo vai para o plural. Exemplo: A gordura ou o sedentarismo são prejudiciais à saúde.

PESSOAS IGUAIS: LIGAÇÃO POR NEM A) se houver ideia de exclusão ou retificação, o verbo fica no singular ou concorda com o núcleo do sujeito mais próximo. Exemplos: João nem Pedro será o novo gerente. B) se houver ideia de retificação (correção) o verbo fica no plural. Nem ladrão nem os ladrões deixaram pista para os policiais. C)se não houver ideia de exclusão o verbo vai para o plural. Exemplo: A gordura nem o sedentarismo fazem bem à saúde.

PESSOAS IGUAIS: LIGAÇÃO POR COM O verbo irá para o plural, mas admite-se o singular quando se quer destacar o primeiro núcleo do sujeito (Nesse caso, usam-se vírgulas para separar os núcleos). Exemplo: O pedreiro com o pintor terminaram o serviço combinado. O pedreiro, com o pintor, terminou o serviço combinado

PESSOAS IGUAIS: UM E OUTRO/ UM OU OUTRO/ UM NEM OUTRO Sujeito formado por expressões Um ou outro O verbo concorda com o sujeito no singular. Ex: Um ou outro jogador merecia aplausos. Um e outro, nem um nem outro, nem... nem... O verbo concorda preferencialmente no plural. Ex: Um e outro permaneciam aguardando a chamada. Nem um nem outro quiseram tomar banho.

PESSOAS IGUAIS: OUTRAS LIGAÇÕES A) Quando os sujeitos estiverem ligados pelas séries correlativas (tanto...como/ assim...como/ não só...mas também, etc.) - o mais comum é o verbo ir para o plural, embora o singular seja aceitável se os núcleos estiverem no singular. Ex.: Tanto Erundina quanto Collor perderam as eleições municipais em São Paulo./ Tanto Erundina quanto Collor perdeu as eleições municipais em São Paulo.