DIVISÃO CELULAR: MITOSE E MEIOSE A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Logo após a fecundação, se.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIVISÃO CELULAR É o processo pelo qual uma célula se transforma em duas células-filhas. DIVIDIR=DUPLICAR.
Advertisements

EE Euclydes Deslandes Biologia
MEIOSE Meiose é um tipo de divisão celular intimamente associada ao processo de reprodução sexuada. A meiose reduz o número de cromossomos de 2n para n.
Mitose e Meiose Prof. W. Ernani
Divisão celular.
MEIOSE.
Aula 13 Ciclo celular.
Mitose e Meiose.
Mitose e Meiose.
Divisão Celular – Parte II
DIVISÃO CELULAR.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR: Mitose e Meiose
Ciclo celular Prof.Msc.Di.Babalu
CICLO CELULAR E DIVISÃO CELULAR
Divisão celular Prof. Ronney Fernandes Chagas
NÚCLEO CELULAR DIVISÃO CELULAR
DIVISÃO CELULAR: MITOSE E MEIOSE
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
DIVISÃO CELULAR.
Profº.: Aleksandro Rodrigues
Divisão celular Mitose e Meiose
PROFA. GISELLE MOURA MESSIAS
CICLO CELULAR E DIVISÃO CELULAR
CITOLOGIA III.
Vera Regina Medeiros Andrade, 2015
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Ana Gardênia.
BIOLOGIA AULA 08 MEIOSE By 2012.
CICLO CELULAR E DIVISÃO CELULAR CICLO CELULAR ETAPAS INTÉRFASE + DIVISÃO CELULAR INTÉRFASE + DIVISÃO CELULAR.
Cromossomo de eucariotos Cromossomos homólogos.
Somos feitos de quê? ciências 8º anO
Divisão celular. Células somáticas: formam o corpo e são diplóides (2n), possuem os mesmos caracteres e são por isso, homólogos. Reprodutoras: perpetuam.
22. Divisão Celular - Meiose
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular (descoberto por Robert Brown, 1833) é uma estrutura presente nas células eucarióticas, que contém o DNA da.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 21. Divisão Celular - Mitose.
DIVISÃO CELULAR (Setor A) Profº: Luís Eduardo de Souza Gazal.
CÂNCER E CICLO CELULAR Claudio Paris – Magrão facebok.com/profmagrao 31/05/2011 Módulo 12 – BIO II Apostila 2.
Profa. Danielle Galvão CTPM-Betim - BIOLOGIA Capítulos 15 e 16.
O ciclo celular Professora Elisa :D.
Meiose.
O Núcleo Função: coordenar todas as funções da célula.
Professor: Guilherme Vieira
BIOLOGIA AULA 05 NÚCLEO By 2012.
Revisão – Recuperação anual
O que você deve saber sobre
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR Desenvolvimento dos seres vivos
Ciclo Celular Citologia Carlos Cesar.
Meiose Citologia Carlos Cesar.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Meiose Meiose I – Divisão reducional; Meiose II – Divisão equacional.
Professor: Guilherme Vieira
Mitose e Meiose Marcelo C. 101 e 102
1 2 3 Capítulo 1 – Reprodução Assexuada Capítulo 2 –
Núcleo e divisões celulares
Divisão Celular: Mitose e Meiose
Núcleo Celular Portador dos fatores hereditários e controlador das atividades metabólicas.
Meiose.
Divisão Celular.
Reprodução Assexuada.
Núcleo Interfásico  Intérfase  período em que a célula não está se dividindo  Estrutura presente apenas em células eucarióticas  Centro de controle.
CÉLULA EUCARIONTE ANIMAL por Kristian Wessman
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
CICLO CELULAR.
Disciplina: Biologia Professor(a): Thayana Faskomy
Características Gerais Dos Seres Vivos.
DIVISÃO CELULAR Prof. Élyka F. Pereira de Melo
DIVISÃO CELULAR
Noções de Genética I:.
Divisão Celular.
INTRODUÇÃO À BIOLOGIA ANA KARINA.
Transcrição da apresentação:

DIVISÃO CELULAR: MITOSE E MEIOSE

A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Logo após a fecundação, se divide em duas células idênticas à célula- mãe. Essas duas células se dividem em mais duas, estas em quatro, depois em oito, dezesseis, e assim por diante, até o corpo chegar ao tamanho adulto, com aproximadamente 100 trilhões de células.

PARA QUÊ? Os seres vivos multiplicam suas células com a finalidade de reproduzir-se crescer e repor células perdidas. Organismos unicelulares se reproduzem; Organismos multicelulares se multiplicam, crescem...

IMPORTÂNCIA DA DIVISÃO A frequência das divisões celulares varia com o tipo e estado fisiológico de cada célula. Células do Duodeno: se dividem a cada 24 horas. Células do esôfago: se dividem semanalmente; A maioria das células nervosas e musculares adultas nunca se dividem; Células do fígado, rins e pulmões só voltam a se dividir para reconstituir partes lesadas.

Termos importante Célula haplóide: célula que apresenta apenas um cromossomo de cada tipo. Ex: gametas humanos. Célula diplóide: célula que apresenta dois cromossomos de cada tipo, ou seja, apresenta pares de cromossomos homólogos. Ex: células somáticas.

OBS: As células somáticas (formam o corpo) são diplóides (2n) pois foram formadas por mitoses sucessivas a partir da célula inicial que é o zigoto, também diplóide (2n). OBS: Os gametas (células sexuais) são haplóides (n) pois foram formados por meiose a partir de células diplóides (células germinativas).

MITOSE Dentro do núcleo do zigoto existem milhares de genes, sendo que metade deles veio da mãe e a outra metade do pai. Para que essa quantidade se mantenha constante, nossas células se dividem por meio da Mitose. Mitose = é um tipo de divisão celular em que uma célula diploide da origem a duas novas células geneticamente idênticas, a célula mãe. É uma divisão conservativa e equacional. O resultado é que as células- filhas possuirão o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe.

MITOSE 46 2n Diplóide ou 2n= que possue o número duplo de cromossomos Células somáticas= células do corpo Célula - mãe

 Regeneração de tecidos  Reprodução assexuada  Renovação de tecidos  Crescimento  Desenvolvimento

CICLO CELULAR É o período entre o início de uma mitose e o de outra. A célula cresce, prepara-se para a divisão e se divide. MITOSECITOCINESE INTERFASE CICLO  CELULAR

INTÉRFASE É a fase em que a célula não está se dividindo. Intervalo entre as divisões celulares; Célula em atividade metabólica; Abrange três fases: - G 1 : intensa produção de RNA e proteínas; Crescimento celular - S: duplicação do DNA; Antes ocorrem reparos do DNA - G 2 : produção de proteína e preparo para a divisão celular. Duplicam-se os centríolos.

FASE M do ciclo celular divisão equacional. Também chamada de divisão equacional. Nesse momento a célula está se preparando para iniciar o processo de mitose. Nesse momento a célula está se preparando para iniciar o processo de mitose.

FASES DA MITOSE PRÓFASE Fase mais longa da mitose A cromatina condensa –se, e começa a aparecer os cromossomos; O nucléolo desaparece Os pares de centríolos, que já estavam duplicados, dirigem- se aos polos opostos da célula; Fuso mitótico - Aparelho mitótico

FASES DA MITOSE METÁFASE (meta = depois) Os centríolos ocupam os polos opostos da célula;  Forma-se a placa equatorial Nessa fase todos os cromossomos devem estar alinhados e ligados ao fuso mitótico. Metáfase

FASES DA MITOSE ANÁFASE (ana = para cima) Duplicação dos centrômeros Os cromossomos são divididos em dois cromossomos-filhos. Os cromossomos-filhos são lentamente movidos em direção aos polos, passando a ser cromossomos;

FASES DA MITOSE TELÓFASE  Os cromossomos chegam aos polos, começam a se desenrolar e adquirem de novo o aspecto de cromatina; Desaparecem os centrômeros; A carioteca e o nucléolo voltam à se formar.

CITOCINESE Após a divisão do núcleo ocorre a divisão do citoplasma → Citocinese

Etapas da Mitose

Meiose Ocorre apenas nas células das linhagens germinativas masculinas e feminina. Uma célula dá origem a quatro novas células com a metade do numero de cromossomos da célula inicial.

MEIOSE: Importância e Finalidades Redução do número de cromossomos à metade. Produção de gametas em animais. Produção de esporos em plantas.

MEIOSE É constituída por duas divisões celulares: Meiose I (divisão reducional) e Meiose II (divisão equacional).

1ª Divisão da Meiose Interfase Dividido em: Prófase 1 Metáfase 1 Anáfase 1 Telófase 1

Prófase 1 Fase mais longa. Muito importante – crossing over Condensação dos cromossomos Desaparecimento da carioteca Desaparecimento do nucléolo Duplicação e migração dos centríolos para os polos da célula.

Cromossomos Homólogos

SUB-FASES DA PRÓFASE 1 LEPTÓTENO ZIGÓTENO PAQUÍTENO DIPLÓTENO DIACINESE

Leptóteno Os cromossomos condensam-se e tornam-se visíveis. Zigóteno Ocorre a sinapse (pareamento dos cromossomos homólogos) Paquíteno Ocorre o crossing-over

Diplóteno Cromossomos começam a se separar, ocorrendo o afastamento dos cromossomos homólogos, que permanecem unidos nos pontos onde se formaram permutações (quiasmas). Diacinese Ocorre a condensação total dos cromossomos. Desaparecimento do nucléolo e desintegração da carioteca.

Meiose I – Prófase I

Metáfase 1 Desaparece completamente a membrana nuclear; Pareamento dos cromossomos homólogos na placa equatorial da célula.

Anáfase 1 Migração dos cromossomos homólogos para os polos da célula. As fibras do fuso se encurtam, “puxando” cada cromossomo para seu respectivo polo.

Telófase 1 Descondensação dos cromossomos Reaparecimento do nucléolo e carioteca Desaparecimento das fibras do fuso

MEIOSE I Ao final da meiose I temos duas células diploides

2ª Divisão da Meiose Importância: Metade da quantidade de cromossomos Separação das cromátides irmãs Dividido em: Prófase 2 Metáfase 2 Anáfase 2 Telófase 2

Prófase 2 Os núcleos desaparecem; Os cromossomos espalham-se pelo citoplasma; É idêntica à prófase mitótica.

Metáfase 2 Os cromossomos fixam-se ao fuso; Formam a placa equatorial Separação das cromátides irmãs

Anáfase 2 Os cromossomos se Dividem em cromátides – irmãs.  As cromátides- irmãs agora são chamadas de cromossomos – filhos.  Cada cromossomo- filho é puxado para um polo oposto.

Telófase 2 Os cromossomos condensam-se Reaparece o núcleo; Resultado: 4 células haploides diferentes entre si.

 Meiose inicial : O zigoto divide-se por meiose e forma um indivíduo com células haploides. Fungos e protistas.  Meiose intermediária: Ocorre em plantas que formam esporos.  Meiose terminal: Formação de gametas e combinação “exclusiva” de genes maternos e paternos.

Formação dos gametas No homem as quatro células que resultam da meiose serão espermatozoides. Já a meiose nas mulheres não forma quatro células. Uma das células é o ovócito e as outras três são corpúsculos polares, sem função e que vão se degenerar.

É um tipo de morte celular programada. A célula não morre devido a alguma infecção viral ou a um acidente que destrói sua integridade. A própria célula se autodestrói. Diariamente, 50 a 70 bilhões de células morrem por apoptose num adulto, mas isso é compensado pela mitose.