Mendeley Aprenda a Usar Importe referências e documentos Gerencie sua bibliografia Facilite a redação do seu trabalho Silvia Celeste Sálvio Biblioteca IFGW/UNICAMP
O que é ? É um gerenciador de referências gratuito e uma rede social acadêmica que possibilita... Adicionar registros bibliográficos de bases de dados, buscadores e catálogos Salvar PDF’s (2Gb versão free) Seguir grupos e pessoas Promover seu perfil de pesquisador e suas publicações Gerar bibliografia com estilos internacionais e periódicos científicos Identificar tendências e parceiros
Com ele você pode... Enviar suas referências por e-mail Usar com Windows Word, Mac Word, LibreOffice Sincronizar as versões Desktop, Web e Mobile Organizar PDF’s, fazer anotações e realçar textos Verificar quantas pessoas viram suas publicações no Mendeley Importar referências de outros gestores bibliográficos
E você também pode usá-lo com... Desktop Web Mobile
Data: disponibilize seu plano de gestão de dados com o Mendeley Novas funcionalidades Data: disponibilize seu plano de gestão de dados com o Mendeley
Careers: procure emprego em ciência e tecnologia com o Mendeley Novas funcionalidades Careers: procure emprego em ciência e tecnologia com o Mendeley
Crie sua conta 1. Acesse: www.mendeley.com 2. Clique em “Create a free account” 3. Insira seus dados e clique em “Get started”
1. Clique no menu e depois em “Download Mendeley” Instalação Desktop 1. Clique no menu e depois em “Download Mendeley”
Instalação Desktop 3. Para outros sistemas, veja informações aqui 2. Clique aqui e baixe a versão Desktop
Instalação Desktop 4. Siga as instruções
5. Clique para instalar (Ex.: Mozila FireFox) Instalação Desktop 5. Clique para instalar (Ex.: Mozila FireFox) 6. Clique em “Download”
Instalação Desktop 7. Clique em “Executar” 8. Insira seu e-mail e senha já cadastrados 9. Ícone do Mendeley Desktop já instalado
Veja mais funcionalidades nos próximos slides... Mendeley Desktop: visão geral Veja mais funcionalidades nos próximos slides... Barra de Ferramentas My Library Filtros
Biblioteca de documentos Detalhes do documento, notas etc. Mendeley Desktop: visão geral Biblioteca de documentos Detalhes do documento, notas etc.
Mendeley Web: visão geral Painel principal Sugere outras publicações Pesquise e participe de grupos Notificações Encontre emprego Acesse as configurações Instale o “Web Importer” para salvar referências das bases de dados
Mendeley Web: visão geral Apresenta suas referências Estatísticas Gestão de dados Pesquise publicações e pessoas Edite seu perfil Siga outros pesquisadores!
Instale a versão Mobile no seu celular: iOS e Android
Mobile
Mobile
Sincronização Sincronize sua biblioteca e acesse suas referências aonde estiver Clique aqui para sincronizar sua biblioteca Desktop com a Web
Instalação dos Plugins “Web Importer” para adicionar referências diretamente das bases de dados Para utilizar melhor os recursos do Mendeley, instale os plugins... “MS Word” ou “LibreOffice” para citar enquanto escreve
1. Em “Tools”, clique em “Install Web Importer” Plugin “Web Importer” Salva registros bibliográficos diretamente de bases de dados, buscadores, catálogos bibliográficos 1. Em “Tools”, clique em “Install Web Importer”
2. Arraste e solte o ícone na “Barra de Favoritos” Plugin “Web Importer” 2. Arraste e solte o ícone na “Barra de Favoritos”
3. Estes são alguns sites suportados pelo Web Importer Plugin “Web Importer” 3. Estes são alguns sites suportados pelo Web Importer
Plugin Editor de Texto Você pode adicionar o Plugin no MS Word ou LibreOffice 1. Em “Tools”, selecione a opção desejada 2. Todas as janelas devem estar fechadas
3. Plugin instalado com sucesso 4. Plugin instalado no MS Word Plugin Editor de Texto 3. Plugin instalado com sucesso 4. Plugin instalado no MS Word
5. Plugin instalado com sucesso 6. Plugin instalado no LibreOffice Plugin Editor de Texto 5. Plugin instalado com sucesso 6. Plugin instalado no LibreOffice
1. Clique em “Tools” e depois em “Options” Configurar preferências Para utilizar melhor as funcionalidades do Mendeley, configure algumas opções... 1. Clique em “Tools” e depois em “Options”
2. Espaço disponível para armazenagem Configurar preferências: general 2. Espaço disponível para armazenagem
Configurar preferências: Document Details 3. Selecione os metadados que devem aparecer na referência, de acordo com o tipo de documento Metadados básicos
Configurar preferências: File Organizer Para fazer Backup dos PDF’s e renomear os arquivos 4. Selecione a pasta para o Backup 5. Selecione como renomear o PDF. Neste exemplo o nome do PDF será organizado* por: título do artigo-ano * Arraste as opções para dentro de “File name”. Você pode organizar por: título do artigo (Title), título do periódico (Journal), autor (Author) e ano (Year)
Configurar preferências: File Organizer 6. Arquivos organizados por título do artigo e ano, na pasta criada para backup
Configurar preferências: Watched Folders Para inserir arquivos em uma pasta e ser atualizada no Mendeley 6. Selecione pasta para ser automaticamente importada para o Mendeley
Configurar preferências: BibTeX 7. Sincronize com BibTeX
Configurar preferências: Zotero 8. Sincronize com Zotero
9. Configuração da conexão Proxy* Configurar preferências: Connection 9. Configuração da conexão Proxy* * Termo utilizado para definir os intermediários entre o usuário e seu servidor. E por isso desempenha a função de conexão do computador (local) à rede externa (Internet)
Você pode adicionar referências de várias formas... Criar biblioteca: adicionar referências Você pode adicionar referências de várias formas... Através do PDF Através da pasta Através do “Watch Folder” Através do “Web Importer” Importando de base de dados
Criar biblioteca: adicionar referências Manualmente Outras formas... Através da “Literature Search” Através do “Mendeley Suggest” Através da pesquisa relacionada Sincronizando com “BibTeX” e “Zotero” Importando de outro gestor bibliográfico
Adicionar referências: através do PDF 1. Clique no menu e em “Add Files...” 2. Selecione o arquivo e clique em “Abrir”
Adicionar referências: através do PDF 3. Ou arreste um PDF para o Mendeley 4. O PDF será carregado com os metadados do documento 2. Selecione o arquivo e clique em “Abrir”
Adicionar referências: através de pasta 1. Clique no menu e em “Add Folder...” 2. Selecione a pasta e clique em OK
3. Referências adicionadas Adicionar referências: através de pasta 3. Referências adicionadas
4. Ou arreste uma pasta para dentro do Mendeley Adicionar referências: através de pasta 4. Ou arreste uma pasta para dentro do Mendeley
5. Referências adicionadas Adicionar referências: através de pasta 5. Referências adicionadas
1. Clique no menu e em “Watch Folder...” Adicionar referências: através do Watch Folder Adicionando através do “Watch Folder” Nesta opção você seleciona pastas do seu computador e ao adicionar PDF’s nelas, eles serão automaticamente importados para o Mendeley 1. Clique no menu e em “Watch Folder...”
2. Escolha a(s) pasta(s) e clique em OK Adicionar referências: através do Watch Folder 2. Escolha a(s) pasta(s) e clique em OK
Adicionar referências: através do Web Importer Ex. Web of Science Não conhece esta base? Então acesse o tutorial: Web of Science www.webofknowledge.com 1. Insira o termo e selecione o campo para pesquisa
2. Clique em “Save to Mendeley” Adicionar referências: através do Web Importer 2. Clique em “Save to Mendeley”
3. Insira seu login e senha Adicionar referências: através do Web Importer 3. Insira seu login e senha 4. Selecione no sinal de mais (+) a referência de interesse ou clique em “Save all” para salvar todos as referências
Adicionar referências: através do Web Importer 5. Após selecionar o registro, clique em “Edit” para salvá-la em uma pasta específica 6. Selecione a pasta 7. Insira tags 8. Clique em “Update”
Adicionar referências: bases de dados Importando de base de dados Ex.1 - SCOPUS Não conhece esta base? Então acesse o tutorial Scopus www.scopus.com 1. Insira o termo e selecione o campo para pesquisa
Adicionar referências: bases de dados 2. Selecione a(s) referência(s) de interesse 3. Clique no botão “Export” 4. Clique em “Save to Mendeley”
Adicionar referências: bases de dados 5. Resultados salvos
Adicionar referências: bases de dados Ex.2 - SCIELO www.scielo.org 1. Insira o termo e selecione o campo para pesquisa 3. Clique aqui 2. Selecione a(s) referência(s) de interesse
4. Selecione o formato de exportação “RIS” Adicionar referências: bases de dados 4. Selecione o formato de exportação “RIS” 5. Salve o arquivo
Adicionar referências: bases de dados 6. Em “File” clique em “Import...” 7. Escolha a opção “RIS – Research Information Systems”
8. Selecione o arquivo salvo 9. Referências importadas Adicionar referências: bases de dados 8. Selecione o arquivo salvo 9. Referências importadas
Adicionar referências: bases de dados Ex.3 - ProQuest Dissertation and Theses http://search.proquest.com/pqdtglobal 1. Insira o termo para pesquisa 2. Selecione a(s) referência(s) de interesse
Adicionar referências: bases de dados 3. Clique em “Mais”
4. Selecione o formato desejado. Neste exemplo: RIS Adicionar referências: bases de dados 4. Selecione o formato desejado. Neste exemplo: RIS 5. Clique em “Continuar”
Adicionar referências: bases de dados 6. Salve o arquivo
Adicionar referências: bases de dados 7. Em “File” clique em “Import...” 8. Escolha a opção “RIS – Research Information Systems”
9. Selecione o arquivo salvo 10. Referências importadas Adicionar referências: bases de dados 9. Selecione o arquivo salvo 10. Referências importadas
Adicionar referências: manualmente 1. Clique no menu e em “Add Entry Manually...” 2. Selecione o tipo de documento 3. Preencha os dados e clique em “Save”
Adicionar referências: manualmente 4. Referência salva
Adicionar referências: Literature Search Através da “Literature Search” Busca nas referências de outros usuários do Mendeley 1. Clique em “Literature Search” 2. Insira o termo e selecione o campo para pesquisa
3. Selecione a referência de interesse Adicionar referências: Literature Search 4. Clique em “Save PDF” 3. Selecione a referência de interesse Este ícone indica que é possível fazer o download do PDF
5. Quando não for possível salvar o PDF, clique em “Save Reference” Adicionar referências: Literature Search 5. Quando não for possível salvar o PDF, clique em “Save Reference”
Adicionar referências: Mendeley Suggest Através do “Mendeley Suggest” Sugere referências com base na sua biblioteca e no seu interesse (perfil). 1. Clique em “Mendeley Suggest” 2. Clique neste botão. Ele te enviará para a web
4. Quando possível, salve o texto completo Adicionar referências: Mendeley Suggest Veja as sugestões 3. Clique em “Save reference” para selecionar a referência de interesse 4. Quando possível, salve o texto completo
2. Clique no resultado de interesse Adicionar referências: pesquisa relacionada Através da pesquisa relacionada 1. Clique em “Related” Busca referências similares nas bibliotecas de outros usuários do Mendeley 2. Clique no resultado de interesse
para salvar na sua biblioteca Adicionar referências: pesquisa relacionada 3. Clique em “Save Reference” para salvar na sua biblioteca
Adicionar referências: sincronizando com BibTeX BibTeX é uma ferramenta de formatação usada em documentos LaTeX 1. Em “Tools”, selecione “Options”
Adicionar referências: sincronizando com BibTeX 2. Sincronize com BibTeX 3. Clique em OK
1. Em “Tools”, selecione “Options” Adicionar referências: sincronizando com Zotero Sincronizando com “Zotero” Importação automática do Zotero para Mendeley. Ao adicionar itens no Zotero, será atualizado no Mendeley 1. Em “Tools”, selecione “Options”
2. Clique no menu “Zotero” 3. Marque a caixa “Zotero integration” Adicionar referências: sincronizando com Zotero 2. Clique no menu “Zotero” 3. Marque a caixa “Zotero integration” 4. Clique em OK
Adicionar referências: sincronizando com Zotero Interface do Zotero 5. Pastas no Zotero
6. Pastas do Zotero no Mendeley Adicionar referências: sincronizando com Zotero 6. Pastas do Zotero no Mendeley
Adicionar referências: gestor bibliográfico Importando de outro gestor bibliográfico Ex.1 - Zotero Não conhece este gestor? Então acesse o tutorial: Zotero 1. Clique com o botão direito do mouse em cima da pasta 2. Clique em “Exportar coleção...”
3. Selecione o formato “RIS” e clique em OK Adicionar referências: gestor bibliográfico 3. Selecione o formato “RIS” e clique em OK 4. Selecione a pasta
5. Selecione o arquivo e clique em “Abrir” 6. Referências importadas Adicionar referências: gestor bibliográfico 5. Selecione o arquivo e clique em “Abrir” 6. Referências importadas
Adicionar referências: gestor bibliográfico Ex.2 - EndNote Basic Não conhece este gestor? Então acesse o tutorial: EndNote Basic 1. Em “Formato”, selecione “Exportar referências” 2. Selecione o grupo de referências 3. Selecione o estilo “RefMan (RIS) Export” 4. Clique em “Salvar”
Adicionar referências: gestor bibliográfico 5. Salve o arquivo
Adicionar referências: gestor bibliográfico 6. Em “File” clique em “Import...” 7. Escolha a opção “RIS – Research Information Systems”
8. Selecione o arquivo e clique em “Abrir” Adicionar referências: gestor bibliográfico 8. Selecione o arquivo e clique em “Abrir”
9. Referências importadas Adicionar referências: gestor bibliográfico 9. Referências importadas
Para adicionar anexo à referência 1. Clique em “Files”
Adicionar anexo 2. Selecione o arquivo e clique em “Abrir” 3. Você pode adicionar vários anexos
Crie pastas, subpastas ou exclua pastas Crie pastas e organize suas referências 1. Clique em “Create a new folder” 3. Nova pasta 2. Dê nome à sua pasta
Crie pastas, subpastas ou exclua pastas 4. Clique aqui para excluir pasta 5. Clique em “Yes” para confirmar
Visualização 1. Clique em “View” e depois em “Library as Table” Visualize sua biblioteca em formato “tabela” ou “referência” 2. Clique em “View” e depois em “Library as Citations”
Visualização 3. Para alterar o estilo de norma visualizada, clique em “Citation Style” e escolha outro estilo
4. Biblioteca visualizada com estilo IEEE Visualização 4. Biblioteca visualizada com estilo IEEE
Visualização Clique na estrela para adicionar aos favoritos Verde = não lido. Clique para indicar se já leu o material Cinza = lido Tipos de documentos
2. Se os metadados estiverem OK, clique aqui Editar referência: os metadados IMPORTANTE! 1. Clique em “Details” Para que a referência esteja correta, é de suma importância que os metadados estejam corretos e completos! Por isso, sempre revise todos os metadados! 2. Se os metadados estiverem OK, clique aqui
3. Clique aqui e o Mendeley tentará completar os metadados Editar referência: os metadados 3. Clique aqui e o Mendeley tentará completar os metadados
5. O Mendeley busca pelo: ArXiv ID, DOI, PMID Editar referência: os metadados 5. O Mendeley busca pelo: ArXiv ID, DOI, PMID 4. Quando houver o DOI, clique na lupa que o Mendeley tentará completar os metadados
Promova suas publicações, divulgue seus artigos! Minhas Publicações Promova suas publicações, divulgue seus artigos! Ao inserir suas publicações, você tem que concordar com as informações abaixo
Minhas Publicações http://www.sherpa.ac.uk/romeo/ IMPORTANTE! Antes de disponibilizar o PDF do seu artigo na íntegra, verifique as políticas de auto-arquivamento no site Sherpa/Romeo IMPORTANTE! É uma base de dados dos direitos autorais e políticas de auto-arquivamento dos Editores para pre e pos-print
1. Pesquise pelo título e ISSN do periódico, ou pelo nome do Editor Minhas Publicações 1. Pesquise pelo título e ISSN do periódico, ou pelo nome do Editor
Minhas Publicações 2. Identifique a política através das cores Ex.1: Acta Physica Hungarica = green
Ex.2: Acoustical Physics = blue Minhas Publicações Ex.2: Acoustical Physics = blue
Ex.3: Advances in Chemical Physics = yellow Minhas Publicações Ex.3: Advances in Chemical Physics = yellow
Ex.4: Applied Physics Express = white Minhas Publicações Ex.4: Applied Physics Express = white
1. Insira suas notas e observações Notas, conteúdos, complementos 2. O Mendeley pode extrair automaticamente metadados como o sumário, por exemplo 1. Insira suas notas e observações
3. O Mendeley pode extrair automaticamente figuras e tabelas Notas, conteúdos, complementos 3. O Mendeley pode extrair automaticamente figuras e tabelas
*Para selecionar várias referências, segure a tecla “Ctrl” pressionada Compartilhar 1. Após selecionar* uma ou mais referências, clique aqui para enviar por e-mail *Para selecionar várias referências, segure a tecla “Ctrl” pressionada
2. Preencha o(s) e-mail(s) Compartilhar 2. Preencha o(s) e-mail(s) 3. Clique em “Send”
Compartilhar 4. Confirmação de envio 5. E-mail recebido
1. Selecione o PDF e clique duas vezes Visualizador de PDF Com o Visualizador de PDF integrado ao Mendeley, você pode fazer anotações, realçar texto e enviar tudo por e-mail 1. Selecione o PDF e clique duas vezes
2. O PDF será aberto em outra janela dentro do Mendeley Visualizador de PDF 2. O PDF será aberto em outra janela dentro do Mendeley
Visualizador de PDF 3. Use os recursos da barra de ferramentas para fazer anotações, realçar texto etc.
Visualizador de PDF 4. Selecione a opção desejada 5. Selecione o texto 6. Selecione a opção desejada: realçar, inserir anotações ou copiar
7. Selecione para realçar texto Visualizador de PDF 7. Selecione para realçar texto 8. Clique com o botão direito do mouse em cima da seleção para editar a cor ou outras ações
9. Adicione suas anotações Visualizador de PDF 9. Adicione suas anotações
9. Veja aqui suas anotações Visualizador de PDF 9. Veja aqui suas anotações
10. Envie o PDF por e-mail junto com suas anotações Visualizador de PDF 10. Envie o PDF por e-mail junto com suas anotações
Pesquisar nos documentos 1. Pesquise no texto integral ou em campos específicos 2. Resultados da pesquisa
1. Pesquise por filtros: autor, tags, publicações Filtrar documentos 1. Pesquise por filtros: autor, tags, publicações
2. Crie seus filtros (tags) Filtrar documentos 2. Crie seus filtros (tags)
Filtrar documentos Filtros: função “Merge” Em um filtro autor que tenha variação no nome, é possível definir qual nome é o correto. Para fundir os filtros, arraste o filtro “errado” para dentro do filtro “certo”. Aparecerá uma mensagem de confirmação.
Possível criar apenas um grupo privado Grupos: criar Tipos de Grupos Privado: grupo com 3 membros, permitido compartilhar PDF. Ninguém mais vê o grupo Com convite: compartilha apenas referências. As pessoas podem seguir o grupo Aberto: compartilha apenas referências. As pessoas podem seguir ou tornar-se membros Possível criar apenas um grupo privado
2. Escolha o tipo de grupo. Ex.: Private 1. Clique em “Create Group” Grupos: criar 2. Escolha o tipo de grupo. Ex.: Private 1. Clique em “Create Group”
Não é possível criar mais de um grupo privado Grupos: criar Não é possível criar mais de um grupo privado
3. Insira o e-mail de duas pessoas Grupos: criar 3. Insira o e-mail de duas pessoas 4. Adicione documentos
Grupos: adicionar documentos 5. Arraste arquivos para seu grupo
Grupos: configurações 6. Defina suas configurações 7. Edite nome do grupo, adicione descrição etc.
8. Veja detalhes do grupo, documentos etc. Grupos: detalhes 8. Veja detalhes do grupo, documentos etc.
Grupos: detalhes 9. Veja membros do grupo
Grupos: sair 1. Clique sobre o nome do grupo com o botão direito 2. Clique em “Remove Group” 3. Clique em “Leave group”
Painel do Mendeley Web. Veja as funcionalidades nos próximos slides...
Mendeley Web Procure emprego na área de ciência e tecnologia Siga outros pesquisadores Instale o “Web Importer” para salvar referências das bases de dados Verifique sugestões personalizadas de artigos
Mendeley Web Painel principal Sugere outras publicações Notificações Pesquise e participe de grupos Notificações Encontre emprego Acesse as configurações Instale o “Web Importer” para salvar referências das bases de dados
Apresenta suas referências Pesquise publicações e pessoas Mendeley Web Apresenta suas referências Estatísticas Gestão de dados Pesquise publicações e pessoas Edite seu perfil
1. Clique no seu nome e complete seu perfil
2. Estatística de acesso às suas publicações Perfil 2. Estatística de acesso às suas publicações 3. Veja quantos pesquisadores adicionaram suas publicações à biblioteca pessoal deles
1. Clique em “Library” e veja seus documentos, crie pastas etc. Minha Biblioteca 1. Clique em “Library” e veja seus documentos, crie pastas etc.
Minha Biblioteca: todos os documentos e favoritos 2. Clique na “estrela” e adicione documentos como favoritos
Adicionar referências: arquivos 1. Clique em “Add” e depois em “Import document” para adicionar arquivos
Adicionar referências: Papers Busca nas referências de outros usuários do Mendeley 1. Clique em “Search” 2. Insira o termo para pesquisa
Adicionar referências: Papers 3. Pesquise na busca avançada 4. Salve a referência para sua biblioteca 5. Refine sua busca por documento open access 6. Acesse o texto na íntegra
Adicionar referências: Papers 7. Pesquisa avançada
9. Vejas as estatísticas do papaer Adicionar referências: Papers 8. Veja detalhes do paper 9. Vejas as estatísticas do papaer
Adicionar referências: manualmente 1. Clique em “Add” e depois em “New manual entry” 3. Preencha o formulário e clique em “Save” 2. Selecione o tipo de documento
1. Selecione a referência 2. Adicione o arquivo clicando aqui Adicionar arquivo 1. Selecione a referência 2. Adicione o arquivo clicando aqui
3. Veja o arquivo adicionado Adicionar arquivo 3. Veja o arquivo adicionado
1. Edite os dados da publicação Editar referências 1. Edite os dados da publicação 2. Clique em “Save”
Crie pastas, subpastas ou exclua pastas 1. Clique em “Add” e depois em “New folder” 2. Dê nome à pasta e depois clique em “OK” 3. Ou clique em “Create Folder...”
Minhas Publicações 1. Adicione suas publicações através do arquivo em PDF 2. Clique em “Add publications”
Pesquisar Pesquise nas suas publicações salvas 1. Digite a palavra no campo “Library Search” e aperte a tecla “Enter” 2. Resultado da pesquisa
4. Digite o nome e clique no botão “Search” Pessoas Pesquise pessoas 2. Clique em “Search” 1. Clique em “Feed” 3. Clique em “People” 4. Digite o nome e clique no botão “Search”
Pessoas 1. Clique em cima do nome 2. Clique em “Follow”
Siga, participe e crie grupos 1. Clique em “Search” 2. Pesquise um assunto
Grupos 3. Participe ou siga grupos 4. Clique sobre o nome e veja detalhes do grupo
Você também pode criar grupos através do Desktop 1. Crie grupos
1. Configure sua conta: notificações, privacidade etc. Minha conta 1. Configure sua conta: notificações, privacidade etc.
Consulte suporte, acesse dúvidas etc.
Plug-in instalado no MS Word Plug-in instalado no LibreOffice Editores de texto Instale o plugin necessário para inserir citações e referências enquanto digita seu texto Plug-in instalado no MS Word Plug-in instalado no LibreOffice
Editores de texto: estilos bibliográficos http://citationstyles.org/ Há mais de 7.500 estilos bibliográficos
Editores de texto: MS Word 1. Para citar no MS Word: clique em “Insert Citation” 2. Clique em OK 3. Pesquise pelo autor, título ou ano
Editores de texto: MS Word 4. Ao começar a digitar, o Mendeley trará os resultados encontrados na sua Biblioteca
Editores de texto: MS Word 7. Citações inseridas no texto 5. Você pode inserir várias citações simultaneamente. Clique em “Search for additional reference” 6. Clique em OK 7. Citações inseridas no texto
Editores de texto: MS Word 8. Você também pode inserir citações de um grupo específico 9. Digite e o Mendeley trará os resultados encontrados no grupo
Editores de texto: MS Word Citações 10. Para inserir as referências, clique em “Insert Bibliography” Referências Agora, ao inserir uma nova citação, a referência será inserida automaticamente
Editores de texto: MS Word Para alterar e instalar estilos de norma 11. Clique no menu “Style” 12. Estes são os estilos disponíveis 13. Para ver mais estilos, clique em “More Styles...”
Editores de texto: MS Word 14. Estilos instalados 15. Clique aqui para instalar outros estilos 16. Pesquise outros estilos. Ex. Associação Brasileira de Normas Técnicas
Editores de texto: MS Word 17. Clique em “Install” 18. Clique em “Done”
Editores de texto: MS Word 19. Clique em “Use this Style” 20. Clique em “Done”
Editores de texto: MS Word Estilo ABNT Estilo IEEE
Editores de texto: MS Word Editar citações, incluir página etc. 21. Selecione uma citação e clique em “Edit Citation” 22. Você pode incluir páginas, prefixo, sufixos, suprimir autor
Editores de texto: MS Word 23. Clique em “Export Para converter em documento do MS Word, sem os campos do Mendeley 24. Salve o documento antes de convertê-lo 25. Clique em “Without Mendeley Fields”
Editores de texto: MS Word Com marcadores = fundo cinza Sem marcadores
Editores de texto: LibreOffice 1. Para citar no LibreOffice: clique em “Insert Citation” 2. Clique em OK 3. Pesquise por autor, título ou ano
Editores de texto: LibreOffice 4. Selecione a citação 5. Clique em OK
Editores de texto: LibreOffice 6. Para inserir as referências, clique em “Insert Bibliography” Citações Referências
Editores de texto: LibreOffice Para alterar e instalar estilos de norma 7. Clique em “Choose Citation Style” 8. Estilos já instalados
Editores de texto: LibreOffice 9. Clique aqui para instalar outros estilos
Editores de texto: LibreOffice 10. Pesquise outros estilos. Ex. Associação Brasileira de Normas Técnicas 11. Clique em “Install” 12. Clique em “Done”
Editores de texto: LibreOffice 13. Clique em “Use this Style” 14. Clique em “Done”
Editores de texto: LibreOffice 15. Clique em “Export MS Word Compatible” 16. Salve o arquivo
Editar estilo bibliográfico O Mendeley disponibiliza grande variedade de estilos bibliográficos, mas se mesmo assim você necessitar de um estilo que não esteja disponível, você pode adaptar um estilo existente às suas necessidades. A linguagem dos estilos existentes no Mendeley é o CSL - Citation Style Language. Para maiores detalhes sobre CSL, consulte o site: http://citationstyles.org/
Editar estilo bibliográfico Abra o Mendeley Desktop Clique no menu “View” Clique em “Citation Style” e depois em “More Styles”
Editar estilo bibliográfico 4. Selecione o estilo existente que deseja editar clicando na aba “Installed” 5. Clique com o botão direito do mousse em cima do estilo 6. Clique em “Edit Style” 7. Abrirá outra página para você inserir seu login e senha cadastrados no Mendeley
Editar estilo bibliográfico
Editar estilo bibliográfico 8. Ao acessar a página de edição, observe seu nome no título do estilo bibliográfico
Editar estilo bibliográfico 9. Faça as alterações clicando no exemplo de citação (example citations) ou no exemplo de referência (example bibliography) 10. Exemplo: alterar título do periódico de negrito para itálico 11. Clique no título 12. Faça as alterações em “Text formatting” 13. Clique em “Italic” (I) e depois em “Bold” (B) 14. Observe as alterações
Editar estilo bibliográfico
Editar estilo bibliográfico
Editar estilo bibliográfico Você também pode alterar o padrão das citações, veja: Clique dentro da citação Faça as alterações em “Text formatting” 3. Clique em “Small Caps”
Editar estilo bibliográfico Para salvar: 1. Clique no menu “Style” e depois em “Save Style”
Editar estilo bibliográfico 2. Na janela “Executar aplicativo”, selecione “DESKTOP” e clique em “OK”
Editar estilo bibliográfico 3. Atualize o Mendeley Desktop clicando no botão “Sync”
Editar estilo bibliográfico 4. Clique no menu “View” 5. Clique em “Citation Style” e depois em “More Styles”
Editar estilo bibliográfico 6. Veja o estilo alterado com seu nome na aba “Installed” 7. Selecione e use o estilo editado
Mendeley Advisor Program O “Mendeley Advisor Program” é um Programa gratuito do Mendeley que qualquer usuário pode participar. É necessário preencher um formulário e submeter o pedido de Advisor ao Mendeley. Ao ser aprovado, o Advisor tem a função de ser um divulgador da ferramenta por meio de workshops e ser um assessor para sugerir melhorias, indicar erros etc. No site do Programa também há diversos tutoriais, templates, posters e materiais de apoio para apresentação de oficinas. Para maiores informações, acesse o site: https://community.mendeley.com/ Para tanto, o Advisor recebe alguns benefícios, como, por exemplo: aumento no espaço para armazenamento; contato com outros Advisors de todo o mundo; novidades sobre Mendeley.
Librarian Certification Program O “Librarian Certification Program” é um Programa direcionado ao profissional bibliotecário. Este Programa possui 3 níveis. Através dele é disponibilizado ao bibliotecário materiais para estudo para a realização de testes e atividades. O último nível do Programa é a elaboração de um plano de divulgação institucional sobre o Mendeley. Para maiores informações, acesse o site: https://www.mendeley.com/groups/6662321/librarian-certification-program/ Alguns benefícios do Programa: 500 assinaturas institucionais pelo período de um ano; brindes para divulgação (canetas, blocos etc.); acesso à materiais e guias; participação no Grupo Institucional do Mendeley.
Outros planos O Mendeley disponibiliza outros planos que são pagos. Para maiores informações, consulte os sites abaixo: https://www.mendeley.com/upgrade/team/ https://www.mendeley.com/upgrade/storage/ https://www.elsevier.com/solutions/mendeley#about-mendeley-institutional-edition
Mendeley Resource Center Para pesquisadores, bibliotecários e instituições. Guias e vídeos para aprender e ensinar sobre o Mendeley. https://sites.google.com/a/mendeley.com/mendeley-training/home
PERFIS Universidades já se preocupam com essa problemática Ainda com dúvidas? Entre em contato conosco (19) 3521-5523 (19) 3521-5307 (19) 3521-5290 PERFIS Universidades já se preocupam com essa problemática biblioif@ifi.unicamp.br https://www.facebook.com/bibliotecaifgw?fref=ts