Universidade Aberta do SUS - UNASUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Universidade Aberta do SUS- UNASUS Especialização em Saúde da Família Prevenção dos Cânceres do Colo do Útero.
Advertisements

Orientadora: Erica Almeida Coelho
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Aluna: Mayumi Arantes Yoshino Orientadora: Denise Bermudez Pereira
Orientadora Lenise Cecilio
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
Melhoria da detecção de câncer de colo do útero e de mama na Estratégia Saúde da Família 02, Poço Branco – RN Especializanda: Ana Carolina Fernandes de.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da Atenção à Saúde.
Aluna: Ana Cecília Lopes de Lima
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
Tallys Dantas Orientadora: Ângela Wilma 2015
Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da atenção à saúde da mulher: ações integrais promovendo a prevenção do câncer de colo uterino e de mamas na UBS 04 do município de Piripiri -
Elen Débora Brinker Siqueira Orientador Marcos Fábio Turra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
MARIA SULENIR FERREIRA DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Anavir Leyva Labrada Orientadora: Marcela Soares de Lima Brant
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Tacila Nogueira Costa Nery de Azevedo Orientadora: Mariangela Soares
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Intervenção no rastreamento do Câncer de.
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Modalidade à Distância Orientadora: Francieli Cristina Sponchiado
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA.
Qualificação do programa de saúde da mulher com ênfase à detecção precoce de cânceres do colo do útero e de mama da unidade de Saúde Jorge Heine em Itambé.
Autor: Luis Sauchay Romero Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Igor Bezerra de Sousa Leal Orientadora: Gisela Cataldi Flores
Trabalho de Conclusão de Curso
Especializando: Yamilka Chacon Perez
INTRODUÇÃO Santa Cruz do Sul
  Melhoria da prevenção e da detecção precoce do Câncer de Colo de Útero e de Mama na Unidade de Saúde da Família Vista Verde– Natal/RN Aluna: Dynara Mabel.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Título: Melhoria da atenção.
Universidade Federal de Pelotas
Aluno: Alexey Romero Terrero Orientadora: Alexandra Martins
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Qualificação do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama e do Câncer de Colo do Útero na Estratégia da Saúde da Família Rural do Município de Dona Francisca.
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES CADASTRADAS NA UBS ACLIMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL - PR Lúcia Gomes da Silva.
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Universidade Aberta do SUS
Aluno: Ismara Grandales Hernandez Orientadora: Ana Paula Belini
Yaneisy Guerra González
Débora Mânica Rockenbach Orientadora: Helen Pereira Rocha
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação do.
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Cristiano Pinto dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FESERAL DE PELOTAS – UFPEL ESPECIALIZAÇÃO.
Autora: Lorena Vanni Reali Orientadora: Simone Damásio Ramos
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da prevenção do.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Turma 6 Trabalho.
LEANDRO MAGNO COSTA FREIRE ORIENTADORA: ANGELA WILMA ROCHA
Autora: Ilsiane Bastiani Orientadora: Simone Damásio Ramos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Aluna: Manuela da Silva Orientadora: Alexandra da Rosa Martins
NOME: LETICIA JOANA CORSO ORIENTADORA: DANIELI BLUHM DA SILVA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Transcrição da apresentação:

Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da prevenção do câncer de colo de útero e controle do câncer de mama na UBS Aygara Mota Pereira, Boa Vista/RR   Gustavo Adolfo Bravo Moncada Orientador: Fernanda Ferreira 2016

UBS/ESF Aygara Mota Pereira   Vistas anterior e lateral – UBS/ESF

INTRODUÇÃO O câncer é considerado um grave problema de Saúde Pública destacando-se o de colo de útero e o de mama que contribuem para que as neoplasias sejam a segunda causa de morte em mulheres brasileiras. Dessa forma, é fundamental que a ação programática voltada à Saúde da Mulher esteja em concordância com as diretrizes do Sistema Único de Saúde para fins de fortalecimento da rede de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer.

INTRODUÇÃO Boa Vista é também a capital do Estado de Roraima, que está localizado na região norte do país, fazendo fronteira com a República Bolivariana da Venezuela e República Cooperativista da Guiana. A população de Roraima está estimada em 308.996 habitantes, composta por várias etnias (povos indígenas) e imigrantes (de todas as regiões, tanto do brasil como dos países fronteiriços) (BOA VISTA/RORAIMA, 2014; IBGE, 2010). A UBS da Cidade Satélite foi inaugurada em julho de 2010, está localizada em uma zona urbana e possui um modelo assistencial de ESF. A sua gestão é municipal representado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Antes da intervenção Segundo estimativa do CAP, a cobertura do Programa de Câncer de útero antes da intervenção era de 75%; ao passo que, para o de mama, os dados eram inconsistentes. Possui 1 equipe de saúde, com grande demanda, sobrecarga de trabalho. Acompanhamento de forma fragmentado Registros inadequados; Relação com a comunidade fragilizada Inadequações no ambiente de trabalho, Demora na entrega dos resultados dos exames citopatológicos, e realização das mamografias.

Intervenção – planejamento / metodologia Capacitação da equipe com os protocolos do Ministério da Saúde (MS); Atividades educativas de promoção e prevenção de saúde; Divulgação da ação programática na comunidade; Participação dos líderes comunitários e gestão; Organização do serviço; Busca ativa; Atendimento com uso dos registros específicos; Visitas domiciliares; Monitoramento e avaliação das atividades.

OBJETIVO GERAL / ESPECÍFICOS Melhorar as ações de prevenção do câncer de colo de útero e controle do câncer de mama na UBS Aygara Mota Pereira, Boa Vista/RR Melhorar a cobertura e a adesão; Melhorar a qualidade do serviço de saúde; Melhorar o registro das informações; Mapear usuárias de risco; Promover a Saúde no programa

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 1. Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama. Meta 1.1. Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 100%. Mês 1: n = 244 mulheres Mês 2: n = 442 mulheres Mês 3: n = 653 mulheres Fonte: Planilha de Coleta de Dados, 2015

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Meta 1.2 Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 80%. Mês 1: n = 89 mulheres Mês 2: n = 187 mulheres Mês 3: n = 248 mulheres Fonte: Planilha de Coleta de Dados, 2015

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 2: Melhorar a qualidade da detecção precoce do câncer de colo de útero UBS. Meta 2.1: Obter 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero. Mês 1: n = 192 mulheres Mês 2: n = 421 mulheres Mês 3: n = 650 mulheres Fonte: Planilha de Coleta de Dados, 2015

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Objetivo 3: Melhorar a adesão ao Programa de Detecção Precoce de Câncer de Colo de Útero e de Mama das mulheres com exames alterados. Meta 3.1: Identificar 100% das mulheres com exame citopatológico alterado que não retornaram para conhecer o resultado. Mês 1: n = 27 mulheres Mês 2: n = 9 mulheres Mês 3: n = 1 mulher Fonte: Planilha de Coleta de Dados, 2015

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Meta 3.2 Identificar 100% das mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela UBS. Não houve evolução ao longo da intervenção em decorrência de que a mamografia somente é realizada no centro de referência do estado cujo agendamento, pela demanda, demora de 3 a 4 meses após solicitação médica. Nesse sentido, quando o resultado está alterado, a atenção à saúde e o acompanhamento dessa usuária ficam circunscritos ao centro de referência, sem retorno à UBS/ES. Fonte: Planilha de Coleta de Dados, 2015

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Meta 3.3 Realizar busca ativa em 100% de mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela UBS. Meta 3.4. Realizar busca ativa em 100% de mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde. Objetivo 4. Melhorar o registro das informações Meta 4.1. Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo de útero em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Meta 4.2. Manter registro da realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Objetivo 5. Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama. Meta 5.1. Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo de útero em 100% das mulheres entre 25 e 64 anos (Dor e sangramento após relação sexual e/ou corrimento vaginal excessivo). Mês 1: n = 27 mulheres = 100% Mês 2: n = 9 mulheres = 100% Mês 3: n = 1 mulher = 100% Meses 1, 2 e 3: n = 653 mulheres = 100% Meses 1, 2 e 3: n = 248 mulheres = 100% Meses 1, 2 e 3: n = 653 mulheres = 100% Fonte: Planilha de Coleta de Dados, 2015

OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS Meta 5.2. Realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos. Objetivo 6. Promover a saúde. Meta 6.1. Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero. Meta 6.2. Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de mama. Meses 1, 2 e 3: n = 248 mulheres = 100% Meses 1, 2 e 3: n = 653 mulheres = 100% Meses 1, 2 e 3: n = 248 mulheres = 100% Fonte: Planilha de Coleta de Dados, 2015

Relacionamento interpessoal; Localização e acesso da UBS; DISCUSSÃO Relacionamento interpessoal; Localização e acesso da UBS; Estrutura física; Disponibilidade de materiais / insumos; Escassez de profissionais; Espaços inadequados; Responsabilidade e compromisso; Demora nos resultados dos exames; A intervenção na UBS Aygara Mota Pereira, me trouxe alguns desafios que envolveu, inúmeros fatores, dentre eles o mais complexo foi a burocracia para a resolutividade dos problemas, que nem sempre depende da necessidade e força de vontade do gestor.

PARA A EQUIPE: Equipe mais integrada; Qualificação técnica; Adesão a novas formas de registros; Novo mapeamento da área; PARA O SERVIÇO: Reorganização dos serviços, com novas adequações, que melhorou o acolhimento e qualificou o atendimento, aumentando a adesão. PARA A COMUNIDADE: Ampliação das ações; Atenção qualificada; Espaço adequado; Vinculo estabelecido; DISCUSSÃO No entanto, aos poucos, fomos vencendo as dificuldades, a equipe foi se sentindo parte do trabalho, as ações propostas foram realizadas e ao final trouxe muitos benefícios para a equipe o serviço e a comunidade.

REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZADO Desafio profissional; Ensino EAD; Carga horária extensa de trabalho; Limitações pessoais; Relações Interpessoais; Qualificação Profissional; Vinculo estabelecido com a comunidade

OBRIGADO