UNIVERSIDADE FEDERALDO CEARÁ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DOS REGISTROS DO CONHECIMENTO PROFESSORA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Tomada de Decisão sob a perspectiva dos estagiários de Secretariado Executivo numa autarquia federal Vanderlucio Silva de Lima
Advertisements

ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO DISCENTE EM DIREITO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: PERÍODO DE 2005 E 2010 Fernanda Bochi dos Santos¹,
Professora: Milena Vitelo Pereira de Mattos. Associação Brasileira de Normas Técnicas é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil. É uma.
A questão do acesso à informação sobre o ‘louco’, uma análise dos prontuários do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba. Asy Pepe Sanches Neto Marcia H. T.
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC – CG CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PLANO DE CURSO SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR.
AULA 01 – Apresentação da Disciplina Curso: Engenharia Civil Disciplina: Materiais de Construção Civil I Prof. Jefferson Heráclito.
Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Coordenação do Curso de Física O Plano de aula Prof.: Robert Saraiva Matos.
A circulação de prosa de ficção no jornal Commercio do Amazonas Objetivo Diante da necessidade em reunir os chamados romances-folhetim em jornais amazonenses.
Conexões de Saberes em articulação com o Escola Aberta Neide Lima, Núbia Nunes e José Eliada.
Marcos Rogério de Souza
Sergio Eugenio Menino possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Armando Álvares Penteado, extensão em Economia Empresarial, Estratégia de Empresas,
Cynthia Alves Félix de Sousa
Passado, presente e futuro de uma coleção ...
Centro de Documentação em Políticas de Saúde: CEDOC-Saúde
Professor: Luiz José Hoffmann Filho
FACULDADES INTA Curso de Graduação em Enfermagem
INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO DA DISCIPLINA QUÍMICA DOS ELEMENTOS
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Introdução a Engenharia de Alimentos
GT – Redes Internacionais de Conhecimento
23ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
Universidade Aberta do SUS- UNASUS
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
ANÁLISE E LABORAÇÃO DE PROJETOS
Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Medicina Curso de Especialização em Saúde da Família Melhoria da atenção a saúde bucal dos escolares.
Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração
Certifico para os devidos fins que Ana Rita de Cássia Barbosa Miranda participou do minicurso COLETA, PRESERVAÇÃO E PREPARAÇÃO DE HELMENTOS PARASITOS PARA.
Mndª: Marjori Pacheco Dias Orientador: Prof. Dr. Vagner Porto
Coordenação: Luciana Danielli
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
Prof. Dr. Everson Araujo Nauroski – UNINTER
Cronograma de execução:
Universidade Federal de Pelotas
TÍTULO (caixa alta, negrito, calibri nº 66)
Orientador: Prof. Vinicius Carvalho Beck
MATERIAIS E MÉTODOS / METODOLOGIA
CITAÇÕES/REFERÊNCIAS - ABNT (NBR e 6023/2002)
POLÍTICA DE SELEÇÃO NA F.D.A – PARTE I
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
MATERIAIS E MÉTODOS / METODOLOGIA
Olá!  Aula 2 Nesta aula vamos falar de um procedimento muito necessário para identificar os textos que lemos: a referenciação bibliográfica. A ABNT (Associação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROJETO DE PESQUISA SOCIAL: [TÍTULO DO PROJETO]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FATORES QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES.
Simone Gorete Machado Giulia Salgado Coelho da Silva
Trabalho em Grupos: Um desafio 1 Universidade de São Paulo (USP)
Professora Mestre Silvana Leodoro Universidade Metropolitana de Santos
Autoras: Taize de Andrade M. Lopes e Janilse Fernandes Nunes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE GEOGRAFIA BIBLIOTECA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA Treinamento de capacitação para o uso.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Controle de coleções Ministrante: Gizelle Freitas 2017.
ARTIGOS CIENTÍFICOS APRESENTAÇÃO.
METODOLOGIA NILSON R. DE FARIA PÓS-GRADUAÇÃO ADESG - IDESF – ESIC.
Trabalhos científicos
Referência, Bibliografia e Referências Bibliográficas
Vocabulário controlado Vocabulário de assuntos Indexar Recuperar
FACULDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
FUNDAMENTOS PARA O CUIDAR São Luís - MA Instituto Florence de Ensino Superior AUTORES: Ana Cleudes Alves dos Santos Elciene Jessyka Nascimento Santos Liziene.
MATERIAIS E MÉTODOS / METODOLOGIA
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Disciplina de TIC 1º Ano Curso Técnico de apoio PSICOsSOCIAL (Ap)
PESQUISA EM ENSINO DE MATEMÁTICA
“GUIA” FONTES DE CONSULTA BIBLIOGRÁFICA ONLINE
FATEC Guaratinguetá, 27 de abril de 2019
Juliana Roberta Morcelli Landgraf
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
1 FATORES INTERFERENTES NA CATALOGAÇÃO: ESTUDO EM DIFERENTES CONTEXTOS Jorge Santa Anna Maria Aparecida Calmon Suelen de Oliveira Campos Bibliotecário.
XVI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS
ANÁLISE DOS ÍNDICES DE HOMICÍDIOS NAS REGIÕES BRASILEIRAS EM FACE A ATUAÇÃO DO ESTADO NA GARANTIA AO DIREITO CONSTITUCIONAL DA SEGURANÇA PÚBLICA Mario.
Prof. Msc. Kaíque Osório Sala 4.13 DEMEC.
Gostar de ler, gostar de aprender:
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERALDO CEARÁ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA DE HISTÓRIA DOS REGISTROS DO CONHECIMENTO PROFESSORA DRA. LÍDIA EUGÊNIA CAVALCANTE INVENTÁRIO DE OBRAS RARAS ALANNA SANTOS FIGUEIREIDO CARLOS DE CASTRO VIANA JÉSSICA DE OLIVEIRA ARAÚJO PAULO LUIZ PEREIRA DE SOUZA RAIMUNDO CEZAR CAMPOS DO NASCIMENTO EQUIPEEQUIPE

Proporcionar a familiarização com acervo de obras raras Apresentar critérios de avaliação para se determinar a raridade de uma obra

METODOLOGIA

AutorHeraclides César de Souza Araújo Edição1ª. Edição EditoraImprensa Nacional Data1946 Páginas563 Área do conhecimentoHistória da Medicina Suporte/IdentificaçãoPapel / Impresso OrigemGovernamental ValorHistórico Estado de conservaçãoPreservado Critério de raridadeObra aplicada a realidade da instituição e dedicatória do autor

Autor Gilberto Osório de Andrade Edição 1ª. Edição EditoraArquivo Público de Pernambuco Data 1956 Páginas 565 Área do conhecimento História da Medicina Suporte/IdentificaçãoPapel / Impresso OrigemPúblico ValorHistórico cultural Estado de conservaçãoPreservado Critério de raridadeObra aplicada a realidade da instituição e importância cultural em sua época

Autor Alexander Fleming Edição 1ª. Edição Editora Instituto Progresso Editorial S/A Data 1947 Páginas 540 Área do conhecimentoFarmácia Suporte/IdentificaçãoPapel / Impresso OrigemPrivado ValorCientífico Estado de conservaçãoPreservado Critério de raridade Importância científica em sua época, marca de propriedade e dedicatória a personalidade (Dr. Jurandir Picanço).

Autor Jean-Baptiste Fonssagrives Edição 1ª. Edição Editora Librairie Delagrave Data 1881 Páginas 407 Área do conhecimento Saúde pública Suporte/IdentificaçãoPapel / Impresso OrigemPessoal ValorCientífico Estado de conservação Necessita ser restaurado Critério de raridade Autógrafos de personalidades históricas, políticas ou literárias (Barão de Studart)

Autor Dr. Capistrano Pereira Edição 1ª. Edição Editora Calvino & Mello LTDA. Editores Data 1938 Páginas 423 Área do conhecimento Medicina – Otorrinolaringologia Suporte/IdentificaçãoPapel / Impresso OrigemPessoal ValorCientífico Estado de conservação Preservado Critério de raridade Obra aplicada a realidade da instituição e autógrafo de personalidade (Dr. Jurandir Picanço)

Autor Rolando Monteiro Edição 1ª. Edição Editora Flores e Mano Data 1934 Páginas 210 Área do conhecimento Medicina – Ginecologia/Partenologia Suporte/IdentificaçãoPapel / Impresso OrigemPrivado ValorCientífico Estado de conservação Necessidade de restauração Critério de raridade Tiragem reduzida de aproximadamente 300 exemplares, volume numerado e rubricado pelo autor e primeiro livro publicado sobre o assunto

O estudo do tratamento de obras raras é um assunto muito interessante o que levou a equipe a fazer algumas leituras sobre o assunto e assim adquirir uma pequena base teórica para conhecer conceitos básicos e essênciais para a compreensão do assunto. Assim sendo podemos observar o quanto é importante os critério de seleção para se definir uma obra como rara

A BCS utiliza como critérios a antiguidade, importância cultural em sua época, apresentação material, quantidade de edições publicadas, quantidade de exemplares impressos, apresentação de uma encadernação de luxo ou autógrafos de personalidades históricas, políticas ou literárias.

É interessante que as instituições que têm um acervo de obras raras se atrelem a atividades culturais periódicas, como por exemplo: exposições, lançamentos de livros, etc. Assim, criando o hábito de cuidar e preservar o nosso patrimônio para evitarmos verdadeiros crimes culturais que constitui a perda desse material.

REFERÊNCIAS Apocalypse. The Second Word War. Documentário / Guerra. 250 min BRASIL; RIBEIRO, Maria Izabel Branco.; Fundação Armando Álvares Penteado. As constituições brasileiras. São Paulo: FAAP, p. CANCIAN, Renato."Anos dourados" e Brasília. Disponível em:. Acesso em 8 abr brasil/ult1689u64.jhtm CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia R. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, GUIMARÃES, Deocleciano Torrieri. Dicionário de termos médicos e de enfermagem. São Paulo: Rideel, p. JATOBÁ, Lucivânio. Gilberto Osório de Andrade. Revista Brasileira de Geomorfologia, Ano 4, Nº 1 (2003) LOPES, Kívio Dias Barbosa. Patrimônio Público. Disponível em. Acesso em 6 abr MIRANDA, Ruy. Construtores da história. Disponivel em:. Acesso em 8 abr NASCIMENTO, Raimundo Cezar Campos do. Atualização das bibliografias básicas dos cursos da área da saúde : o caso da Biblioteca de Ciências da Saúde f. : Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza-CE, NIGHTINGALE, Florence; Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem. Notas sobre enfermagem: o que é e o que não é. São Paulo: Cortez; OLIVEIRA, Dary Alves. Os construtores da medicina moderna. História da medicina. In: CURSO DA FACULDADE MEDICINA DA UFC, 12., 2010, Fortaleza, CE. Anais... Fortaleza, CE, CD-ROM. RODRIGUES, Jeorgina Gentil. O espelho do tempo: uma viagem pelas estantes do acervo de obras raras da Biblioteca de Manguinhos. Perspect. Ciênc. Inf. 2007, vol.12, n.3, pp RODRIGUES, Márcia Carvalho. Como definir e identificar obras raras? Critérios adotados pela Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul Ci. Inf., Brasília, v. 35, n. 1, p , jan./abr ROLLET, Catherine. History of the health notebook in France: A stake for mothers, doctors and state. DYNAMIS. Acta Hisp. Med. Sci. Hist. Illus. 2003, v.23, p STEDMAN dicionário médico. 23. ed. rev. Rio de Janeiro, RJ: Ed. Guanabara, v.

OBRIGADO PELA ATENÇÃO! FIM