Subsídio conceitual para a Páscoa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é a missa ? Por que a missa foi instituída? Como participo da missa? Porque devemos participar da missa, enquanto família?
Advertisements

Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! (Fp 4:4)
Maria em Caná e junto à Cruz
Subsídio conceitual para o Dia da Bíblia
Subsídio conceitual para o Advento
Sede inesgotável da Palavra
Jesus Peregrino.
SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
Orientações ao professor
A perceptível presença de Deus
Cordeiro de Deus.
Chiara Lubich – Fevereiro de 2010
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Lição 11 “Vida após a morte?”.
Escutando a antífona de “Jesus Rei” de Arvo Pärt, entremos no Mistério
Páscoa é passagem! Passagem para onde?.
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
O AMOR FOI POR TEU AMOR QUE HOJE EU NAO SOU MAIS O MESMO
Jesus Peregrino.
Nas Leituras bíblicas da liturgia de hoje (18/04/2015) ressoa duas vezes a palavra «testemunhas». A primeira vez é dita por Pedro: ele, depois da cura.
Amor. Gratidão a todos os Mestres Espirituais que “trilharam o caminho” antes de nós...
Catequistas a serviço da Palavra
Testemunhas.
Lição 1 Seja forte e corajoso!.
TEXTOS BÍBLICOS I LEITURA – 2 Sam 7,1-5.8b-12.14a.16 SALMO– Salmo 88 (89) II LEITURA – Rom 16,25-27 EVANGELHO – Lc 1,26-38.
BASE BÍBLICA PARA EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
Moisés, chamado por Deus
2009 Estamos no ANO CATEQUÉTICO NACIONAL
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018 E A FAMÍLIA
Moisés, chamado por Deus
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Fotos: TUDO BRANCO Texto: FELICIDADE.
Fotos: TUDO BRANCO Texto: FELICIDADE.
Lição 02 O reino de Deus e a missão
Lição 13 Desejo insaciável pela oração.
Oração Maravilhosa.
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
Consultar o livro: A Vida é Missão (Edições ASMP)
O QUE É ESPIRITUALIDADE?
3º DOMINGO DA PÁSCOA ANO B
Lição 01 A missão nasceu em Deus
Vai te emocionar! ligue o som.
Vimos o Senhor». DOMINGO DA DIVINA MISERICORDIA 2º DOMINGO DA PÁSCOA
PREPARAR A CATEQUESE.
A MENSAGEM E A MISSÃO DA IGREJA DE CRISTO
Santas Missões Populares
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
Orientações ao professor
A Presença de Deus.
“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais.
CONVITE Fica connosco, Senhor
A Fenomenologia de Husserl
JESUS LIBERTA Marcos
Lição 13 A missão foi realizada
A vida na comunidade A experiência cristã não é individualista. implica a integração numa comunidade seguidora de Jesus.
Oração maravilhosa.
“É uma obra grandiosa transformar um ser aparentemente insignificante e desamparado numa bênção para o mundo e uma honra para Deus. Os pais não.
A vossa libertação está próxima.
UM OLHAR SÓ PARA VOCÊ. Ligue o som Clique p/prosseguir.
«Destruí este templo e em três dias o levantarei».
DOMINGO DA DIVINA MISERICORDIA
DOMINGO DA DIVINA MISERICORDIA 2º DOMINGO DA PÁSCOA – ANO B
O impacto da morte e ressurreição de cristo
Monte das Oliveiras com o cimo da Ascensão
À Procura da Unidade Catequese 4 – 8º ano.
Transcrição da apresentação:

Subsídio conceitual para a Páscoa Iluminação bíblica: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” (Jo 14, 6) Refletir sobre a Páscoa, a partir do episódio dos “discípulos de Emaús”, em Lc, 25 (18-35). Inspiração para a reflexão: as atitudes do Ressuscitado (se aproxima, caminha com eles, questiona, ouve, prega...).

Subsídios para reflexão A experiência vivida pelos discípulos de Jesus, relatada no episódio dos “discípulos de Emaús” em Lc 24, 13s, seria impossível sem uma atitude: a aproximação. Fica evidente para os discípulos que aquela presença era significativa quando Jesus realiza o gesto de partir o pão com eles. A experiência da partilha levou-os a fazer memória de algo experimentado antes, e seus olhos voltaram a ver da forma original, verdadeira, e reconheceram Jesus como caminho de luz. Páscoa é um caminho de luz. Realizar a passagem/Páscoa de um olhar indiferente para um olhar sensível e atento é um desafio. A travessia que precisamos fazer para aproximarmo-nos da vida em plenitude vai exigir a morte de concepções reducionistas a respeito do ser humano, da vida no planeta, a respeito de Deus. Uma passagem/Páscoa necessária ao nosso tempo será de aproximação com as causas justas que garantam os direitos básicos às pessoas mais empobrecidas, ou não será Páscoa de Jesus. É nisso que se baseia todo o Seu projeto, levou-o até a cruz e a ressurreição.

Subsídios para reflexão Jesus como caminho, verdade e vida (Jo 14, 6) não pode ser entendido separadamente das coisas concretas da vida. Para quem não vê saída, Ele propõe um caminho: o amor. Para quem se perde em falsidades, Ele propõe a verdade: a simplicidade, a sinceridade, a coerência e a libertação, pois conhecendo a verdade ela vos libertará (Jo 8, 32). Para quem só espera a morte, Ele propõe uma causa: a defesa da vida, o Reinado de Deus, traduzido na missão de lutar para que todos tenham vida e vida em abundância (Jo, 10, 10). Nós somos continuadores dessa passagem = Páscoa de Jesus, quando realizamos gestos intencionais que podem provocar revoluções internas em outras pessoas, pois eles despertam memórias, recordam experiências vividas, mexem com histórias, mexem com vidas, com significados, com sentidos.. Somos responsáveis por uma aproximação com os interlocutores em nossas Unidades que somente nós maristas podemos realizar junto a crianças, adolescentes, jovens e adultos e essa aproximação possibilitará ver diferente e ver o que talvez nunca pensou-se ver.

A Páscoa diz respeito a esta certeza: Ele não parou de revelar-se! Subsídios para reflexão Da experiência de Jesus com os discípulos de Emaús, o ânimo passou a ser renovado, o caminhar mais firme, a alegria duradoura e verdadeira O sentido de viver intensamente é a marca característica de quem sabe que “Jesus entrou para ficar conosco” na nossa vida, na nossa casa, na história da humanidade... “Não ardia nosso coração enquanto ele nos falava ao longo do caminho?”. A Páscoa diz respeito a esta certeza: a vida venceu a morte! Jesus caminha conosco! Ele não parou de revelar-se!

Sugestões para aprofundamento e reflexão: - Filme: Ensaio sobre a cegueira Filme: Quem somos nós? Texto: a nossa missão de evangelizar pela educação (Missão Educativa Marista nº 75 a 85).