Engº Ricardo Giardini Executivo de Produtos Mexichem Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
USO DE ANDAIMES 100% USO DE ANDAIMES 100% N B R 6404 SEGURANÇA NOS ANDAIMES.
Advertisements

APLICA-SE A: todas as edificações; áreas de risco; onde houver necessidade de instalação de extintores de incêndio. Estabelecer critérios para proteção.
Portaria Modificações Eng° Marcelo Monteiro Da Correggio – SENAI – Francisco Beltrão.

Dispositivo para lançamento do pig: * O dispositivo é flangeado com uma junta de vedação * A válvula é para entrada de ar comprimido. * É utilizada uma.
ENSAIO DE RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO
Professor Dr. Evandro Rodrigo Dário Curso: Tecnólogo em Mecatrônica Disciplina: Fenômenos de Transporte Escoamentos Internos CLASSIFICAÇÃO DOS ESCOAMENTOS.
Apresentação Empresa do Grupo P com mais de 15 anos de atuação no segmento de baterias especiais Representa e distribui as baterias estacionárias Freedom,
UNIDADE III PILARES.
Extintor veicular. O único equipamento de segurança adequado para combater um princípio de incêndio veicular é o Extintor automotivo. Por lei, ele é obrigatório.
A Empresa A Servinel Technology oferece equipamentos e serviços para soluções em segurança eletrônica e consegue atender com efetividade seus clientes,
NR-12 SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Erik Luiz, Francislene Campelo e Julie da Silva.
PAVIMENTAÇÕES DE ESTRADAS II – Prof. Eng.º Carlos Pastana IP 02 – Classificação das Vias Lucas Miranda de Matos – Luiz Felipe Marques Gonçalves.
SENAI Água Fria FENÔMENOS HIDRÁULICOS Pressão, Vazão, Velocidade, Perda de carga, Golpe de aríete e Vasos comunicantes Para trabalharmos com tubulação,
USO DE ANDAIMES Logo Tipo Joe Paulo Becker Técnico de Segurança no Trabalho Reg.Mte. RS/ Cel: 0xx
PERDAS DE CARGAS EM TUBULAÇÕES Francisco Denilo Juliana Lorenzo Mauricio Sodré Uoston Tavares Viviane Basílio.
UNDB – ENGENHARIA CIVIL INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS Esgoto e ventilação sanitária INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO Dimensionamento.
Construção civil projeto, construção e administração de obras
TB 100%.
Projeto de Coleta de resíduos industriais
PCC-465 SISTEMAS PREDIAIS I
CERTIFICAÇÃO DE SPRINKLERS
INSTRUÇÃO NORMATIVA 22 7 DE JULHO DE 2009
Como lidar com Tetos Inclinados
Helder Anibal Hermini. Os “termômetros de resistência” funcionam baseados no fato de que a resistência de uma grande gama de materiais varia com a temperatura;
Introdução Classificação dos processos de fabricação.
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP
DESENVOLVIMENTO DE UM FILTRO LENTO BIFLUXO COM RETROLAVAGEM
R E S I S T Ê N C I A D E T E R R A Quadro de distribuição
INTRODUÇÃO A qualidade da água é um requisito com pouca abordagem durante a verificação da capacidade de medição de um hidrômetro velocimétrico; Mas para.
Processos de Fundição Parte 1 Prof. Carlos Angelo Nunes
Boas Práticas de Manutenção
Instalação Hidrossanitária
Soluções para situações especiais
Transporte e Logística
Instalação Hidrossanitária
Ressalto hidráulico e dissipação de energia
JIC&A Produção de um equipamento automatizado para ensaio de SPT Arthur Nascimento do Nascimento Cláudio.
Projeto Estruturado de Redes
calibradores e blocos padrão Professora Fernanda maura
Curso: Engenharia Civil Disciplina: Instalação Predial Prof. FIRMINO Agosto de 2017 Patologia e Desempenho de Sistemas Hidrossanitários.
Instalações Prediais Instalações Hidráulicas. Principais Instalações Prediais: Água fria; Água quente; Esgoto Sanitário; Águas pluviais; Proteção contra.
  A possibilidade de aplicação do ensaio em quaisquer tipos de materiais, desde que não porosos.   A facilidade de aplicação, pela.
DIS COMERCIO DE ELETRODOMESTICOS LTDA
Classificação de Materiais.
PRODUTO PERIGOSO n Todo o agente químico, biológico ou radiológico, que tem a propriedade de provocar algum tipo de dano às pessoas, a bens ou ao meio.
Mancais e Lubrificação
ELABORAÇÃO DO PLANO DE EMERGÊNCIA
Atendimento à Emergência em Sistemas de Risco
AJUSTE DO ARRANJO FÍSICO GERAL INTEGRANTES: DIEGO NASCIMENTO IDENILSON LIMA LEVI BRITO MARCO FRANCISCO VICTOR GALO.
Iluminação de Emergência
Treinamento de conexões. As roscas utilizadas são as NPT, UNF, BSP e MÉTRICA com suas variações, a rosca da porca de aperto das conexões nacionais e DIN.
APT - ANÁLISE PREVENCIONISTA DA TAREFA TAREFA : PROCEDIMENTO PADRÃO Atividade de Manutenção em Equipamento Elétrico Óculos de proteção, luvas isolantes,
 Objetivo  Aplicações  Referências Normativas  Definiçôes  Procedimentos.
PROCESSO DE MONTAGEM DE MANGUEIRAS
CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO Domótica
Semináro de Medidas Elétricas TERMOMETRIA INFRAVERMELHA
NR 18.
NOVA GERAÇÃO DE ADESIVOS ESTRUTRURAIS ACRÍLICOS
MAXICUT 5 DA (11/09/2023) Sintético com nitrílico foam
INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS AULA 01 SISTEMA DE ÁGUA FRIA Professor Marinaldo Junior.
PARAFUSOS. Sumário Tipos Aplicação Dimensionamento Especificação.
Gerente de Desenvolvimento
A mais usada em canais fechados. Hidráulica Básica – aula 13
Fonte: Pet Engenharia Civil UFJF, 2014 Infiltração por capilaridade ou percolação ocorre quando a umidade do solo sobe para a superfície (umidade ascensional),
Corte e dobra de aço Equipamentos
Transcrição da apresentação:

Engº Ricardo Giardini Executivo de Produtos Mexichem Brasil Melhores práticas para instalação de rede de sprinkler utilizando tubos e conexões em CPVC Engº Ricardo Giardini Executivo de Produtos Mexichem Brasil

APRESENTAÇÃO O CPVC Blazemaster é utilizado em instalações de combate a incêndio em redes de Sprinklers para instalações de risco leve. No Brasil, foi firmada a  parceria entre Lubrizol e Mexichem em 2014, que desde então comercializa os tubos e conexões Blaze Master. A Lubrizol é a inventora do CPVC, com mais de 50 anos de experiência,  2 bilhões de metros de tubulações de sprinklers instalados em 60 países, por mais de 30 anos. Aditivos, caracteristicas fisicas e mecanicas.

CERTIFICADO UL E FM Produto certificado: Os produtos comercializados pela Amanco possuem os certificados UL e FM. A UL é empresa global focada em segurança de produtos. A FM Global é uma empresa que fornece seguro de propriedade comercial e industrial e certifica produtos através da FM Approved. UL Garantia de estar utilizando um produto que cumpri os mais rigorosos padrões de desempenho. Uma norma referencia, onde a nossa NBR foi feita. FM valor do seguro do empreendimento.

UTILIZAÇÃO Os produtos podem ser utilizado em uma grande variedade de obras classificadas como risco leve, de acordo com a NBR-10897: Hotéis Prédios comerciais e residenciais Hospitais Igrejas Clubes Escolas Livrarias Museus Restaurantes Teatros

UTILIZAÇÃO Mesmo em obras de risco leve, pode haver regiões onde o risco é considerado maior, nestes casos é necessário realizar uma transição para metal. Estacionamento Cozinha Depósito Explicar onde e quando é necessária a realização da transição.

INSTALAÇÃO 1º 3º Limpeza Adesivo 2º 4º Encaixe Corte Junta Simples: A união de tubos e conexões é feito por junta soldável a frio com Adesivo CPVC, mais rápido e sem necessidades de equipamentos e ferramentas auxiliares. - Não necessita de solda ou rosca. - Solução conhecida pelo instalador. - Rapidez de instalação, alta eficiência na instalação. - Pontos de inspeção (adesivo colorido contrasta com o tubo). – Instalações limpas.

MÉTODOS DE INSTALAÇÃO Suportes Devem ser utilizados os tipos de suportes indicados pelo fabricante dos tubos e conexões de CPVC. Esses suportes devem ser fabricados de material ferroso, e não possuir bordas ásperas ou afiadas que entrem em contato com o CPVC. Os suportes devem permitir a movimentação longitudinal da tubulação, devido ao efeito de dilatação e contração gerado pelas variações de temperatura.

MÉTODOS DE INSTALAÇÃO Instalação dos chuveiros automáticos (sprinklers) A instalação dos chuveiros automáticos deve ser realizada depois que todos os tubos e conexões de CPVC estiverem unidos. No caso das juntas soldadas, deve-se aguardar um tempo de cura do adesivo de no mínimo 30 minutos. Ao instalar os chuveiros automáticos, deve-se apoiar a tubulação de maneira segura para evitar a rotação da tubulação e das conexões nas quais se aplicou o adesivo previamente.

MÉTODOS DE INSTALAÇÃO Transição das tubulações de CPVC para outros materiais A transição de tubos e conexões de CPVC para outros materiais pode ser realizada com a utilização de conexões de CPVC roscadas, flangeadas, dispositivos ou adaptadores. Obs: é vedada a confecção de rosca e ranhuras diretamente na parede dos tubos de CPVC. 1. AÇO CARBONO SOLDÁVEL

TIPOS POSSÍVEIS DE TRANSIÇÃO 2. AÇO CARBONO ROSCÁVEL/ AÇO CARBONO RANHURADO OU COM CANAL

TIPOS POSSÍVEIS DE TRANSIÇÃO 5. AÇO CARBONO DERIVAÇÃO NA PRUMADA

TIPOS POSSÍVEIS DE TRANSIÇÃO 6. COBRE

MÉTODOS DE INSTALAÇÃO Procedimento para reparo e modificação do sistema de tubulação de CPVC Nesse procedimento o sistema deve ser drenado. Para os cortes das áreas a serem reparadas, devem ser utilizadas as ferramentas indicadas pelo fabricante dos tubos de CPVC. Os cortes devem ser realizados a uma distância que garanta a inserção completa da extremidade do tubo na bolsa da conexão. O corte deve ser feito em esquadro e as rebarbas, retiradas. É importante também observar o alinhamento da tubulação e o posicionamento dos suportes.

SEGURANÇA Resistente ao fogo: Ótimo comportamento de resistência ao fogo. Instalação de sprinklers em rede molhada de risco leve. Vídeo ensaio IPT

CARACTERÍSTICAS Cor Alaranjada Comprimento Comercial 3 metros (ponta-ponta) Diâmetros Nominais 3/4”, 1”,1 1/4”,1 1/2”, 2”, 2 1/2” e 3” Pressão de serviço 1,21MPa (121 m.c.a. ou 175 psi) Temperatura Máxima de Trabalho 65°C (150°F) Coeficiente de rugosidade Hazen-Williams C = 150 Aplicação Classificação de risco leve CONEXÕES Referência metálica Schedule 40 Diâmetros de 3/4” a 1 1/4” (ASTM F438) Referência metálica Schedule 80 Diâmetros 1 1/2” a 3” (ASTM F439) Com rosca Bico – NPT / Transição - ISO 7 (BSPT) Fabricado (Composto) CPVC Blazemaster® O produto cumpre ao longo de sua utilização as especificações do projeto, não perde desempenho com o tempo.

Obras no Brasil:

Obras no Brasil:

VANTAGENS Livre de corrosão: Resistência química e microbiológica. Elimina o risco de trocas e vazamentos devido a corrosão. Não necessita pintura de proteção. Maior vida útil do sistema Alta resistência em ambientes salinos

VANTAGENS Material Leve: Melhora a logística da obra. Melhora o armazenamento. Reduz o tempo da instalação.

VANTAGENS Fácil de instalar: Familiaridade com o tipo de instalação. Rápido de instalar. Instalação limpa. Não necessita pintura. Não necessita ferramentas especiais. Fácil retrofit

OUTROS SISTEMAS Dadacenter Detecção de fumaça por aspiração (VESDA)

OBRIGADO Contatos: Ricardo Giardini rgiardini@mexichem.com (11) 9 6365 0035