Contra as pobrezas, agir juntos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
6 DE AGOSTO DE 2016 A igreja envia missionários E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para.
Advertisements

REGIÃO BRASIL COMO ATUALIZAMOS HOJE O PROJETO MISSIONÁRIO DO PADRE VIGNE.
Seguir.... Olhando o mundo de hoje, cheio de guerras, de misérias e injustiças, perguntamos: Por que é que Deus permite tudo isto? Por que não elimina.
A REVELAÇÃO NA EVENAGELII GAUDIUM 1. RECORDANDO A AULA ANTERIOR Vaticano II foi um Concílio pastoral Palavras chave: aggiornamento e diálogo Dei Verbum.
O que é um padre? O que é ser padre?. Sacerdote Presbítero Ministro Padre Pastor.
Avaliação do 2° Retiro Setorial C O N V I C Ç Ã O Comunidades: Sta. Luzia, N. Sra. de Lourdes e Sta. Margarida.
Toda amizade é uma história particular... É uma história de conquistas.
ORAÇÃO DO PODER Inês Vieira Deus, Senhor de toda a força e poder, dá - me hoje a segurança do Teu Amor e a certeza de que estás comigo.
DIRETORIAS DAS UNIDADES
O VALOR DE UMA AMIZADE.
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
ENCONTRO NACIONAL DA ECAFO
A ESPIRITUALIDADE DO FORMADOR
Contato: ou Celular Nome do Formador Cargo na SSVP Conferência Contato: ou Celular.
REVISTA DE ESTUDOS JOVEM
Assembleia Diocesana Nível Forâneo.
V PARTE Um Evangelho de vida.
Contato: ou Celular Nome do Formador Cargo na SSVP Conferência Contato: ou Celular.
  TUDO PASSA....
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
Alguma vez de repente sentiste desejos de fazer uma coisa agradável por alguém a quem tens carinho?...ISSO É DEUS...que te fala através do Espírito.
Contrastes entre Ódio e Amor
O que é a jornada missionária?
Se dois de vós se unirem na terra para pedirem qualquer coisa, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céus.
Foi Deus Clique para avançar 1.
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
O que é ser cristão ?.
Deus.
na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo"
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
Minha oração no final do Ano.
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
SEMANA NACIONAL DA VIDA CONSAGRADA
ORACÃO DO AMIGO Eu te dou graças pelo amigo que me deste. É através da presença dele que Tu ficas ao meu lado.
Assembleia Regional GER Sul 1 – Botucatu.
Batismo Pelo Batismo ficámos a pertencer a Jesus Cristo
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
FORMAÇÃO MISSIONÁRIA SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO
O mesmo Jesus é capaz de transformar o coração de
O PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE:. O projeto de evangelização da juventude, na sua essência, propõe aos grupos atividades diversificadas muito.
FORMAÇÃO MISSIONÁRIA SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
Ovelhas sem Pastor.
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
A provação e alegria da vida cristã
COM O BOM PASTOR.
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
SEMANA NACIONAL DA VIDA CONSAGRADA
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
FORMAÇÃO BÁSICA.
A audácia da Caridade para um novo elã missionário
A Porta da Misericórdia
  TUDO PASSA....
TODOS, TUDO E SEMPRE EM MISSAO! SER CRISTÃO. VIVER EM MISSÃO!
Foi Deus Clique para avançar.
REUNIR-SE Assembleia Geral 2015.
A relação pessoal com Deus
Deus.
Ide por todo o mundo... © Letícia Thompson
Batismo Pelo Batismo ficámos a pertencer a Jesus Cristo
A força salvífica dos pobres, nossos senhores e mestres.
Todas as pessoas verão a salvação de Deus
Música: Hossana de Dufay
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
Quem se lança à grande missão de evangelizar deve ter vivido uma experiência de amor por Jesus Cristo. Deve conhecer as próprias possibilidades e tirar.
ORAÇÃO DE AMOR.
Assembleia Regional GER Sul 1 - Botucatu.
Minha oração de agradecimento....
Deus.
Transcrição da apresentação:

Contra as pobrezas, agir juntos III Parte – Textos de Vicente de Paulo Cristiane Nogueira – CC Sorocaba Jundiaí, 08 de outubro de 2016

“ A Espiritualidade Vicentina é uma Espiritualidade que emerge do contato com os Pobres”. “Os pobres são nossos mestre e senhores”.

1. A mensagem de Vicente de Paulo Estima-se que Vicente de Paulo escreveu mais de 30 mil carta, porém não se ocupou em deixar um ensaio de síntese de sua espiritualidade. As palavras de S. Vicente de Paulo são simples, apaixonada, vibrante de sentimento e de vida.

2. Amor efetivo A importância do amor efetivo: “Amemos a Deus, meus irmão, amemos a DEUS, mas que isso seja à custa dos nossos braços e que isto seja com o suor dos nossos rostos”. “Toda nossa obra consiste de ação”. Chamados a seguir e imitar Jesus Cristo: “...da mesma maneira que ele sofreu, isto é, com paciência e silêncio, e inclusive com alegria e entusiasmo...” Revestir-se de Jesus Cristo: “ Por isso, é preciso esvaziar-se de si mesmo e revestir-se de Jesus Cristo”

3. Instrumento do amor imenso e paternal de DEUS Viver a Caridade é uma maneira de amar a DEUS na pessoa dos Pobres. “ A Caridade é uma obrigação.. Por isso aquele que ama seu próximo cumpre perfeitamente a lei” – POR AMOR A DEUS “Senhor se estivésseis em meu lugar, que fareis nesta ocasião?”

4. A Caridade de Jesus Configurar-se a Jesus Cristo: vivenciar a totalidade, ou quanto mais possível, a espiritualidade deixada por Jesus Cristo, segundo seu próprio espírito. Jesus, modelo de Caridade: Caridade ativa Viver em Jesus Cristo: temos que ser (viver e morrer) como Jesus Cristo

5. A Caridade começa com a experiência comunitária Em comunidade é que se realizada a vivência da Caridade. “Como vamos praticar a Caridade para com os pobres, se não a possuímos entre nós?” A caridade começa dentro de uma comunidade. Ela deve ser manifestada, em primeiro lugar com as pessoas com as quais convivemos. Reunião – Oração – Visita

6. “ Foi a Caridade....” Mas cego é, também, o Pobre que, mergulhado na injustiça e vítima dela, não vê como sair dessa situação e chega a se cegar, quando pensa que sempre foi assim, assim será sempre. “Mesmo que DEUS permita que vocês, missionários, passem necessidade quando vocês estão prestando serviço para os Pobres nas aldeias, mesmo que precisem encontrar recursos para viver, ou até mesmo que alguns de sejam obrigados a mendigar seu pão, ou deitar-se em qualquer lugar, com as roupas esfarrapadas e passando frio, e que, neste situação, alguma pessoa olhasse para vocês e viessem a perguntar: Pobre Padre da Missão, oq eu foi que te reduziu a esta situação tão extrema?; Que felicidade, Senhores, se vocês pudesses responder: Foi a Caridade!”

7. Evangelização é ação integral “ A evangelização dos Pobres é um serviço tão importante que foi, por excelência, o ofício do Filho de DEUS...Que todos se dediquem ao cuidado dos Pobres”. Assistência eficaz

8. Os Pobres de Deus O Pobre algumas vezes não tem aparência de ser humano, como Jesus quase não tinha a caminho do calvário. Medalha de duas faces, explica S. Vicente: de um lado pessoa desfigurada pela miséria e pela pobreza. Dou outro lado pelos olhos do “coração” reconhecemos neles a imagem do DEUS Sofredor. “Mas virais a medalha e vereis pelas luzes da fé que o Filho de DEUS, que quis ser Pobre, nos é representado por estes Pobres...”

9. Os Pobres: Senhor e Mestres Os Pobres são proprietários da Igreja 9. Os Pobres: Senhor e Mestres Os Pobres são proprietários da Igreja. “É melhor estar a serviço dos mais Pobres...pois, é essa gente que nos abrirá as portas do paraíso”. “ Deus ama os Pobres e por consequência ama aqueles que amam os Pobres; pois quando se ama alguém, tem- se amizade por seus amigos e por seus servos.” “Somos enviados para evangelizar os Pobres!”

10. A vida de Oração Comunicação com Nosso Senhor: Oração. Pedir auxílio de Nosso Senhor através da oração. Vida Interior: Fazer com que Jesus Cristo reine em nós

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo