Sistemas CAx e Programação CNC Lista de Exercicios – 1º Bimestre Março/2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NÚCLEO DE COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS TECNOLOGIA DA USINAGEM
Advertisements

Método para ensaios de avaliação de usinabilidade de materiais metálicos utilizando torno CNC e torno convencional Francisco dos Reis Faustino Jovinilo.
Aula 08 Prof: Elias Junior
Disciplina: Processos de Fabricação I Prof. Jorge Marques
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Processos de Fabricação I Prof. Jorge Marques.
Introdução Basicamente, o torneamento gera formas cilíndricas com uma ferramenta de corte usinando com uma única aresta, e, na maioria dos casos, a ferramenta.
Programação CNC Básica
FRESADORA.
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica Disciplina de Conformação Prof. Macondes Eneias R. Schwebel.
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I
USO DE ANDAIMES 100% USO DE ANDAIMES 100% N B R 6404 SEGURANÇA NOS ANDAIMES.
ESTIMATIVA DA EVAPORAÇÃO
Processos de Fabricação I
PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO
EESC-USP LAYOUT CELULAR. EESC-USP Arranjo Físico - Layout O arranjo físico de uma unidade produtiva pode ser entendido como a disposição física dos vários.
A Contabilidade de Custos está preocupada com a apuração do resultado, ou seja, identificar o lucro de forma mais adequada. Fornecer dados para estabelecimento.

Usinagem Prof. Me. Eng. Gianpaulo Medeiros Aula 2 Curso técnico em Mecânica - Usinagem Classificação dos processos de Usinagem.
RELÓGIO COMPARADOR. O relógio comparador é um instrumento de medição por comparação, dotado de uma escala e um ponteiro, ligados por mecanismos diversos.
UNIDADE III PILARES.
Alinhamento geométrico e nivelamento de máquinas e equipamentos
Faculdades Integradas de Taquara Gestão Empresarial Marcos D. da Silva Tierre Ardigó Taquara, Agosto de 2012.
Mecânismos Prof. Nilton Ferruzzi 1 A03. Prof. Nilton Ferruzzi2 Tipos de Mecanismos.
Automação Industrial Trabalho de Introdução a Engenharia.
CAPITULO 8 Flexão Resistência dos Materiais DEMGi - Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial Resistência dos Materiais.
DISCIPLINA: TECNOLOGIA MECÂNICA Prof. Franklin Delano.
POLIAS-CORREIAS E ENGRENAGENS AULA 2. Os conjuntos formados por polias e correias e os formados por engrenagens são responsáveis pela transmissão da velocidade.
Prof. Igor Martins Chiavenato (2007).
Amintas engenharia.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MATEMÁTICA PROJETO PIBEG Unidade IV Interpolação Polinomial.
Disciplina: Processos de Usinagem Prof. Vagner Augusto de Souza
Torneamento CONCEITO O torneamento é a operação por intermédio da qual um sólido indefinido é feito girar ao redor do eixo da máquina operatriz que executa.
Resultante de um sistema de forças
Teoria dos Grafos Geração de Valores aleatórios
DE ELÉTRONS E FEIXE DE ÍONS
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Soldagem por Fricção Hélio Padilha.
INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PREDIAIS I
GEOMETRIA E CINEMÁTICA DOS PROCESSOS DE USINAGEM
Contagem: Princípios multiplicativo e aditivo.
Forças em Vigas e Cabos.
Conformação Mecânica: tipos e aplicação.
Desempenho de Hélices Parâmetros Adimensionais para
Ferramentas de Diagnóstico de Máquinas IMFDM
FUNDAMENTO DE PROGRAMAÇÃO
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
A NÁLISE DA I NFLUÊNCIA DO M ATERIAL SOBRE D ESGASTE DA F ERRAMENTA DE U SINAGEM O P ROF. S ERGIO M ATHEUS B RANDÃO Alunos: Antônio Edilberto Evangelista.
Diagrama de Pareto.
USINAGEM POR TORNEAMENTO
Aluno: Sérgio Luiz Manenti
FRESADORA Prof. Elton Ricardo.
Desenho CAD I Curso Técnico em Eletromecânica
Classificação e Nomenclatura dos Processos de Usinagem
Escolha de Ferramentas de Metal Duro
Usinagem Prof. Me. Eng. Gianpaulo Medeiros Aula 8 Curso técnico em Mecânica - Usinagem Fundamentos da Usinagem com Ferramentas de Geometria Definida.
Manufatura Mecânica: Usinagem Diego Andrade de Oliveira Henrique Carlos de Almeida Marcio Araújo Caetano Poliane Oliveira Samuel Ferreira da Silva Sávio.
1 1 Curso: Técnico em Eletromecânica Disciplina: Fundamentos Mecânicos Tema : Processos de Fabricação Professor: Alex Mendes de Aguiar2/8/ :33 SERVIÇO.
Comando Numérico Computadorizado ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS  Coordenadas Cartesianas;  Identificando códigos e suas funções;  Criando um Sub-Programa.
Capítulo 1: Tensão.
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM0564)
TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA
MATERIAIS DAS FERRAMENTAS DE USINAGEM Componentes: Hugo Brian de C. Cortez Fabricio Fragoso Santos Wilton Nunes Gomes da Silva.
Conformação Mecânica.
Processo de Conformação e Usinagem Engº Esp. Prof. Christian Eduardo Moreira de Souza Universidade Paulista UNIP – Araçatuba - SP.
REBITES. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.
Servomecanismo N7SRV Prof. Dr. Cesar da Costa
USINAGEM 1Prof. Fernando Penteado.. USINAGEM Usinagem é um processo onde a peça é obtida através da retirada de cavacos (aparas de metal) de uma peça.
Automação da Produção Comando Numérico CAD/CAM
C URSO S UPERIOR DE T ECNOLOGIA DE PROCESSOS M ETALÚRGICOS 1°A NO Escola e Faculdade de Tecnologia SENAI “Nadir Dias de Figueiredo” Usinagem Química.
Transcrição da apresentação:

Sistemas CAx e Programação CNC Lista de Exercicios – 1º Bimestre Março/2015

1) Escolha a opção abaixo que explica o que é usinagem: a) Processo de conformação de peças com deformação permanente do material. b) Processo de conformação de peças com fusão e moldagem do material. c) Processo de conformação de peças com retirada de cavaco do material. d) Processo de conformação de peças com deformação através compressão do material. e) Processo Mecânico onde a peça é a materia prima de um trabalho de remoção de material 2) Qual é a velocidade de corte (VC) em m/min adequada para se tornear um material de 60mm de diâmetro, girando com 300 rpm? 3) A velocidade de corte utilizada em uma usinagem depende do: a) tipo da máquina operatriz a ser utilizada. b) tipo do processo escolhido para usinagem. c) estudo da tabela de velocidades das máquinas. d) tipo de combinação do material da peça e da ferramenta. e) estudo de todas as informações mencionadas anteriormente. 4) A velocidade de corte é calculada pela fórmula: Vc= (π * d * n) /1000. Isto significa que: a) A velocidade de corte aumenta com a dimensão. b) Quanto maior o diâmetro de trabalho menos a rotação a ser utilizada. c) A velocidade de corte depende somente do material da peça. d) A rotação da peça depende do tipo de processo de usinagem. e) Todas as opções estão corretas, menos a opcao C e D.

5)

6) Para uma velocidade de corte de 350 m/min., qual deve ser a rotação aproximada da broca de diâmetro 32 mm? a) 3480 rpm b) 2560 rpm c) 690 rpm d) 1250 rpm e) 890 rpm 7) Em que área da Engenharia deve-se aplicar os conceitos de fator de segurança e porque? 8) O que são sistemas Cax e qual a sua função na Engenharia? 9) Qual é a razão do sistema CAI ser empregado no projeto na linha do tempo somente após o sistema CAD ? 10) Qual a função das divisões Drafting e Design do Auto CAD e como esse tipo de ferramenta é classificado quanto a seu porte ? 11) Porque os processos de fabricação com máquinas CNC substituíram a maioria das operações com máquinas convencioais? (Discreva 3 beneficios da operação com CNC em comparação com as máquinas convencionais. 12) Quais são os principais processos de fabricação por usinagem empregados pela industria metal mecânica?

13) Com suas palavras, explique porque é importante a realização do preseting adequado de ferramentas que são utilizadas por máquinas CNC. Qual a função das dimensões Dx e Dz mostradas na figura abaixo? 14) O que é CAPPE e qual a sua aplicação na Engenharia? 15) Como é feita a programação por parâmetro? Porque os fabricantes de máquinas para corte de engrenagem adotaram esse método de programação (vide esboço do processo abaixo)?

16) Qual a diferença do processo de fresagem em relação ao torneamento? Quais os tipos de fresas utilizadas pelo processo? 17) Porque o estudo das condições de usinagem de um processo é importante para a Engenharia? 18) Considerando a sequência de comandos CNC abaixo, qual código deve ser aplicado na linha N01 para que a usinagem seja corretamente aplicada? N01 XXX N02 G01 X00 Z-13 F0,2 N03 G01 X10 Z-05 N04 G01 X00 Z-10 N05 G03 X10 Z-05 R5 N06 G02 X10 Z-05 R5 N07 G01 X00 Z-10 Alternativas: G90 G91 G96 M30 M05

Obs: Considere coordenadas cartesianas absolutas (G90) X__ Z__ G90Posiciona a ferramenta no ponto de aproximação (P1) Movimenta a ferramenta para P2 Movimenta a ferramenta para P3 Movimenta a ferramenta para P4 Movimenta a ferramenta para P5 Movimenta a ferramenta para P6 Movimenta a ferramenta para P7 Afasta a Ferramenta (P8) 19) Complete o programa abaixo com as coordenadas equivalentes

G00 X__ Z__ G01 Z__ G01 X__ G01 X__ Z__ G01 Z__ G01 X__ G00 X__ Z__ Posiciona a ferramenta no ponto de aproximação. Torneia o diâmetro de 40mm. Faceia o comprimento de 95. Usina a superfície cônica. Torneia o diâmetro de 85. Faceia o comprimento de 30. Afasta a Ferramenta. 20) Complete o programa abaixo com as coordenadas equivalentes Obs: Coordenada absoluta e Interpolação Linear

G00 X118 Z0 G01 X-1 F0.15 G00 X110 Z2 G01 Z-64.9 F0.30 G00 X115 Z2 G00 X105 G01 Z-64.9 F0.30 G00 X110 Z2 G00 X100 G01 Z-64.9 F0.30 G00 X105 Z2 G00 X95 G01 Z-64.9 F0.30 G00 X100 Z2 G00 X90 G01 Z-64.9 F0.30 G00 X95 Z2 G00 X86 G01 Z-64.9 F0.30 G00 X90 Z2 G00 X85 G01 Z-65 F0.30 G01 X118 F0.15 G00 X250 Z100 _ _ _ __ _ _ __ _ _ __ _ _ __ _ _ __ _ _ _ _ _ __ _ _ __ _ _ __ _ _ __ _ _ __ _ _ 21) O programa abaixo é um programa de coordenadas absolutas e utiliza interpolação linear em aplicação de desbaste na peça. Explique ao lado de cada linha do programa qual ação está sendo executada epla ferramenta.