Energias Renováveis 3º ciclo A Água na Escola Portuguesa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energia hídrica e eólica 6ª CONFERÊNCIA. Energia hídrica É aquela que é obtida a partir da energia cinética ou potencial de uma massa de água.  Trata-se.
Advertisements

Gestar - Matemática UME Lourdes Ortiz Projeto: consumo de energia elétrica 9º ano Prof. Luiz Carlos R. Reis.
UNIVERSO Curso de Engenharia de Produção Disciplina:Fontes Alternativas de Energia Modelos Energéticos Professora: Ana Paula Diniz.
Nome do Grupo: 4 Stars Elementos do Grupo: Beatriz São Miguel nº4 Inês Melo nº10 João Simões nº16 Sara Pinheiro nº19 Coordenador: Inês Melo nº10 Porta-voz:
Chuvas Ácidas Ciências da Natureza 8.º Ano A Água na Escola Portuguesa Incluir imagem simples sobre tema.
Nova Cultura da Agua Jornadas de Gestão Integral e Sustentável da Água 7 Julho 2011.
Ciência geológica e sustentabilidade da vida na Terra
ETAR Ciências da Natureza 8º ano A Água na Escola Portuguesa Incluir imagem simples sobre tema.
Os assuntos mais frequentes Veja o que foi questionado sobre Geografia em três edições seguidas do Enem Albine Lucciane.
SUSTENTABILIDADE O PLANETA EM NOSSAS MÃOS. Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades.
Energia é uma palavra derivada do grego, significa força ou acção. Ora como o trabalho resulta de uma aplicação de forças, podemos dizer que a energia.
Tratamento de águas residuais Geografia 9º ano A Água na Escola Portuguesa.
“DESCOBRINDO A CIÊNCIA”
PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS
Eficiência Energética
A Água na Escola Portuguesa
A Importância do Biogás no Cenário Nacional
Vulcanismo Secundário
Fatores do ambiente e Ciclo da água
Desenvolvimento sustentável
RECURSOS NATURAIS.
ORIENTAÇÕES DE ESTUDO Manual pg 176 – /11
Energia e Tipos de energia
Operação de sistemas de trigeração com diferentes arquiteturas e em função de demandas de eletricidade, aquecimento e refrigeração DEM – Departamento de.
Escola Estadual Ernesto Solon.
TRABALHO DE CIENCIAS Escola Estadual Vespasino Martins
O calor perdido aumenta a temperatura do ambiente.
Ciências Naturais – 8.º ano
Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE. Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE.
Professor: Guilherme Vieira
RECURSOS NATURAIS Página 87.
Ciências da Natureza 8.º ano
Jessé Santos Maria Tiago
FACULDADE INTEGRAL CANTAREIRA
AS ENERGIAS RENOVÁVEIS
Fillipe Henrique Neves Soares
Formas de energia.
Produção hidroelétrica em Portugal
ENERGIA HÍDRICA E EÓLICA-VISÃO GERAL
Fontes e formas de energia
Política e meio ambiente
INFRAESTRUTURA NO BRASIL
Energia Geotérmica Atualidade, Perspetivas e Potencial
A ELECTRICIDADE Existem na Natureza diferentes formas de energia, presentes em tudo o que nos rodeia. Manifestam-se de várias formas e, muitas vezes, são.
Tecnologia de Produção de Biomassa Energética
ENERGIA EÓLICA PARA UM MUNDO NOVO…
FONTES DE ENERGIA.
A água não serve apenas para matar a sede
O ensino de física de maneira prática
Geografia, 3º Ano do Ensino Médio
ENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
OPERAÇÕES EM TERMINAIS E ARMAZÉNS
ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
SUBSTRATOS PARA TELHADOS VERDES ELABORADOS COM BAGAÇO DE CANA-DE- AÇÚCAR E FIBRA DE COCO VERDE. MILLA ARAÚJO DE ALMEIDA;
Os recursos da litosfera e sua importância para a sociedade
As centrais de produção de eletricidade raramente funcionam todas em simultâneo. Assim, os setores hidroelétrico e termoelétrico acabam por se complementar.
O Futuro da Agricultura de Regadio em Portugal
FERRO A VAPOR SOLAR INTRODUÇÃO QUESTÃO PROBLEMA JUSTIFICATIVA
Classificação: Reservado
Ana Luísa Moura Dias Gonçalves
Recursos Energéticos explorados em Portugal
Forças conservativas e não conservativas
IDEIAS ESSENCIAIS O consumo de energia é um indicador utilizado com frequência para mostrar o estádio de desenvolvimento de um país ou região. A distribuição.
POLUIÇÃO AMBIENTAL.
ORIENTAÇÕES DE ESTUDO Manual pg 176 – /11
FEBRACE – 17ª FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA
Barreiras Permeáveis Reativas
O CONSTRANGIMENTO ENERGÉTICO SOBRE A ECONOMIA PORTUGUESA
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Transcrição da apresentação:

Energias Renováveis 3º ciclo A Água na Escola Portuguesa

Recursos energéticos Os recursos energéticos são recursos a partir dos quais se pode obter energia. Esta energia pode ser entendida como a capacidade para produzir trabalho. 2 cna Os recursos energéticos compreendem uma grande diversidade de fontes de energia: umas são fontes de energias não renováveis, outras de energias renováveis (Figura 1). Figura 1 – Energias renováveis e não renováveis (Fonte: EDP disponível em:

Fontes de energias As fontes de energia tradicionalmente utilizadas estão a esgotar-se – fontes de energia não renováveis – e, por isso, adota-se cada vez mais a utilização de fontes de energia renováveis, que se renovam constantemente, de um modo sustentável. 3 cna Figura 2 – Evolução da produção de eletricidade a partir de energias renováveis em Portugal entre 1999 e 2014 (Fonte: APREN – Associação de Energias Renováveis)

Fontes de energias renováveis As fontes de energia renováveis utilizadas na produção de eletricidade ou calor são diversas: 4 cna

5 Hídrica É obtida a partir do curso de água e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda de água. Eólica Provém do vento. Os ventos exercem forças que fazem mover as turbinas da central eólica, produzindo energia elétrica. Solar É obtida a partir da luz do sol, que depois de captada é transformada em energia elétrica ou térmica. Geotérmica Provém do aproveitamento de calor do interior da Terra, permitindo gerar eletricidade e calor. Ondas e marés É obtida através do movimento ondulatório das massas de água, por efeito do vento e do movimento de subida e descida do nível de água do mar. Biomassa Trata-se do aproveitamento energético da floresta e dos seus resíduos, assim como, dos resíduos da agropecuária, da indústria alimentar ou dos resultantes do tratamento de efluentes. A partir da biomassa pode-se produzir biogás e biodiesel. cna

Fontes de energias Em Portugal, no ano de 2014, as energias renováveis representaram 54,9% do consumo de eletricidade, sendo que a eólica correspondeu a 23% deste consumo (Figura 3). 6 cna Figura 3 – Peso das diferentes fontes de produção de eletricidade em Portugal em 2014 (Fonte: REN, Análise APREN)

Energia hídrica: hidroeletricidade A hidroeletricidade resulta da conversão de energia hídrica em energia elétrica. Este processo de ocorre nas barragens ou nas mini- hídricas através de um sistema de turbina-gerador. A energia gerada por este processo depende do volume e da altura da queda de água. 7 cna Figura 4 – Energia hídrica (Barragem) (Fonte:

Energia hídrica: hidroeletricidade A força da água representa cerca de 20% da produção mundial de eletricidade e constitui um recurso renovável e sem grandes custos ambientais. Apesar da sua produção ser irregular, visto estar dependente da variabilidade de precipitação interanual, é uma fonte de energia barata que pode contribuir para reduzir as importações de combustíveis fósseis nos países deficitários. O único grande investimento diz respeito à construção inicial das barragens. 8 cna

Energia das ondas e marés A instalação de centrais maremotriz possibilita a produção de energia a partir da variação do nível da água do mar. A energia das ondas também é utilizada para a produção de energia. Alguns dos sistemas de conversão de energia consistem na colocação de corpos flutuantes em movimento ou na indução de compressão de ar em câmaras. 9 cna Sabias que… … na ilha do Pico existe uma central de energia das ondas. Figura 4 – Central de Ondas do Pico (Fonte:

Vantagens e Desvantagens As fontes de energia renováveis apresentam vantagens, mas também algumas desvantagens. 10 cna VantagensTipo de EnergiaDesvantagens Não se esgotam; Reduzem as emissões de gases com efeitos de estufa, como o CO 2 ; Reduzem a dependência energética dos países, pois não dependem dos combustíveis fósseis neles existentes ou importados. Hidroelétrica Necessidade de investimento elevado; Alterações nos ecossistemas; Barreiras que impedem a migração de determinadas espécies; Barreiras que impedem o fluxo de matéria mineral até aos mares. Marés e Ondas Necessidade de investimento elevado; Alterações nos fluxos migratórios de determinadas espécies; Interferência com a navegação e a pesca.

Conclusão A utilização de energia renováveis, acompanhada de uma maior eficiência energética permite a redução do uso de combustíveis fósseis, para além de diminuir as emissões de gases com efeitos de estufa. O aumento da diversidade dos recursos energéticos utilizados conduzirá à sustentabilidade das atividades humanas e à minimização dos prejuízos ambientais, reduzindo os riscos de esgotamento dos combustíveis fósseis e os níveis de poluentes emitidos resultantes da sua utilização. 11 cna

As informações presentes neste documento tiveram como base os Manuais de Físico-Química do 7º ano, Ciências da Natureza do 8º ano e de Geografia do 9.º ano: Fiolhais, C., Gil, V., Morais, Costa, S., Fiolhais, M. “Universo FQ” Físico-Química do 7º ano. Texto Editores, Lisboa, ISBN: Antunes, C., Bispo, M., Guindeira, P. “Descobrir a terra” Ciências da Natureza do 8º ano. Areal Editores, Lisboa. Domingues, C., Lemos, J., Canavilhas, T. “Geografia Tema 5 e Tema 6: Contrastes de Desenvolvimento, Ambiente e Sociedade” Geografia do 9º ano. Plátano Editora, Lisboa, ISBN: Todas as informações de outra autoria encontram-se devidamente identificadas. 12 cna