Enfª Renata Ucha Teixeira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
Advertisements

Trabalho de Conclusão de Curso
Especializanda: Pastora Cala Sotelo Orientadora: Daniela Nunes Cruz
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
Santa Terezinha, Cocal, PI Lanna Ágda Furtado Gomes
Orientador: Cristiane Quadrado da Rosa
Melhoria da atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Soledade, APODI/RN
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância    Trabalho de Conclusão.
Leydi Nayla Montoya Hernández
Melhoria da atenção à Saúde Bucal das gestantes e puérperas da UBS Arapiranga, Rio de Contas/ Bahia Débora Silva Medeiros Cirurgiã Dentista.
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA UNASUS EaD – UFPel
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especializanda: Adis Almaguer Oyarzabal
Autora: Karine Bombardelli
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7   Trabalho de Conclusão de.
Gabriel Hernandez Chagime
Especializando: Angel Lambert Perez.
Giana Frasson Orientadora: Bianca de Souza
Universidade Federal de Pelotas Curso de Especialização em Saúde da Família Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Navegantes, Pelotas, RS.
Igor Soares Amorim Orientadora: Elisiane Bisognin Natal RN, 2014
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Adelmir Chagas da Silva Orientador: Luciano de Paula Moura
Marelis Pileta Labañino Orientadora: Mariaza Alves Freita
Aluno: Ricardo Gomez Orientador: Nailê Damé-Teixeira
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade Estratégia de Saúde da Família Getúlio Vargas, Pelotas/RS Especializando: Cayo Otávio Moraes Lopes.
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério, na UBS da família da planaltina, no município.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Programa de Pós-Graduação de Especialização em Saúde da Família Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade de.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 3 Melhoria da atenção.
Neisleydis Hernandez Avila Orientadora: Ligia Menezes de Freitas
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação da.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ASSISTÊNCIA AO.
Especializanda: Gisela Grinan Bicet
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade de Saúde da Equipe de Saúde da Família-1 de Cachoeira do Sul - RS Aluna: Daniela Yumi Kitashima.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializanda: Yosari Denys Zamora Orientadora: Niviane Genz
Arlis Martinez Rodriguez Orientadora: Ligia Menezes de Freitas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família. Modalidade a Distância. Turma 7 Melhoria da atenção ao.
Moises Oliveira Schots Orientadora: Edvanda Trindade Sacramento Gomes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Melhoria da atenção ao Pré-natal.
Talita de Aquino César Figueiredo Orientadora: Ângela Wilma Rocha
Viviane Serafim - Enfermeira
Qualificação do pré-natal e puerpério na Unidade de Saúde da Família Jorge André Gurjão Vieira em Boa Vista – RR Especializando: Felipe Queiroz Portela.
Wolfang Stable Báez Orientador:Pablo Viana Stolz
Trabalho de conclusão de curso
Melhoria da Atenção Pré-natal e ao Puerpério na UBS Floresta, Bagé/RS
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
Marcos Roberio Barbosa de Santana
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na ESF São José de Mipibu
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção ao.
Autor: Anibal Oscar Stivens Veranes
Ludnilanne de Moura Santos Orientadora: Seiko Nomiyama
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhora da atenção ao pré-natal.
Atenção ao Pré-natal e Puerpério: melhorias na qualidade do atendimento na Unidade Básica de Saúde Sagrada Família em Mucajaí-RR. Rafhael Brito de A. Santos.
Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

Enfª Renata Ucha Teixeira Qualificação da Atenção no Pré-Natal e Puerpério na ESF Conceição, Bento Gonçalves/RS Enfª Renata Ucha Teixeira

Bento Gonçalves - RS Cidade da Serra Gaúcha, com cerca de 100.000 habitantes, considerada a capital do vinho. Tem a economia baseada na plantação de parreiras e a indústria moveleira. Mesmo sendo uma cidade turística e rica, podemos encontrar pessoas riquíssimas e outras muito necessitadas, há uma desigualdade social.

A ESF Conceição: A ESF Conceição, encontra-se no bairro com o mesmo nome, onde nesse bairro há muita violência e vários pontos de venda de drogas. A equipe é formada por 2 enfermeiras, 2 médicos, 1 dentista, 1 auxiliar de saúde bucal, 3 técnicas de enfermagem, 2 secretárias, 1 zelador, e 4 ACS, recebe apoio do NASF e atende cerca de 3800 pacientes de área e aproximadamente 8000 fora de área.

Deficiências apontadas antes da intervenção: Baixa adesão ao pré-natal e puerpério Falta de controle das mulheres faltosas Inexistência do Grupo de gestantes Baixa adesão ao pré-natal odontológico

Objetivo: Melhorar a atenção ao Pré-natal e Puerpério na ESF Conceição em Bento Gonçalves.

Metodologia Monitoramento e Avaliação Organização e gestão do serviço Engajamento Público Qualificação da prática clínica

Logística Foi utilizado o Caderno da Atenção Básica n. 32 Pré-Natal de baixo risco do Ministério da Saúde, 2012 para capacitar a equipe. Utilizamos a ficha espelho da carteira de gestante e uma ficha de consulta de pré-natal de baixo risco para a coleta de dados. Informações dos prontuários das pacientes para complementar a coleta de dados.

Objetivos, metas e resultados

Objetivo 1 Ampliar a cobertura do pré-natal Meta 1.1:Alcançar 100% de cobertura das gestantes cadastradas no Programa de Pré-natal da unidade de saúde.

Objetivo 2 Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal na ESF Conceição Meta 2.1: Garantir a 100% das gestantes o ingresso no Programa de Pré-Natal no primeiro trimestre de gestação. Indicador: Proporção das gestantes captadas no 1º trimestre.

Meta 2.2:Realizar pelo menos um exame ginecológico por trimestre em 100% das gestantes.

Meta 2.3:Garantir a 100% das gestantes pelo menos um exame das mamas durante o pré-natal.

Meta 2.4: Garantir a 100% das gestantes a solicitação de exames laboratoriais conforme o protocolo.

Meta 2.5:Garantir a 100% das gestantes a prescrição de sulfato ferroso e ácido fólico conforme protocolo.

Meta 2.6:Garantir que 100% das gestantes estejam com o esquema vacinal da vacina antitetânica em dia.

Meta 2.7: Garantir que 100% das gestantes estejam com o esquema vacinal da vacina Hepatite B em dia.

Meta 2.8:Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das gestantes durante o pré-natal.

Meta 2.9:Garantir a primeira consulta odontológica programática para 100% das gestantes cadastradas.

Objetivo 3 Melhorar a adesão ao Pré-natal Meta 3 Objetivo 3 Melhorar a adesão ao Pré-natal Meta 3.1: Realizar busca ativa de 100% das gestantes faltosas às consultas de pré-natal.

Objetivo 4 Melhorar o registro do Programa de Pré-natal Meta 4 Objetivo 4 Melhorar o registro do Programa de Pré-natal Meta 4.1 Manter registro na ficha espelho de pré-natal/vacinação em 100% das gestantes.

Objetivo 5 Realizar a avaliação de risco no Pré-natal Meta 5 Objetivo 5 Realizar a avaliação de risco no Pré-natal Meta 5.1: Avaliar risco gestacional em 100% das gestantes.

Objetivo 6 Promover saúde no pré-natal Meta 6 Objetivo 6 Promover saúde no pré-natal Meta 6.1: Garantir a 100% das gestantes orientações nutricional e atividade física adequada durante a gestação.

Meta 6.2: Promover o aleitamento materno exclusivo até o 6º mês junto a 100% das gestantes.

Meta 6.3: Orientar 100% das gestantes sobre os cuidados com o recém-nascido (teste do pezinho, decúbito dorsal para dormir).

Meta 6.4: Orientar 100% das gestantes sobre anticoncepção pós parto

Meta 6.5: Orientar 100% das gestantes sobre o risco do tabagismo e o uso de álcool e droga na gestação.

Meta 6.6: Orientar 100% das gestantes sobre higiene bucal.

Objetivo 7 Ampliar a cobertura do puerpério Meta 7 Objetivo 7 Ampliar a cobertura do puerpério Meta 7.1:Garantir a 100% das puérperas cadastradas no programa de Pré-Natal e Puerpério da Unidade de Saúde consulta puerperal antes dos 42 dias após o parto.

Objetivo 8: Melhorar a qualidade da atenção às puérperas na Unidade de Saúde. Meta 8.1: 100% nas puérperas cadastradas Realizar exame das mamas, do abdome e ginecológico; Avaliar o estado psíquico; Avaliar intercorrências. METAS ATINGIDAS

Objetivo 9 Melhorar a qualidade da atenção à saúde bucal durante o pré-natal. Meta 9.1:Ampliar a cobertura de primeira consulta odontológica programática para 100% das gestantes cadastradas.

Objetivo 10 Melhorar a qualidade da atenção à saúde bucal durante o pré-natal. Meta 10.1: Concluir o tratamento odontológico em 100% das gestantes com primeira consulta odontológica programática.

Discussão A intervenção ampliou a cobertura e melhorou o atendimento no pré-natal e puerpério na área de abrangência da Estratégia de Saúde da Família, no município de Bento Gonçalves. Cadastramos um total de 20 gestantes e 3 puérperas, representando 64,61% e 10,71% respectivamente. A implantação das fichas espelho da intervenção, nos proporcionou melhor controle das gestantes e puérperas.

Promoveu a capacitação da equipe; A comunidade sentiu-se valorizada pela atenção dispensada. Houve uma qualificação do atendimento em geral.

Reflexão crítica O curso superou as minhas expectativas, pois imaginava que fosse diferente uma pós à distância. Acrescentou muito na minha formação como profissional e pessoal.

Melhorias advindas da Intervenção: Criação de pasta espelho, onde a ficha é colocada na data da próxima consulta Criação e manutenção do grupo de gestantes Agendamento já na primeira consulta da consulta odontológica e cito patológico Realização da busca ativa

Reação da Equipe da Unidade No inicio foi um pouco difícil, pois a intervenção daria mais trabalho, pois precisávamos de dados verdadeiros e corretos Tivemos as capacitações, onde todos participaram atentamente. Passados três meses, fizemos uma avaliação da intervenção, para minha surpresa a avaliação foi positiva.

Para Finalizar: A intervenção virou rotina da unidade Temos um melhor controle das consultas de pré-natal e puerpério Com base nesta intervenção estamos expandindo para outros públicos alvos esta mesma organização.