O aprendiz de investigador

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como citar e fazer referências bibliográficas
Advertisements

{ Oficina de vídeo estudantil Tudo que você precisa saber para fazer seu filme Kelly Demo Christ - Cinema e Audiovisual UFPEL.
Prof. Sergio Medina RESENHA É a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor.
EFERÊNCIA R Bibliográfica.
Educação para a Cidadania 8º Concurso de Desenho e Redação da CGU! Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção.
Tutorial em duas etapas: Etapa 1: Criação de conta no wikispaces e acesso à página do grupo Etapa 2: Explicação sobre o trabalho de pesquisa.
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
COMO ELABORAR UM TRABALHO ESCRITO (PESQUISA)
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
Pesquisa e análise de informação
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
pequenos conhecimentos de ciência para meninos curiosos
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
OS plágios e as coincidências na propaganda.
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
Recursos de informação Na UAb
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO CONCLUSÃO METODOLOGIA REFERÊNCIAS
Um serviço inovador ao seu dispor Daniel Gomes
pequenos conhecimentos de ciência para meninos curiosos
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
2ª FEIRA CIENTÍFICO-CULTURAL DO IFSP – CAMPUS CAPIVARI – 2016
Recursos de informação Na UAb
PRIMEIRO AUTOR¹, SEGUNDO AUTOR¹, TERCEIRO AUTOR²
Fichamento acadêmico:
Introdução e objetivos
Pesquisa em Psicologia
Tecnologias de Informação e Comunicação
Computação Gráfica: Animação e Hierarquias Prof. Rafael Vieira
Computação Gráfica: Câmera Virtual pt. 2 Prof. Rafael Vieira
CREATED BY RAFAEL S. T. VIEIRA
do primeiro autor. O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 66, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1; SOBRENOME, Autor.
Serviços na Internet: Caracterização e Acesso
Como apresentar um trabalho escrito em Power Point (Título)
Capacitação para professores
Rita Guerreiro 2018 Comparação entre dois gestores de referências bibliográficas gratuitos: Mendeley e EndNote Web.
Citações e Referências
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
BIBLIOTECAS MANUAL DO USUÁRIO 2018
METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA A ANÁLISE AMBIENTAL
Serviço de Psicologia e Orientação ACESSO EO ENSINO SUPERIOR
Participantes Individualmente ou mediante a formação de grupos de até 5 (cinco) alunos cada. Na formação de grupo deverá haver, necessariamente, pelo.
Serviço de Psicologia e Orientação
Figura 1 – Campo Elétrico no eixo “z”, em x=2.3 m e y=1 m.
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO
Material de apoio para as apresentações
INSTITUTO DE PESQUISAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES IPEN–CNEN/SP
Elaboração da ficha catalográfica para teses e dissertações TUTORIAL
Projeto político-pedagógico: Expressão da identidade institucional
Nome do autor – Instituição a que se vincula
A elaboração e implementação dos REA para a BVS-EPS, como um programa educativo, para gestão, mediação, uso e acessibilidade das informações em saúde Autores:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SISTEMA DE BIBLIOTECAS
Objetivos Organizar os acervos encontrados para a construção de arquivos escolares Contribuir para formação dos alunos dos cursos de graduação Promover.
III Semana de Engenharia Elétrica
“Uso do Word para Formatação de Trabalhos Científicos no Padrão ABNT”
SISTEMA DE BIBLIOTECAS
Transcrição da apresentação:

O aprendiz de investigador Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca O aprendiz de investigador Respeitar os direitos de autor Referências bibliográficas de páginas web, de redes sociais e de outros documentos com imagens e sons ensino secundário

A norma APA (6.ª ed.) APA - American Psychological Association Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca A norma APA (6.ª ed.) APA - American Psychological Association

sumário Respeitar os direitos de autor Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca sumário Respeitar os direitos de autor Tipos de referências bibliográficas: Documentos com imagens em movimento e com som Páginas web, redes sociais e outras fontes online Imagens, folhetos, cartazes e outros

Respeitar os Direitos de Autor Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Respeitar os Direitos de Autor Em qualquer tipo de trabalho escolar que realizamos devemos, sempre, identificar as obras e os autores em que nos baseámos para o fazer, pois só assim estaremos a respeitar os direitos dos criadores, os seus autores Para o fazer existem várias normas. Nos agrupamentos de escolas do concelho de Cantanhede foi adotada a norma APA (6.ª edição) que é usada para fazer citações, transcrições e referências bibliográficas.

Tipos de referências bibliográficas: Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Tipos de referências bibliográficas: Documentos com imagens em movimento e com som A referência a documentos de natureza audiovisual é similar à dos livros. Os autores podem assumir várias funções podendo ser realizadores, produtores, argumentistas. A função intelectual é indicada entre parêntesis curvos a seguir à identificação de cada nome.  É necessário referir o suporte físico ou o tipo de documento, entre parêntesis retos a seguir ao título.  Quando qualquer documento está online, mesmo que exista em suporte físico (por exemplo, um filme que exista em DVD) deve referir-se o URL ou o DOI, se estiver disponível.

Tipos de referências bibliográficas: Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Tipos de referências bibliográficas: Documentos com imagens em movimento e com som Vídeo em videocassete ou DVD: Vídeo alojado em páginas web (Youtube): Esta regra de atribuição da autoria ao nome indicado no écran aplica-se quando o vídeo não se encontra submetido a nenhuma outra categoria como, por exemplo, um programa de televisão. Achbar, M. (Diretor/Produtor), Abbott, J. (Diretor), Bakan, J. (Argumentista), & Simpson, B. (Produtor). (2004). The corporation [DVD]. Canada: Big Picture Media Corporation. Vilarinho, S. [nome no écran]. (2012, dezembro 2). A Fada Oriana: animação realizada em Desenho A [Ficheiro de vídeo]. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=k7KZKwaUAJM

Tipos de referências bibliográficas: Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Tipos de referências bibliográficas: Documentos com imagens em movimento e com som Filme: Programa televisivo (documentário, programa de debates e entrevistas…): Deve indicar-se o dia e o mês em que o programa foi emitido. Gilbert, B. (Produtor), & Higgins, C. (Diretor). (1980). Nine to five [Filme]. United States: Twentieth Century Fox. Anderson, R., & Morgan, C. (Produtores). (2008, June 20). 60 minutos [Programa de televisão]. Washington, DC: CBS News.

Tipos de referências bibliográficas: Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Tipos de referências bibliográficas: Documentos com imagens em movimento e com som Programa televisivo (episódio de uma série): Gravação áudio (cassete ou CD): Whedon, J. (Diretor). (1999, dezembro 14). Hush [Episódio de série de televisão]. In Whedon, J., Berman, G., Gallin, S., Kuzui, F., & Kuzui,K. (Produtores executivos), Buffy the Vampire Slayer. Burbank, CA: Warner Bros. Nhat Hanh, T. (voz). (1998). O livro do dia [CD]. Boulder, CO: Sounds True Audio.

Tipos de referências bibliográficas: Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Tipos de referências bibliográficas: Documentos com imagens em movimento e com som Gravação áudio (podcast disponível online): Música gravada: Marques, C. V. (voz). (1998). O livro do dia. “A identidade cultural” de Vasco Graça Moura [Emissão rádio]. TSF. Disponível em http://www.tsf.pt/Programas/programa.aspx?content_id=2316097&audio_id=3623834 Jackson, M. (1982). Beat it. On Thriller [CD]. New York: Sony Music.

Tipos de referências bibliográficas: Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Tipos de referências bibliográficas: Páginas web, redes sociais e outras fontes online O texto contido em páginas web é referenciado da mesma forma que um livro: Autor Data de publicação Título URL do documento (Em caso de omissões aplicar-se-ão as regras existentes para os outros tipos de documento) Agência Portuguesa do Ambiente. (s/d). Licenciamento das utilizações dos recursos hídricos. Disponível em http://www.apambiente.pt/index.php?ref=17&subref=826

Tipos de referências bibliográficas: Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Tipos de referências bibliográficas: Páginas web, redes sociais e outras fontes online Texto em blogue: (Acrescentam-se à data, o mês e o dia da publicação): Biblioteca Escolar Clara Póvoa. (2013, dezembro 13). A insustentável leveza dos ideais: Dia 20 de dezembro [dia Internacional da Solidariedade Humana] [Mensagem em blogue]. Disponível em http://eleituras-besc.blogspot.pt/2013/12/a-insustentavel-leveza-dos-ideais_20.html

Tipos de referências bibliográficas: Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Tipos de referências bibliográficas: Páginas web, redes sociais e outras fontes online Afirmações produzidas em redes sociais (Facebook ou o Twitter): A entrada: apelido do autor, seguido dos restantes nomes. Nome no écran deve ser dado entre parêntesis retos. Caso exista apenas o nome do écran, este funciona como elemento de entrada e é colocado entre parêntesis retos. Título do post colocado em itálico. Caso não exista título, é transcrito o post, até 40 palavas (sem ser em itálico).

Tipos de referências bibliográficas: Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Tipos de referências bibliográficas: Páginas web, redes sociais e outras fontes online Afirmações produzidas em redes sociais (Facebook ou o Twitter): Caso se trate de um conjunto de feed, no lugar do título dá-se, entre parêntesis retos, uma descrição concisa e genérica do conteúdo. A fonte específica (Tweet, mensagem no Facebook…), é identificada, entre parêntesis retos. O URL é a última informação a disponibilizar e só se indica a data de recuperação da informação se o URL não estabelecer imediatamente a ligação para a informação referenciada.

Tipos de referências bibliográficas: Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Tipos de referências bibliográficas: Páginas web, redes sociais e outras fontes online Exemplos: Gates, B. [Bill Gates]. (2013, fevereiro 26). #Polio is 99% eradicated. Join me & @FCBarcelona as we work to finish the job and #EndPolio. Vídeo http://b-gat.es/X75Lvy [Tweet]. Disponível em https://twitter.com/BillGates/status/306195345845665792 Biblioteca Escolar Clara Póvoa. (2014, fevereiro 10). Na semana para uma Internet Segura, saber navegar em segurança [Atualização no Facebook]. Disponível em https://www.facebook.com/pages/Biblioteca-Escolar-Clara P%C3%B3voa/106243136104533?ref=tn_tnmn Ronaldo, Cristiano. [Cristiano Ronaldo]. (2014, fevereiro 10). Hey guys, it was fabulous to celebrate my birthday yesterday with my friends and family, I had a great time. Thank you all! [Mensagem no Google+]. Disponível em https://plus.google.com/+CristianoRonaldo/posts665792

Tipos de referências bibliográficas: Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Tipos de referências bibliográficas: Imagens, folhetos, cartazes e outros  A entrada, os elementos a referir, a ordem e a pontuação são similares à de outros tipos de documento: (Se o documento foi encontrado online, deve referir-se o URL) Fotografia: Folheto: Salgado, S. (fotógrafo) (2010). O trabalho [Fotografia]. Disponível em http://www.photography-now.net/sebastiao_salgado/portfolio1.html Internet Segura. (2010). Ser cidadão digital [Folheto]. Disponível em http://www.internetsegura.pt/quiz#.UtMKp9J_uAg

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Lista de referências: American Psychological Association. (2010). Publication manual of the Americam Psychological Association (6.ª Ed.). Washington, DC: APA. Lee, C. (2013, outubro 10). How to cite social media in APA Style (Twitter, Facebook, and Google+) [Mensagem em blogue]. Disponível em http://blog.apastyle.org/apastyle/social-media/ Outras fontes úteis: Página oficial da APA Style: http://www.apastyle.org/index.aspx Blogue oficial da APA Style: http://blog.apastyle.org/ Ver ainda as apresentações no Aprendiz de Investigador: Respeitar os direitos de autor. As citações Respeitar os direitos de autor. Respeitar os direitos de autor. Referências bibliográficas de livros, publicações periódicas e entrevistas Respeitar os direitos de autor. A lista de referências bibliográficas aprendizinvestigador.pt Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Ficha técnica: Título: O aprendiz de investigador. Respeitar os direitos de autor. Referências bibliográficas de páginas web, de redes sociais e de outros documentos com imagens e sons. Ensino secundário. Autores: Graça Silva e Isabel Bernardo | Projeto Literacias na Escola: formar os parceiros da biblioteca Fotos: Graça Silva | José Plácido Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Cantanhede, 2016 O aprendiz de investigador. Respeitar os direitos de autor. Referências bibliográficas de páginas web, de redes sociais e de outros documentos com imagens e sons. Ensino secundário. by Graça Silva e Isabel Bernardo, Projeto Literacias na Escola: formar os parceiros da biblioteca is licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional License. Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca