Técnologia dos Materiais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Observação de Padrões Retóricos na obra de André da Silva Gomes
Advertisements

A Cura Verdadeira Edição: Alaide Chaded
Emmanuel ´Voz Chico Xavier
A pessoa mais importante em nossas vidas...
Definição de vetor; Representação geométrica de vetores; Operações com vetores; Vetores da base canônica. Aula 2.
Regulação Sunshine Aplicada às Prestadoras Locais Do Sudeste
Cálculo Vectorial e Geometria Analítica
IA889 – Sistemas de Cognição Artificial
Teoria de Bandas – 2 Elétrons Quase Livres
ESTRUTURAS DE MADEIRA ENGENHARIA CIVIL Prof. Talles Mello
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Análise de Comunidades em Redes Sociais utilizando Mineração de dados: Um estudo de caso nas redes da UFPA SCRM 2016 Ingrid Nascimento Márcia Pinheiro.
Elementos de máquinas II
Funções trigonométricas
COMO SE PREPARAR PARA O ENEM?
Processos Hidrológicos CST 318 / SER 456 Tema 4 – Física do Solo ANO 2016 Laura De Simone Borma Camilo Daleles Rennó
Análise económica e financeira das entidades privadas Bloco I
A evolução do conceito de movimento e suas causas.
Reabilitação Estrutural de Edifícios
Usinagem Química e Eletroquímica
2.3. Composição quantitativa de soluções
Destilação Binária Método de McCabe - Thiele
CAMPOS ELÉTRICOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA GRADUAÇÃO EM engenharia mecânica CAMPUS.
Frederico Rocha Um olhar sobre os esforços tecnológicos dos fornecedores do setor de petróleo e gás Frederico Rocha
Processamento de Imagens Visão Computacional Compressão
Metalografia e Magnetismo
Probabilidade e Estatística Aplicadas à Contabilidade I
Organização Celular dos Seres Vivos
47º CONGRESSO NACIONAL DE SANEAMENTO DA ASSEMAE
Professor Rodrigo Menezes
Capítulo 23 TERMODINÂMICA
Quando o Superfaturamento é legal ...
1 Construção de uma pilha. APL 1 - Construção de uma pilha com determinada diferença de potencial elétrico.
Mercado de capitais AULA 1
Aluna: Flávia Brandão Ramalho de Brito Orientador: Luiz Bueno da Silva
Crescimento, desenvolvimento econômico E saúde
Processos Hidrológicos CST 318 / SER 456 Tema 8 -Métodos estatísticos aplicados à hidrologia ANO 2017 Camilo Daleles Rennó Laura De Simone Borma
Multimídia – Técnicas de Compactação e Compressão
O Debate sobre a Estagnação Secular
Principles of Maritime Trade
O que é um sistema elétrico?
Projetos de Redes de Computadores
Ramo da eletricidade que estuda as cargas em movimento.
Professor Rodrigo Menezes
Aula 4 – Corrente Elétrica e Circuitos Elétricos
Resistência elétrica FÍSICA
Professor Renato Madeira
MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES
Turbulência II Médias de Reynolds.
Técnicas Aplicadas ao Seis Sigma
Prof. Ionildo José Sanches
Métricas de Desenvolvimento e Custo de Software
INQUÉRITO À EMPREGABILIDADE DOS DIPLOMADOS DA ULISBOA EM 2013/14
AULA 4 – LENTES ESFÉRICAS
Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho Prof. Dr. José Carlos Mierzwa
Nome: Barbara Hass Disciplina Análise Espacial
PROGRAMA DE ENGENHARIA QUÍMICA – COPPE/UFRJ
Contratos Futuro de Taxa de Câmbio
Sejam todos bem-vindos!
Avaliação de Impacto Experimental: Teoria e Prática
ANÁLISE MODAL DE RESERVATÓRIO ELEVADO
ETE BOSQUE DAS PALMEIRAS
Disciplina: Economia Internacional
Metalurgia Extrativa Manganês Caio Cipriano Guilherme Torrens Wünsch
FM 05 Vetores.
Análise dimensional e Unidades de Engenharia

INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS
JOGO ELETRÔNICO BASEADO EM RPG DE MESA, COM USO DO MOTOR DE JOGO UNITY PARA A PLATAFORMA DE MULTIPROJEÇÃO MINICAVE Aluno: Alexandre Salvador Fernandes.
Tributação e meio ambiente – aula 4 Cátedra Escolhas: Economia e Meio Ambiente Bernard Appy Março/abril de 2017.
Transcrição da apresentação:

Técnologia dos Materiais MATERIAIS COMPÓSITOS Professor: Claudio Marques Schaeffer Eletromecânica I Alunos: Glauco Torri Josias Oliveira Michel Ribeiro Julio Felipe da Silva 1

Materiais Compósitos Material “composto” ou “compósito” é aquele que é resultado da combinação de dois ou mais materiais distintos em suas propriedades físicas. O objetivo desse tipo dessa combinação heterogênea é obtenção das características de seus componentes, para que apresente melhor desempenho estrutural em condições específicas de uso. 2

Estrutura: Os materiais que podem compor um material compósito podem ser classificados em dois tipos: matriz e reforço: O material matriz é o que confere estrutura ao material compósito, preenchendo os espaços vazios que ficam entre os materiais reforços e mantendo-os em suas posições relativas. Os materiais reforços , também chamados de fase dispersa, são os que realçam propriedades mecânicas, eletromagnéticas ou químicas do material compósito como um todo. 3

Pode ainda surgir uma sinergia entre material matriz e materiais reforços que resulte, no material compósito final, em propriedades não existentes nos materiais originais

(a) Fibras Unidirecionais contínuas. (b) Fibras descontínua, orientadas aleatoriamente. (c) Fibras unidirecionais tecidas em orientação ortogonal.

Exemplos: Alguns exemplos são metais e polímero, metais e cerâmicas ou polímeros e cerâmicas. Exemplos de Materiais Reforço: Fibras Orgânicas (nylon, poliéster) Fibra de vidro Fibra de carbono Fibra de titânio Fibra de Boro Fibras Cerâmicas Fibras de Carbeto de Silício Fibras de Alumina Fibras de Quartzo Fibras Metálicas Fibra de Aramida Madeira(serradura) Grafite Fibra de Basalto

Exemplos de Materiais Matriz: Matriz Polimérica Matriz Metálica Matriz Cerâmica

MATRIZ METÁLICA   Ligas metálicas leve, à base de alumínio, magnésio ou titânio. Fase de Reforço Partículas de Alumina 𝐴𝑙 2 𝑂 3 e de Carboneto de Silício (SiC) Fibras (de SiC, grafite e Alumina) Filamentos (de SiC ou Boro) As primeiras aplicações dos compósitos com matriz metálica foram estruturais nas industrias aeronáutica e aeroespacial, na forma de chapas ou peças forjadas, devido a necessidade de componentes leves e resistentes.

MATRIZ CERÂMICA   Materiais cerâmicos: são inerentemente resistentes à oxidação. Materiais de Reforço Fibras de vidro Fibras de carbono Fibras de carboneto de silício (SiC) Cerâmicas estão por toda parte, nos carros que dirigimos, nos edifícios que moramos e nas calçadas que pisamos. Elas são usadas até mesmo por dentistas em próteses, coroas, cimento e implantes dentários. Filtros de cerâmica feitos de porcelana porosa podem isolar micróbios e bactérias do leite e água potável, separar poeira de gases e remover partículas sólidas de líquidos.

MATRIZ POLIMÉRICA   Os compósitos com matriz de polímero são os mais comuns e podem ser reforçados com fibras de vidro, de carbono e aramida. Misturas imiscíveis com domínios macroscópicos. Matrizes elastoméricas Matrizes termoendureciveis Matrizes termoplásticas Matriz Polimérica Suporta as fibras, partículas ou folhas Absorve as deformações Conferem resistência quando em compressão

Características Gerais dos Compósitos Leveza e facilidade de transporte; Resistência química; Flexibilidade Arquitetônica; Durabilidade; Fácil Manutenção; Resistência Mecânica; Feito sob medida. Vantagens de Usar Materiais Compósitos Resistência ao impacto; Baixo coeficiente de fricção; Resistente a abrasão; Resistente a altas temperaturas; Diversos processos de Fabricação; Boa resistência química.​

Utilidade dos compósitos Por se tratar de um material com propriedades mecânicas maiores que de seus constituintes, tais como o aumento da rigidez, resistência, diminuição do peso, e a facilidade de confecção, a utilização dos compósitos está sendo cada vez maior.

Construções: Ultimamente os materiais mais utilizados na construção de edifícios com grande durabilidade são os compósitos poliméricos reforçados com fibras, o que têm possibilitado manutenções menos frequentes durante o ciclo de vida da estrutura.

Indústria naval e construção civil: A utilização de materiais compósitos reforçados em diversas aplicações destas indústrias naval e de construção civil tem aumentado continuamente nos últimos anos em comparação com os materiais tradicionais.

A utilização destes materiais quer na construção quer na reparação de pontes metálicas tem sido alvo de vários estudos com o objetivo de prolongar o seu ciclo de vida e aumentar os intervalos entre as manutenções deste tipo de infraestrutura bem como diminuir o tempo de paragem do tráfego nas mesmas durante a reparação.

Indústria bélica , com a produção de armamentos e em proteção balística , onde são fabricados capacetes, coletes de blindagem, e blindagem para carros de combates (carbono). Indústrias químicas e petrolíferas utilizam os compósitos na fabricação de estruturas tubulares cilíndricas , para o transporte de fluidos a altas temperaturas e pressões. Na medicina , vem sendo usado na confecção de próteses ortopédicas externas e internas (carbono).

Curiosidades: O corpo humano é um compósitos. Atualmente na bioengenharia os compósitos são usados na fabricação de próteses internas e externas. O Curauá, uma planta da Amazônia, conhecido pelo fato do seu uso ter sido empregado de forma artesanal, atualmente vem sendo usado em alternativa a fibra automobilística, pela pressão que a indústria automobilística sofre para produzir um carro biodegradável. As fibras são mais macias, leves e resistentes.