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PublicouRosa Alvarenga Alterado mais de 4 anos atrás
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Programa de recuperação, organização, pesquisa de arquivos escolares - PROHAE
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Objetivos Organizar os acervos encontrados para a construção de arquivos escolares Contribuir para formação dos alunos dos cursos de graduação Promover o conhecimento dos membros da comunidade escolar e divulgação do arquivo para a comunidade externa
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“ Memória: um bloco de cera, onde nossas lembranças são impressas”
A memória complementa a história ao agir sobre o que foi vivido. A memória, tanto individual quanto coletiva, é um documento histórico passivo de pesquisa.
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PATRIMÔNIO O conceito de patrimônio foi se redefinindo ao longo do tempo, mas sempre esteve relacionado aos valores culturais de uma sociedade.
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A iconografia, fotografias, imprensa periódica, produção literária, produção epistolares e audiovisuais, são fontes para o patrimônio cultural. A reapropriação social e a recuperação física são de fundamental importância para o patrimônio.
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Educação patrimonial Preservação: tombamento e inventário Construção de identidades
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A documentação e suas possibilidades
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Documento/Monumento O documento, antes de tudo, deve ser avaliado também como monumento, ou seja, nos motivos de sua existência
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HISTÓRIA LOCAL A história local possibilita a compreensão dos diversos e variados ritmos da história Trabalho com história local mostra a construção da história Uso das fontes primárias gera autonomia na interpretação da história
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As entradas e saídas podem evidenciar a importância do colégio para a cidade
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Livro de matrículas – 1912/1914
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Livro de matrículas – 1912/1914
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É possível captar a importância da escola a partir dos relatos produzidos pelos visitantes
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Livro de visita – 1955/1977
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Como a escola conta sua história através do tempo
Ficha de classificação do colégio
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O cruzamento de fontes permite saber mais sobre a história das disciplinas
Ficha de classificação do colégio
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Ficha de classificação do colégio - 1944
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Saber como as imagens eram apropriadas e exploradas
Documentos de educação física – 1943/1971
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Sobre os métodos de ensino e avaliação
Livro de vocação magisterial – 1935/1961
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Livro de vocação magisterial – 1935/1961
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A variedade de fontes nos permite captar as diversas dimensões das relações entre os agentes e sua evolução no tempo: professores, diretores, visitantes, alunos, etc.
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Referências Bibliográficas:
ABUD, Kátia, SILVA, André & ALVES, Ronaldo. Ensino de história. São Paulo: Cengage Learnig, 2010. FONSECA, S. Didática e prática de ensino de história. São Paulo: Papirus, 2003. LEGOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Ed. Unicamp, 1990. PELEGRINE, S. Patrimônio cultural, consciência e presenvação. São Paulo: Brasiliense, 2009. PEREIRA, Junia Sales. Escola e Museus: diálogos e práticas. Belo Horizonte: Secretaria do Estado da Cultura/Superintendência de Museus; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2007. PINSKY, Carla & LUCA, Tânia (org). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009. SILVA, Kalina & SILVA, Henrique. Dicionário de conceitos históricos. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2006.
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