Síntese de proteínas. Realiza o processo de tradução.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MACROMOLÉCULAS: ÁCIDOS NUCLÉICOS E SÍNTESE DE PROTEÍNAS
Advertisements

Duplicação do DNA & Síntese de proteínas
Ácidos Nucleicos O código da Vida.
O Dogma Central da Biologia Molecular:
Estrutura e função do RNA
Ácidos Nucléicos.
Síntese Proteica Profª Viviane Gadotti.
Genética Molecular: o que vamos estudar?
Duplicação do DNA e Síntese de PROTEÍNAS
Ácidos Nucleicos.
OS ÁCIDOS NUCLÉICOS.
Ácidos Nucléicos.
Há dois tipos identificados de ácidos nucléicos, que são:
Prof. Thiago Moraes Lima
MATERIAL GENÉTICO E SÍNTESE DE PROTEÍNA
AULA 08 E 09 SÍNTESE PROTÉICA CODIFICAÇÃO GENÉTICA SIRLENE DAS VIRGENS.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
das atividades celulares
DNA – RNA – SÍNTESE DE PROTEÍNAS
CITOGENÉTICA - os ácidos nucleicos -
Metabolismo de controle: síntese de proteínas
Ácidos Nucleicos O código da Vida.
Ácidos nucleicos.
Ácidos Nucléicos.
Biologia A.
Metabolismo de controle
Síntese protéica.
Estrutura e função do RNA
NÚCLEO CELULAR.
A síntese de proteínas.
ÁCIDOS NUCLÉICOS.
Síntese de Proteínas Tradução.
Ação Gênica.
ÁCIDOS NUCLEICOS.
Ácidos Nucléicos Molécula de DNA e RNA.
Ácidos Nucléicos Prof. Marcelo C..
Síntese de Proteínas.
Profª. Drª Narlize Silva Lira
Estrutura e função do RNA
BIOLOGIA INTERATIVA Ronnielle Cabral Rolim
ÁCIDOS NUCLEICOS: DNA e RNA
CITOGENÉTICA.
Ácidos Nucléicos: DNA e RNA
Preparatório ENEM 2009.
ÁCIDOS NUCLÉICOS Nos ácidos nucléicos podem identificar-se três constituintes fundamentais: Ácido fosfóricoÁcido fosfórico(fosfato) - confere aos ácidos.
DNA. histórico Pensava-se: proteínas possuíam o material genético. A partir de 1950: ácidos nucléicos possuíam o material genético Nas células procarióticas,
 Cístron › Segmento do DNA › Codifica uma proteína  Síntese é dividida em 3 etapas › Transcrição › Ativação de aminoácidos › Tradução.
ÁCIDOS NUCLEICOS Professor: Warley Ferreira. COMPOSIÇÃO NUCLEOTÍDEOS OS ÁCIDO NUCLÉICOS SÃO TAMBÉM DENOMINADOS POLINUCLEOTÍDEOS, POIS SÃO POLÍMEROS COMPOSTOS.
A SÍNTESE DE PROTEÍNAS A SÍNTESE DE PROTEÍNAS. TRADUÇÃO (Síntese de Proteínas)  Envolve os três tipos de RNAs (RNA-m, RNA-r e RNA-t). ETAPAS 1)INICIAÇÃO.
BIOLOGIA A (Profª Lara) Livro Texto Capítulo 7(Itens 8 ao 19 ) Caderno 2 Aulas 21 a 24.
Pentose  ribose Base Nitrogenadaexclusiva  uracila Fita  simples OS TRÊS TIPOS DE RNA RNA – ribossômico (RNA-r)  componente do ribossomo, juntamente.
Ácidos Nucléicos Prof. Marcelo C. Turmas 101 e 102.
ÁCIDOS NUCLÉICOS DNA E RNA. LOCALIZAÇÃO DNA  núcleo, mitocôndrias e cloroplastos. RNA  nucléolo, ribossomos, citosol, mitocôndrias e cloroplastos.
Hélio Sylvestre ÁCIDOS NUCLEICOS – DNA / RNA. Hélio Sylvestre.
ÁCIDOS NUCLÉICOS. DNA RNA Nos núcleos das células, das mitocôndrias e dos cloroplastos encontramos dois tipos de ácidos nucléicos:
Genética: Prof. Me. Gilcele berber
DNA A molécula da vida.
O Núcleo Função: coordenar todas as funções da célula.
Ácidos nucleicos e síntese de proteínas
ÁCIDOS NUCLÉICOS.
Constituição dos ácidos nucleicos NUCLEÓTIDO Unidade básica dos ácidos nucleicos. Cada nucleótido é constituído por uma base azotada, uma pentose e um.
Genética e Citogenética Professora Aline Fernanda de Almeida Chaves Rodrigues.
DNA------(1) >RNA (2) > Proteínas
O QUE É TRANSCRIÇÃO ? É o processo de formação do RNA a partir da cadeia-molde de DNA. E não é todo o DNA que vai ser sintetizado, apenas alguns fragmentos.RNADNA.
Ácidos nucleicos e síntese de proteínas
O Núcleo Função: coordenar todas as funções da célula.
DNA, RNA E CÓDIGO GENÉTICO ÁCIDOS NUCLÉICOS – O CÓDIGO DA VIDA DNA e RNA  cadeia de polinucleotídeos DNA e RNA  cadeia de polinucleotídeos.
1) O que podem representar os cachos da Daenerys?
RNA ÁCIDO RIBONUCLEICO.
Transcrição da apresentação:

Síntese de proteínas. Realiza o processo de tradução. Contém as informações genéticas que coordenam o desenvolvimento e o funcionamento de todos os seres vivos.

Constituídos por nucleotídeos DNA: Desoxirribose RNA: Ribose

A quantidade de timina sempre é igual à de adenina e a de citosina é sempre igual à de guanina.

DNA RNA Molécula Bases púricas Bases pirimídicas Açúcar FUNÇÃO Dupla fita Fita única Bases púricas Adenina e guanina Bases pirimídicas Citosina e timina Citosina e uracila Açúcar Desoxirribose Ribose FUNÇÃO Transmitir informação genética Síntese proteica

RNA transportador (RNAt) Transporta o aminoácido até o local da síntese proteica. RNA ribossômico (RNAr) São componentes dos ribossomos, organela onde ocorre a síntese proteica. Os ribossomos são formados por RNAr e proteínas. RNA mensageiro (RNAm) Tem a mensagem, a orientação para a síntese de proteínas. Ele possui a sequência que os aminoácidos devem ocupar na proteína. Ele contém uma sequência de trincas correspondente a uma das fitas do DNA.

DNA

DUPLICAÇÃO SEMICONSERVATIVA DO DNA

Nucleotídeos LIVRES encaixam –se nas fitas Fita original (velha) Fita NOVA Nucleotídeos LIVRES encaixam –se nas fitas Enzima: DNA polimerase

- Transcrição das informações genéticas - Tradução das informações Genes regulam as funções vitais de uma célula, através da capacidade de regular a síntese de proteínas específicas de acordo com a sequência de bases. No entanto, a instrução para a síntese de uma determinada proteína não é transferida diretamente do DNA para a molécula proteica traduzida. Assim, pode-se concluir que a produção de uma proteína é processada basicamente em duas fases: - Transcrição das informações genéticas - Tradução das informações

Transcrição Processo pelo qual uma molécula de RNA é produzida usando como molde o DNA. Ocorre em presença da enzima RNA polimerase

Síntese do RNA mensageiro

1 códon = 3 nucleotídeos no RNAm 7 códons é = a quantos nucleotídeos ? Cada trinca (três nucleotídeos) no RNAm é denominado códon e corresponde a um aminoácido na proteína que irá se formar. 1 códon = 3 nucleotídeos no RNAm 7 códons é = a quantos nucleotídeos ?

RNA transportador (RNAt) Transporta o aminoácido até o local da síntese proteica. É através do anticódon que o RNAt reconhece o local do RNAm onde deve ser colocado o aminoácido por ele transportado. Cada RNAt carrega um aminoácido específico, de acordo com o anticódon que possui.

RNA ribossômico (RNAr) São componentes dos ribossomos, organela onde ocorre a síntese proteica. Os ribossomos são formados por RNAr e proteínas. Ribossomo + RNA proteína

Transcriçaõ +Tradução = Síntese de Proteínas

Código Genético Características: Degeneração do código Características: Especificidade – um determinado códon sempre codifica o mesmo AA; Universalidade – é conservado em todas as espécies; Redundância ou Degeneração – um AA pode ter mais de 1 trinca que o codifica;