Influência da Temperatura do Molde no Processo de Fundição sob Pressão Aluno: Matheus Altamir Constantini.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gustavo Baron Defeitos Causados pelas Juntas Frias nos Fundidos Sob Pressão.
Advertisements

FUNDIÇÃO.
TIXOFUNDIÇÃO 253.
Aula 05 – Fundição sob pressão
Ciclones Processo de separação gás-sólido por forcas centrifugas. → separar poeiras de gases → material particulado mais grosseiro → pré-filtros para caldeiras,
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Disciplina de Conformação Prof. Macondes Eneias R. Schwebel.
REAÇÕES E EQUILÍBRIO DE FASES
1 CAVACOS Professora: Maria Adrina Paixão de Souza da Silva, Dra. Eng. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA DA.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física GARRAFA TÉRMICA.
Conformação Mecânica As operações de conformação mecânica são processos de trabalho dentro da fase plástica do metal Os processos de conformação são comumente.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física MOTOR DIESEL.
SEMINÁRIO PROJETO DE FERRAMENTAS I Aluno:Lucas Soares Eda Professor:Guilherme Verran.
Fadiga em Metais. Características gerais do processo de fadiga É a ruptura de um componente pela propagação de uma fissura gerada pela aplicação de tensões.
FENOMENOS DE TRANSPORTE Luciana Barreiros de Lima Aula 9.
Topografia de Superfícies e Superfícies de Contato Prof. Reinaldo Maia Contribuição Prof. Diego Corradi.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA MECÂNICA Prof. Franklin Delano.
Aplicação de Defensivos Agrícolas. Introdução Fatores que afetam a utilização Clima Solo Hospedeiro Patógeno Princípio ativo Veículo Operador Máquina.
Aula 1 – Introdução a Transferência de Calor Prof. MSc. Rodrigo Bacarin.
Soldagem na indústria automotiva
Torneamento CONCEITO O torneamento é a operação por intermédio da qual um sólido indefinido é feito girar ao redor do eixo da máquina operatriz que executa.
Helder Anibal Hermini. Os “termômetros de resistência” funcionam baseados no fato de que a resistência de uma grande gama de materiais varia com a temperatura;
Introdução Classificação dos processos de fabricação.
Soldagem por Fricção Hélio Padilha.
Autores: Rivio Arturo Ramirez e Guilherme O. Verran
Fundição de aço econômica, para a produção de carcaças de turbinaFUN
Processos da Indústria Metalúrgica e Siderúrgica
UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA GRAVAÇÃO ALIADO AO APRENDIZADO ACADÊMICO DOS CURSOS DE ENGENHARIA Stéfano Frizzo Stefenon.
Sinterização.
Processos de Fundição Parte 1 Prof. Carlos Angelo Nunes
Soluções para evacuação da matriz e da câmara de injeção
Conformação Mecânica: tipos e aplicação.
TERMFORMAGEM O processo de transformação plástica através da termoformagem consiste em aquecer chapas de plástico de diversos tipos de materiais e espessuras;
Climatologia.
Conformação Mecânica.
Transporte e Logística
Fluxo de calor durante a soldagem
Fatores e elementos climáticos
Defeitos nos pavimentos das rodoviárias
Conformação:  É o processo de transformação dos materiais (metálicos), através da ação de tensões mecânicas sem que haja remoção de material;  A modificação.
  A possibilidade de aplicação do ensaio em quaisquer tipos de materiais, desde que não porosos.   A facilidade de aplicação, pela.
A perfuração de chapas grossas.
Extrusão.
Forjamento.
Aluno: Sérgio Luiz Manenti
Transferência de Calor
Fadiga em Metais.
Processamento de Materiais Cerâmicos
Processamento e Manufatura de Metais 1
Solidificação de metais e formação da estrutura interna de grãos
Escolha de Ferramentas de Metal Duro
Forjamento Conformação Mecânica 1. Componentes o Bruno Rayan o Caio César o Felipe Bandeira 2.
Propriedades Térmicas dos Materiais Cerâmicos
FLUÊNCIA EM CERÂMICOS.
Fatores que afetam a posição das curvas TTT, e temperabilidade
INDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO MECÂNICO
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM0564)
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS
Ligas com Memória de Forma
Processamento e Manufatura de Metais 1
FORÇAS HIDRÁULICAS EM USINAS HIDRELÉTRICAS
LIGAS COM MEMÓRIA DE FORMA – Educação
MATERIAIS DAS FERRAMENTAS DE USINAGEM Componentes: Hugo Brian de C. Cortez Fabricio Fragoso Santos Wilton Nunes Gomes da Silva.
GUIA DE ADESIVOS.
MAXICUT 5 DA (11/09/2023) Sintético com nitrílico foam
Conformação Mecânica.
Emanuele Jailson Marcos Rosangela Hartmann LIGAS DE TITÂNIO E LIGAS DE COBRE UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA.
PARAFUSOS. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.
Processos de Fabricação Prof. Anselmo. Processos de Fabricação Fabricar é transformar matérias-primas em produtos acabados, por uma variedade de processos.
Elaborado no âmbito da unidade curricular de Projeto pelos estudantes: João Oliva Mário Machado Condições Ambientais em Salas de Aula: Conforto Térmico.
Transcrição da apresentação:

Influência da Temperatura do Molde no Processo de Fundição sob Pressão Aluno: Matheus Altamir Constantini

Fundição sob Pressão Processo que utiliza um molde metálico estacionário no qual o metal líquido é introduzido usando altas pressões.

Potencialidades do Processo Peças com seções muito finas; Reprodução de detalhes finos; Elevada precisão dimensional; Excelente acabamento superficial; Altas Produtividades; Adequado para automação.

Molde Vida útil relativamente longa(custo); Precisão dimensional da cavidade; Necessidade de altas velocidades de produção.

Fatores importantes no projeto de Moldes Temperaturas máxima e mínima da face do molde durante o ciclo; Magnitude dos gradientes de temperatura através das paredes dos moldes; Frequência de repetição do ciclo de produção

Fatores que influenciam na vida útil de uma Molde Agente desmoldante; Material usado na sua fabricação; Tamanho e complexidade da peça; Liga utilizada.

Variáveis que afetam a Temperatura do Molde Quantidade de metal vazado; Temperatura de vazamento; Geometria da peça; Espessura da parede do fundido; Frequência dos vazamentos; Tipo e espessura dos revestimentos (tintas); Desmoldagem.

Consequências do aquecimento e das variações de temperaturas no molde Diferentes expansões em função da formação de gradientes de temperaturas. Empenamentos ou fissuras nas faces devido Fadiga Térmica.

Defeitos do fundido Em razão das altas velocidades de fluxo, não é possível remover o ar de dentro da matriz, de modo que uma parte fica aprisionada no metal líquido. A alta pressão operada sobre o material durante a solidificação é necessária para comprimir as bolhas de ar.

Defeitos do fundido Devido ao processo descrito, a estrutura interna das peças fundidas sob pressão não é homogênea. Nos componentes podem ser encontrados bolhas de ar comprimidas, porosidades causadas pela contração, em virtude da falta de pós-alimentação, além de impurezas.

Influência da temperatura da matriz sobre os fundidos Se a temperatura do molde é muito alta, os fundidos tornam-se muito frágeis e perdem sua capacidade de deformação plástica. Altas temperaturas também diminuem o tempo de solidificação, diminuindo assim a taxa de produção. Quando a temperatura do molde é muito baixa, entupimentos e interrupções do ciclo de produção ocorrem e a alimentação é obstruída, o que geralmente resulta em contração, fissuras a quentes, e soldagem do fundido aos moldes.

Objetivos do controle de temperatura do molde Garantir uma utilização segura (retirada da umidade). Obter fundidos com superfícies lisas. Obter uma vida útil mais longa.

Objetivos do controle de temperatura do molde Aquecimento do molde a uma temperatura de operação para minimizar o refugo de peças. (temperatura ótima entre 200 e 350ºC) O pré-aquecimento das faces do molde no forno é o melhor método porque os gradientes térmicos têm uma menor magnitude. As temperaturas finais da operação dos moldes são alcançadas após alguns ciclos de produção.

Objetivos do controle de temperatura do molde Uma temperatura ótima do molde é uma temperatura que vai produzir um fundido são no menor tempo. Para um ciclo estabelecido, o controle da temperatura é largamente alcançado através do uso de arrefecedores ou aquecedores auxiliares e através do controle da espessura do revestimento.