Universidade Federal de Rondônia  Cosmologia e Astrofísica Teoria das Supercordas Professor: João Aluna: Monique.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MODELOS ATÔMICOS. DO QUE É CONSTITUÍDA A MATÉRIA?
Advertisements

J. S. Alcaniz Observatório Nacional O Lado Escuro do Universo Programa Ciência às 19 horas – IF/USP - São Carlos (15/05/2007)
Em torno do núcleo do átomo temos uma região denominada de ELETROSFERA A eletrosfera é dividida em 7 partes chamada CAMADAS ELETRÔNICAS ou NÍVEIS DE ENERGIA.
QUÍMICA INORGÂNICA (qg) QG05– Estudo da eletrosfera – Íons e semelhanças na composição. Ana
ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA SÓLIDO LÍQUIDO GASOSO PLASMA Condensado Bose-Einstein Condensado de Fermi Gás de férmions.
Física Geral II Profa. Dra. Liliana Sanz de la Torre
Trabalho de Física Nome: Cleison Nº 3 Serie: 1º ano Médio.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Londrina GRAVITAÇÃO -A lei da Gravitação de Newton -Energia Potencial Gravitacional -As Leis de Kepler.
ONDULATÓRIA. Pulso Perturbação que se propaga para regiões vizinhas; Ocorre a propagação da ENERGIA, sem o transporte de matéria. Conjunto de pulsos periódicos.
E. E. PROFESSORA CONCEIÇÃO HILÁRIO Disciplina: Ciências Prof.: Crislaine Turmas: 9  ano Aula de Química: Estados físicos da matéria Estudo dos Átomos.
Tempo SANTO AGOSTINHO (354–430 d.C.) Sobre o tempo, Santo Agostinho dizia: “se ninguém me perguntar, eu sei; se o quiser explicar a quem me fizer a pergunta,
Evolução dos Modelos Atômicos. Quatrocentos anos antes da era cristã, o filósofo grego Demócrito e seu discípulo Leucipo propuseram uma teoria que se.
ELETRICIDADE Cargas Elétricas Campo Elétrico Potencial Elétrico Corrente Elétrica ELETROSTÁTICA ELETRODINÂMICA.
Fundamentos de Mecânica
PLANEJAMENTO DO CURSO DE QUÍMICA GERAL – 1º SEMESTRE LETIVO 2017
Teorias Atômicas Prof. Alan Ibiapina.
Distribuição Eletrônica
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Interações Interatômicas
Teoria dos Orbitais Moleculares
Campo Unificado da Consciência
Velocidade da luz no vácuo: 3, m/s
Mecânica quântica e os orbitais atômicos
E.E.E.F.M profª Filomena Quitiba.
Frente 1: Modelos atômicos
A estrutura do átomo Substâncias e Misturas.
cinemática Podcast AR VÁCUO Conceitos básicos
Caracterização de Polímeros: Testes Simples
Próxima aula será laboratório!
Profª raliani arce - ciências
Fundamentos de Eletricidade
MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO
A LEI DA FARTURA E A LEI DA OPULÊNCIA
Quando os físicos usam c e c++
Escola Estadual Ernesto Solon Borges
ESPECTRO CONTÍNUO: Emitido por sólidos incandescentes. Não apresentam linhas, mesmo nos espectroscópios de alta resolução.
John Dalton Biografia e Teoria Atômica. BIOGRAFIA  Nasceu em 6 de Setembro de 1666 na Inglaterra.  Foi um Cientista Inglês.  Conhecido pela famosa.
Introdução à Química: Matéria Prof. Altair Eugênio Honorato.
AULA - 14 RADIOATIVIDADE.
Física Moderna - Aula: 5 – Radioatividade
Introdução à Estrutura Atmosférica
Profa. Márcia Souza Fonseca
Profa. Dra Beatriz Resende Freitas
Dinâmica e Estática da Partícula
Física IV CAMPO MAGNÉTICO Prof. Alexandre W. Arins.
Velocidade da luz no vácuo: 3, m/s
ELETRICIDADE DA NATUREZA AO DOMÍNIO DO HOMEM.
Estrutura Atômica da Matéria. Desde a antiguidade o ser humano vem procurando saber mais sobre a matéria e usar esse conhecimento para viver melhor. Uma.
MATERIAIS ELÉTRICOS Aula
Física 4 Relatividade Prof. Alexandre W. Arins.
Teoria da Relatividade e da Física Quântica.
O Planeta Terra forças Professora Paula Melo Silva.
Conceitos fundamentais da atomística
MECÂNICA AS LEIS DO MOVIMENTO o estudo do movimento
Física IV CAMPO MAGNÉTICO Prof. Alexandre W. Arins.
ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
1.3. TABELA PERIÓDICA Evolução histórica da Tabela Periódica
Modelos atômicos.
O que são átomos? De que são feitos? A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS.
Objetivos Compreender o significado do termo propriedades periódicas; Compreender a utilidade da Tabela Periódica; Compreender a causa de irregularidades.
ENERGIA TRABALHO POTÊNCIA. ENERGIA Antoine Laurent Lavoisier ( ) era um químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas,
Ciências Biologia Química Física. Biologia Química.
FÍSICA QUÂNTICA ESCOLA ARTE DE EDUCAR DE JACUNDÁ PROFª: ADRIELE RIBEIRO DISCIPLINA: FÍSICA.
Modelos Atômicos e o Átomo Unidade Curricular: Química Geral I Fase: 1
Átomo moderno e o Diagrama de Linus Pauling
Introdução: Fatos históricos
As famílias das partículas e o Modelo Padrão
Albert Einstein João MiguelMiguel AlmeidaVasco Peixoto XX/06/
RADIOATIVIDADE.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Rondônia  Cosmologia e Astrofísica Teoria das Supercordas Professor: João Aluna: Monique

Teoria das cordas  A teoria das cordas é um modelo físico-matemático onde os blocos fundamentais são objetos extensos unidimensionais,  O interesse na teoria das cordas é dirigido pela grande esperança de que ela possa vir a ser uma teoria de tudoteoria de tudo  Essa teoria propõe unificar toda a física e unir a Teoria da relatividade e a Teoria Quântica numa única estrutura matemática

A hipótese central é que o objeto fundamental na Natureza é um fio ou uma corda com comprimento bem definido e não uma partícula As partículas observadas na Natureza (elétrons, quarks, fótons, etc) correspondem às vibrações da corda Essa corda é muito pequena e portanto não a observamos diretamente Ideia central

Unificação A teoria de Cordas (e Supercordas) é uma teoria que descreve as 4 interações fundamentais da Natureza Portanto, a teoria de Cordas é uma teoria que UNIFICA as 4 interações fundamentais Interações fundamentais Força (ou Campo) Gravitacional Força (ou Campo) Eletromagnética(o) (Eletricidade + Magnetismo + Ótica) Força (ou Campo) Nuclear Forte Força (ou Campo) Nuclear Fraca(o)

Níveis de Ampliação: 1.Nível Macroscópico - Matéria; 2.Nível Molecular; 3.Nível Atômico - Prótons, nêutrons, e elétrons; 4.Nível Subatômico - Elétron; 5.Nível Subatômico - Quarks; 6.Nível das Cordas.

Superstrings - Cordas Cósmicas A teoria de cordas descreve as partículas elementares como modos de vibração de cordas uni-dimensionais fechadas (loops), ou mais recentemente, membranas bidimensonais.

Mecânica Quântica Descreve a física na escala atômica e subatômica Explica, por exemplo, a Tabela Periódica dos elementos (química) e o diagrama de Pauling (1s2, 2s2, 2p6,…) Todos os aparelhos eletrônicos usam a M. Q. Para grandes números quânticos, a Mecânica Newtoniana é recuperada

Teoria Relatividade Em 1905 Einstein apresenta a Teoria da Relatividade Especial: Referenciais Inerciais (v = cte) Velocidade da LUZ = cte = C para todos os referenciais inerciais Conceito de espaço-tempo (dilatação temporal e contração espacial)

Teoria da supercordas Desde os anos 1930, quando foram propostas a teoria da Relatividade Geral e a Mecânica Quântica Ficou claro que as duas teorias não eram compatíveis entre si Busca-se uma nova teoria que unifique estas teorias, formando uma Teoria de Tudo já que a gravitação descrita pela teoria da Relatividade Geral é determinística e contínua propriedades não aceitáveis pela Mecânica Quântica

Teoria das supercordas Descreve naturalmente todas as interações fundamentais inclusive a Gravitação Contem Férmions e Bósons Problema: Tem 10 dimensões (1 temporal + 9 espaciais)

Universos Paralelos

Dimensões Extras Descreve naturalmente todas as interações fundamentais inclusive a Gravitação Não contem táquions Contem Férmions e Bósons Problema: Tem 10 dimensões (1 temporal + 9 espaciais)