Verticalização afeta moradores de Pompeia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
P R O J E T O arquitetônico
Advertisements

RECUPERAÇÃO ANUAL DISCUSSÕES CENTRAIS DO BIMESTRE: O CONCEITO DE MERCADORIA A TERRA COMO UMA MERCADORIA PARTICULAR 4º BIMESTRE.
1º trimestre/2016. Destaques do trimestre O Raio-X FipeZap: Perfil da demanda de imóveis, desenvolvido em conjunto pela Fipe e pelo ZAP, é uma pesquisa.
Se Deus criou os bens para todos, que pensar de tantos seres humanos, a quem é negada a participação nesses bens?
4 Conceitos que fazem vender a sua Casa A Localização A Localização A localização tem um impacto definitivo sobre o valor. Uma casa numa urbanização.
Maior recessão já vivida pelo país desde a década de 1930, segundo especialistas econômicos Mercado imobiliário entrou em fase de acomodação: poucos lançamentos.
Faculdades Integradas de Taquara Gestão Empresarial Marcos D. da Silva Tierre Ardigó Taquara, Agosto de 2012.
O preconceito estrutural
Pompeia tem seu charme como marca registrada
Reabilitação da Rua de Santa Marta - Lisboa
2014/15 Parque Aquático - Braga Grupo: Sara Iommarini Soraia Barbosa
Biblioteca de Custos Ciências Contábeis
COLOCAÇÃO PRONOMINAL FIQUE ATENTO À ATRAÇÃO!.
Muitos não foram forçados a se mudar por condições financeiras.
Por dentro do bairro mais adorado de Santos
Hoje é o dia que dá início a um novo ano. É o dia primeiro
Fluxos de caixa no orçamento
Talvez Deus queira que nós conheçamos algumas pessoas erradas antes de
Sonhos de Ano Novo.
O Anel
QUIZ SOBRE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
VAZIO URBANO DO ANTIGO ESTÁDIO JOSÉ DE ALVALADE XXI
Música : Holding Your Hand
ENTENDE QUE TEM AS CHAVES DO REINO DOS CÉUS MAT 16:19
sendo vítimas de uma terrível violência
Lição 2 Uma nova chance.
AS CRIANÇAS SÃO PURAS NA FÉ.
Orquídeas de MOYOBAMBA
Alcança teus sonhos Sê firme em tuas atitudes e perseverante em teu ideal. Porém sê paciente, não pretendendo que tudo te chegue de imediato. Haverá tempo.
Urbanização.
Música : Holding Your Hand
AMÉRICA PORTUGUESA E A ECONOMIA DO AÇÚCAR.
Imagens de João Parassu
Preparado por Dinis Bento
Música : Holding Your Hand
Disciplina: Tópicos Especiais em Economia Internacional (I)
Talvez Deus queira que nós conheçamos algumas pessoas erradas antes de
MAGIA DE SONHAR MAGIA DE SONHAR
O advérbio e a construção de sentido no texto
Ser ou Ter O nosso corre-corre não nos deixa parar para perceber
Música : Holding Your Hand
Preparado por: Dinis Bento
Preparado por Dinis Bento
O ANEL
Workshop sobre a organização da vida financeira com a Turma de TGF.
A vida nos cortiços de Santos
Música : Holding Your Hand
De malas prontas....
Talvez Deus queira que nós conheçamos algumas pessoas erradas antes de
O Anel
O Anel
SOLUÇÕES PARA OS ESPAÇOS URBANOS REQUALIFICAÇÃO URBANA
Despertar a atividade física em crianças e adolescentes
Preparado por Dinis Bento
Preparado por Dinis Bento
Capítulo 1 Lugar e paisagem.
FD-USP Introdução à Sociologia Alexandre Abdal Aula
Descartes Os primórdios da Filosofia Moderna a Dúvida
Música : Holding Your Hand
Música : Holding Your Hand
Proposta de Negócio Mês/Ano
Preparado por: Dinis Bento
A árvore que dava dinheiro
Música : Holding Your Hand
QUANDO O SOL NASCER NOVA MANHÃ MAIS PERTO O HORIZONTE VOCÊ VAI VER
Música : Holding Your Hand
Você vai descobrir agora como fechar contratos de 500 a 2000 reais por mês usando modelos prontos de anúncios no Facebook .
Mãe, posso dormir na casa da vó, hoje?.
Talvez Deus queira que nós conheçamos algumas pessoas erradas antes de
Transcrição da apresentação:

Verticalização afeta moradores de Pompeia Construção de prédios à beira-mar traz consequências que não agradam aos moradores de Pompeia, bairro na Orla de Santos Pietra Maccariello Beatriz Urbano Pedro Albuquerque Giovanni Gonçalves Por trás do processo de revitalização, há o interesse de imobiliárias, já que podem comprar um imóvel desvalorizado por um preço baixo e, depois das melhorias no bairro, por exemplo, revendê-lo por um preço mais alto. Porém, não é só a revenda de imóveis que ocorre, mas também a construção de novos imóveis, principalmente prédios. Este processo de melhora de equipamentos urbanos chama-se verticalização. Ou seja, a verticalização de um bairro significa a construção de muitos prédios nele e pode ser gerada pela revitalização do local. Durante os últimos anos, o bairro de Pompeia esteve passando por um processo de revitalização, que proporcionou mais escolas, mercados, mais postos de saúde etc. Houve a construção de muitos prédios novos, mais altos, mais modernos, cada vez mais perto da praia. O resultado disso não agradou aos antigos moradores da região. Esses prédios novos que foram construídos à beira-mar, em Pompeia, são grandes barreiras para a maresia e a vista do mar que tinham os moradores antigamente. Ou seja, a vista do mar e a maresia que os moradores de casas mais próximas do centro de Pompeia tinham foram completamente bloqueadas pelos novos prédios. “Moro aqui há 20 anos e vi o processo de verticalização começar. Antes, eu tinha uma vista ótima para o mar, acordando todos os dias com a maresia, e agora foram construídos prédios em frente à minha casa, que desprivilegiam minha visão, e a maresia do mar não passa mais pela minha casa, que foi bloqueada por esses ‘muros de concreto’”, afirma Adilson, morador do bairro de Pompeia. Revitalização urbana: Processo de melhorias feitas na infraestrutura básica e/ou nos equipamentos urbanos de um bairro. Gentrificação: Por conta da melhor localização dos imóveis do local, rodeados de escolas, faculdades, hospitais, shoppings, praças etc., os imóveis da região sofrem uma valorização imobiliária, então o preço de compra e aluguel aumenta, muitas vezes prejudicando os moradores de menor renda, que geralmente não conseguem sustentar o aumento do preço e se mudam para outros bairros. Vista de cima de parte do bairro de Pompeia

Escola de Inglês em Pompeia Antigo ou Moderno Já na imagem abaixo, vemos uma escola de Inglês, também localizada nesse bairro. Faculdade de Medicina em Pompeia “Moro aqui há 60 anos e percebi realmente muitas mudanças no bairro. Morava em uma casa, mas recentemente me mudei para um apartamento, senão depois, se tentasse vender minha casa mais tarde, o preço teria que ser muito baixo para eu conseguir.” Escola de Inglês em Pompeia Desse modo, podemos concluir que os equipamentos urbanos do bairro ajudam a melhorar a vida da nova geração, mas será que os antigos moradores da região são favorecidos? Com certeza, os jovens que moram na região são bastante favorecidos com a construção de novos equipamentos urbanos, como universidades e escolas, por exemplo. Mas os moradores antigos do bairro, gostaram e estão felizes com as mudanças? Os primeiros moradores do bairro de Pompeia passam por algumas situações de desconforto em relação à organização de Pompeia atualmente quando comparada com antigamente. O processo de revitalização do bairro envolveu a construção de diversos novos equipamentos urbanos. Entre eles, escolas e universidades, por exemplo. Na imagem de cima, podemos ver uma faculdade de Medicina que se localiza em Pompeia. Não há certeza de que ela foi construída durante o processo de revitalização, porém, é possível ver um prédio no segundo plano da foto, e percebemos que ele é bem mais alto do que a universidade.

O processo da construção Opinião dos moradores “Nas cidades a vida é mais pequena Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro. Nas cidades as grandes casas fecham vista à [chave, Escondem o horizonte, empurram o nosso [olhar para longe de todo o céu, Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que [nossos olhos nos podem dar, E tornam-nos pobres, porque nossa única [riqueza é ver.” (Alberto Caeiro) Adilson, por exemplo, conta que mora há anos no bairro e vivia em uma casa confortável para toda a família, porém, decidiu se mudar para um apartamento, já que estava muito incomodado com as obras nas redondezas, e também preocupado com a futura maior desvalorização do preço de sua casa. Os prédios novos construídos são cada vez mais altos. Por serem logo em frente à praia, causam impactos na natureza. São blocos de concreto que bloqueiam a maresia trazida pelo mar, assim, não dando acesso a ela pelos proprietários das casas mais para “o centro” do bairro, favorecendo somente quem vive nessas novas construções. Os moradores mais antigos de Pompeia, que moram em casas bloqueadas pelos prédios, não ficam nada satisfeitos, percebendo que estão sendo desprivilegiados, já que sabem que não têm mais a vista da praia, a maresia e a tranquilidade que antes havia no bairro. No poema de Alberto Caeiro citado acima, é possível interpretar o ponto de vista e a opinião do eu lírico sobre a verticalização e como ele se sente desvalorizado pela construção de prédios, mencionados como “grandes casas”. O processo da construção Em Santos, o processo de verticalização é tão intenso, que colocou a cidade numa posição de destaque, como uma das mais verticalizadas do Brasil. De cada 10 construções 6,3 são prédios. A verticalização em Santos impressiona, até porque alguns dos prédios são realmente mal construídos, e, como afirmam especialistas, a falta de terreno em Pompeia é usada como uma desculpa para a construção de prédios, que na verdade realizam grandes interesses imobiliários. Ou seja, as grandes construtoras dizem que estão construindo prédios para o bem da população, já que não há espaço suficiente para as casas de todos, mas, na verdade, só querem lucrar com isso. Fontes: http://arquivopessoa.net/textos/1486 http://4.bp.blogspot.com/- LO7Wh96VN2Y/VYAm3RSNOWI/AAAAAAAAcr Y/DcY8lOFPGiA/s1600/santos.jpg http://cbnsantos.com.br/site/wp- content/uploads/2014/09/Predios-em- constru%C3%A7%C3%A3o-para-venda-em- santos.jpg http://www.hoteissantos.com.br/includesx/img_t emas/santos/praia-de-pompeia_1.jpg