TIAGO TIAGO COMO VIVER COM SABEDORIA Tiago escreveu esta Carta para: Ajudar os crentes dispersos a vencerem as provações. E a buscarem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS.
Advertisements

Ciclo C XVIII Domingo do Tempo Comum 4 de Agosto de 2013 Música da antiga Liturgia das Gálias 6’20.
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE JESUS CRISTO.
Orientações ao professor A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2016 e o tema da revista é Mateus, comentada pelo Bispo Manoel Ferreira. Sinta-se.
A Igreja como Uma Unidade Indivisível e como Uma Entidade Espiritual.
Clicar “ Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no SENHOR, seu Deus, que fez os céus e a terra, o mar e tudo.
11 Jesus ordenava: Segue-Me TEXTO CHAVE As ovelhas “nunca seguirão um estranho; na verdade, fugirão dele, porque não reconhecem a voz de estranhos” (Jo.
Mensagens em Efésios Borda – Novembro de Efésios 1.3–14.
Deus e o sofrimento humano Lição 04 O livro de Jó.
Quaresma o que é?. “Eis o tempo de conversão! Eis o dia da salvação! Ao Pai voltemos, juntos andemos! Eis o tempo de conversão”.
3 O Caráter de Cristo no Discípulo 1/09. A única maneira das marcas do caráter de Cristo ser formada em nós é pela operação dos ensinamentos da cruz.
ORAÇÃO A CHAVE DA VITORIA TEXTO BIBLICO TIAGO 5:13,18.
Nem olhos, viram nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” Coríntios 2:09.
COMO SABER SE MINHA FÉ É VERDADEIRA OU FALSA?
1. Evangelismo Pessoal: Áreas para Discussão:
UNIDADE CRISTÃ “Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo,
COMO SABER SE SUA SABEDORIA É TERRENA OU CELESTIAL
GRUPOS DE ASSISTENCIA EVANGELIZAÇÃO.
A restauração da santidade
LIÇÃO 9 - O SINAL DO EMANUEL
COMO VIVER EM UM MUNDO CHEIO DE GUERRAS
COMO SABER SE MINHA RELIGIÃO É VERDADEIRA
COMO USAR A EFICÁCIA DA ORAÇÃO
O poder da confissão! By; Obr. André Andrade.
ESTRATÉGIAS DO MESTRE DIANTE DAS TENTAÇÕES
A restauração da santidade
COMO COMPREENDER O PODER DA PACIÊNCIA
Nova Criatura em Cristo
A terapia do espinho na carne
E se o remédio não for tomado?
E se o remédio não for tomado?
COMUNIDADE MONTE MORIÁ
Achar a Salvação.
1.
A compaixão e o dinheiro que disse: Mais bem-aventurado é dar que
O privilégio de servir a Cristo
SINAIS DE UM CORPO DESATIVADO!
A terapia do espinho na carne
Quem foi Paulo? Um homem que contemplou o céu; v. 4 Convertido ao ouvir o próprio Cristo; Atos 9:4-5 Um exemplo, pois seu exemplo era Cristo. I Cor. 11:1.
IDADE ESPIRITUAL.
2ª Coríntios. 2ª Coríntios Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
Qual seria sua resposta à seguinte pergunta: O que você faria se pudesse nascer novamente? Em que lar você gostaria de nascer? Como gostaria.
ISRAEL NO PLANO DA REDENÇÃO
1.
Dons de Revelação.
O mesmo Jesus é capaz de transformar o coração de
Efésios 1:1 PAULO, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus:
saber entender a intenção de Deus ao provar o homem; sentir reconhecer o amor e a provisão de Deus em Jesus Cristo; agir arrepender-se de seus pecados.
2 º Encontro. A igreja é a família de Deus Igreja é a reunião do povo de Deus. A palavra IGREJA significa: CHAMAR.
Operação do espírito santo em santificação
6 Misericórdia e Respeito Mulheres na Bíblia: Raabe e Eu
“Então [Deus] o levou fora, e disse [a Abraão]: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.
A RESSURREIÇÃO DOS MORTOS
Romanos 8 é um dos mais belos capítulos da Bíblia.
DEUS É: Trindade e Deus Pai
Como é o Céu? O que diz a Bíblia?
O Espírito Santo.
PACIÊNCIA: EVITANDO AS DISSENSÕES
Estar ou não estar em Cristo hoje é o ponto determinante Estar ou não estar em Cristo hoje é o ponto determinante. É o desfecho para viver eternamente.
A relação pessoal com Deus
O capacete da salvação Ef.6:17a
Quaresma o que é?. “Eis o tempo de conversão! Eis o dia da salvação! Ao Pai voltemos, juntos andemos! Eis o tempo de conversão”.
Os desafios da vida cristã
Carnalidade, imaturidade e divisões
Saudação.
Preexistência de Cristo
A Oração de Jesus: “Pai, venha o teu Reino”
Quando o Universo foi criado e, em seguida, nosso planeta e a vida que nele existe, tudo estava em seu devido lugar. Deus era reconhecido como dono.
Transcrição da apresentação:

TIAGO 1.5-18

COMO VIVER COM SABEDORIA Tiago escreveu esta Carta para: Ajudar os crentes dispersos a vencerem as provações. E a buscarem maturidade cristã. Agora, Tiago vai nos mostrar como viver com sabedoria neste mundo, no meio dessas provas.

COMO LIDAR DE FORMA SÁBIA COM AS PROVAÇÕES (1.5-12). O alvo de Deus em nossa vida é a maturidade cristã. Deus nos prova para nos fazer desmamar de atitudes infantis.

Para alcançar esse alvo de maturidade, Deus faz três coisas (Efésios 2 Em primeiro lugar, há uma obra que Deus realiza por nós: a salvação.

Em segundo lugar, há uma obra que Deus realiza em nós: a santificação. Em terceiro lugar, há uma obra que Deus realiza através de nós: o serviço.

Deus trabalhou 25 anos na vida de Abraão antes de lhe dar o filho da promessa. Deus trabalhou 13 anos na vida de José antes de colocá-lo no trono.

Deus trabalhou 80 anos na vida de Moisés antes de usá-lo como líder do seu povo. Jesus trabalhou 3 anos na vida dos apóstolos antes de enviá-los ao mundo.

Tiago nos ensina alguns princípios para lidarmos com as provações: Em primeiro lugar, quando somos provados precisamos pedir sabedoria (1.5-8). Sabedoria é o uso correto do conhecimento.

Sabedoria é olhar para a vida com os olhos de Deus. A sabedoria nos ajuda a entender como usar as provas para nosso bem e para glória de Deus.

Em segundo lugar, quando somos provados precisamos conhecer o caráter de Deus (1.5). Deus é a fonte da sabedoria. Ele é o doador.

A generosidade de Deus não conhece limites na terra: é para todos. Deus não rejeita aquele que o busca. (Salmos 66.20).

Em terceiro lugar, quando somos provados precisamos orar com fé (1 A palavra grega “duvidando”, diacrimonai, significa duas mentes. A fé diz sim, mas a descrença diz não.

A palavra grega “dobre”, dipsychoi, significa duas almas. É tentar servir a dois senhores. Não vai chegar à maturidade, mas vai estar exposto aos ventos de doutrina (Efésios 4.14).

Em quarto lugar, quando somos provados precisamos nos alegrar com as riquezas espirituais (1.9-11). Dinheiro e status eram problemas reais entre aqueles irmãos (2.1-7, 15,16; 4.1-3; 5.1-8).

A Bíblia jamais ensina que a riqueza em si é um mal. O próprio Deus deu a Salomão tanto riqueza como a sabedoria (1 Reis 3.12,13).

Tudo depende de como a riqueza é adquirida, como é usada e qual o lugar que ela ocupa no coração de quem a possui. Tanto o rico como o pobre devem gloriar-se pelo que tem permanente no céu.

Em quinto lugar, quando somos provados precisamos estar de olho na recompensa (1.12). Quando Deus nos prova é para o nosso bem, por isso somos bem-aventurados.

Quando somos provados somos aprovados por Deus. Quando somos provados temos a oportunidade de demonstrar nosso amor por Deus.

COMO LIDAR DE FORMA SÁBIA COM AS TENTAÇÕES (1.13-18). Em primeiro lugar, olhe para frente e considere o julgamento de Deus (1.13-16). Não culpe a Deus pela tentação.

Deus é absolutamente santo para ser tentado e Ele é absolutamente amoroso para tentar. Deus nos prova como provou a Abraão, mas Ele não nos tenta.

A prova é para santificar-nos. A tentação é para derrubar-nos. A provação visa nosso fortalecimento.   A tentação visa a nossa queda.

Em segundo lugar, olhe ao redor e considere a bondade de Deus (1.17). Quando Satanás tentou Eva no jardim do Éden e Jesus no deserto, ele questionou o amor de Deus.

Tudo que Deus nos dá é bom, até as provas. O espinho na carne de Paulo foi um dom estranho, mas foi uma bênção para ele. (2 Coríntios 12.1-10).

Em terceiro lugar, olhe para dentro e considere a natureza divina dentro de você (1.18). Primeiro, o novo nascimento é divino e gracioso. Segundo, é operado através da Palavra de Deus e do Espírito.

Terceiro, “... Para que fôssemos como que primícias de suas criaturas” (1.18). O novo nascimento é o mais alto nascimento, para o mais alto tipo de vida.

CONCLUSÃO Que Deus nos ajude a adquirirmos SABEDORIA. Sabedoria para enfrentar as provações.

Sabedoria para vencer as tentações. Sabedoria para diferenciar o que é prova e o que é tentação. Sabedoria para não transformar prova em tentação.