CITOLOGIA HORMONAL  C itologia esfoliativa - parede vaginal lateral.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
É Páscoa! Momento propício para ressurgir, renovar as esperanças, espalhar novidades, cantar maravilhas, anunciar com a voz do coração que a vida triunfou,
Advertisements

O AMOR O MAR E A ETERNIDADE!.
Ligue o sOm.
Paiva Slides Resolvi fazer uma mensagem de Páscoa bem bonita e cheia de carinho, para que pudesse homenagear a nossa amizade. Resolvi fazer uma mensagem.
Mãe! Palavra tão pequenina, Bem sabe os lábios meus
Aceita esta Flor, como símbolo da amizade, da fidelidade,
Coelhinho da Páscoa, o que trazes pra mim?
A vida é feita de coisas muito simples...
Mãe! Palavra tão pequenina, Bem sabe os lábios meus
Citologia Clínica Alterações celulares reativas
Feito por Páscoa é tempo de Amor, de família e de Paz... É tempo de agradecermos discretamente por tudo que temos e por tudo que.
Vera Regina Medeiros Andrade 2015
JESUS TEM UM SORRISO PRA VOCÊ
Dez Mandamentos para Paz na Família
Coelhinho da páscoa que trazes pra mim? Um ovo, dois ovos,
Olá ! Texto: Desconheço a autoria Imagens: Internet Música: The power of one (parte) Intérprete: Donna Summer Edição: Lene Fernandes Não clic, automático.
A vida é feita de coisas muito simples.... Cada um tem um jeito de se expressar...
Paiva Slides Coelhinho da páscoa, o que trazes pra mim? Eu trago em meus achados e perdidos. A paz que anda nas calçadas sem fim, O amor desencontrado.
10 ROSAS QUE TE OFEREÇO COM CARINHO
Formatação Fofa Slides Páscoa é tempo de vida. É tempo de libertação em você e naqueles que você faz renascer. Páscoa é tempo de esperança quando você.
CITOLOGIA CÉRVICO-VAGINAL NORMAL
Classificações citológicas
Citologia do Trato Genital Feminino Normal
Profa. Renata Bittencourt UNIP. DIAGNÓSTICOS CITOLÓGICO CERVICO-VAGINAL Aspectos celulares cervico-vaginal Epitélio escamoso não-queratinizado Célula.
Aparelho reprodutor feminino: anatomia, histologia e citologia
Preservação da fertilidade em pacientes oncológicas Dr João Antonio Dias Jr Coordenador clínico da inVida Medicina Reprodutiva / Centro de Reprodução Humana.
Gametogênese Ovogênese.
SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO
Oi....
PÁSCOA.
Características Morfológicas e Ultra –Estruturais dos Microrganismos Procariotas  Prof. Manuela da Silva.
ESTADIAMENTO DO CÂNCER DE BEXIGA
Somos Especiais.
R4 Medicina Interna Vitor Vita Ricci Prof. Dr. Valdair F. Muglia
Distrito 4730 ROTARY Para Prevenir Para ajudar Para salvar!
Narração de CID MOREIRA
A vida é feita de coisas muito simples....
Narração de CID MOREIRA SENHOR, MEU PRIMEIRO PENSAMENTO, NESTA MANHÃ QUE COMEÇA, SE DIRIGE PARA TI, QUE VELASTE MEU SONO E ASSISTISTE O MEU DESPERTAR.
TRAGO UMA ROSA PARA VOCÊ
Vamos Sonhar... Vamos sonhar, não custa nada
Climatério e menopausa
É noite de Natal - Arneyde T. Marcheschi
CÂNCER DE MAMA ALUNA: JOANA FALCÃO PROFESSORA: ROBERTA WALESKA.
BIOLOGIA, HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA
QUE SEJA DOCE! FELIZ ANIVERSÁRIO! Inês Vieira Automático.
Mulheres Contra o Câncer do Colo Uterino.
Amor: Força criadora.
Narração de CID MOREIRA
A pessoa mais feliz do mundo
métodos anticoncepcionais
Metade.
Ligue o sOm.
A procura Autoria: Ducarmo de assis.
Quem ama Agrada JURA EM PROSA E VERSO GRUPO FRATERNIDADE
NAJA SLIDES APRESENTA AMIGO
Ligue o sOm.
Deixe o Slide transcorrer normalmente.
Feliz Páscoa Para Amigos
Sistema Endócrino Principais glândulas endócrinas humanas Gônadas Ovários -Localizados no interior da cavidade pélvica -Hormônios produzidos: Estrógeno.
CICLOS REPRODUTIVOS FEMININO
CRISTO QUER FAZER EM MIM
Indicadores epidemiológicos
O BEM MAIOR.
Simplesmente um Beija Flor
Momentos que eternizam esta amizade científica:
SUGESTÃO BAUDOLINO UMBERTO ECO.
PORQUE TU ME DESTE A VIDA
TRAGO UMA ROSA PARA VOCÊ
Transcrição da apresentação:

CITOLOGIA HORMONAL

 C itologia esfoliativa - parede vaginal lateral.

CITOLOGIA HORMONAL  Dados clínicos: Idade Idade UM UM Terapia hormonal, cirurgica ou radiativa. Terapia hormonal, cirurgica ou radiativa.

CITOLOGIA HORMONAL  Técnica colorimétrica – Papanicolaou

CITOLOGIA HORMONAL  Condições que impedem a avaliação hormonal: Infecções não específicas e específicas Vaginose Presença de escamas anucleadas Citólise

CITOLOGIA HORMONAL  Indicações para Citologia Hormonal: Avaliação de função ovariana em mulheres Histerectomizadas Avaliação de função ovariana em mulheres com desordens menstruais. Avaliação de função ovariana na infância Avaliação de prognóstico e guia de conduta de gravidez com possível desequilibrio hormonal e abortos habituais.

CITOLOGIA HORMONAL Avaliação da função ovariana em mulheres climatéricas e pós-menopáusicas. Guia de TRH quanto a duração de efeito e eficácia. Diagnóstico de tumor de hormônio na infância e na pós-menopausa.

CITOLOGIA HORMONAL Índices usados para avaliação cito-hormonal: Índice cariopicnótico – relação de células superficiais maduras com células intermediarias maduras sem se levar em conta a reação colorimétrica.

CITOLOGIA HORMONAL Índice eosinofílico – relação de células escamosas eosinofilicas com células escamosas cianofilicas sem se levar em conta a aparência nuclear.

CITOLOGIA HORMONAL Índice de células dobradas – relação de células escamosas maduras dobradas com células escamosas maduras planas, independente da afinidade tintorial e característica nuclear. Índice de células agrupadas – relação de células escamosas em grupos de 4 ou mais células com células isoladas ou em pequenos grupos de menos que 4 células, independente da afinidade tintorial, aparência nuclear, dobra celular ou aplainamento.

CITOLOGIA HORMONAL Índice de maturação – relação de células parabasais com células intermediárias com células superficiais, expressas em percentagem. P arabasal / I ntermediária / S uperficial P arabasal / I ntermediária / S uperficial ou ou P arabasal : I ntermediária : S uperficial P arabasal : I ntermediária : S uperficial

CITOLOGIA HORMONAL  Meisels (1967) - Valor de Maturação Célula superficial = 1,0 Célula intermediária = 0,5 Célula parabasal = 0,0 V.M = Células superficiais x (1,0) + Células intermediárias x (0,5) + Células parabasais x (0,0)

Quadro Eutrófico 20X Predomínio de células intermediárias agrupadas e dobradas. Presença de algumas células superficiais. Característica da fase pós- ovulatória do ciclo menstrual.

Quadro Hipotrófico 20X Presença de células parabasais, intermediárias e uma superficial. Esfregaço característico do início da puberdade e perimenopausa. Alguns bacilos e escassas hemácias.

Quadro Hipotrófico 20X Presença de células parabasais, intermediárias e uma superficial. Esfregaço característico do início da puberdade e perimenopausa. Alguns bacilos e escassas hemácias.

Quadro Atrófico 10X Agrupamento de células escamosas parabasais, raras intermediárias e superficiais. Característico da menopausa tardia e da infância. Flora bacteriana indeterminada.

Autólise de Células Parabasais 20X Escassos núcleos nús predominantemente ovais com padrão de cromatina delicada. Aumento nuclear devido a degeneração.

Autólise de Células Parabasais 20X Núcleos nús predominantemente ovais com padrão de cromatina delicado. Aumento nuclear devido a degeneração.

Paiva Slides Coelhinho da páscoa, o que trazes pra mim? Eu trago em meus achados e perdidos. A paz que anda nas calçadas sem fim, O amor desencontrado pela solidão... Coelhinho da páscoa, o que trazes pra mim? Eu trago em meus achados e perdidos. A paz que anda nas calçadas sem fim, O amor desencontrado pela solidão...

A esperança anunciando um rumo a seguir; Eu trago em meus achados e perdidos O sorriso puro da criança, O gesto caloroso do amigo sincero... A esperança anunciando um rumo a seguir; Eu trago em meus achados e perdidos O sorriso puro da criança, O gesto caloroso do amigo sincero...

A clareza dos sentimentos entre as pessoas; Eu trago em meus achados e perdidos A solidariedade presente em cada coração, O respeito pela vida reverenciado em cada ser, O carinho das mães pelos filhos... A clareza dos sentimentos entre as pessoas; Eu trago em meus achados e perdidos A solidariedade presente em cada coração, O respeito pela vida reverenciado em cada ser, O carinho das mães pelos filhos...

Nesta Páscoa, trago boas novas de Esperança e de paz para cada coração.

Citologia Profa. Rita