Chuvas Ácidas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Poluição do ar: CHUVA ÁCIDA PROFESSOR: CLEVERSON CHACAL
Advertisements

Química Ambiental Capítulo 5 – Chuva Ácida.
CHUVA ÁCIDA.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Poluição Atmosférica 1.
Nome do Grupo: 4 Stars Elementos do Grupo: Beatriz São Miguel nº4 Inês Melo nº10 João Simões nº16 Sara Pinheiro nº19 Coordenador: Inês Melo nº10 Porta-voz:
PROF. THIAGO SCAQUETTI DE SOUZA Água – ciclo da água, pressão da água e tratamento de água e esgoto.
SUSTENTABILIDADE O PLANETA EM NOSSAS MÃOS. Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades.
Produção industrial dos principais ácidos e bases H 2 SO 4 :Ácido sulfúrico HNO 3 :Ácido nítrico HCl:Ácido clorídrico NaOH :Hidróxido de sódio Ca(OH) 2.
VIEIRA ET AL., 2010 PRÁTICAS DE MANEJO PARA MINIMIZAR A EMISSÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA ASSOCIADAS OU NÃO AO USO DE FERTILIZANTES ADINAEL ÉDER S. SOARES.
AQUECIMENTO GLOBAL.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
TRABALHO DE GEOGRAFIA Poluição do Ar Clima Subtropical Erika-nº7
ENERGIA = FLUXO ; MATÉRIA = CICLO Trajeto de uma substância
PROBLEMAS AMBIENTAIS URBANOS
Ciências da Natureza e suas
3 – PROBLEMAS AMBIENTAIS EM DEBATE
Semana 6 REAÇÕES QUÍMICAS – COMBUSTÃO
POLUIÇÃO DO AR E SOLO Caio P. Nº: 3 Marcus M. Nº: 16 Matheus K. Nº: 17
O AEROSSOL ATMOSFÉRICO DENTRO DO LABORATÓRIO DO PELLETRON Arthur Ferraz Instituto de Física da Universidade de São Paulo – IFUSP Palavras-Chave: Aerossol.
RECURSOS NATURAIS.
               CHUVAS ÁCIDAS.
Padrões e Índices Os padrões de qualidade do ar definem legalmente o limite máximo para a concentração de um poluente na atmosfera, que garanta a proteção.
Energia e Tipos de energia
Ciências Naturais 7.º Ano
Trabalho elaborado por: Alice, Flávio, Gonçalo, Marta e Rafael
Escola Estadual Ernesto Solon.
Vulcanismo Elaborado por: Rita Martins \ Nº: 20 7ºC.
Óxido.
Características Óxidos são substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico, eles são compostos binários, isto é, são substâncias formadas.
ORIGEM DA VIDA UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E MOLECULAR.
O calor perdido aumenta a temperatura do ambiente.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Ecologia: Poluição Biologia Tema: Ecologia - Poluição.
E. E. Ernesto Solon Borges
O AR Página 120.
RECURSOS NATURAIS Página 87.
Um mal causado pelo homem
AQUECIMEMENTO GLOBAL CAUSAS:
Aula prática: Análise de Solo
Ciências da Natureza 8.º ano
Aula prática: Análise de Solo
PPGT Aluno: Arthur Neiva Fernandes Disciplina: Prática Científica
Ligações químicas Matéria é formada por átomos que
Termodinâmica.
Chuvas Ácidas A chuva ácida é formada através da queima de combustíveis fósseis, principalmente o carvão, e outros poluentes industriais, que, lançados.
INTRODUÇÃO AOS FENÔMENOS DE TRANSPORTE
Impactes ambientais da agricultura
Ligações Químicas em Materiais Cerâmicos
Ligações Químicas Arranjos Atômicos.
Fontes e formas de energia
Política e meio ambiente
A IMPORTÂNCIA DA ENERGIA SOLAR
Ciclos ecológicos Marcelo Correa.
EQUILÍBRIO IÔNICO Prof.: Renê Machado.
FONTES DE ENERGIA.
Ciclo da Água.
PROJETO DE TESE DOUTORADO EM ENG. FLORESTAL UFPR
Väder- och Klimatförändringar
Procedimento analítico
ENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
As centrais de produção de eletricidade raramente funcionam todas em simultâneo. Assim, os setores hidroelétrico e termoelétrico acabam por se complementar.
EFEITO ESTUFA OU AQUECIMENTO GLOBAL?
Classificação: Reservado
Ana Luísa Moura Dias Gonçalves
IDEIAS ESSENCIAIS O consumo de energia é um indicador utilizado com frequência para mostrar o estádio de desenvolvimento de um país ou região. A distribuição.
POLUIÇÃO AMBIENTAL.
O Que é a Qualidade do Ar? Hugo Tente Pav. Conhecimento 18 Mar 2002.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Transcrição da apresentação:

Chuvas Ácidas

Introdução As chuvas acidas alteram a biodiversidade em muitos locais do planeta. Com este trabalho pretendo mostrar o que se pode alterar no nosso dia-a-dia para proteger e cuidar o nosso ambiente, evitando assim as chuvas acidas que contribuem para o degredo do nosso mundo. Mostrando como actuam as chuvas acidas, onde actuam e as consequências.

O que são as chuvas ácidas? A chuva ácida é caracterizada por ter um pH ácido (abaixo de 4,5) e produz-se quando o Enxofre (proveniente da queima dos combustíveis fósseis) e o Azoto presente no ar se combinam com o Oxigénio, formando assim o Dióxido de Enxofre e Dióxido de Azoto.     Estes compostos vão-se espalhar pela atmosfera e fundem-se com as partículas de água que estão em suspensão, formando assim o Ácido Sulfúrico , Ácido Nítrico e também Ácido Clorídrico em pequenas quantidades.

Origem e formação dos compostos ácidos Embora a amónia e os compostos orgânicos voláteis, com destaque para o dimetilsulfureto de origem oceânica e o ácido fórmico nalgumas regiões de floresta tropical, contribuam para a acidez da precipitação, os dois principais grupos de compostos que geram a acidez da precipitação são os óxidos de azoto e os óxidos de enxofre, com predominância para estes últimos, os quais são esmagadoramente de origem atrófica.

Um pouco de história Apesar da relação entre precipitação ácida e poluição do ar ter sido descoberta em 1852, o seu estudo científico sistemático apenas se iniciou nos finais da década de 1960. Harold Harvey, professor de Ecologia na Universidade de Toronto, publicou em 1972 um dos primeiros trabalhos sobre um lago "morto" em resultado da acidificação das suas águas pela deposição ácida, trazendo a questão da chuva ácida para a ribalta da política ambiental.

Se a chuva ácida chegar a natureza? A chuva ácida traz imensos problemas para a vida na terra, principalmente se afectar as florestas e os lagos. As árvores morrem e os seres vivos que vivem nos lagos são destruídos. Mas não são só as florestas e os lagos que são afectados por estas chuvas, as pedras também são destruídas. As catedrais, os monumentos, as estátuas e edifícios antigos ao serem atingidos pelas chuvas ácidas podem transformar-se em pó e desaparecer.

E se chegar a nós? A chuva liberta materiais tóxicos que estavam no solo. Esses metais podem atingir rios e ser utilizados pelo homem causando sérios problemas de saúde. Associado à chuva ácida estão ligadas as seguintes doenças: Nariz e Garganta: Mais casos de asma e sinusite Olhos: Maior probabilidade de conjuntivite Brônquios: Maior predisposição à roncopneumonia Pulmões: Riscos de enfisema Coração: Mais doenças cardiovasculares

Regiões mais afectadas As regiões particularmente afectadas incluem a maior parte da Europa, particularmente a Escandinávia, onde muitos dos lagos estão tão acidificados que já não têm peixes e com extensas áreas florestais fortemente danificadas, grande parte do nordeste dos Estados Unidos da América e do sueste do Canadá. Outras regiões afectadas são sueste da China e Taiwan.

Soluções Utilizar o metro: por ser eléctrico polui menos do que os carros Utilizar transportes colectivos: ao diminuir o número de carros, o número de poluentes diminui Utilizar fontes de energia menos poluentes: energia hidroeléctrica, energia geotérmica, energia das marés, energia eólica, energia nuclear Purificar os escapes dos veículos: utilizar gasolina sem chumbo e adaptar um conversor catalítico Utilizar combustíveis com baixo teor de enxofre.

Webiografia http://pt.wikipedia.org/wiki/Chuva_%C3%A1cida http://mundoamorrer.com.sapo.pt/chuva_acida.htm

Conclusão Alterando pequenas coisas do nosso dia-a-dia, podemos melhorar e cuidar o ambiente para que as chuvas acidas não afectem o nosso mundo.

Trabalho realizado por : Ana Margarida nº 1 Jessica Ferreira nº 12