Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Taxa de mortalidade infantil é a quantidade de crianças falecidas no primeiro ano de vida dentro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.
Advertisements

Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
 Capítulo 1: Aspectos Demográficos Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito.
 Capítulo 1: Aspectos Demográficos Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito.
Desertificação Trabalho realizado por: Miguel César nº 21 9ºB.
Onda Jovem Fonte: IBGE 2000 Cenário 34 milhões 15 a 24 anos A juventude brasileira.
DISCENTES: ADRIANA SANTOS CLAUDIANE LOPES INDARA PORTO JACIARA SANTOS ORLEIDE ALVES SIMONE FREIRE DOCENTE: MAIANA RAMOS DISCIPLINA:GEOGRAFIA HUMANA.
Os complexos geoeconômicos do Brasil e os “quatros brasis”
O BRASIL E SUAS PERSPECTIVAS NA PRÓXIMA DÉCADA.  As grandes mudanças vão ocorrer dentro de um processo lento mais gradativo.  Será, é claro, um Brasil.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre Profª Lídia Maria Albuquerque Marques.
BASES DA GERONTOLOGIA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC/CG CURSO DE FISIOTERAPIA Semestre Profª Lídia Maria Albuquerque Marques.
Composição da População – Idade e sexo. - Estatísticas demográficas --> podem fornecer um quadro geral para descrever a comunidade de estudo ou em que.
A população mundial A população brasileira A POPULAÇÃO MUNDIAL GEOGRAFIA A população mundial atingiu uma marca de 7,2 bilhões de habitantes, número que.
População. POPULAÇÃO - Dados Quantitativos Brasil País muito populoso ou povoado? Populoso Povoado.
CIR LITORAL NORTE Possui 4 municípios: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.
Urbanização brasileira. A urbanização é um dos traços fundamentais da modernidade. Há urbanização quando o crescimento da população urbana supera o da.
Crescimento Demográfico. Conceitos Crescimento vegetativo- taxa de natalidade – taxa de mortalidade Transição demográfica 1ª fase - pré-industrial, típica.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. Dinâmica da População Brasileira.
Gestão da Produção Industrial Economia e Globalização MATERIAL 1.
RESUMO PARA A RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA
CAPÍTULO 2 – QUEM SÃO OS BRASILEIROS?
CRESCIMENTO E ESTRUTURA.
Mulheres no mercado de trabalho Brasileiro
TÓPICOS ESPECIAIS DA POPULAÇÃO DA ÁFRICA
Geo – Terra Graphien – Descrever
A população brasileira
Características da agricultura no Brasil
População Prof. Sandro Rogério.
Urbanização 2º EM – 2016 Jeferson.
Prof. Saulo Monteiro Prof. Daniel Pires
IDB Brasília, 22 de Outubro de 2009.
ANÁLISE SÓCIO DEMOGRÁFICA
Pirâmide etária.
Conceitos Demográficos e Formação da População Brasileira e Mundial
Número de idosos no Brasil vai quadruplicar até 2060, diz IBGE.
Ciclos de Vida 1 - Simone G. Diniz –
O BRASIL NO SÉCULO XXI.
Expansão do território e
Conceitos Demográficos
Distribuição e contrastes nos indicadores demográficos
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
Revisão Avaliação Módulo 1 e 2  Prof.º Fylipe Alves.
A distribuição da população a nível mundial
Crescimento vegetativo ou natural
Distribuição e contrastes nos indicadores demográficos
EVOLUÇÃO QUANTITATIVA DA POPULAÇÃO NO MUNDO
INDICADORES DE SAÚDE E ESTATÍSTICAS VITAIS Epidemiologia II Professoras: Helia Kawa e Ilce Ferreira.
SA1 – AS POPULAÇÕES E O ESPAÇO GEOGRÁFICO – 3º BIMESTRE
GeoHumana – Migrações Professor Mário Jorge.
A distribuição da população a nível mundial
O que é região? Regionalização
A distribuição da população a nível mundial
População e povoamento
ATUALIDADES: População Brasileira
Consequências das migrações
AULA 20.
Crescimento e distribuição da população africana II
Geografia Aula 02: Geografia da população. Aula 02 – Geografia da população 1. Distribuição da população no Brasil e no mundo 2. Movimentos migratórios.
PROF MICHEL SIQUEIRA. Demografia:  ciência que estuda a evolução e a distribuição da população humana Recenseamento (ou Censo):  recolha de informações.
Urbanização.
Crescimento da População Brasileira
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Santa Catarina – Censo IBGE 2010
Continente Americano (prof. Padovani – 8º ano)
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA
A estrutura etária é a distribuição da população por intervalos de idades.
População do Brasil – Capítulo: 2
Envelhecimento da sociedade contemporânea
Transcrição da apresentação:

Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Taxa de mortalidade infantil é a quantidade de crianças falecidas no primeiro ano de vida dentro de um grupo de recém-nascidos. Vídeo

Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.2 Esperança de Vida ao nascer é a quantidade de anos que em média vivem as pessoas de uma determinada região IBGE (2010) – 73,2

 População feminina no Brasil está superando a masculina, as mulheres brasileira vivem mais que os homens e em determinadas regiões esta diferença é acentuada. A razão é a elevada incidência de morte externa ou violenta (especialmente homicídios) em homens jovens nos centros urbanos Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.3

Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.4

  Razões do declínio das taxas de fecundidade:  a entrada da mulher no mercado de trabalho;  a grande proliferação de métodos contraceptivos. Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.5

  Como conseqüência destas mudanças na dinâmica populacional temos: O envelhecimento da população brasileira  Mito de Brasil - país jovem está sendo mudado com muita rapidez Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.6 Demografia Brasileira: Tendências atuais (2)

  Proporção de pessoas idosas no total da população brasileira cresce  A perspectiva é de queda em termos absolutos do número de crianças nos próximas anos  Indicadores:  índice de envelhecimento relação entre a população com mais de 65 anos e a população com menos de 15  razão de dependência é a relação entre os dependentes (soma da população com menos de 15 anos e com mais de 65 anos) e população em idade ativa (entre 15 e 65 anos de idade) Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.7 O envelhecimento populacional

Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.8

Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.9

  alívio na demanda por serviços de saúde médico infantil e por ensino básico  pressão sobre “geriatria”, sistemas previdenciários etc.  diminuição da carga sobre ativos.  Ainda é necessário grande oferta de mão de obra, mas com taxas decrescentes Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.10 Envelhecimento populacional: conseqüências

  As variações na distribuição populacional entre regiões  diferenças de taxas de natalidade e mortalidade,  migrações que ocorreram dentro do país.  Êxodo Rural: principal fluxo migratório que caracterizou a economia brasileira.  estima-se que mais de 40 milhões de pessoas saíram do campo em direção à cidade entre 1950 e  Migração em direção ao Sudeste  Motivo: industrialização Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.11 Migrações internas e Urbanização

Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.12

  migração para as fronteiras agrícolas onde novas terras são incorporadas à produção agropecuária.  Fronteiras:  Sul (década 70)  Centro-Oeste (década 80)  Hoje: Norte, nas franjas da floresta amazônica. Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.13 Migrações internas

Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.14

  Até o final da década de 70 a urbanização se fez em direção às grandes metrópoles  No período recente a tendência é de desaceleração da concentração nos grandes centros urbanos  Interiorização: crescimento das cidades de médio porte no Interior do país Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.15 Metropolização

Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.16