Computação Gráfica

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Transcrição da apresentação:

Computação Gráfica

Ementa Conceitos básicos e terminologia. Pacotes gráficos. Dispositivos de entrada e de saída. Algoritmos básicos. Retas. Círculos e elipses. Clipping. Interpolação. Sistemas de coordenadas e transformações geométricas: em duas dimensões, em três dimensões. Padronização (GKS, PHIGS, CGI,...). Estrutura de dados gráficos. Modelamento geométrico. Curvas e superfícies. Interface homem-máquina. Animação via computador Ementa é uma descrição discursiva que resume o conteúdo conceitual ou procedimental de uma disciplina.

OBJETIVOS GERAIS Apresentação da computação gráfica como ferramenta de apresentação de dados e como conjunto de aplicações matemáticas (álgebra + cálculo numérico) e suas finalidades.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Utilizar as rotinas e conceitos de computação gráfica para desenvolvimento de programas e rotinas para a representação de dados e objetos. Apresentar os padrões de pacotes existentes no mercado e suas aplicações. Estabelecer critérios e estratégias para escolha e dimensionamento de máquinas e pacotes para um projeto específico. Desenvolver projeto de modelagem de sólidos e animações.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Teoria Conceitos básicos e terminologia Pacotes gráficos Dispositivos de entrada e de saída Algoritmos básicos Retas Círculos e elipses Clipping Interpolação Sistemas de coordenadas e transformações geométricas Em duas dimensões Em três dimensões Padronização (GKS, PHIGS, CGI,...) Estrutura de dados gráficos Modelamento geométrico Curvas e superfícies Interface homem-máquina Animação via computador.

Computação Gráfica Estrutura do Curso:  Introdução: Histórico/Aplicações  Equipamentos para C.G. e R.V.  Sistemas de Coordenadas 2D 3D  Geração de Primitivas Gráficas: linhas circunferências  Preenchimento de áreas

Computação Gráfica  Transformações Geométricas Escala Rotação Translação  Recorte  Projeções  Tratamento de Linhas/Superfícies escondidas  Sombreamento  Formas e Modelos Geométricos

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Prática Prática Desenvolvimento de programas/aplicações e rotinas conforme os tópicos discutidos nas aulas teóricas

Bibliografia Básica Foley, James D., Computer Graphics, 2003, Addison Wesley Hearn, Donald & Baker, Pauline. Computer Graphics - C Version. Prentice Hall, 1997 (2ed)

Watt, Alan. 3D Computer Graphics. Addison Wesley, R. C. Gonzalez & R. E. Woods. Digital Image Processing. Addison-Wesley, A.K.Jain, Fundamentals of Digital Image Processing. Prentice-Hall, Foley, van Dam, Feiner & Hughes, Computer Graphics: Principles and Practice –Addison Wesley,1990. Glassner, Andrew S., 3D Computer Graphics, Design Books Anand, Vera B., Computer Graphics and Geometric Modeling for Engineers, John Wiley Professional. VINCE, J. - Virtual Reality Systems. Addison-Wesley, 1995 BURDEA, G. & COIFFET, P. - Virtual Reality Techology, John Wiley & Sons, Jenny Preece. - Human-Computer Interaction. Addison- Wesley, 1994 Bibliografia Complementar

Avaliação P1 Prova Teórica: 50% Exercícios: 50% P2 Prova Teórica: 50% Projeto: 50%