Sangue e Hemocitopoese. Não importa o que fizeram a você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram para você". Jean-Paul Sartre ( )

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sangue Vera Vargas, 2011.
Advertisements

TECIDO HEMATOPOÉTICO.
SANGUE Dra Jacqueline Nelisis Zanoni.
Tecido hematopoiético
Sangue e Hemocitopoese
Células do Sangue.
Aula 26 O sangue.
Sistema Circulatório Prof. JM.
Células sangüíneas Prof. Jorge Clarêncio Andrade.
Sangue É um tecido conjuntivo líquido. É constituído por diversos tipos de células (elementos figurados),que constituem a parte "sólida" do sangue e cerca.
TECIDO SANGUÍNEO PROF. VÍCTOR PESSOA.
TECIDO SANGUÍNEO.
Prof. Nelson Ricardo Ciências da Natureza- Biologia Aula 1
Constituintes do Sangue e suas funções
SANGUE.
Histologia do Sangue Carfam Leite Machado.
Sangue - Leucócitos São células incolores, de forma esférica quando em suspensão no sangue, e participam das defesas celulares e imunocelulares do organismo.
Sangue Vera Andrade, 2014.
ESTUDO DOS LEUCÓCITOS Leucopoiese
O SANGUE Tecido Conjuntivo Especializado
Sangue.
CÉLULAS DO SANGUE E HEMATOPOIESE Prof. Marcos Correa Dias
SISTEMA HEMATOLÓGICO, SISTEMA LINFÁTICO E HEMATOPOIESE
O sangue e a linfa.
Leucócitos granulócitos: Neutrófilos Eosinófilos Basófilos
Sangue Vera Andrade, 2014.
Prof. Claudinei Sousa Lima
HEMATOPOESE Disciplina de Hematologia e Oncologia Depto. de Medicina da F.C.M. da Santa Casa de São Paulo.
Sistema cardiovascular
TECIDO SANGUÍNEO Marcio Barbieri.
Tecido Sanguíneo Variedade de Conjuntivo. Características É um tecido LÍQUIDO, contido em ambiente fechado, com movimento regular e unidirecional; O volume.
TECIDO SANGUÍNEO O sangue é um tipo de tecido conjuntivo que apresenta células separadas por grande quantidade de matriz extracelular , o plasma sanguíneo,
Vírus , Bactérias , Fungos, … Sistema Imunitário
SANGUE 8º ANO – CIÊNCIAS Professora Lisiane Viel.
COMPARTIMENTALIZAÇÃO DOS SERES VIVOS 1. INTRODUÇÃO Conceito de fisiologia humana: estuda os mecanismos e as características funcionais dos diferentes tipos.
CRITÉRIOS AVALIATIVOS DE CIÊNCIAS. Caracterizar a estrutura do coração e o funcionamento desse órgão O coração é uma bomba que impulsiona o sangue pelo.
BIO-QUIMICA Professora Dra Rosi Bio-quimica.blogspot.com Profa.Rosilene Linhares Dutra SISTEMA LINFÁTICO.
PERFIL LIPÍDICO PERFIL GLICÍDICO HEMOGRAMA
Bioquímica Proteínas. Aminoácidos Compostos orgânicos que apresentam um grupo amina e um grupo ácido carboxílico na mesma molécula.
Sistema Linfático Fernanda Pereira. Sistema paralelo ao circulatório, constituído por uma vasta rede de capilares, e vasos semelhantes a veias (vasos.
SISTEMA CIRCULATÓRIO PROF: JULIANA 8º ANO. Funções Transporte de gases dos pulmões aos tecidos e dos tecidos aos pulmões Transporte dos nutrientes das.
SISTEMA CARDIOVASCULAR
O sangue e o sistema circulatório
Sistema Circulatório.
Sangue.
Constituição e funções
Constituintes do Sangue e suas funções
Colégio Maria Imaculada
TECIDOS HUMANOS Os tecidos são formados por conjunto de células semelhante e que desempenham uma mesma função. A Histologia é a ciência que estuda os tecidos.
Ciências Naturais – 9.o ano
Professor: Guilherme Vieira
Sistema Imunitário Marcus Ferrassoli.
CÉLULAS DO SANGUE E. SANGUE – FUNÇÕES GERAIS - Nutrientes e gases - Produtos do metabolismo - Metabólitos - Hormônios e outras moléculas sinalizadoras.
SISTEMA URINÁRIO Página 129.
Células envolvidas na resposta imune
Prof. MSc. Adriano Moraes da Silva
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
Os tecidos.
MICROBIOLOGIA, IMUNOLOGIA E PARASITOLOGIA Profa. Dra. Eleonora Picoli
Meio interno – sangue e linfa
Sangue Vera Andrade, 2017.
Constituintes do sangue
SISTEMA URINÁRIO CAPÍTULO 18 COC 07.
PERFIL LIPÍDICO PERFIL GLICÍDICO HEMOGRAMA
MOLÉCULAS, CÉLULAS E TECIDOS DO SISTEMA IMUNE
Biologia Celular.
A importância dos seus constituintes
CÉLULAS DO SISTEMA IMUNE E SISTEMA LINFÁTICO
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TERESINA-CET DISCIPLINA: HISTOLOGIA PROFESSORA: FRANCISCA MAIRANA SISTEMA IMUNITARIO E ORGÃOS LINFÁTICOS.
IMUNOLOGIA.
Transcrição da apresentação:

Sangue e Hemocitopoese

Não importa o que fizeram a você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram para você". Jean-Paul Sartre ( ) Filósofo francês

Sangue sais minerais água moléculas orgânico-protéicas Eritrócitos Leucócitos Plaquetas Porção líquida (plasma) Elementos Figurados

Resumo das funções do sangue Transporte: Transporta oxigênio, dióxido de carbono (gases), nutrientes, hormônios, calor e resíduos. Regulação: Ajuda na regulação do pH, da temperatura corporal e do conteúdo de água das células. Proteção: Protege da perda de sangue por meio da coagulação. Dos micróbios e toxinas estranhos por meio de atividades de glóbulos brancos fagocíticos e de certas proteínas plasmáticas.

Sangue Tecido conjuntivo. Muita matriz intercelular. Fluído viscoso, mais pesado, mais grosso e mais pegajoso que a água. Temperatura: em torno de 38 o PH em torno de 7,35 a 7,45 (levemente alcalino). Concentração de sal: 90%. Volume total de 5,5 litros (homem 70Kg). Leva oxigênio e nutrientes aos tecidos e resíduos catabólicos inúteis para os pulmões, fígado e os rins, para serem excretados do organismo.

Sangue Sangue sem anticoagulante em um tubo  coágulo Sangue com anticoagulante (edta, citrato de Na ou heparina/ o citrato é o único reversível) em um tubo  três camadas. (centrifugado) A camada inferior, vermelho-escura, é composta de glóbulos vermelhos. A camada superior, denominada de plasma, é translúcida, amarelo-palha e composta de água, proteínas e eletrólitos. Entre as duas camadas, há uma estreita camada, cremosa, composta de glóbulos brancos e plaquetas. Hemácias=43% leucócitos

Água91 – 92 % Proteínas (fibrinogênio, globulina, albumina)7 – 8 % Outros Eletrólitos - Na+, K+, Ca 2+, Mg 2+, Cl -, HCO 3-, PO 4 3-, SO 4 2- Substâncias nitrogenadas não protéicas – uréia, ácido úrico, creatinina, sais de amônia. Nutrientes – glicose, lipídios, aminoácidos. Gases sangüíneos – oxigênio, dióxido de carbono, nitrogênio. Substâncias reguladoras – hormônios, enzimas. 1 – 2 % Componentes do plasma Entre as proteínas plasmáticas, encontram-se a albumina, responsável pela manutenção da pressão osmótica sanguínea; o fibrinogênio e a protombina, que participam na coagulação; e as globulinas, incluindo os anticorpos que proporcionam imunidade.

AS CÉLULAS DO SANGUE As células do sangue são estudadas  em esfregaços. Os esfregaços são preparados sobre uma lâmina de vidro, onde as células ficam distendidas e espalhadas. Após coloração com corantes específicos como Leishman, Wright e Giemsa são observadas ao microscópio.

Hemácias(glóbulos vermelhos) 4 – 6 milhões/ml * sexo, idade, altitude e condições físicas Leucócitos (glóbulos brancos)6000 – 9000 /ml Agranulócitos Linfócitos Monócitos (porcentagem de leucócitos) 30 – 35 % 3 – 7 % Granulócitos Neutrófilos Eosinófilos Basófilos 55 – 60 % 2 –5 % 0 – 1 % ELEMENTOS FIGURADOS

NOME CARACTERÍSTICAS Eritrócitos (glóbulos vermelhos) Forma discoidal, biconcavo, repleta de hemoglobina, transporta oxigênio para os tecidos. Anucleadas. Ocorrem em mamíferos exceto camelídeos. Leucócitos (glóbulos brancos) Granulócitos Neutrófilos Forma esférica, núcleo trilobulado; Fagocitam bactérias e corpos estranhos. Eosinófilos (acidófilo) Forma esférica, núcleo bilobulado; participam das reações alérgicas, produzindo histamina. Basófilos Forma esférica, núcleo irregular. Acredita-se que também participam de processos alérgicos; produzem histamina e heparina. Agranulócitos Linfócitos (B, T e nulos) Forma esférica, núcleo também esférico; participam dos processos de defesa imunitária, produzindo e regulando a produção de anticorpos e na hemopoese. Monócitos Forma esférica, núcleo oval ou reniforme, originam macrófagos e osteocclastos, células especializadas em fagocitar. Plaquetas (trombócitos) Forma irregular, sem núcleo, participam dos processos de coagulação do sangue.

Eritrócitos /hemácias / glóbulos vermelhos São as mais abundantes de todas as células do sangue:  4,5 a 6 milhões/mm³ ( ♂ );  4 a 5,5 milhões/mm³ ( ♀ ). Função principal: transporte de oxigênio (importância da hemoglobina). Tempo de vida: 100 a 120 dias.

Hemácia Estrutura:  disco bicôncavo  grande deformabilidade  Água 60%  Hemoglobina 30%  Complexo coloidal lipoproteico Pode assumir vários tipos de forma ! Tem excesso de membrana celular em relação à quantidade de material existente no seu interior. É uma célula anucleada: única célula do organismo que permanece exercendo suas funções, apesar da ausência de núcleo.

Hemácias topics/anemia/basics.asp HEMATOSEHEMATOSE ●Hemocaterese: destruição das hemácias pelo fígado, baço e medula óssea.

Hemoglobina pigmento carreador de oxigênio. valores normais: 16g/dL ( ♂ ) e 14g/dL ( ♀ ) Hb: combina-se frouxa e reversivelmente com o oxigênio, que é transportado na forma molecular. cada molécula de Hb 4 átomos de ferro. cada átomo de ferro 1 molécula de oxigênio. cada molécula de Hb 4 moléculas de oxigênio.

Glóbulos Brancos ou Leucócitos Saem da circulação por diapedese, passam entre as células e penetram no tecido Quando os tecidos são invadidos por microrganismos os leucócitos são atraídos por quimiotaxia.

Glóbulos brancos Glóbulos vermelhos

Leucócitos (granulócitos) Polimorfonucleares Neutrófilos - 55 a 60% Eosinófilos - 2 a 3% Basófilos - < de 1% Neutrófilo Basófilo Eosinófilo

Neutrófilos (granulócitos) São polimorfonucleares, com núcleos formados por 2 a 5 lóbulos. Arredondados na corrente sangüínea. A célula jovem tem o núcleo não-segmentado, chamado de bastonete; Na mulher, o núcleo possui um pequeno apêndice = cromatina sexual. (corpúsculo de Barr) Citoplasma possui granulações específicas. Realizam diapedese através de movimentos amebóides. São o principal constituínte do pús (neutrófilos mortos, liquido tecidual e material anormal) Vivem 1 a 4 dias após deixarem a corrente circulatória. Representam a primeira linha de defesa (leucócitos mais ativos na fagocitose- ação primordial nos estágios iniciais da resposta inflamatória aguda à lesão tecidual). Contém grânulos: específicos, azurófilos e terciários. Neutrófilo

Neutrófilo imaturo Cromatina sexual NEUTRÓFILOSNEUTRÓFILOS Granulócito eosinófilo Granulócito basófilo Monócito (agranulócito)

Eosinófilos (granulócitos) Possuem núcleo bilobulado, grânulos acidófilos. Possuem ação semelhante a dos neutrófilos. Respondem à estímulos quimiotáticos. Fagocitam e eliminam complexos de antígenos - anticorpos. Destroem larvas de helmintos (infestação parasitária) por fagocitose e por desgranulação no meio extracelular. Produzem enzimas que são capazes de neutralizar a histamina e também produzem um fator que inibe a desgranulação dos mastócitos e basófilos. Eosinófilo

Basófilos (granulócitos) Citoplasma carregado de grânulos: Específicos: histamina, heparina, leucotrienos, fator quimiotático para eosinófilos, neutrófilos e peroxidase. Inespecíficos: Azurófilos (lisossomos) Constituem < de 1% dos leucócitos, sobrevida de 1 a 2 anos. Pouco fagocíticos. Sua degranulação provoca resposta alérgica sistêmica Basófilo

Leucócitos (agranulócitos) Mononucleares Monócitos – 3 a 7% Linfócitos – 30 a 35% Monócito Linfócito

Monócitos (agranulócitos) Monócitos são móveis e são precursores dos macrófagos; Permanecem pouco tempo na circulação; Respondem à estímulos quimiotáticos; São células apresentadoras de antígenos (APC). Monócito

Linfócitos (agranulócitos) São células esféricas, possuem de 8 a 18  m de diâmetro. Citoplasma azul pálido, núcleo ocupa quase toda a célula. São as principais células do sistema imunológico. Atuam em infecções virais. Linfócito B – Plasmócito – Imonoglobulina. (15%) Linfócito T – Citotóxico, helper ou auxiliar, supressor e de memória. (80%) Linfócitos Nulos: hemopese e NK. (5%) Linfócito

Plaquetas As plaquetas são também chamadas de Trombócitos. As plaquetas não são células,mas fragmentos de células originados da fragmentação dos Megacariócitos da medula óssea vermelha; Existem cerca de a por mm3 de sangue numa pessoa normal. FUNÇÃO : Desempenham importante papel no mecanismo da coagulação sanguínea produzindo a TROMBOPLASTINA ou TROMBOQUINASE. Armazenam serotonina em grânulos densos (absorvida do plasma)que atua como vasoconstritor. Revestimento celular rico em Gags e glicoproteínas (adesividade plaquetária e absorção) A coagulação atua derivando de duas vias: extrínsica (tromboplastina) e intrínseca (colágeno da parede vascular).

Plasma Sangüíneo Constitui-se de cerca de 55% do sangue total. - 90% água - 1-3% gases, carboidratos, aminoácidos, lipídios, sais, enzimas e hormônios % proteínas: albumina – equilíbrio osmótico gamaglobulinas – anticorpos fibrinogênio – coagulação Funções: coagulação sangüínea regulação da temperatura regulação do pH balanço hídrico respiração transporte de hormônios, nutrientes, catabólitos

Hematopoiese Medula óssea vermelha

Origem das Células do Sangue  Medula Óssea Eritrócitos Célula Progenitora Linfócito Progenitor Timo Linf B Linf T Célula NK Progenitora Mielóide Linf TLinf B Eritrócitos Plaquetas Basófilo Eosinófilo Neutrófilo Monócito