Cluster Windows Server.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instalação e Configuração do Cluster NLB Passo à Passo Escola técnica Joaquim Nabuco - Recife.
Advertisements

Wireshark Captura de Protocolos da camada de aplicação Captura de Protocolos da camada de aplicação Maicon de Vargas Pereira Maicon de Vargas Pereira.
Acesso Remoto Rede de Comunicação de Dados Prof. Cristiano José Cecanho.
REVISÃO VAMOS REVISAR O QUE ESTUDAMOS NESTE BIMESTRE?
Curso Técnico em Informática Rafael Barros Sales Tecnico em Informática CREAC/AC Teclogo em Redes de Computadores.
Gerenciamento de Rede. Gerência de redes ou gerenciamento de redes é o controle de qualquer objeto passível de ser monitorado numa estrutura de recursos.
PROTOCOLOS Um protocolo é uma convenção ou padrão que controla e possibilita uma conexão, comunicação ou transferência de dados entre dois sistemas computacionais.
Ministério da Defesa INCRA SIPAM Tutorial Instalação de Plugins do Quantum GIS.
Endereço IP: Número de identificação de 4 octetos que tem a função de identificar a rede e o host (qualquer equipamento) =
- 39 Etec Cidade Tiradentes Curso técnico de Química Aplicativos informatizados (Informática)
Curso técnico de Administração Aplicativos informatizados (Informática)
Disciplina: Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados Professora: Chaiene Minella, MSc
1 - verifique a disponibilidade dos arquivos necessários para o início do processo de instalação do sistema A.g.i.l. em um terminal de atendimento. Arquivos.
UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office Hardware e Software Olá! Aqui estamos nós outras vez! Agora para dar início à unidade 2.
Douglas Mendes Mariano Analista e Desenvolvedor de Sistemas Pós-Graduando em Redes de Computadores Docente em Informática.
Supervisão e Redes Industriais Tutorial E3 Elipse Capítulo 14 ARMAZENAMENTO DE DADOS Felipe Domeni, Gabriel Martin, Leandro Gomes Rafael Benoliel, Tiago.
Redes de comunicação Aula 01
Gerência de Arquivos.
A sigla TIC significa Tecnologias de Informação e Comunicação.
Protocolo SMTP e POP O que é SMTP?
Manutenção de Periféricos II
IFAC1 Hardware e software.
TECNOLOGIA ATUAIS DE REDES
Prof. Msc. Diovani Milhorim
Administração e serviços de redes
Redes Industriais Alarmes
Soluções de alta disponibilidade em banco de dados
Clientes da Versão paga – ATENÇÃO!
Interconexão
Interconexão de Redes Locais
A sigla TIC significa Tecnologias de Informação e Comunicação.
Administração de Gerência de servidores
Administração de Banco de Dados
Nataniel Vieira Endereçamento IP Nataniel Vieira
Sistemas Operacionais de Redes Windows – Sistemas de Arquivos
Redes: Camada de Aplicação, pt. I Prof. Rafael Vieira
Administração de Sistemas Operacionais I
VIRTUALIZAÇÃO 2º Ano – Redes de Computadores
Componentes de Redes de Computadores
Access 2010 Microsoft. Access 2010  O Microsoft Access é um Sistema de Gestão de Base de Sados (SGBD) relacional em ambiente gráfico (Windows), que possibilita.
Continuação do portefólio de S.O. Bootloader É um programa que começa a funcionar assim que iniciamos o pc e activando assim o sistema operativo.
ADMINISTRAÇÃO DE REDES DE COMPUTADORES
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
NOÇÕES DE HARDWARE.
Redes de comunicação Aula 06 - Comutação
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 5: Ethernet. © 2013 Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. Este documento contém informações públicas.
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 6: Camada de Rede.
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 7: Endereçamento IP.
Desenvolvimento em Camadas
JHONE, TIAGO, ERIK E WANDERSON
LAMP – Linux Apache MySql e PHP
Comutação de Rajadas Ópticas
TCP/IP CRD Filipe Pacheco.
Curso Técnico em Informática
Por: André Aparecido da Silva
Por: André Aparecido da Silva
Prof. Msc. Diovani Milhorim
INSTALAÇÃO DE REDES DE COMPUTADORES
PRÁTICA ARP – Address Resolution Protocol
Curso Técnico em Informática
A Importância da Segurança de Endpoints Jymmy Barreto Mestre pelo Centro de Informática - UFPE.
Conceito de Hardware e Software. Hardware Hardware – São os dispositivos físicos de um Computador (placas mãe, memorias auxiliar e principal, periféricos.
Aluísio Pires Leonan Cordeiro Pedro Morais Vitor Chaia
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
BANCO DE DADOS.
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Turma Técnico em Informática. - Módulo: Redes de Computadores. Prof. Arthur Gonçalves - Bacharel em Sistemas de Informação. ESAMAZ TEC CURSOS TÉCNICOS.
Vantagens e Restrições A tecnologia Frame Relay oferece vários benefícios, quando comparada com outras tecnologias: Custo de propriedade reduzido (equipamentos.
Mobilidade de IP. Mobilidade de IP v4 Em termos mais técnicos, o IPv4 é uma sequência de 32 bits (ou quatro conjuntos de 8 bits). Os 8 bits podem variar.
Transcrição da apresentação:

Cluster Windows Server

Conceito Cluster é definido como um conjunto de computadores, onde dois ou mais computadores trabalham de maneira conjunta. Os computadores dividem as tarefas de processamento e trabalham como se fosse um único computador.

O que é um Cluster ou Clustering É o nome dado a um sistema montado com mais de um computador. Cada computador de um cluster é denominado de nó ou nodo. Todos devem ser interconectados e formarem uma rede, de qualquer topologia. O sistema operacional dos computadores na rede deve ser o mesmo, devido à particularidade em cada sistema.

O que é um Cluster ou Clustering Independente do S.O é preciso usar um software que permita a montagem do cluster em si, que vai ser responsável pela distribuição do processamento. que exista, um cluster precisa de pelo menos dois computadores.

Um cluster de servidor pode consistir em até oito nós e pode ser configurado de três formas: Como um cluster de nó único Como cluster de servidor de dispositivo de quorum único Como cluster de servidor de conjunto de nó principal.

Objetos do cluster Os objetos de cluster são as unidades físicas e lógicas gerenciadas pelo serviço. Cluster Cada objeto é associado a: Uma ou mais propriedades, ou atributos que definem o objeto e seu comportamento dentro do cluster. Um conjunto de códigos de controle de cluster usado para manipular as propriedades do objeto. Um conjunto de funções de gerenciamento de objetos usado para gerenciar o objeto por meio do serviço Cluster

Cluster NLB NLB Cluster NLB Virtual IP Address NLB Host NLB Host

O que é NLB (Network Load Balancing)? É uma tecnologia de cluster oferecida pela Microsoft como parte de todos os Windows 2000 e Windows Server 2003 sistemas operacionais da família. NLB usa um algoritmo distribuído para trafego de rede e equilíbrio entre numero de servidores.

O que é NLB (Network Load Balancing)? Oferece alta disponibilidade através da detecção de falhas de host operacionais. O serviço de Balanceamento de Carga de Rede melhora a disponibilidade e a adaptabilidade de aplicativos de servidor da internet, como aqueles utilizados na web, FTP, Firewall, Proxy VPN e outros servidores de missão crítica.

Módulos de funcionalidade do cluster (NLB) Operam no modo unicast ou no modo multicast. Modo Unicast Modo de operação padrão O MAC real da interface de rede é alterado.  Todos os nós do cluster usam o mesmo endereço MAC.

Atribui dois endereços de multidifusão a cada adaptador do cluster. Modo Multicast Atribui dois endereços de multidifusão a cada adaptador do cluster. Todos os nós do cluster mantêm o seu endereço MAC original. Requer uma configuração adicional no switches

Criando um novo cluster NLB Requisitos de hardware Duas placas de rede 256 memórias RAM Windows 2003 Standard

Criando um novo cluster NLB 1 – Vá em iniciar >> ferramentas administrativas >> Network Load Balancing Manager 2 – Clique com botão direito no item Network Load Balancing Clusters 3 – Clique em New Cluster 4 – Na janela Clusters Parameters entre com IP da sua rede administrativa

Criando um novo cluster NLB 5 – No item Full Internet name  coloque Cluster.nome do domínio 6 – Selecione o item Cluster operation mode a opção Multicast 7 – Clique em Next 8 – Clique em next (novamente) 9 – Na janela no item Port Rules clique no botão Edit

Criando um novo cluster NLB 10 – Na janela Add/Edit port rules siga esta configuração – olhe a imagem01 Selecione port range from 3389 to 3389 Protocolos: TCP Filtering mode: Multiple host Clique no botão OK 11 – Na janela Connect, entre com IP do primeiro nó , em nosso caso é 192.168.4.71 e clique em Connect 12 – Selecione a interface da sua rede administrativa e clique em NEXT 13 – Na janela Host Parameters clique em FINISH

Afinidade & Nenhuma Afinidade Os clusters que atuam com o modo afinidade refere-se ao equilíbrio do carregamento baseado no endereço do IP de origem da conexão que chega ou seja ele redireciona automaticamente todas as solicitações do mesmo membro do cluster . No caso de não existir a afinidade referente ao equilíbrio do carregador baseado no endereço IP que chega a seu número de portas.

Outros Tipos De Cluster Cluster Beowulf Cluster para Alta Disponibilidade(High Availability (HA) and Failover) Combinação HA & Load Balancing Processamento Distribuído ou Processamento Paralelo (HPC) Compute High Performance Computing Servidor Cluster Microsoft (MSCS)

Cluster De Failover No Windows 2000 e Windows 2003 a funcionalidade de cluster é conhecida como Cluster Service, já no Windows 2008 e Windows 2008 R2, o serviço mudou de nome para Cluster de Failover. 

Windows Server 2008 O serviço teve mudanças e novidades, e algumas das diferenças foram: A simplificação do serviço, com o intuito de tornar-lo mais seguro e aumentar sua estabilidade. A instalação e o gerenciamento do cluster estão mais fáceis.

Windows Server 2008 Aperfeiçoamentos na interação de interfaces com pastas compartilhadas que é mais simples, e com menor probabilidade de erros. Além de novas funcionalidades fornecidas: Como o novo recurso de validação, que pode ser executado teste para verificar se a configuração do sistema, do armazenamento e da rede. E o suporte para discos GGT (tabela de partição GUID) no armazenamento de cluster.

tipos de configuração de modelos de clusters Clusters de servidor de conjunto de nós principais possuem dois ou mais nós que podem ou não estar conectados a um ou mais dispositivos de armazenamento de cluster. Os dados de configuração do cluster são armazenados em vários discos em todo o cluster e o serviço Cluster assegura que a coerência desses dados seja mantida nos diversos discos.

Clusters do servidor com diversos nós Os clusters podem ser usados para uma infinidade de aplicações. Como exemplo: previsão metereológica, simulações geotérmicas, renderizações de efeitos especiais, simulações financeiras

tipos de configuração de modelos de clusters Podem ser definidos de acordo com um dos três diferentes tipos de configuração: Clusters de servidor de nó único podem ser configurados com ou sem dispositivos externos de armazenamento de cluster. Neste tipo de cluster, o disco é configurado como um dispositivo de armazenamento de cluster.

tipos de configuração de modelos de clusters Clusters de servidor de dispositivo de quorum único possuem dois ou mais nós e são configurados de forma que cada nó e conectado a um ou mais dispositivos de armazenamento de cluster. Os dados de configuração do cluster são armazenados em um dispositivo de armazenamento de nó único.