SISTEMA URINÁRIO Prof. Carlos Ciências – 8º ano. EXCREÇÃO Descarte de resíduos e do excesso de água e sais minerais por meio do suor e, principalmente,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA EXCRETOR Colégio militar de fortaleza 8º ano
Advertisements

Eliminando os excretas do sangue.
SISTEMA EXCRETOR.
Sistema Urinário e Excretor 8º ano Ciências- Professora Vanesca
Unidade 1- SISTEMA URINÁRIO
ANATOMIA.
Excreção Definição: “Eliminação de produtos residuais do metabolismo celular e osmorregulação Unicelulares : vacúolos contrateis Esponjas e celenterados.
Professora: Ayesa Aseff
.  Como todos sabemos, a urina é formada nos rins, órgãos em formato de feijão e de cor marrom- avermelhada localizados na região posterior da cavidade.
Sistema Excretor. Eliminação dos produtos da actividade celular Actividade celular liberta: Umas são úteis ao organismo; Outras são prejudiciais e têm.
Controlo pelos rins do sódio no plasma Modelos dos Processos Fisiológicos no Homem Engenharia Biomédica 2004/2005 Paulo BarbeiroCláudia FerreiraAna Ferreira.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 19. Estado Líquido.
O SISTEMA URINÁRIO Priscila Schiffer – Faculdade Souza Marques.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 49. Regulação Osmótica e Excreção.
Sistema Circulatório Centro Educacional Prof. Samuel Prof. Christopher A. S. Souza
PROF. THIAGO SCAQUETTI DE SOUZA Água – ciclo da água, pressão da água e tratamento de água e esgoto.
Os nutrientes depois de fornecerem a sua energia transformam-se em resíduos, constituindo produtos desnecessários ao organismo, que devem ser eliminados.
CRITÉRIOS AVALIATIVOS DE CIÊNCIAS. Caracterizar a estrutura do coração e o funcionamento desse órgão O coração é uma bomba que impulsiona o sangue pelo.
O sistema circulatório do corpo humano Jogar Professora Ana Claudia Wolff Ciências 5ºano.
CIÊNCIAS NATURAIS, 8º Ano do Ensino Fundamental Caracterização dos órgãos que constituem o sistema urinário, suas funções e as principais excretas. SISTEMA.
O sistema urinário Professor Especialista Henrique Mendes.
Sistema Excretor.
SISTEMA URINÁRIO CAPÍTULO 18 COC 07.
Sistema circulatório.
Sistema Cardiovascular
Sistema Urinário Prof. Branca - 8º Ano.
Colégio Maria Imaculada
Defesas do organismo no combate aos micróbios
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
Produção de energia e eliminação de resíduos
Excreção.
Sistema Excretor.
I- Função do sistema urinário
Transportes Celulares
Sistema Excretor Marcus Ferrassoli.
Prof.: Antonio Igor de Castro Alves
Sistema Excretor Excreção
Sistema Excretor Renal
SISTEMA LINFÁTICO Página 132.
SISTEMA URINÁRIO Página 129.
Profa. Dra. Talita Seydell
FISIOLOGIA HUMANA Sistema Digestório.
SISTEMA EXCRETOR.
ALIMENTOS E NUTRIENTES
EMBRIOLOGIA DO SISTEMA UROGENITAL
Avaliação do Sistema Renal e Urinário
Introdução ao estudo da
Estrutura e função do rim
Transporte de nutrientes e oxigénio até às células
Sistema Digestivo.
Rins O sistema Bacinetes Urinário Ureteres Bexiga Uretra rim ureter
Características gerais dos seres vivos
Sistema Excretor.
Sistema Excretor / Urinário
Órgãos do Sistema Excretor
Sangue Vera Andrade, 2017.
Sistemaurinário. Excreção Expulsão de produtos residuais da actividade celular e de outras substâncias presentes em excesso no sangue. Ocorre através.
SISTEMA URINÁRIO É responsável pela eliminação de uma das excretas do corpo, portanto também é chamado de Sistema Excretor. Excreção é o processo de eliminação.
Aparelho Excretor Tempo de limpeza.
Eliminação de produtos da atividade celular
SISTEMA URINÁRIO CAPÍTULO 18 COC 07.
Sistema Excretor.
Professor Fernando Santos
Sistema Excretor BALA 2011.
SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO)
Uroanálise Prof. Leonardo Sokolnik de Oliveira
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Excreção.
FISIOLOGIA DO SISTEMA URINÁRIO II
Transcrição da apresentação:

SISTEMA URINÁRIO Prof. Carlos Ciências – 8º ano

EXCREÇÃO Descarte de resíduos e do excesso de água e sais minerais por meio do suor e, principalmente, da urina. A excreção ajuda a manter constante a composição química do organismo e a pressão arterial. NÃO CONFUNDA EVACUAÇÃO COM EXCREÇÃO!!!

SISTEMA URINÁRIO HOMEOSTASE

Os órgãos do sistema urinário Sistema urinário = rins + vias urinárias

RIM Órgãos pares, medindo 12cm; Filtram o sangue, extraindo resíduos tóxicos; Reabsorvem para o sangue as substâncias aproveitáveis.

RIM Artéria renal: leva sangue arterial para o rim; Veia renal: sai do rim, retirando sangue venoso desse órgão; Partes do rim: córtex renal (onde se encontram os NÉFRONS), medula renal (contém TUBOS COLETORES DE URINA), pelve renal (leva a urina aos ureteres).

Vias urinárias Ureteres - tubos medindo cerca de 28cm, conduzem urina dos rins à bexiga; Bexiga urinária - bolsa muscular que armazena urina até ser expelida; Uretra - canal que leva a urina ao exterior. No homem, 18 cm, na mulher, 6 cm.

Resumindo até aqui... A urina sai dos rins, passando para os ureteres. A urina é formada nos rins. A urina é armazenada temporariamente na bexiga urinária. Por último, a urina é expelida para o meio externo através da uretra

Composição da urina humana A urina é o produto da filtração do sangue e é composta de várias substâncias: água, sais minerais, ureia e ácido úrico; O principal resíduo nitrogenado da urina é a ureia. A urina é um líquido amarelado, transparente, claro e ligeiramente ácido; O homem elimina diariamente cerca de 1 litro a 1,5 litros de urina.

Formação da urina FILTRAÇÃO: Diversas substâncias (água, sais minerais, glicose, aminoácidos, ureia) saem do sangue (glomérulo renal) e caem na cápsula glomerular, O líquido que foi filtrado do sangue passa para o túbulo renal. REABSORÇÃO: As substâncias úteis são reabsorvidas (voltam para o sangue) ao longo dos túbulos renais. SECREÇÃO: As substâncias que não foram filtradas inicialmente são eliminadas do plasma sanguíneo. Filtrado substâncias úteis ao organismo: substâncias tóxicas ao organismo : água, glicose, vitaminas, aminoácidos e sais minerais. ureia e ácido úrico. contém

Formação da urina Substâncias tóxicas ou residuais (ureia, ácido úrico, excesso de sais minerais, um pouco de água) permanecem no interior dos túbulos renais, formando a urina; A urina formada é lançada nos cálices renais, que se fundem numa cavidade maior, a pelve renal; Da pelve renal a urina segue para os ureteres e estes conduzem a urina até a bexiga, local de armazenamento até a eliminação para o meio externo pela uretra.

Formação da urina

Vocês já ouviram falar em “pedras nos rins”? Curiosidade... Cálculos renais são grãos ou pedras que se formam por causa da cristalização de certos sais minerais concentrados em nosso organismo. Alojam-se nos rins, nos ureteres ou na bexiga urinária, e causam dores agudas. É preciso beber muita água. Quando a pedra for grande e não puder ser eliminada pela uretra, é preciso fazer uma cirurgia ou um tratamento adequado para quebrá-la. Cálculos renais são grãos ou pedras que se formam por causa da cristalização de certos sais minerais concentrados em nosso organismo. Alojam-se nos rins, nos ureteres ou na bexiga urinária, e causam dores agudas. É preciso beber muita água. Quando a pedra for grande e não puder ser eliminada pela uretra, é preciso fazer uma cirurgia ou um tratamento adequado para quebrá-la.

Vamos falar sobre hemodiálise.. Em algumas pessoas, o trabalho de “purificação” do sangue realizado pelos rins é deficiente e, por isso, elas precisam se submeter periodicamente à hemodiálise. Assim o sangue vai sendo retirado e “purificado” num aparelho que atua como um “rim artificial”. Depois que o aparelho retira os resíduos do sangue, ele é devolvido “limpo” para o indivíduo.

Esquema representativo do circuito de hemodiálise. O sangue é retirado do paciente por um acesso venoso e impulsionado por uma bomba até o filtro, sendo então devolvido ao paciente. Máquina de hemodiálise Imagem B: Moscvitch / Creative Commons 3.0 Não Adaptada