Prof. Anderson Terroso Agosto/2017

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programação para dispositivos móveis
Advertisements

Programação para dispositivos móveis 2º Semestre 2009 > PUCPR > Design Digital Bruno C. de Paula.
Programação para dispositivos móveis 2º Semestre 2009 > PUCPR > Design Digital Bruno C. de Paula.
1.
ANDROID E A REALIDADE VIRTUAL
Filipe Ghisi Morgana Leite Thiago Campos Matheus Porto
@2011 Éfren L. Souza1 Plataforma Android Uma Visão Geral para Desenvolvedores.
1 MSc Geraldo C. Nhadumbuque (Computação Movel) AULA 04 Mobile OS and Android.
Mini Curso.
Tecnologias para Mobilidade
Tecnologias para Mobilidade Prof. Cristina Morishita
Mbed OS Aluno: Ritiele M. Aldeburg Curso: Engenharia da Computação Universidade: UCPEL.
1 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Rafael Nunes Folha Trabalho de Conclusão de Curso Orientador: Eduardo.
Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 2 Princípios de Programação Prof. Belarmino.
Android Uma catedral de sucesso Rodrigo Carvalho.
Trabalho De Tecnologia Nomes: Davi Régis, Paulo Vitor, João Victor Silva e Matheus Assis. Números: 04, 34, 15, 29. Turma: 1.1. Professor: Marcos.
Acadêmico: Anderson Nicolau Haskel Orientador: Francisco Adell Péricas 16:59.
Implementação de um Motor de Jogos de Carta para a Plataforma Android Massami Welington Kamigashima Orientador: Paulo César Rodacki Gomes.
Felipe Andrade Diretor de Tecnologia e Inovação Caso de Estudo: Mobile Linux com Android.
TCC Mateus Cardoso Nunes Orientador: Prof. Saulo Popov Zambiasi, Dr.
UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office Hardware e Software Olá! Aqui estamos nós outras vez! Agora para dar início à unidade 2.
MJ3A-PA - UM MOTOR DE JOGOS 3D PARA ANDROID COM PERSONAGENS ARTICULADOS Acadêmico: André William Prade Hildinger Orientador: Dalton Solano dos Reis.
Automação Industrial Trabalho de Introdução a Engenharia.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADE UNIVERSITÁRIA EM PORTO ALEGRE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ENERGIA Autor: Thiago da Silva Girardi.
Desenvolvimento Mobile com Android

Prof. Anderson Terroso Março/2017
Programação para Dispositivos Móveis
COMUNICAÇÃO WIFI ESP /Cortex-M0/ AppInventor
Arquivos necessários para a Aula1
Escopo do projeto. Escopo do projeto Escola: Escola Cisne Real Colégio Sciens Cidade: Bauru (SP) Categoria: Tecnologias Educacionais Professor responsável:
ab SISTEMAS OPERACIONAIS ab
IFAC1 Hardware e software.
Diagrama De Classes Adaptado
Centro Paula Souza Etec de Santa Rosa de Viterbo Nomes: Danilo n°: 04
Bruno Adolfo Luis Henrique Natanael de Carvalho Lucas Fernandes
Lição de programação iniciante
Lê temperatura ARDUINO + ANDROID + BLUETOOTH
MAPEAMENTO GEOREFERENCIADO DAS UNIDADES ORGANIZACIONAIS DA UFPI
Prof. Anderson Terroso Redes de Comunicação sem Fio Agosto/2017
Arduino seu primeiro microcontrolador
Laboratório de Mídias Sociais
Bluetooth AppInventor
SeU CelUlAr é reAlmente seU?
TÓPICOS DE INFORMÁTICA
SISTEMAS OPERACIONAIS AULA 01 - Introdução aos Sistemas Operacionais
Prof. Arthur Albertin.
SMR – SISTEMA DE MONITORAMENTO DE RISCO Resultados e Discussões
Serial no arduino recepção no bluetooth
Introdução ao Módulo Arthur Albertin
Módulo I Capítulo 1: Introdução ao curso
Administração de Sistemas Operacionais I
CREATED BY RAFAEL S. T. VIEIRA
CREATED BY RAFAEL S. T. VIEIRA
Arduino + AppInventor (Android)
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
APROM Aplicação para Gestão de Projetos
Aplicativos Mobile - IONIC
Orientador: Fernando Mattioli
ANDROID.
JHONE, TIAGO, ERIK E WANDERSON
RESULTADOS E CONCLUSÕES
Sistemas operacionais
Programação Estruturada Aula 1 Prof. Jorge Barreto Julho 2018.
Estrutura do Sistema Operacional
MUNDO DO DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVOS - APP´s
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Tipos Primitivos de Dados
O que são softwares? Dê exemplos de sistemas operacionais. Qual o nome da empresa que desenvolve o Windows? Qual o nome da empresa que desenvolve o Android?
Transcrição da apresentação:

Prof. Anderson Terroso www.aterroso.com Agosto/2017 Sistemas Embarcados Prof. Anderson Terroso www.aterroso.com Agosto/2017

Arduino® O projeto iniciou-se na cidade de Ivrea, Itália, em 2005, com o intuito de interagir em projetos escolares de forma a ter um orçamento menor que outros sistemas de prototipagem disponíveis naquela época. Arduino, palavra por vezes traduzida ao português como Arduíno, é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre, projetada com um microcontrolador Atmel AVR de placa única, com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão, na qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++. Fonte: wikipedia

Microcontrolador AVR® AVR é um microcontrolador RISC de chip único com uma arquitetura Harvard modificada de 8-bit (µC), desenvolvido pela Atmel em 1996. Fonte: wikipedia

Família Arduino® Arduino UNO – Atmega328 Arduino MEGA – Atmega2560 ou Atmega128 Arduino Duemilanove (2009) – Atmega 128 ou Atmega328) Arduino NANO – Atmega168 ou Atmega328 Fonte: wikipedia

Placas Arduino® Fonte: www.arduino.cc

Placas Arduino® Fonte: www.arduino.cc

Clones do Arduino® não compatível com Shield → Freeduino →Illuminato → Metaboard → Seeeduino → eJackino → Wiseduino → Brasuíno →... Clones do Arduino® não compatível com Shield → Boarduino → iDuino → Sanguino → LEDuino → Stickduino → Roboduino →... Fonte: wikipedia

Arduino® foi desenvolvido com o propósito de encaixar uma placa na outra (shields)… Imagens: ebay.com

Alguns Shields para o Arduino® Imagens: ebay.com

Ambiente de programação do Arduino®

Estrutura do programa para o Arduino® void setup() // configura pinos { pinMode(led, OUTPUT); } void loop() // função principal - main digitalWrite(led, HIGH); delay(1000); digitalWrite(led, LOW);

Desenhando usando Fritzing http://fritzing.org

Objetivo do Curso: programar a placa FriendlyARM® MINI6410 com Sistema Operacional Android® Friendlyarm.com

Friendlyarm.com

Dispositivos wireless Bluetooth Bluetooth Wifi Imagens ebay.com

Porque desenvolver aplicativos para smartphones????

O Brasil conta com 306 milhões de dispositivos conectados a internet, a maioria (154 milhões) telefones inteligentes, segundo um estudo divulgado pela universidade Fundação Getulio Vargas (FGV). 17/04/2015

DO QUE A NOKIA JÁ FABRICOU UM EXEMPLO DO QUE A NOKIA JÁ FABRICOU DE 1992 ATÉ 2006....

ANDROID® Sistema operacional Android® e os aplicativos serão desenvolvidos em Java e usando o AppInventor®.

Porque usar o sistema operacional Android®???

BlackBerry – RIM, mercado corporativo Symbian – Nokia Início em 1998 BlackBerry – RIM, mercado corporativo IOS – Apple – lançamento com o Iphone1 em 2007 Bada – Samsung – 2010 apresentado ao consumidor (“geladeira”) 2003-Android Inc. 2005-Google 2008-Android rodando em um HTC (foto)

Atualmente como está o mercado .......

Portanto....... http://googlediscovery.com/2011/01/31/android-supera-symbian-e-assume-lideranca-em-smartphones/

Enquanto isso ....... GreatEReader.org

Introdução sobre o sistema operacional Android

Resultados divulgados pela Google Q2(2011)....... 550 mil ativações do Android todos os dias! Média de crescimento nas novas ativações de quase 100 mil/mês Android Market é outro destaque, chegando a 250 mil aplicativos 6 bilhões de downloads 130 milhões de dispositivos Android espalhados pelo mundo

Introdução sobre plataforma Android Android é um sistema operacional móvel que roda sobre o núcleo Linux Desenvolvido pela Google e posteriormente pela Open Handset Alliance, mas a Google é a responsável pela gerência do produto e engenharia de processos Open Handset Alliance (OHA) É uma aliança de diversas empresas com a intenção de criar padrões abertos para telefonia móvel. Empresas participantes: Google, HTC, Dell, Intel, Motorola, Qualcomm, Texas Instruments, Samsung, LG, T-Mobile e Nvidia

O sistema operativo Android consiste em: 12 milhões de linhas de código, entre elas: 3 milhões em XML, 2.8 milhões de linhas de C, 2.1 milhões de linhas de código Java e 1.75 milhões de linhas de código em C++ O Android permite aos desenvolvedores escreverem software na linguagem de programação JAVA.

No Android a programação é em Java, mas tem um porém, a máquina virtual usada no Android não é a máquina virtual Java padrão, é uma máquina virtual chamada Dalvik, desenvolvida para ter um melhor desempenho em dispositivos portáteis.   Dalvik É um processo da máquina virtual (VM) desenvolvida pela Google onde foi escrita por Dan Bornstein e outros engenheiros da Google e fez uma homenagem a uma vila de pescador situada em Eyafjörõur (Islândia) chamada de Dalvík, na qual moravam alguns antepassados de Bornstein. http://pt.wikipedia.org/wiki/Android

Como programar para o Android ???

Como programar no Sistema Operacional Android® App Inventor Java Qt®

Programação Java App Inventor

API Level = versão da plataforma Android® http://mobile.tutsplus.com/tutorials/android/android-essentials-making-sense-of-android-versioning/

Distribuição das API’s http://developer.android.com/about/ dashboards/index.html

O arquivo gerado é um *.exe??? Não. O arquivo que é usado no Android é o *.apk (Android application package )

App Inventor? O que é???? É a programação por blocos!

VANTAGENS DESVANTAGENS Não é necessário aprender JAVA® Não tem acesso ao arquivo JAVA® Fácil implementação de aplicativos Gera um arquivo apk maior do que em JAVA® Diversos recursos prontos – bluetooth, acelerômetro, etc.. Muitos recursos não estão disponíveis – não sendo possível adicionar novas bibliotecas

O que é necessário ??? Necessário ter noção de lógica de programação Conhecer os comandos básicos de programação Criatividade Boa vontade para explorar tudo que a ferramenta oferece!

Como funciona ???

Tela inicial do App Inventor Todos os componentes oferecidos pelo App Inventor A esq. a tela do celular e a direita os parâmetros configuráveis da tela . Ex.: background, ícone da aplicação, nome da tela.

No Basic encontramos muitos itens usados Estes componentes permitem a construção de games simples. No Basic encontramos muitos itens usados largamente em aplicativos, tais como: button; check box; clock; image; label; text box.

Nesta aba temos alguns componentes que incrementam os aplicativos, tais como: player; camera. Nesta aba temos alguns componentes que facilitam a construção de aplicativos voltados para redes sociais.

Nesta aba temos alguns componentes que leem os sensores do celular, por exemplo, acelerômetro. Esta aba tem um recurso fundamental na diagramação do aplicativo. Deve ser usado e abusado para conseguir uma diagramação adequada.

Componentes da aba básica Para cada componente existem diversos parâmetros configuráveis. O botão, por exemplo, pode ser configurado a cor, a imagem do botão, o texto do botão, a cor do texto e o tamanho do texto, bem como o tamanho do botão.

Componentes da aba básica Para cada componente existem diversos parâmetros configuráveis. O Label, por exemplo, pode ser configurado a cor do texto, o tamanho, negrito, itálico. O tamanho do texto.

Aplicativo 1: Botão + Mensagem