Iniciação à vida cristã

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL.
Advertisements

Tudo o que o Pai possui é meu. O Espírito Santo receberá
Razões para cantar a Liturgia. 1. Teológica: celebrar a ação de Deus em nossa vida A liturgia cristã é celebração da ação eficaz do Deus Uno e Trino na.
Iniciação e Iniciação à Vida Cristã Revendo conceitos.
DOMINGO DA SOLENIDADE DOMINGO DA SOLENIDADE DA ASCENÇÃO DE JESUS CRISTO.
Um caminho na presença de Deus A história de Laura, não é a história de um mito ou de uma grande heroina, não! É mais uma vez a história de Deus, de.
VASOS DE OURO. PNEUMATOLOGIA Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como.
Outros documentos importantes
Celebramos hoje a “Dedicação" da Basílica de São João de Latrão. É a Catedral do Papa, como Bispo de Roma, a Igreja-Mãe de todas as igrejas do mundo.
A Liturgia inicia a vida pública de Jesus com o BAPTISMO DE JESUS.
“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” – Mateus
A REVELAÇÃO NA EVENAGELII GAUDIUM 1. RECORDANDO A AULA ANTERIOR Vaticano II foi um Concílio pastoral Palavras chave: aggiornamento e diálogo Dei Verbum.
Clicar igreja “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”
Reunião de Pais do 1º ano da Catequese Paróquia … …data…
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Celebração do compromisso. Canto de Entrada Jesus está a porta do nosso coração, batendo toc, toc, acenando com mão eu vou abrir a porta e chama-lo pra.
Itinerário Catequético Iniciação à vida cristã - um processo de inspiração catecumenal.
Sem. Wallace Andrade Teixeira. Compreender a liturgia, é compreender o que celebramos. O Senhor expressa seu amor liturgicamente, um amor que nos precede,
Quinta-feira / cor verde
MANUAIS DE CATEQUESE (Iniciação à vida cristã)
CONVERSA COM PAIS Início da Catequese 2017/2018.
Seminário de Vida no Espírito Santo
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ
PREPARAR A CATEQUESE.
ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL
Amai-vos como eu vos amei
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Itinerário para formar discípulos missionários
A catequese e a Família: desafio e possibilidades
CONVERSA COM os PAIS A ALEGRIA DO ENCONTRO COM JESUS CRISTO.
Celebrar e Crescer na Fé
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-B
João 15:11 Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.
A alegria de ... SER Catequista.
Como Comunicar Melhor. Comunicando o Melhor..
PRESERVANDO A IDENTIDADE DA IGREJA
A Comunidade.
Texto - Natalino Ueda – Música Sacrum Convivium – Imagens – Google
A minha herança, Senhor, é cumprir a Tua Vontade
APRESENTAÇÃO DE JESUS.
O que motiva para a missão?
ABRIR O CORAÇÃO A DEUS CONHECER-ME EM DEUS.
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
Instrução para uso do Guia 1
No Tabor… "Escutai-o" Antes do fracasso da CRUZ, o Filho de Deus mostra-nos a VIDA que nasce da morte.
A PALAVRA DE DEUS É VIVA E EFICAZ
A SANTA MISSA: celebrando a vida de Jesus na vida da gente Henrique.
Texto - Natalino Ueda – Música Sacrum Convivium – Imagens – Google
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
A Comunidade.
1.
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
A MENSAGEM DO CURSILHO PARTE I.
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
11/10/20012 – 24/11/2013.
Uma Fé plena em Jesus Cristo parte 2
Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo
Lição 07 Jesus, o nosso paradigma
Lição 05 A centralidade da cruz
«Este é o meu filho muito amado no qual pus todo o meu agrado»
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
Estar ou não estar em Cristo hoje é o ponto determinante Estar ou não estar em Cristo hoje é o ponto determinante. É o desfecho para viver eternamente.
Batismo de Jesus.
A Morada de Deus.
PEDRO PAULO e OS DOIS MAIORES APÓSTOLOS.
Ser Padre: Uma vida entregue a Deus e aos outros….
ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO
Membros de uma Igreja Catequese 21 – 6º ano.
Transcrição da apresentação:

Iniciação à vida cristã

“Tarde Te amei, ó Beleza tão antiga e tão nova… Tarde Te amei “Tarde Te amei, ó Beleza tão antiga e tão nova… Tarde Te amei! Trinta anos estive longe de Deus. Mas, durante esse tempo, algo se movia dentro do meu coração… Eu era inquieto, alguém que buscava a felicidade, buscava algo que não achava… Mas Tu Te compadeceste de mim e tudo mudou, porque Tu me deixaste conhecer-Te. Entrei no meu íntimo sob a Tua Guia e consegui, porque Tu Te fizeste meu auxílio”. (Santo Agostinho).

Para início de conversa... As pessoas de hoje entendem o que a Igreja ensina? E mais, vivem o que a Igreja prega?

Por que será??? As gerações adultas de hoje não foram acostumadas em ouvir o anúncio destemido e testemunhal do Senhor Jesus. Porque a fé cristã estava muito ligada aos sacramentos e às promessas. O centro da fé cristã foi desviado: do núcleo central da fé, Jesus Cristo, sua morte e ressurreição para as devoções e festas.

Como era a vida e a catequese na CRISTANDADE? IVC – era papel da família e da própria sociedade A primeira adesão a Jesus era tida por suposta, porque o contexto social levava à prática cristã. Catequese acentuava a dimensão doutrinal. Pastoral de conservação – manter os valores religiosos oficialmente proclamados na sociedade. Cristianismo herdado.

E HOJE, como é a realidade? Mudança de época: espaço virtual, globalização, tecnologia e pesquisa. Referenciais do juízo ético mudaram e também os padrões histórico-culturais. Crise do sentido da vida, subjetivismo exacerbado, pluralidade de concepções e alternativas. A fé é posta à prova com a crise de valores: banalização da pessoa, corrupção, destruição do meio ambiente.

De um Cristianismo herdado A um Cristianismo professado e consciente De uma fé transmitida A uma fé contagiante

Objetivo da iniciação à vida cristã: Levar o catequizando a conhecer, acolher, celebrar e vivenciar o mistério de Deus, manifestado em Jesus Cristo, que nos revela o Pai e nos envia o Espírito Santo. Conduz à entrega do coração a Deus, à comunhão com a Igreja, corpo de Cristo e à participação em sua missão. Objetivo da iniciação à vida cristã:

Tornar a pessoa discípula de Jesus Cristo, por toda a vida.

De que maneira é possível conduzir as pessoas a um processo de amadurecimento na fé em Jesus? Por meio de uma EXPERIÊNCIA DE FÉ TRANSMITIDA E VIVIDA.

Experiência de fé “Quanto a nós, não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20). “O que contemplamos e o que as nossas mãos apalparam da Palavra da Vida, vida esta que se manifestou, que nós vimos e testemunhamos, vida eterna que a vós anunciamos” (1 Jo 1,1-2).

CATEQUESE DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL E MISTAGÓGICA

“Anunciar o querigma implica comunicar a própria experiência de fé, posicionar-se como pessoa de fé numa sociedade que duvida, questiona, põe à prova as convicções do missionário. Não se trata só de falar a verdade de fé, antes se trata de apresentar um estilo de vida, uma postura, um modo de ser no mundo, em que se demonstra a fé na qual se crê, se celebra e se estabelece relações com o próximo” (A. Lelo, p.8).

“Viver a fé cristã, antes de ser uma obrigação ou apenas um cumprimento de alguns preceitos ou mandamentos, é a maior alegria que o coração humano pode alcançar. Significa, antes de tudo, ter encontrado a pérola preciosa do Reino, sentir-se amado pelo Pai, salvo em Cisto e fortalecido pelo Espírito Santo”! (A. Lelo, 8).

Catequese querigmática... não há outra saída!!!