Trabalho de Conclusão de Curso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
Advertisements

Especializanda: Pastora Cala Sotelo Orientadora: Daniela Nunes Cruz
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
Aluna: Dra. Liliana Pérez Amaro Orientador:Thiago Santos De Souza
Santa Terezinha, Cocal, PI Lanna Ágda Furtado Gomes
Orientador: Cristiane Quadrado da Rosa
Melhoria da atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Soledade, APODI/RN
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância    Trabalho de Conclusão.
Leydi Nayla Montoya Hernández
Cristiane de S. Schmitz Stelita Pachêco Dourado Neta (Orientadora)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA UNASUS EaD – UFPel
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Orientador: Sabiny Pedreira Ribeiro
Especializanda: Adis Almaguer Oyarzabal
Autora: Karine Bombardelli
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7   Trabalho de Conclusão de.
Especializando: Angel Lambert Perez.
Melhoria da Atenção à Saúde dos Idosos na UBS N-56, MANAUS/AM
Giana Frasson Orientadora: Bianca de Souza
Universidade Federal de Pelotas Curso de Especialização em Saúde da Família Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Navegantes, Pelotas, RS.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Adelmir Chagas da Silva Orientador: Luciano de Paula Moura
Marelis Pileta Labañino Orientadora: Mariaza Alves Freita
Aluno: Ricardo Gomez Orientador: Nailê Damé-Teixeira
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade Estratégia de Saúde da Família Getúlio Vargas, Pelotas/RS Especializando: Cayo Otávio Moraes Lopes.
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério, na UBS da família da planaltina, no município.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Programa de Pós-Graduação de Especialização em Saúde da Família Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade de.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 3 Melhoria da atenção.
Neisleydis Hernandez Avila Orientadora: Ligia Menezes de Freitas
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação da.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ASSISTÊNCIA AO.
Especializanda: Gisela Grinan Bicet
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade de Saúde da Equipe de Saúde da Família-1 de Cachoeira do Sul - RS Aluna: Daniela Yumi Kitashima.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializanda: Yosari Denys Zamora Orientadora: Niviane Genz
Arlis Martinez Rodriguez Orientadora: Ligia Menezes de Freitas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família. Modalidade a Distância. Turma 7 Melhoria da atenção ao.
Moises Oliveira Schots Orientadora: Edvanda Trindade Sacramento Gomes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Melhoria da atenção ao Pré-natal.
Talita de Aquino César Figueiredo Orientadora: Ângela Wilma Rocha
Qualificação do pré-natal e puerpério na Unidade de Saúde da Família Jorge André Gurjão Vieira em Boa Vista – RR Especializando: Felipe Queiroz Portela.
Trabalho de conclusão de curso
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
Marcos Roberio Barbosa de Santana
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na ESF São José de Mipibu
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção ao.
Autor: Anibal Oscar Stivens Veranes
Ludnilanne de Moura Santos Orientadora: Seiko Nomiyama
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhora da atenção ao pré-natal.
Atenção ao Pré-natal e Puerpério: melhorias na qualidade do atendimento na Unidade Básica de Saúde Sagrada Família em Mucajaí-RR. Rafhael Brito de A. Santos.
Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

Trabalho de Conclusão de Curso UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - Universidade Aberta do SUS - UNASUS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Trabalho de Conclusão de Curso Melhoria da atenção ao pré-natal e puerpério na UBS Governador Mão Santa, Ilha Grande/ PI. Raymel Kessel Valiente Orientadora: Fernanda dos Reis Souza Piauí/2015

Análise Situacional Bairro Tatus, Ilha Grande, PI PSF Governador Mão Santa UBS com Estratégia Saúde da Família e agentes comunitários de saúde; Estrutura; População assistida: aproximadamente 2.400 pessoas

Atenção pré-natal e puerpério; Análise situacional Atenção pré-natal e puerpério; Importância da atenção pré-natal e o puerpério; Quantidade aproximada de gestantes que residiam na área de abrangência da UBS: 35 (segundo dados da planilha de coleta de dados); No período da análise situacional: 11 gestantes acompanhadas. Quantidade aproximada de puérperas que residiam na área de abrangência da UBS: 35 (segundo dados da planilha de coleta de dados)

Objetivo geral Melhorar a Atenção ao Pré-natal e Puerpério, na UBS Governador Mão Santa, Ilha Grande/PI.

Metodologia Monitoramento e avaliação: Exames complementares; Avaliação de ações desenvolvidas; Preenchimento da caderneta da gestante e puérpera (Vacinas); Preenchimento da ficha espelho; Avaliação da saúde bucal e orientações sobre aleitamento materno; Monitoramento das gestantes em situação de risco; Primeira Consulta; Orientações sobre aleitamento materno, nutrição e prevenção de acidentes durante a gravidez; Revisão dos prontuários; Registros atualizados; Atividades de educação em saúde.

Metodologia Organização e gestão do serviço: Cadastramento das gestantes levando a conta as prioridades; 2 vagas disponíveis para gestantes e puérperas em situação de risco; Contato com a família (visita domiciliar); Organização da busca ativa (gestantes e puérperas faltosas); Planejamento dos materiais necessários; Capacitação dos profissionais; Determinar a função de cada profissional na intervenção

Metodologia Engajamento público Orientação as gestantes Manutenção dos registros Participação da comunidade Atividades de educação em saúde na sala de espera da unidade. Orientação a comunidade Qualificação da prática clínica Qualificação e treinamento da equipe Reuniões semanais da equipe Registros adequados Determinar o papel de cada integrante da equipe na intervenção

Logística Protocolo de Atenção pré-natal Ministério de Saúde (Brasil, 2012) Registros nos prontuários, fichas espelhos e planilha de coleta de dados; Reprodução da ficha espelho; Reunião com equipe de saúde (semanal); Reunião com a comunidade.

Logística Classificação de risco; Atendimentos clínicos (2 gestantes com prioridade diárias); Atividades educativas e preventivas; Registro das informações; Solicitar as gestantes e puérperas levar a caderneta as consultas.

Logística Busca ativa (semanal); Disponibilização do material necessário (fita métrica, estetoscópio de pinar, vacinas, suplementos); Informação gerais a comunidade antes do atendimento mediante atividades de educação.

Resultados. Pré-natal. Objetivo 1- Ampliar a cobertura da atenção pré-natal na UBS Governador Mão Santa. Meta: 80% Proporção de gestantes cadastradas no programa de Pré-natal. Ilha Grande/PI, 2015.

Resultados Objetivo 2- Melhorar a qualidade da atenção pré-natal na UBS Governador Mão Santa 2. 1. Proporção de gestantes com ingresso no Programa de Pré-Natal no primeiro trimestre de gestação. Meta: 100% Proporção de gestantes com ingresso no primeiro trimestre de gestação. Ilha Grande/PI, 2015

Resultados 2.2. Proporção de gestantes com pelo menos um exame ginecológico por trimestre. Meta: 100% Proporção de gestantes com pelo menos um exame ginecológico por trimestre

Resultados 2.3. Proporção de gestantes com pelo menos um exame de mamas durante o pré-natal. Meta: 100% Proporção de gestantes com pelo menos um exame das mamas durante o pré-natal

Resultados 2.4. Proporção de gestantes com solicitação de todos os exames laboratoriais de acordo com o protocolo Meta: 100% Proporção de gestantes com solicitação de todos os exames laboratoriais de acordo com o protocolo.

Consulta à gestante na UBS. Resultados Metas: 100% 2.5. Proporção de gestantes com prescrição de sulfato ferroso e ácido fólico (100%) 2.6. Proporção de gestantes com vacina antitetânica em dia (100%) 2.7. Proporção de gestantes com vacina contra hepatite B em dia (100%) 2.8. Proporção de gestantes com avaliação da necessidade de atendimento odontológico (100%) Consulta à gestante na UBS.

Resultados 2.9. Proporção de gestantes com primeira consulta odontológica programática. Meta: 100% Proporção de gestantes com primeira consulta odontológica programática

Resultados Objetivo 3: Melhorar a adesão ao pré-natal na UBS Governador Mão Santa. 3.1. Proporção de busca ativa realizada às gestantes faltosas às consultas de pré-natal (100%) Meta: 100% Objetivo 4: Melhorar o registro do programa de pré-natal na UBS Governador Mão Santa. 4.1. Proporção de gestantes com registro na ficha de acompanhamento/espelho de pré-natal. Meta: 100% Proporção de gestantes com registro na ficha de acompanhamento/espelho de pré-natal

Visita domiciliar a gestante de 39 semanas de gestação. Resultados Objetivo 5: Realizar avaliação de risco gestacional UBS Governador Mão Santa. Metas: 100% 5.1. - Proporção de gestantes com avaliação de risco gestacional (100%) Objetivo 6: Promover saúde no pré-natal e puerpério na UBS Governador Mão Santa. Metas: 100% 6.1. Proporção de gestantes que receberam orientação nutricional (100%) 6.2. Proporção de gestantes que receberam orientação sobre aleitamento materno (100%) 6.3. Proporção de gestantes que receberam orientação sobre os cuidados com o recém-nascido (100%) Visita domiciliar a gestante de 39 semanas de gestação.

Resultados Metas: 100% 6.4. Proporção de gestantes que receberam orientação sobre anticoncepção após o parto (100%) 6.5. Proporção de gestantes que receberam orientação sobre os riscos do tabagismo e do uso de álcool e drogas na gestação (100%) 6.6. Proporção de gestantes que receberam orientação sobre higiene bucal (100%) Equipe

Resultados. Puerpério Objetivo 7- Ampliar a cobertura da atenção à puérperas. Meta: 100% 7.1. Proporção de puérperas com consulta até 42 dias após o parto.(100%) Objetivo 8-Melhorar a qualidade da atenção às puérperas. Meta: 100% 8.1. Proporção de puérperas que tiveram as mamas examinadas.(100%) 8.2. Proporção de puérperas que tiveram o abdome avaliado.(100%) 8.3. Proporção de puérperas que realizaram exame ginecológico.(100%) 8.4. Proporção de puérperas com avaliação do estado psíquico.(100%) 8.5. Proporção de puérperas com avaliação para intercorrências.(100%) 8.6. Proporção de puérperas que receberam prescrição de algum método de anticoncepção.(100%)

Atividade de educação em saúde na UBS Resultados Objetivo 9- Melhorar a adesão das mães ao puerpério na UBS Governador Mão Santa. Meta: 100% 9.1. Proporção de puérperas que não realizaram a consulta de puerpério até 30 dias após o parto e que foram buscadas pelo serviço (100%). Objetivo 10- Melhorar o registro do programa de puerpério na UBS Governador Mão Santa. Meta: 100% 10.1. Proporção de puérperas com registro na ficha de acompanhamento do Programa (100%). Atividade de educação em saúde na UBS

Consulta a gestante pela enfermeira. Resultados Objetivo 11- Promover saúde no pré-natal e puerpério na UBS Governador Mão Santa. Meta: 100% 11.1. Proporção de puérperas que receberam orientação sobre os cuidados do recém-nascido.(100%) 11.2. Proporção de puérperas que receberam orientação sobre aleitamento materno exclusivo.(100%) 11.3. Proporção de puérperas que receberam orientação sobre planejamento familiar (100%) Consulta a gestante pela enfermeira.

Reunião com ACS para orientações da intervenção. Discussão Atendimentos a gestantes e puérperas; Início do cadastro e cobertura das gestantes; Melhoria dos registros; Qualidade da atenção; Melhoria na adesão por meio da busca ativa; Reunião com ACS para orientações da intervenção.

Atividade de visita domiciliar com a enfermeira. Discussão A intervenção proporcionou: Ações educativas e preventivas; Interação com a comunidade; Qualificação da equipe/ aprofundamento teórico; Atenção interdisciplinar e integração da equipe; Aumento da quantidade de atendimento diário. Atividade de visita domiciliar com a enfermeira.

Discussão Dificuldades: Reclamação dos usuários pelo aumento na demora nas consultas; Incremento das consultas a usuários de fora de nossa área de abrangência; Meu pouco domínio do português no início da intervenção, o que dificultava o trabalho; Mulheres que não aceitavam serem examinadas pelo médico (Exames de mamas e ginecológico).

Atividade de educação em saúde na praça municipal. Reflexão Crítica Expectativas; Significado; Aprendizados mais relevantes. Atividade de educação em saúde na praça municipal.

OBRIGADO