Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oriente Médio Arábia Saudita, Bahrein, Chipre, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Israel, Irã, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Palestina, Omã, Qatar,
Advertisements

Mares e Rios de Israel José Adelson de Noronha.
Conflitos no Oriente Médio
ORIENTE MÉDIO MUNDO ISLÂMICO.
OS CONFLITOS MUNDIAIS PELO PETRÓLEO
ÁSIA ORIENTE MÉDIO.
Professor Luiz Felipe Geografia
ORIENTE MÉDIO: REGIÃO DE CONFLITOS
EXERCÍCIOS - ORIENTE MÉDIO
Professor Cristiano Almeida. Geografia.
CONFLITOS ORIENTE MÉDIO.
As primeira civilizações. Civilização do Egito.
Oceano Pacífico Oceano Atlântico Oceano Atlântico Oceano Índico Oceano Índico Oceano Glacial Ártico Oceano Glacial Ártico Oceano Glacial Antártico Oceano.
Geografia do Canadá. O território canadense O elevado nível de vida e a intensa relação com os Estados Unidos Em virtude disso, a população do país desfruta.
Capítulo 7- Ásia: um espaço geográfico de contrastes Professora: Débora Resende Cordeiro.
Europa é, por convenção, um dos seis continentes do mundo. Compreendendo a península ocidental da Eurásia, a Europa geralmente divide-se da Ásia a leste.
Conflitos árabe-israelenses na palestina 2009: Premier israelense, Benjamin Netanyahu (à esq.), em aperto de mão com o presidente da Autoridade Nacional.
CONTINENTEASIÁTICOCONTINENTEASIÁTICO  Prof.º Fylipe Alves Pág. 116 a 133.
CORREÇÃO Tarefas capítulo 5. PÁGINA 109 EXERCÍCIOS 1 - A País O meio natural e a sua importância no desenvolvimento econômico EUA Os EUA possuem poucas.
Oriente Médio. O Médio Oriente (português europeu) ou Oriente Médio (português brasileiro) (em árabe الشرق الأوسط, ash-sharq-al-awsat) é um termo que.
Japão
Mesopotâmia Profª. Karoline de Oliveira Rebouças.
ATUALIDADES ENEM: GUERRA CIVIL NA SÍRIA CIC/2016.
ÁSIA OCIDENTAL E MONÇÔNICA AULA 10. Judaísmo Islamismo Cristianismo Confucionis mo Zen Budismo Taoísmo Hinduísmo Zoroatrismo.
Europa.
CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL
Os países que criam e os que recebem migrantes forçados
África Subsaariana.
Ásia.
ESCOLA PALOMAR 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.
ÁSIA Ocidental E MONÇÔNICA
Conflitos do Oriente Médio
Transposição do rio são francisco
As Sociedades Orientais
9º ANO GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira.
CAPÍTULO 12 - ÁFRICA DO NORTE: PAÍSES DE CULTURA ISLÂMICA
Rússia e a CEI.
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO MUNDO
Hidrografia GG.06- p.36.
Aspectos Naturais do Continente Europeu
África: divisões regionais
África: aspectos físicos
RELEVO, HIDROGRAFIA, CLIMA E VEGETAÇÃO DA ÁSIA
Os Principais Fluxos de Refugiados no Mundo
Localização e meio natural Entre as Grandes Regiões Brasileiras, a Centro Oeste é a única que não é banhada pelo Oceano. O Centro-Oeste é a segunda.
Austrália Nomes dos alunos :Marlyson,Leticia,Paula e Maydilla.
A distribuição da população a nível mundial
Conflitos na Síria Atualidades 1017.
Países da União Europeia
Formações Vegetais Desenvolvem-se de acordo com o tipo de CLIMA, RELEVO, E SOLO do local onde se situam. De todos estes, o clima é o que mais se destaca.
ASPECTOS GEOGRÁFICOS DA EUROPA PROFESSOR MARCIANO DANTAS.
Curdos Conflitos. Povo curdo  O povo curdo é um grupo étnico formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas e aspira à sua independência política.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL GEOGRAFIA – PROF. RONALDO
Nomes: Justin, Jordan, Vinicius e Vitor Rodrigues Turma: 991
ESCOLA SANTA RITA DISCIPLINA: Geografia
A distribuição da população a nível mundial
PALESTINA 1917, o diplomata britânico Lord Balfour propõe a criação do Estado judaico na região da Palestina (Declaração de Balfour) A Migração judaica.
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
Alta Idade Média Islamismo.
A distribuição da população a nível mundial
Capítulo 9 O relevo e suas formas
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
O Oriente Médio A Questão Palestina.
Cidades, reinos e impérios Aula 1
Preparatório EsPCEx História Geral
Continente Asiático (prof. Padovani – 8º ano)
Continente Asiático (prof. Padovani – 8º ano)
FORMAÇÃO TERRITORIAL DOS EUA
Continente da Oceania (prof. Padovani)
Transcrição da apresentação:

Oriente Médio: aspectos físicos e humanos gerais

1. Oriente Médio: uma visão eurocêntrica A expressão “Oriente Médio” designa a região da Península Arábica. Oriente Próximo: Turquia, Líbano e Síria. Extremo Oriente: países da Ásia Oriental (China, Japão, as Coreias, Indochina e a Insulíndia).

2. Localização geográfica Localizado a sudoeste da Ásia. Ponte de ligação entre a Ásia, a Europa e a África. Compreende 16 Estados, além da Palestina. Países submetidos à dominação estrangeira. Formação recente, exceto o Irã (antiga Pérsia). Área total: 6.844.398 km². Maior país: Arábia Saudita. Menor país: Barein.

3. Aspectos físicos Climas: Desértico, semiárido, mediterrâneo, frio e frio de montanha. Predominância dos climas desértico e semiárido que condicionam a vida humana, a distribuição da população pelo território e a prática da agricultura. Desertos: da Arábia, da Síria e do Irã. Nas áreas de clima mediterrâneo (sul da Turquia aos litorais da Síria, do Líbano e de Israel, prolongando-se até as terras iraquianas e iranianas): elevadas densidades demográficas. Planície da Mesopotâmia, formada pelos rios Tigre e Eufrates: DD média e alta.

Dificultam a fixação humana: as altas montanhas do Irã e na porção leste da Turquia e do Afeganistão. Clima frio e frio de alta montanha, com queda de neve. Nas áreas desérticas, a precipitação é praticamente nula. Amplitude térmica elevada. Aproveitamento agrícola só por meio de técnicas de irrigação. Só o Afeganistão e a Jordânia não tem saída para o mar. Golfo Pérsico concentra a maior produção de petróleo do mundo. Também chamado de “golfo do petróleo”.

4. População: traços políticos, étnicos e culturais População aproximada de 310 milhões de habitantes. País mais populoso: 74,8 milhões de habitantes. País menos populoso: 800 mil habitantes.

Religião e etnias Religião predominante: islamismo. Israel segue o judaísmo. Idioma predominante: árabe. O Corão ou Alcorão ajudou. O árabe clássico – língua literária e religiosa. O árabe moderno – utilizado por professores, políticos, intelectuais, diplomatas etc. O povo usa, em geral, dialetos. Irã: persa. Afeganistão: árabe acrescido de alguns sinais. Israel: hebraico e árabe;

Abundância de petróleo e escassez de terras férteis e água Calcula-se que o Oriente Médio concentre 60% das reservas mundiais de petróleo. Essa região convive com a escassez de água. Poucas áreas são favoráveis à agricultura. Limitação para o desenvolvimento agrícola. Produção de legumes e cereais através de técnicas de irrigação. Dependem da importação de alimentos. Arábia Saudita importa cerca de 90% dos alimentos que precisa.

Água: fonte de tensão permanente na região Escassa. Usinas de dessalinização. Arábia Saudita e pequenos países do Golfo Pérsico: importadores de água potável. Conflitos que envolvem esse bem natural: O caso dos rios Tigre e Eufrates O caso da Bacia do Rio Jordão

O caso dos rios Tigre e Eufrates Projeto da Grande Anatólia (1980) A Turquia construiu barragens, canais de irrigação e hidrelétricas, principalmente, no curso do Rio Eufrates, com o intuito de transformar o sudeste do país numa área de produção agrícola e de geração de energia. No entanto, a Síria e o Iraque constataram a diminuição do volume de água nos trechos que atravessam seus territórios. Protestos, contratos diplomáticos e ameaças: tensão entre esses países.

O caso da Bacia do Rio Jordão A Bacia do Rio Jordão abrange as áreas d Síria, do Líbano, da Jordânia, da Cisjordânia e de Israel. Rio Jordão separa Israel da Síria e a Cisjordânia da Jordânia e deságua no Mar Morto. Quatro rios formam o Jordão: Dan, Yarmouk, Banias e Hasbani. Rio de pequeno volume devido aos baixos índices pluviométricos e elevada evaporação.

Israel ocupou as Colinas de Golã, na Síria, durante a Guerra do Seis Dias, em 1967, e mantém a ocupação até os dias atuais. Objetivo: 60% da água utilizada por Israel vem do Jordão, sendo utilizada na irrigação agrícola. A Síria pretendia construir um canal derivação. A Guerra do Seis Dias pode ser entendida como uma guerra pela água.

O Oriente Médio e o petróleo

1. Golfo Pérsico: o “golfo do petróleo” A exploração de petróleo e gás natural: principal fonte de renda. Pouco profundo (cerca de 30 metros): comunica-se com o Golfo de Omã e com o Oceano Índico. Estreito de Ormuz. Formado por um mar epicontinental

Bordas do Golfo Pérsico Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, Barein, Kuait, Iraque e Irã.

Oriente Médio: as maiores reservas de petróleo Processo geológico de deposição de micro-organismos marinhos animais e vegetais – chamados plânctons. Concentra 60% das reservas mundiais de petróleo. Arábia Saudita: 21% Irã: 11%

Escoamento Portos Oleodutos Gasodutos Desertos, Mar Vermelho e ao Mar Mediterrâneo.

A busca por alianças Europa Ocidental, os Estados Unidos, a China e o Japão: maiores consumidores de petróleo, dependem do fornecimento da região e por isso procuram manter alianças. Arábia Saudita. Governo autocrático. EUA tem presença em todo Oriente Médio, exceto no Irã. Os EUA treinam forças militares, fornecem material bélico e instalam bases militares.