INTRODUÇÃO Ligações inter- redes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução Ligações inter-redes.
Advertisements

Mbed OS Aluno: Ritiele M. Aldeburg Curso: Engenharia da Computação Universidade: UCPEL.
1 Redes de Computadores II Módulo 1 – Introdução e a camada de enlace.
Acesso Remoto Rede de Comunicação de Dados Prof. Cristiano José Cecanho.
PROTOCOLOS Um protocolo é uma convenção ou padrão que controla e possibilita uma conexão, comunicação ou transferência de dados entre dois sistemas computacionais.
1 RCO2 Redes Locais: Interligação de LANs com roteadores.
DNS Domain Name System. O que é o DNS ?  O DNS ( D omain N ame S ystem - Servidor de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquicos.
Como funciona o processador Nomes: Fernando, Maurício, William Turma: 1J-1PC1 Disciplina: Fundamentos da Computação Curso: Técnico em Programação de Computadores.
Redes de Computadores Curso Superior em Redes de Computadores Roteamento Roteadores Prof. Sales Filho.
Topologias e Simbologia
Protocolo TCP/IP Secção Objectivos Reconhecer os protocolos mais comuns Definir o protocolo TCP/IP Entender o sistema de endereçamento IP e a utilização.
Tipos de Redes Trabalho de : - Ruben Guerra. Definição e Objectivos  Uma rede de computadores é uma forma de ligar entre si vários computadores, partilhando.
Arquiteturas de Redes de Computadores Prof. Dr. José Luís Zem Faculdade de Tecnologia de Americana Centro Paula Souza.
CTRA – CURSO TECNOLÓGICO em EMBIENTES DE REDES E SISTEMAS OPERACIONAIS
Prof. Msc. Diovani Milhorim
Redes de Computadores e Aplicações – Modelo TCP/IP
INTRODUÇÃO Estendendo LANs.
Curso Superior em Redes de Computadores
Interconexão
Arquitetura de Redes: TCP/IP
A World Wide Web
SISTEMAS OPERACIONAIS AULA 01 - Introdução aos Sistemas Operacionais
Interconexão de Redes Locais
SISTEMAS UBÍQUOS E PERVASIVOS
Arquitetura e organização de computadores
Modelo OSI e TCP Professor: Marcos.
Aula 05 Pilha TCP/IP.
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
Redes: Introdução Prof. Rafael Vieira
Introdução ao Módulo Arthur Albertin
TRABALHO REALIZADO POR Fábio Rodrigues, Sandro Garcia, Rafael Lourenço
Organização e Arquitetura de Computadores 2º Semestre Aula 1 Prof
Administração de Sistemas Operacionais I
VPN (Virtual Private Network)
Componentes de Redes de Computadores
Técnico em informática 2017
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
Exercícios de Roteamento IP
Redes e Sistemas Distribuídos II – Cód
Redes e Comunicação de Dados Tipos de Redes
Introdução ao Roteamento e ao Encaminhamento de Pacotes
Telemóveis Inteligentes Computador Transístores
Camada de Enlace de dados
responsabilidades dessas camadas?
Níveis de Abstrações TANENBAUM:
Arquitetura de Barramentos
Padrão ethernet (802.3) aula 12
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 3 Protocolos e Comunicações em Rede.
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 4: Acesso à Rede.
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 5: Ethernet. © 2013 Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. Este documento contém informações públicas.
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 6: Camada de Rede.
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 8: Divisão de Redes IP em Sub- Redes.
Desenvolvimento em Camadas
O HUB é o centro da topologia em estrela
Curso Técnico em Informática
Estrutura do Sistema Operacional
Por: André Aparecido da Silva
Por: André Aparecido da Silva
Prof. Msc. Diovani Milhorim
Vivendo em um mundo centrado na rede
Trabalho realizado por: Tiago freitas nº7
Internet x Intranet x Extranet
Prof. Wilian Soares Lacerda DCC - UFLA
Arquitetura de Computadores
Exercícios de Revisão Redes de Computadores Edgard Jamhour
MODELO DE REFERÊNCIA OSI
Aluísio Pires Leonan Cordeiro Pedro Morais Vitor Chaia
Questionário Cada questão valerá 0,1 décimo a mais na nota de umas das provas anteriores; Ordem de respostas: lista de chamada. Caso o aluno chamado não.
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
Vantagens e Restrições A tecnologia Frame Relay oferece vários benefícios, quando comparada com outras tecnologias: Custo de propriedade reduzido (equipamentos.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO Ligações inter- redes

INTRODUÇÃO Motivação: As lans foram projetadas para oferecer uma rede de comunicação local de alta velocidade; As WANs por outro lado, foram projetadas para permitir uma rede de alta capacidade para distâncias muito grandes; Uma empresa pode ter mais de um tipo de rede, por ex. uma LAN baseada em Ethernet, uma rede Novell, conexão FDDI ou serviço de frame relay para conectar a um computador de uma outra cidade.

INTRODUÇÃO Isolamento x Serviço Universal A idéia é permitir que um usuário possa através de qualquer computador acessar o serviço desejado; Vantagem: Produtividade.

LIGAÇÕES INTER-REDES As ligações Inter-Redes oferecem um esquema para interconectar os diferentes tipos de redes (Serviço Universal) A solução é baseada em hardware e software: Hardware, trata das questões da rede física: Ex: sinais elétricos, temporização, etc; Software, trata das questões dos protocolos;

LIGAÇÕES INTER-REDES Componente básico de uma inter-rede é o Roteador: A tarefa básica do Roteador é inter conectar redes como uma ponte (bridges). um roteador tem um processador e memória convencional e interfaces separadas de E/S para cada rede que conecta.

LIGAÇÕES INTER-REDES Um Roteador pode, por exemplo, conectar: Duas LANs, uma LAN e uma WAN, duas WANs; Uma LAN e uma LAN FDDI; Uma LAN e uma conexão frame relay.

Arquitetura de Inter-Redes Na verdade um único Roteador pode interligar várias redes. A razão para não fazer isso é: Eficiência; Redundância; O Roteador deve ser capaz de: Processar cada pacote de recebe, traduzir os sinais elétricos, formatos de quadros e protocolos utilizados para encaminhar a outras redes. Oferecer a ilusão de operar em uma única rede.

Redes Virtuais Na verdade, a rede oferecida é virtual, porque ela não existe de verdade. E o mais importante, os usuários e os aplicativos não sabem que estão operando em uma rede virtual. O software de protocolo ed inter-redes esconde os detalhes de conexão de rede física, endereçamento e informações de roteamento.

TCP/IP O TCP/IP foi o primeiro conjunto de protocolos desenvolvidos para uso em uma inter- redes. O Trabalho com TCP/IP começou nos anos 70. Onde o exército dos EUA estavam interessados em inter-redes e fundamentou boa parte da pesquisa do TCP/IP. Resultados: O conceito de inter-rede é revolucionária; A maioria das organizações usa uma inter-rede como rede primária; Possibilitou a Internet, interligando escolas, universidades, empresas e milhões de pessoas ao redor do mundo; Muitos projetos tiveram que adaptar suas soluções de rede para trabalhar com ligações de inter-redes.

TCP/IP O modelo da camada do TCP/IP Camada 1: Física – Corresponde a camada física; Camada 2:Interface de Rede – Especifica como organizar os dados em quadros e como o computador transmite quadros através de uma rede; Camada 3: Inter-Redes – especifica o formato dos pacotes enviados através de uma inter-rede como também os mecanismos usados para encaminhar pacotes a partir de um computador através de um ou mais roteadores até um destino final; Camada 4: Transporte – assegura uma transferência confiável; Camada 5: Aplicativo – especifica como um aplicativo utiliza a inter-rede;

TCP/IP As 5 camadas da pilha TCP/IP