A Virgem Maria, mãe e mestra espiritual

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jesus Cristo nasceu da Virgem Santa Maria 11 BAROCCI, Federico Fiori A Natividade 1597 Museu do Prado, Madrid.
Advertisements

1. APRESENTAÇÃO Ano da Misericórdia o amor de Deus pelo homem Maria quer salvar a criação de Seu Filho O seu retorno à terra é sinal de bênção.
Hoje celebramos a Assunção de Maria aos Céus Virgem adormecida.
Jesus, o Mestre dos Mestres Ensino 1
Subsídio conceitual para o Advento
Na verdade, ó Pai, é nosso dever dar-vos graças, é nossa
Palavras de Santa Clara de Assis
Quem é essa Mulher? Assunção.
SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO
Vivamo-la com o sacerdote
“Sede Santos” 1.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA - VID
"Preparai o caminho...".
Domingo III do Advento 11 Dezembro 2011
Domingo XXXlll 18 de Novembro de 2012
Evangelho de João.
SOLENIDADE SANTA MARIA MÃE DE DEUS
Advento    .
"Aprendei de Mim" (Mateus 11,29).
ORATÓRIO de NATAL de J. S. Bach: “Surgeix bela LUZ”
"Tenho os olhos sempre fitos no Senhor
Virgem das Dores.
Nas Leituras bíblicas da liturgia de hoje (18/04/2015) ressoa duas vezes a palavra «testemunhas». A primeira vez é dita por Pedro: ele, depois da cura.
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
A REVELAÇÃO DA 5ª MEDIDA NO EVANGELHO ETERNO
O Sim de Maria.
Testemunhas.
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
Vós sois todos irmãos Mt 23,8
A carta de amor que Deus enviou aos homens
Maria aos pés da Santa Cruz
CREIO QUE EXISITE UM DEUS QUE É PAI
ORATÓRIO de NATAL de JS. Bach: “Surge bela LUZ”
Vinde e vede: um convite à amizade.
Maria, Mãe de Misericórdia
Discipulado: A arte de crescer 1 – Crescendo na maturidade
ARCANJOS Texto – Os Anjos da Guarda Hoje – A. M. Weigl e Falar com Deus nº 07 Imagens – Google Música – Anjos de Resgate - Dalvimar Gallo Formatação -
Servir e Dar a Vida parte 1
CANTOS: JESUS CRESCIA! Senhor, para ti, o meu coração!
Trindade.
Vencendo as provações usando a palavra de Deus
Caminho da Santidade TODOS OS SANTOS, "Creio na Comunhão dos Santos".
Ser Quem Quer Quem Quer Ser Quem Quer Ser w Existem 3 ajudas:
Quem é essa Mulher?.
Solenidade da Epifania do Senhor ENCONTRO – CONVERSÃO – MISSÃO
Salve, Mãe de Deus!.
A Imaculada Conceição da Virgem Maria.
Vimos o Senhor». DOMINGO DA DIVINA MISERICORDIA 2º DOMINGO DA PÁSCOA
PREPARAR A CATEQUESE.
Louvor da Virgem Mãe, de São Bernardo, abade
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
Santas Missões Populares
Coral das 10 virgens que esperam o retorno de Jesus, no Espírito. Bach
Maria da Assunção.
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
Louvores a Deus Altíssimo e Benção
Música: “Dei Genitrix” séc. XIII
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
Música: Oração hebraica
Quarto domingo do Tempo Comum Música: cítara e flauta
ORATÓRIO de NATAL de JS. Bach: “Surge bela LUZ”
Virgem Maria.
Domingo IV do Advento 18 de Dezembro de 2011
Solenidade da Epifania do Senhor ENCONTRO – CONVERSÃO – MISSÃO
Uma Fé plena em Jesus Cristo parte 2
DOMINGO DA DIVINA MISERICORDIA
DOMINGO DA DIVINA MISERICORDIA 2º DOMINGO DA PÁSCOA – ANO B
Oração da CF 2019 Pai misericordioso e compassivo, que governais o mundo com justiça e amor, dai-nos um coração sábio para reconhecer a presença do vosso.
A VOLTA DE JESUS Atos
Transcrição da apresentação:

A Virgem Maria, mãe e mestra espiritual De hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações Lc1,48 Catequese Mariana | Pe. J. Rocha Monteiro, sdb

1. A VIRGEM MARIA, MÃE E MESTRA ESPIRITUAL   De hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações Lc1,48 A Igreja sempre venerou Maria como sua mãe. Papa Paulo VI deu solenemente a Maria o título de “Mãe da Igreja” (1964). Nossa Senhora é Mestra espiritual. Maria é a Senhora do Espírito que a formou e ela, por sua vez, quer formar os seus filhos.

2. PRESENÇA DE MARIA NOS CRISTÃOS Feliz és tu porque acreditaste! Lc1,45   Mãe que convida a que «subamos à montanha do Senhor» (Cristo) Mãe, pela qual fala a Sabedoria: «Quem me encontra, encontra a vida» (Prov 8, 34) Mãe, que nos “ampara com a sua proteção” (Jo 19, 25-27)

MESTRA nos ensina com seu exemplo no temor do Senhor “nos ensina a amar a Deus sobre todas as coisas”... «a contemplar o (seu) Verbo» e «a servir os irmãos» com diligência.

3. PERFIL DA VIRGEM MARIA COMO MÃE E MESTRA não cessa de gerar os novos filhos da Igreja, que estimula com amor ensina com o seu exemplo É a imagem sublime da vida evangélica | Missal – Missas da Virgem Santa Maria

O CAMINHO PARA A LIBERDADE “A verdade vos libertará” Jo 8, 32 4. FORMAÇÃO ESPIRITUAL O CAMINHO PARA A LIBERDADE “A verdade vos libertará” Jo 8, 32 5. VIDA ESPIRITUAL E O ESPÍRITO DE DEUS “Recebei o Espírito Santo” Jo 20,22   A vida espiritual é uma vida na qual somos libertados pelo Es­pírito de Deus para apreciarmos a vida em toda a sua plenitude. Foi este Espírito que libertou os discípulos no século I

«Assim, se o Filho vos liber­tar, sereis verdadeiramente livres» Jo 8, 36   A formação espiritual pre­para-nos para uma vida que nos afasta dos nossos medos, compulsões, ressentimentos e mágoas, para servirmos com alegria e coragem.

6. AS DISCIPLINAS DA FORMAÇÃO ESPIRITUAL Um coração esvaziado de si próprio   Três disciplinas de formação espiritual que Nossa Senhora nos dá como Mãe e Mestra São elas: a disciplina da Igreja, do Livro e do Coração

6.1 A disciplina da Igreja Quem habitará, Senhor, no vosso santuário? Salmo 15 A liturgia é a celebração do Cristo-acontecimento realizada pelo povo de Deus. Sem o Espírito, as nossas vidas con­tinuam a ser vidas rotineiras.

6.2 A disciplina do Livro Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? (…) …todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus” Mt 12,46-50   Ler as Escrituras é essencial para quem quer seguir Cristo. A verdadeira meditação será deixar que a Palavra encarne em nós.

6.3 A disciplina do coração Maria guardava todas estas palavras, meditando-as em seu coração Lc 2, 19   A disciplina do coração é a disciplina da oração pes­soal. No contexto da vida litúrgica da Igreja, e apoiada numa meditação contínua da Palavra de Deus, a ora­ção pessoal conduz-nos ao coração de Deus Henri Nouwen

7. TESTEMUNHO O amor de Santo António a Nossa Senhora. Temas dos seus escritos a palavra de Deus, a oração, a conversão, a graça, a fé e Nossa Senhora.

Eis as suas palavras sobre a Mãe de Jesus “O Senhor criou o paraíso terrestre e colocou nele o homem, para que o cultivasse e o guardasse. Infelizmente Adão o cultivou mal e guardou mal. Foi então necessário que Deus plantasse outro paraíso, muitíssimo mais belo: Nossa Senhora. Neste segundo paraíso foi colocado o novo Adão, Jesus, que realizou maravilhas e o guardou, mantendo-o imaculado. Como és bela na alma e resplandecente no corpo, ó minha Mãe, nas delícias eternas! Aqui neste mundo, a Santíssima Virgem foi bem pobre e desconhecida; mas no céu ela é gloriosa e bela, a rainha dos anjos. Que ela sempre te encante e entusiasme! Que sempre te sintas arrebatado pelo seu amor!”

A Virgem Maria, mãe e mestra espiritual De hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações Lc1,48 Catequese Mariana | Pe. J. Rocha Monteiro, sdb